Monsanto, aldeia histórica de Portugal.

A aldeia de Monsanto e a Casa da Tia Piedade

Monsanto é indescritivelmente bela! De todas as aldeias históricas que conhecemos, Monsanto foi a que eu mais gostei, eu adorei!

A aldeia de Monsanto em Portugal.
A aldeia de Monsanto em Portugal. Foto: Maria Vitória

Saímos de Sortelha no final da tarde, eu estava preocupada pois havia combinado com o Vitor, o proprietário da Casa da Tia Piedade, que chegaríamos entre 18 e 19 horas. Ele estaria nos esperando para nos levar até a casa, mas infelizmente nos atrasamos. Fomos trocando mensagem de celular, eu pedindo desculpas e avisando de nosso atraso, já me sentindo meio sem graça por essa falta de pontualidade, eu não queria gerar uma má impressão.

A aldeia histórica de Monsanto
A aldeia de Monsanto. Essa foto foi tirada quando estávamos no Castelo, no alto da vila. Clique para ampliar. Foto de Maria Eugênia.

Colocamos Monsanto como destino no GPS e fomos seguindo pela estrada que o GPS nos mandou. Não sei muito bem qual o caminho que seguimos, mas penso que o GPS nos mando pela N332 + N239 porque me lembro de ver a encosta de pedras sobre a qual foi construída a aldeia de Monsanto ao nosso lado direito.

Estrada para Monsanto.
Essa foto da estrada fiz quando estávamos indo de Sortelha para Monsanto.

Está vendo aquele morro de pedras na imagem do Street View abaixo? Ali, sobre aquele morro está a aldeia de Monsanto, dê um zoom na imagem que dá para ver melhor. Essa é a estrada que dá acesso para a aldeia. Todas as estradas asfaltadas e em ótimo estado. Viajar de carro em Portugal é muito tranquilo.

Pegamos a estrada de acesso a Monsanto e fomos subindo, passando por lugares lindos, o dia já ficando escuro e eu preocupada com o horário nem curti muito a paisagem que é de derrubar o queixo!! Não tenho fotos desse trecho da estrada, mas é só seguir no Street acima, que está super atualizado e é absolutamente fiel.

A gente vai subindo, seguindo a estrada, até chegar em Monsanto. Chegamos aqui nesse largo, de onde tem-se uma vista espetacular do vale. Estava lotado de carro, ônibus de turismo e gente, muita gente… O Vitor nos esperava um pouco mais para cima dessa largo, no local combinado.

Paramos o carro, eu desci para perguntar para uma senhora se ela podia me informar onde era a Casa da Tia Piedade, eu sabia que não conseguia chegar de automóvel até a casa, mas eu não sabia se estava longe ou não do local combinado com o Vitor. A senhora simpaticamente me disse que me levava até lá. Fomos subindo por essa rua e ela brincando com seus amigos da aldeia que havia se tornado guia e estava levando turistas para a Casa da Tia Piedade. 🙂  A facilidade com que ela subia aquelas ladeiras me dava inveja e me tirava o fôlego para acompanhá-la rsss. Subimos a pé um pequeno trecho e logo encontramos o Vitor que nos esperava, reservando um local para estacionarmos o nosso carro.

Estacionamos o carro exatamente aqui, no lado direito onde estão essas quatro automóveis estacionados. Vitor nos ajudou a carregar nossas malas até a casa.

A Casa da Tia Piedade, que alugamos pelo booking, fica um pouco mais acima. A partir daqui, desse ponto onde deixamos o carro, o Google não ajuda mais, por isso que o Vitor vai receber os hóspedes.

A Casa da Tia Piedade, a nossa casa!  ❤  ❤

Casa da Tia Piedade em Monsanto, Portugal.
Casa da Tia Piedade em Monsanto, Portugal.

A Graça e o Vitor são os proprietários do imóvel. Encontramos a Casa da Tia Piedade no booking e eu me apaixonei por ela, foi assim amor à primeira vista. Reservei dois dias, pois iríamos chegar já anoitecendo, se eu soubesse que iria gostar tanto e se tivéssemos mais tempo de viagem, eu poderia ter reservado três dias, mas ainda íamos seguir para Lisboa que ficou para o final da viagem.

Fomos recebidos pela Graça, a esposa do Vitor, que nos mostrou os cômodos da Casa que é um encanto. Como, já era relativamente tarde e não havíamos jantado, a Graça telefonou para o restaurante, reservando para nós e nos levou até lá por causa do horário. Ela nos levou por um atalhado morro acima,  pulado de pedra em pedra, por um caminho que eu jamais conseguiria fazer sozinha e com um fôlego e uma energia de dar inveja a qualquer jovem de menos de 30.

