Uma quinta ou uma cave? O que conhecer?
Até o momento de organizar a viagem, meu conhecimento sobre vinhos, quintas e caves era praticamente nulo. Eu queria conhecer uma vinícola assim como conhecemos a Undurraga no Chile. Lendo diversos blogs de turismo, muitos recomendavam conhecer uma cave, mas afinal, o que é uma cave?
Pesquisando na internet, descobri que cave é uma parte construída sob a casa. Cave vem de cavar, ou seja, é um espaço debaixo do solo ou da superfície, é o que chamamos de porão. No ambiente dos vinhos, cave significa adega subterrânea. É o nome dado às adegas refrigeradas com temperatura controlada que conservam os vinhos sob condições ideais. Mas eu queria conhecer uma vinícola, um local com plantações de uvas, com passeios e com degustação. Ah! Eu queria conhecer uma Quinta. Descobrindo que era uma quinta que eu queria conhecer, fui pesquisar qual seria a eleita. Li uma penca de posts sobre vinhos, quintas e passeios e cheguei à conclusão que a Quinta da Aveleda era o que mais se encaixava no meu desejo e também em nosso roteiro de viagem.
Era nosso 9º dia de viagem, já entrando no mês de setembro. Para esse dia estava planejado sairmos de Braga, conhecermos a Quinta da Aveleda e terminarmos o dia na cidade de Guarda na Serra da Estrela, onde começava nossa aventura nas aldeias históricas de Portugal.
Escrevi um e-mail para saber sobre os programas e o custo, recebi o retorno com as informações e agendamos a visita pelo site. A Quinta da Aveleda fica próxima da cidade do Porto e a 66 km da cidade de Braga, 45 minutos de estrada. Chegamos em cima da hora agendada, mas ainda bem que não chegamos atrasados. 🙂 Éramos um grupo pequeno, nós quatro do Brasil, um casal de portugueses e um casal estrangeiro, não sei de onde eram.
A Aveleda é a produtora do famoso Casal Garcia, vinho bastante conhecido no Brasil. Situada na região dos vinhos verdes, é uma das mais tradicionais produtoras e a maior exportadora de vinhos verdes de Portugal.
Pouco conhecida entre os brasileiros, a Quinta da Aveleda ganhou em 2011 o prêmio de melhor destino para turismo vinícola. Os turistas que mais procuram a Quinta são, em sua maioria, ingleses, suecos, holandeses, noruegueses, americanos e franceses, além obviamente dos portugueses.
A visita à Quinta da Aveleda
Nossa visita começou pela zona de produção, onde a guia foi nos contando a história da Aveleda. É uma empresa familiar, desde a sua fundação, produzindo vinho desde 1870. Os vinhos produzidos pela Aveleda são exportado para 70 mercados em todo o mundo. O Brasil foi um dos primeiros mercados de exportação da empresa.
Em seguida passeamos pelo parque e jardins. No parque há um eucalipto que tem mais de 200 anos, não sendo possível precisar a idade da árvore, segundo nos informou a guia do passeio.
O parque é espetacular, parece que entramos no bosque da história de João e Maria.
A Torre das Cabras é uma curiosa edificação de três andares para abrigar cabras anãs, animais símbolo da fertilidade e abundância.
Observe na foto abaixo, que no lado esquerdo da foto há um dos follies da Quinta. Em arquitetura um folly é estrutura decorativa, não funcional, excêntrica e simbólica projetado mais por expressão artística do que por razões funcionais. É uma Janela Manuelina do século XVI. Segundo a tradição, essa é a janela onde D. João IV terá sido aclamado Rei de Portugal e que foi, mais tarde, oferecida a Manuel Pedro Guedes da Silva da Fonseca, que a transportou para os jardins da Quinta da Aveleda.
Depois conhecemos a Adega Velha, que deu o nome à aguardante de vinho ali produzida.
Degustação de Vinhos
Após a visita à Adega Velha, fomos para a degustação. A degustação de vinhos e queijos é oferecida na varanda, de onde se tem uma vista espetacular.
Localização
A Quinta da Aveleda fica em Penafiel, próximo da cidade do Porto e a 66 km de Braga, 45 minutos de estrada. O primeiro horário de visita é 10h da manhã. Como conhecemos nossa lerdeza, marcamos a visita para o segundo horário, 11h30. De Braga ou de Guimarães, dá para ir pela autoestrada A11.
