Sortelha é uma das mais belas e antigas vilas portuguesas, visitá-la é como voltar a um passado distante.
Sortelha é uma das 12 aldeias que fazem parte do Programa Aldeias Históricas de Portugal e a 5ª aldeia que conhecemos. Localiza-se no Concelho de Sabugal, Distrito de Guarda. Não sei associar muito bem a divisão política de Portugal com o que temos no Brasil, mas penso que o Distrito em Portugal deve ser o equivalente ao Estado aqui no Brasil. A aldeia fica pertinho de Belmonte, 30 minutos de automóvel entre elas.
Demoramos mais tempo do que eu havia previsto na visita a Belmonte, então o tempo para conhecer Sortelha ficou muito curtinho. Chegamos na aldeia já no final da tarde e nosso próximo ponto de hospedagem era na próxima aldeia, a de Monsanto. Sortelha é bem pequena, tem cerca de 500 habitantes e a maioria reside na “parte nova” da vila. A “aldeia velha”, a cidade intramuros é praticamente deserta, é um passeio incrível!
A cidade intramuros
Estacionamos o carro no pátio da aldeia velha e fizemos o passeio a pé. Aquele automóvel prata que aparece entre a casa e a árvore é o nosso carrinho, nosso valente companheiro de viagem. 🙂 Nessa foto dá para observar, à direita, a porta de entrada para a parte murada da aldeia, a belíssima muralha e as casas no interior da parte amuralhada.
Essa casa que aparece em primeiro plano é o Bar do Forno que vocês podem localizar na imagem do Street View acima. Ao fundo a Torre de Menage do Castelo.
As casas da vila intramuros são todas em pedra granito. Observe a pavimentação do piso com paralelepípedos.
O Pelourinho foi mandado construir em 1510 por D. Manuel. Situa-se no Largo em frente à Casa da Câmara.
O Castelo
O Castelo de Sortelha está classificado como Monumento Nacional desde 1910. É possível que no local existisse um castro pré-romano. Na idade média o repovoamento da região ocorre com D Sancho I no século XII. Em 1228, D. Sancho II outorga-lhe o foral e o castelo foi construído nessa época.
Você acham que eu teria coragem de andar nessas muralhas? Nunquinha… fiquei sentada no interior do castelo enquanto o marido e filhas se aventuravam sobre a muralha.
Eu fiquei esperando na parte interna do Castelo, enquanto eles passeavam sobre as muralhas. Observem que não há nenhuma proteção. Se sentir tontura, cai mesmo!!
Na foto abaixo dá para observar a Torre de Menage e a muralha com seus degraus. É um castelo medieval muito preservado e quase sem nenhuma intervenção para conforto e/ou segurança do turista, o que é interessante pela preservação da característica original, mas é perigoso, não dá para brincar! À esquerda, na foto, é meu marido andando sobre a muralha.
Esse é um trecho da muralha de onde tem-se uma vista maravilhosa do vale com seu parque de energia eólica.
Pelo ângulo a foto não dá para ter muita ideia, mas é muito alta essa parte da muralha onde eles estavam andando.
Pela visão privilegiada do vale, do Castelo era possível o controle de todo o vale, o que era altamente estratégico nos tempos medievais.
Pelas aberturas das janelas do Castelo é possível observar a vila. Nessa foto dá para ver a torre sineira.
A vila vista do Castelo.
Andamos pelo interior da Vila e com exceção de um morador, alguns cachorros, um gato e alguns turistas não encontramos mais nenhuma viva alma por lá.
Sortelha surpreende e encanta. Gostaríamos de ficar mais tempo, mas o dia estava indo embora e tínhamos que chegar em Monsanto onde ficaríamos hospedados.
Saímos da aldeia de Sortelha com esse espetacular por do sol.
Como chegar
Há várias rotas entre a cidade de Belmonte e a vila Sortelha. O Google Maps destaca 3 rotas possíveis entre Belmonte e Sortelha, todas com muita emoção 🙂 Não sei dizer qual a que pegamos, pois colocamos o destino no GPS e esse nos levou até lá. Para conhecer essa região de Portugal, estar de carro é fundamental.
Distâncias
De Lisboa a Sortelha – 304 km, aproximadamente 3 horas de viagem.
De Porto a Sortelha – 250 km, aproximadamente 2h 40 de viagem.
De Guarda a Sortelha – 36 km, aproximadamente 47 minutos de viagem.
#Dica: Alugue um automóvel para viajar por Portugal. De carro, a gente consegue visitar lugares lindos como esse! 🙂 Faça um ensaio de locação com a Rentcars.
Onde ficar
Sortelha é uma vila pequena. Quem quiser ficar hospedado na vila, a Casa Da Lagariça dispõe de 2 residências completas com paredes de pedra, situadas em uma fazenda tradicional que remonta ao ano de 1768. As propriedades estão localizadas a 2 minutos a pé do centro de Sortelha e a 5 minutos de carro de Sabugal. A reserva pode ser feita por intermédio do booking.com. Link para reserva aqui.
Como as cidades e vilas são muito próximas, dá para ficar em uma cidade e fazer passeio de automóvel pelas demais. Para conhecer a região nós fizemos dois pernoites na cidade de Guarda, no Hotel Santos, que fica no centro histórico da cidade e depois mais dois pernoites na Casa da Tia Piedade na Aldeia de Monsanto.
As Aldeias Históricas que conhecemos.
Inspire-se aqui e conheça, você vai gostar. 🙂
Trancoso || Marialva || Castelo Rodrigo || Belmonte || Sortelha ||
Monsanto || Idanha-a-Velha
Por onde andamos em Portugal
– Roteiro de 18 dias em Portugal, um país para conhecer, curtir e voltar…
– Chegando em Lisboa - Aeroporto Humberto Delgado
– Onde e o que Comer em Lisboa
– A Vila de Óbidos, a prenda de casamento da Rainha Santa Isabel
– Mosteiro de Alcobaça, Pedro e Inês de Castro
– O Mosteiro da Batalha, Aljubarrota e a promessa de D. João de Avis
– A encantadora Coimbra
– Coimbra e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
– Coimbra em fotos
– A Universidade de Coimbra
– Braga, o Coração do Minho
– Fotos do Santuário do Bom Jesus do Monte
– Guimarães, Aqui Nasceu Portugal
– A Quinta da Aveleda, o passeio e a degustação de vinhos
– Guarda, a Serra da Estrela e as Aldeias Históricas de Portugal
– A aldeia histórica de Trancoso e muitas emoções nesse dia
– A aldeia de Marialva e o Museu do Côa
– A aldeia histórica de Castelo Rodrigo e a bronca das meninas
– Belmonte, a vila onde nasceu Pedro Álvares Cabral
– A aldeia de Sortelha em Portugal
– A aldeia de Monsanto e a Casa da Tia Piedade
– Idanha-a-Velha, a última das aldeias que visitamos
e muito mais...
Dicas de onde comer bem e barato em Lisboa é aqui! 🙂
Foto de capa: Maria Eugênia
Referências
Nossa experiência pessoal
Aldeias Históricas de Portugal