Monsanto - PortugalGraça nos apresentou aos proprietários do restaurante, jantamos, comemos uma deliciosa sobremesa e voltamos para casa pelo caminho mais convencional, olhando tudo, nos encantando com tudo que víamos.

 

Nos encantamos com a magia dessa aldeia histórica.

A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.
A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.

Esse foi o caminho de volta que percorremos desde o restaurante até a Casa da Tia Piedade.

A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.
A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.

Todas as casas feitas em pedra, o chão em paralelepípedos e as enormes pedras por toda parte.

A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.
A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.

A vista noturna é espetacular!

A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.
A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.

No dia seguinte fomos explorar a aldeia de Monsanto e subir até o Castelo. Como em qualquer aldeia histórica, o castelo está no topo da colina, haja preparo físico!

A Aldeia de Monsanto, Portugal.
A Aldeia de Monsanto, Portugal. Foto: Maria Eugênia.

O caminho para a subida ao Castelo. A pé! 🙂

A Aldeia de Monsanto. Subida para o Castelo.
A Aldeia de Monsanto. Subida para o Castelo. Foto: Maria Eugênia.
Monsanto,aldeia histórica de Portugal
Monsanto, na subida para o Castelo.

Para curti essa região de Portugal, fazer um preparo físico antes de viajar ajuda… Aqui nessa foto ainda estamos seguindo o caminho para o castelo.

Monsanto, Portugal. O caminho para o castelo.
Monsanto, Portugal. O caminho para o castelo. Foto: Maria Eugênia.
Aldeia Histórica de Monsanto, Portugal.
Chegamos ao topo da encosta e ao Castelo de Monsanto. Foto: Maria Eugênia.

Enfim chegamos ao Castelo. Meu marido e eu sentamos para tomar um fôlego e nossas filhas foram andar sobre as muralhas. Nessa foto é possível observar a Capela de São Miguel no lado externo, fora das muralhas do Castelo.

A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.
O Castelo de Monsanto e a Capela de São Miguel. Foto: Maria Eugênia

Já contei para vocês que eu tenho medo de altura? Não consegui andar sobre as muralhas, o máximo que consegui foi ficar aqui, rss 🙂

Monsanto, aldeia histórica de Portugal.
O Castelo de Monsanto em Portugal. Foto: Maria Eugênia.

O contraste….

A aldeia histórica de Monsanto, Portugal.
Sobre as muralhas do Castelo de Monsanto, Portugal. Foto Maria Eugênia.
Monsanto, aldeia histórica de Portugal.
Sobre as muralhas do Castelo de Monsanto, Portugal.

Capela e Necrópole de São Miguel
Ao lado do castelo, na parte externa a ele, encontramos a Capela e a Necrópole de São Miguel. Não é possível entrar na capela, pois a mesma é protegida por grades. A necrópole, que fica ao lado da capela, é composta de várias sepulturas em pedra. As sepulturas tinham o formato do corpo ao qual eram destinadas.

Capela de São Miguel
Capela de São Miguel, Monsanto – Portugal

Necrópole de São Miguel
Necrópole de São Miguel

Necrópole de São Miguel
Necrópole de São Miguel

Um pouco da história
A aldeia de Monsanto situa-se na encosta de uma elevação escarpada. É uma aldeia construída sobre pedras. É um local muito antigo, onde se registra a presença humana desde o paleolítico. Há vestígios arqueológicos de um castro lusitano e da ocupação romana, visigótica e árabe. D. Afonso Henriques, o 1º Rei de Portugal, conquistou Monsanto do mouros e em 1165 faz a doação à Ordem dos Templários, que sob as ordens de D. Gauldim Pais, mandou edificar o Castelo.

Monsanto, Aldeia Histórica de Portugal
As muralhas do Castelo de Monsanto.

D. Gualdim Pais nasceu em Amares, região de Braga, em 1118 e faleceu em Tomar em 1195. Foi um cruzado português, Templário e Cavaleiro de D. Afonso Henriques. Foi o fundador da cidade de Tomar. Segundo uma lápide existente no Convento de Cristo, Gualdim Pais além do Castelo e Vila de Tomar, fundou também os castelos de Pombal, Zêzere (hoje desaparecido), Almourol, Idanha e Monsanto.

Monsanto, Aldeia Histórica de Portugal
Castelo de Monsanto, a muralha, a porta e a escada, tudo em pedras.