Horário das visitas guiadas
Horários de Verão
De 2ª a sábado: 10h, 11h30, 15h, 16h30
Sujeito a disponibilidade e com marcação prévia.
Horários de Inverno (de novembro a fevereiro)
De 2ª a sábado: 10h, 11h30, 14h30, 16h
Sujeito a disponibilidade e com marcação prévia.
Preços e agendamento
A visita guiada tem a duração de aproximadamente 1 hora. Inclui visita ao hall de engarrafamento, aos jardins e Adega Velha, terminando com uma prova de vinhos e queijos. O preço varia em função da tipologia de prova selecionada para o final da visita. Escreva para a Quinta para obter as informações detalhadas.
Quando fomos, a visita mais barata era a Prova Standard, com os vinhos Quinta da Aveleda Loureiro / Alvarinho e Casal Garcia rosé, servidos com queijo amanteigado e curado. Preço da Prova Standard (visita + prova): 5,50€/pessoa em setembro/2016.
#Dicas do Conheci e Curti
– Seja pontual. Eles solicitam chegar com 5 minutos de antecedência para comprar os ingressos e não atrasar o grupo.
– De automóvel é super fácil, há estacionamento no local.
Adorei o passeio e a simpatia das pessoas que nos receberam. Se você estiver passeando por essa região, pense em colocar uma visita à Quinta da Aleveda em seu roteiro, você vai gostar. ?
Por onde andamos em Portugal
– Roteiro de 18 dias em Portugal, um país para conhecer, curtir e voltar…
– Chegando em Lisboa - Aeroporto Humberto Delgado
– Onde e o que Comer em Lisboa
– A Vila de Óbidos, a prenda de casamento da Rainha Santa Isabel
– Mosteiro de Alcobaça, Pedro e Inês de Castro
– O Mosteiro da Batalha, Aljubarrota e a promessa de D. João de Avis
– A encantadora Coimbra
– Coimbra e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
– Coimbra em fotos
– A Universidade de Coimbra
– Braga, o Coração do Minho
– Fotos do Santuário do Bom Jesus do Monte
– Guimarães, Aqui Nasceu Portugal
– A Quinta da Aveleda, o passeio e a degustação de vinhos
– Guarda, a Serra da Estrela e as Aldeias Históricas de Portugal
– A aldeia histórica de Trancoso e muitas emoções nesse dia
– A aldeia de Marialva e o Museu do Côa
– A aldeia histórica de Castelo Rodrigo e a bronca das meninas
– Belmonte, a vila onde nasceu Pedro Álvares Cabral
– A aldeia de Sortelha em Portugal
– A aldeia de Monsanto e a Casa da Tia Piedade
– Idanha-a-Velha, a última das aldeias que visitamos
e muito mais...
Dicas de onde comer bem e barato em Lisboa é aqui! 🙂
Para conhecer Portugal, alugar um carro é uma boa. Conseguimos ir para lugares incríveis que de outra forma seria muito complicado. Ah! As estradas são ótimas 😉
Faça um ensaio de locação de automóvel com a Rentcars, compare os melhores preços em mais de 100 locadoras de veículos.
Procurando hotel para sua próxima viagem? No Booking você reserva, cancela e altera suas reservas com muita facilidade e consegue os melhores preços. Acesse e confira.
Para planejar sua viagem
Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.
Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.
Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.
Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Pesquise a Rentcars, você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.
Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.
Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
GetYourGuide e Civitatis
Gostou do blog? Participamos de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Se você fizer uma reserva através dos nossos links, este blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo.
Referência
Quinta Aveleda
Foto de capa: Maria Eugênia
Que delicia de lugar. É uma bela região e que bacana eu não sabia que eles que produziam o vinho delicioso casal garcia. Boa dica de passeio!
Flávia, pra falar a verdade nem eu sabia, fui descobrir lá. Meus amigos portugueses que me perdoem, mas como já comentei com a Ruthia, aqui mesmo nesse post, no Brasil temos recebemos poucas notícias de Portugal e é por isso que eu penso que os blogs são super importantes no planejamento de nossas viagens.
Nossa que legal, eu também não sabia qual é a diferença de quinta e cave.
Realmente aquela casinha parece mesmo da história de João e Maria!