As piscinas Naturais de Penha Garcia
Por indicação nossa anfitriã, após o almoço fomos conhecer as piscinas naturais de Penha Garcia. Como um papel na mão com o roteiro escrito pela Graça de como chegar ao local, pegamos o carro e muito aventureiros, colocamos Penha Garcia no GPS e lá fomos nós. Não precisa dizer que nos perdemos né! Chegamos próximo, mas não chegamos lá, nosso GPS não era lá muito nosso amigo. Estávamos próximos mas sem saber como chegar. Encontramos algumas pessoas conversando em frente a uma casa e pedimos orientação. O senhor que estava conversando com os moradores numa gentileza incrível, dizendo que estava mesmo se despedindo do casal, pegou o seu carro e nos mandou segui-lo que ele nos orientaria em boa parte do caminho e assim o fez. Depois seguimos a indicação dele e mais alguns pedidos de ajuda chegamos lá. Estacionamos o carro onde era permitido e seguimos o restante do caminho a pé.

As piscinas naturais de Penha Garcia
As piscinas naturais de Penha Garcia, Portugal.

Água gelada!!! Mas criamos coragem e entramos na água 🙂
Nas pedras, em torno da piscina natural é possível visualizarmos algumas imagens fossilizadas, algumas mais nítidas outras menos identificáveis.

Penha Garcia, Portugal
Penha Garcia, Portugal

Penha Garcia, Portugal
Penha Garcia, Portugal
Imagem fossilizada na rocha, em Penha Garcia, Portugal.
Imagem fossilizada na rocha, em Penha Garcia, Portugal. Foto: Maria Eugênia.

Quando e retornávamos a pé até nosso carro, havia uma senhora idosa sentada na soleira da porta de uma casa muito simples. Ela fazia artesanato e nos chamou. Fui até a senhora, conversei um pouco com ela e, não sei porque, ela gostou de mim, me abraçava muito e contou-me que era praticamente cega, que quase nada enxergava. A senhora não me deixava sair como se nos conhecêssemos, como se ela tivesse por mim uma grande afinidade espiritual. Foi uma experiência muito forte, muito marcante! Depois de um certo tempo, dei um abraço na senhora, nos despedimos e fui.  Chorei na despedida por uma emoção que eu não sabia explicar, por um sentimento que eu não entendi. Vou levar sempre comigo a imagem dessa senhora.  ❤

A região das piscinas naturais de Penha Garcia, Portugal.
A região das piscinas naturais de Penha Garcia, Portugal.

Depois das piscinas de Penha Garcia, fomos conhecer a aldeia de Idanha-a-Velha e retornar para Monsanto.

A Casa da Tia Piedade
A Casa da Tia Piedade é uma confortável residência de dois quartos, com capacidade para até cinco pessoas, que é locada para turistas por intermédio do booking.com. A decoração é feita com objetos antigos, onde cada cantinho tem um encanto especial. Tudo muito bem cuidado, tudo encanta!

Casa da Tia Piedade, Monsanto - Portugal
Coleção de ferros antigos. Casa da Tia Piedade, Monsanto – Portugal

Casa da Tia Piedade, Monsanto - Portugal.
A escada no interior da casa

Casa da Tia Piedade, Monsanto - Portugal.
Casa da Tia Piedade – o relógio

A casa tem mais de 100 anos, não se sabendo precisar exatamente quantos anos tem. A Tia Piedade era tia do Vitor, nosso anfitrião, e deixou a casa para ele. Nossos anfitriões, Vitor e Graça, revitalizaram a casa. Quando a crise mundial chegou em Portugal, o casal resolveu licenciar sua propriedade para alojamento. A experiência deu a eles a oportunidade e conhecer pessoas de todo o mundo e de todas as culturas. Para nós, turistas, deu-nos a oportunidade de conhecer e vivenciar um local maravilhoso, que foge do roteiro turístico que normalmente é divulgado no Brasil.