Fiquei morrendo de vontade de degustar uns vinhos e queijos nessa varanda! rsss =)
Depois de muito pesquisar, eu achava que “Quinta” é o que chamamos aqui de vinícola, ou seja uma propriedade que produz vinhos. 🙂 Na realidade, pelo que entendi, “Quinta” é uma propriedade rural o que seria talvez equivalente a uma chácara para nós, pode ter plantação de uvas ou não e pode produzir vinhos ou não. Uma Vinícola é uma Quinta, mas nem toda Quinta é uma vinícola, rss.
Sou suspeita pra falar… eu ADORO uma vinícola! E que vista pra degustar um vinho, hein? 🙂 Fiquei curiosa sobre a aguardente de vinho, deve ser ótima 🙂
Sensacional. Adoro visitar vinícolas e fazendas de café. Adorei o post e a descrição do lugar. Sei que em breve irei a Portugal e terei em mente visitar várias vinícolas. O deslocamento a partir de Lisboa é facil? Abracos
A Quinta fica na região norte de Portugal, pertinho da cidade do Porto. De Porto à Quinta da Aveleda dá 38km de carro, meia hora de viagem. De Lisboa fica distante 340 km, o que para Portugal é longe. Agora, para quem incluiu a cidade de Porto no roteiro, fica bem fácil de ir.
Muito legal passar por todas as fases mas a degustação é sempre a melhor! hahaha! Os jardins da Quinta da Aveleda e a antiga casa do porteiro são um charme! Lindo post! Parabéns! Beijocas!
Nossa dá mais vontade ainda de conhecer Portugal depois desse post!!
Portugal é lindo e tem muita coisa pra ver. Ficamos 18 dias lá e foi pouco. Conhecemos a região de Lisboa, algumas cidades do norte de Portugal e aldeias históricas. Fomos muito bem recebidos pelos portugueses, só tenho a agradecer a forma como fomos tratados lá. Voltei trazendo Portugal no meu coração <3.
Nossa, pelas fotos, a cave é fabulosa, quantas coisas bonitas, e o vinho verde da Casal Garcia é o meu preferido. Parabéns pela dica, essa entrou na “Wishlist”.
A Quinta é linda e os vinhos muito bons! Eu gosto do vinho verde e o queijo que eles serviram junto na degustação era divino!
Adoro o vinho Casal Garcia. Aliás, adoramos – o maridāo adora tb!
Estamos doidos para fazer esse tour em Portugal. Adoramos as dicas.
Beijos
Dilma,fiz essa visita há bem pouco tempo e ainda não escrevi o post. É um dos que está guardado, haha. Acho que mesmo quem não percebe nada de enologia pode aproveitar muito essa visita, já que os jardins são belíssimos.
Como o meu marido é da região do Douro (onde existe a região demarcada de vinhos mais antiga do mundo), vinhas são muito banais na nossa família. Mesmo assim, gostei muito da Quinta da Aveleda, sente-se o ambiente familiar e espero que consigam manter o negócio na família por muitos anos.
Abraço
Ruthia
P.S. Quando regressar ao norte de Portugal, tem que me avisar
Obrigada Ruthia, quando eu voltar para o norte de Portugal eu te aviso 🙂 , faltou muita coisa para conhecer, muitas cidades. Montei o roteiro da viagem sozinha. Minha filha mais nova, que faz graduação em história, escolheu algumas cidades e eu escolhi outras, a partir daí traçamos o roteiro e fomos descobrindo os locais durante a montagem do roteiro, pesquisando muito no Google. Você morou aqui no Brasil e percebeu que temos poucas notícias ou informações sobre Portugal por aqui. Fala-se muito mais do Brasil em Portugal, do que de Portugal aqui no Brasil. Os programas das agências de viagem normalmente fazem um pacote Portugal e Espanha, ficando muito pouco tempo em Portugal, limitando-se praticamente à Lisboa e região o que eu acho uma pena porque conhecemos lugares lindos no norte e só não conhecemos mais porque não deu tempo 🙂
Gente, que lugar inspirador! Amei, amei! Preciso voltar a Portugal para visitá-lo!
O local é lindo mesmo Amanda, vale muito conhecer. Quanto comecei a organizar nosso roteiro eu queria inserir no mesmo a visita a uma vinícola. Na maioria das vinícolas que pesquisei, a visita mais barata é muito básica, aqui na Aveleda não, a diferença de preço não está na amplitude da visita,mas sim na quantidade de vinhos da degustação.