Casa da Tia Piedade, Monsanto - Portugal
Observe a parede da sala. Casa da Tia Piedade, Monsanto – Portugal
A varanda da Casa da Tia Piedade. Monsanto - Portugal
A varanda da Casa da Tia Piedade. Monsanto – Portugal

Ao Vitor e à Graça os nossos mais sinceros agradecimentos pela oportunidade de conhecermos um local tão fantástico e de ficarmos hospedados nessa casa encantadora. Para ver mais fotos, acesse a página da Casa da Tia Piedade no booking.com, você vai amar. ❤

Casa da Tia Piedade, Monsanto - PortugalO café da manhã
O café da manhã não está incluído na diária, mas recomendo que o contratem junto com a locação, embora a casa seja completa sendo possível preparar suas próprias refeições. Eu quando viajo quero ficar longe de cozinha, se os preços forem compatíveis com o meu orçamento, eu não cozinho. Na casa da Tia Piedade reservamos a hospedagem com o café da manhã. O café era muito farto, com uma qualidade incrível preparado pelos próprios anfitriões e servido na sala de jantar da casa deles que é ao lado da Casa da Tia Piedade.  Coloquei essa foto para deixar vocês com vontade. 🙂

Casa da Tia Piedade, Monsanto - Portugal
A mesa do café da Manha na Casa da Tia Piedade, Monsanto – Portugal

Reservando a hospedagem
Reserve com uma certa antecedência, creio que eu reservei com dois ou três meses de antecedência. A casa é muito procurada e se deixar para a última hora pode ser que não a consiga para você. Trate a casa com muito carinho, como se fosse a sua casa porque é assim que sentimos que ela é.  Se eu soubesse que Monsanto era tão legal, teria ficado mais um dia, mas só fui saber depois de passear por lá.

Se você tiver alguma dúvida, alguma coisa adicional que queira saber sobre Monsanto, sobre as Aldeias Históricas ou sobre a Casa da Tia Piedade, escreva nos comentários.

Quando estávamos partindo de Monsanto, passamos de carro por aí. Vai que da! 🙂

Porta Espírito Santo ou de São Sebastião,Monsanto - Portugal.
Porta Espírito Santo ou de São Sebastião,Monsanto – Portugal.

Adorei a simpatia dos portugueses, só tenho a agradecer a forma como fomos recebidos e tratados.

#Dicas
– Viaje leve, nada e malas gigantes.
– No verão a região é bem quente. No inverno pode nevar.
– Tênis ou sapato confortável vai ser muito útil em Portugal, lembre-se das subidas.
– Das Aldeias Históricas que conheci, Monsanto foi que mais gostei.
– Se quiser se hospedar na Casa da Tia Piedade, planeje e reserve com antecedência.
– Alugue um automóvel para conhecer Portugal. Faça um ensaio de locação na Rentcars.

As Aldeias Históricas que conhecemos. Inspire-se  aqui e conheça, você vai gostar.  🙂
Trancoso || Marialva || Castelo Rodrigo || Belmonte || Sortelha || Monsanto || Idanha-a-Velha

Os posts dessa viagem, ou por onde andamos 
Portugal, um país para conhecer, curtir e voltar…
Chegando em Lisboa
– A Vila de Óbidos, a prenda de casamento da Rainha Santa Isabel
Mosteiro de Alcobaça, Pedro e Inês de Castro
O Mosteiro da Batalha, Aljubarrota e a promessa de D. João de Avis
Coimbra
Coimbra e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Coimbra em fotos
A Universidade de Coimbra
Braga, o Coração do Minho
Fotos do Santuário do Bom Jesus do Monte
Guimarães, Aqui Nasceu Portugal
A Quinta da Aveleda, o passeio e a degustação de vinhos
Guarda, a Serra da Estrela e as Aldeias Históricas de Portugal
A aldeia histórica de Trancoso e muitas emoções nesse dia
A aldeia de Marialva e o Museu do Côa
A aldeia de Castelo Rodrigo e a bronca das meninas
Belmonte, a vila onde nasceu Pedro Álvares Cabral
A aldeia de Sortelha em Portugal
A aldeia de Monsanto e a Casa da Tia Piedade
e muito mais…
Foto de capa: Maria Eugênia

Veja outras opções de hospedagem  em Monsanto

Booking.com - Melhor site de reserva de hotéis
O melhor site de reserva de hotéis

Referências
Aldeias Históricas de Portugal

Nosso roteiro de viagem foi organizado por nós. A escolha das aldeias foi total influência do vídeo da Ruralea que apareceu por acaso no meu facebook. Veja no vídeo no post sobre Guarda e a Serra da Estrela. Escolhemos as hospedagens com melhor custo-benefício para nossa realidade. Usamos o booking.com para a reserva das hospedagens porque gosto do estilo do site e da facilidade de reservas e cancelamento. Já usamos outros também. Somos turistas como todo mundo, viajamos quando há tempo e dinheiro economizado. Não somos turistas profissionais. Esses posts mostram por onde andamos e o que conhecemos. É a visão de uma brasileira que conheceu e se encantou com Portugal.

Veja também

Deixe uma resposta