O que fazer no lado Peste de Budapeste – primeiro dia

Hungria, Budapeste, Parlamento

 

No primeiro dia em Budapeste, visitamos no lado Peste da cidade. Fomos à Basílica de São Estevão, depois fomos conhecer a Ópera Estatal, o Parlamento e os Sapatos à Beira do Danúbio, que é um memorial criado em homenagem aos judeus assassinados pelos fascistas húngaros do Arrow Cross.

O Lado Peste da cidade de Budapeste

Foto: Mª Vtória

Neste primeiro dia saímos tarde do aparthotel, pois estávamos cansados da maratona do dia anterior.

Tínhamos vindo da Eslováquia onde conhecemos o Castelo Orava e a Aldeia Vlkolínec e depois enfrentamos 3h30 de estrada viajando à noite, com chuva e placas de sinalização escritas em eslovaco e húngaro, né!

Neste post, vou contar um pouquinho de cada local que visitamos dessa belíssima cidade. Começamos o dia pela Basílica de São Estevão.

 

Basílica de São Estevão

É uma das mais belas e importantes igrejas da Hungria. O nome da Basílica é uma homenagem ao primeiro rei da Hungria, o rei Estevão I (975-1038).

Basílica São Estevão - Budapeste
Basílica São Estevão. Crédito da foto: CC BY-SA 1.0, commons.wikimedia.org

A construção foi iniciada na década de 1810, mas o trabalho começou realmente em 14 de agosto de 1851, de acordo com os planos do arquiteto József Hild, que também projetou as catedrais de Esztergom e Eger. József Hild coordenou o trabalho até sua morte, em 1867.

Basílica de São Estevão, Budapeste.
Basílica de São Estevão, Budapeste. Foto: Maria Eugênia.
Basílica de São Estevão, Budapeste.
Basílica de São Estevão, Budapeste.

Com a morte de József Hild, a continuidade do projeto da construção da Basílica foi entregue a Miklós Ybl, criador de vários edifícios públicos na capital, incluindo o edifício da Ópera, mas Miklós também faleceu antes do término do projeto. 🙁

O interior da Basílica e as obras de arte foram concluídas em 1905, sob a direção de József Kauser. Dizem que a basílica pode abrigar em seu interior mais de 8.500 pessoas, eu acredito, essas pessoas da foto abaixo, são turistas, muitos turistas!

Basílica de São Estevão
Basílica de São Estevão. Foto: Maria Eugênia.

Não visitamos a parte do tesouro da Basílica, mas lé está guardada uma das relíquias sagradas mais importantes do país: a mão direita do rei Estevão I.

O que visitar e preços
A entrada na Basílica é gratuita. Eles pedem uma doação voluntária de 200 Ft.
A visita à cúpula e ao tesouro da igreja são pagas. Os valores podem ser encontrados no seu site oficial. Há desconto para estudantes. Se você é estudante no Brasil, não esqueça de levar a carteira internacional de estudante.

Localização e transporte
Endereço: Szt. István tér, V.
Metrô: estação Bajcsy Zsilinszky út‎, linha M1 (amarela) e/ou estação Arany János utca, linha M3 (azul).
Ônibus: Hercegprímás utca, linhas 15 e 115.

Parlamento

O Parlamento de Budapeste é um dos maiores parlamentos do mundo junto com o da Romênia e da Argentina. Construído entre anos de 1884 e 1902, o Parlamento de Budapeste foi a maior obra da sua época. 

Edifício do Parlamento da Hungria
O Edifício do Parlamento da Hungria

O edifício do Parlamento é enorme, está situado nas margens do Danúbio e domina a paisagem do lado Peste da cidade.  Quando você estiver no lado Buda, vai conseguir fazer excelente fotos do Parlamento.

Dá para visitar só a parte externa do edifício e dá para fazer a visita guiada ao seu interior.

Parlamento Húngaro
Parlamento Húngaro iluminado. Foto Maria Eugênia

A visita ao interior Parlamento Húngaro é uma das mais importantes atrações da capital da Hungria. É fortemente recomendado que os ingressos sejam comprados com antecedência, principalmente nos meses de verão porque a procura é muito alta. Só pode conhecer o interior do Parlamento com visita guiada e previamente agendada.  São feitas em vários idiomas, inclusive espanhol.

Edifício do Parlamento - Budapeste
O Edifício do Parlamento da Hungria. Foto: Maria Vitória

Não consegui me entender com o site oficial para comprar os ingressos, tentei várias vezes e em nenhuma deu certo, então deixei para comprar diretamente nos guichês do Parlamento. No primeiro dia fomos ao parlamento para comprar os ingressos, só que não conseguimos, não havia disponibilidade para os próximos três dias e eu não consegui visitar o seu interior.

Parlamento Húngaro. Créditos: Civitatis
Parlamento Húngaro. Créditos: Civitatis

Se quiserem visitar o interior do Parlamento Húngaro, comprem os ingressos pela internet com antecedência.  Além do site oficial, a GetYourGuide e a Civitatis também vendem pela internet e o site deles é fácil de usar. Se eu tivesse conhecido a Civitatis antes dessa viagem eu teria conseguido meus ingressos.

Localização e transporte
Endereço: Kossuth tér 1-3  (às margens do Danúbio)
Metrô: Kossuth Lajos tér, linha M2 (vermelha)
Bonde: Kossuth Lajos tér, bonde 2.
Ônibus: Kossuth Lajos tér, linhas 15, 70, 78 e 115.

Sapatos à beira do Danúbio

Já estava anoitecendo quando fomos até a beira do Danúbio para conhecer o memorial idealizado pelo diretor de cinema Can Togay e criado, em 2005, pelo escultor húngaro Gyula Pauer.

Sapatos à Beira do Danúbio, Budapeste
Sapatos à Beira do Danúbio. Foto Maria Vitória

O memorial foi criado em homenagem aos judeus assassinados pelos milicianos fascistas Arrow Cross, durante a Segunda Guerra Mundial, em Budapeste.

Os judeus recebiam ordens de tirar os sapatos antes de serem assassinados, já que os sapatos eram itens de vestuário valiosos na época. Eram enfileirados e baleados na beira do rio, para que seus corpos caíssem no Danúbio e fossem levados. O memorial representa os sapatos deixados para trás na margem do rio. A Arrow Cross era um partido húngaro de extrema-direita.

Sapatos à Beira do Danúbio, Budapeste
Sapatos à Beira do Danúbio. Foto: Maria Eugênia

É uma obra triste, impactante, mas que todo turista deve conhecer para que nunca venha a flertar com o fascismo. Fica à beira do Danúbio e muito próxima do edifício do Parlamento.

Ópera Estatal da Hungria

Eu recomendo fortemente a visita ao interior da Ópera Estatal da Hungria. Você pode conhecer a Ópera assistindo a uma apresentação, pode conhecer com a visita guiada, ou das duas formas. As vezes que fomos para a Europa, fomos em agosto que parece ser o mês de férias coletivas dos grandes teatros e óperas na Europa, época de recesso, assim, sem chance de assistirmos alguma coisa, mas fizemos a visita guiada, foi muito show!

Ópera Estadual da Hungria
Escadaria da Ópera Estadual da Hungria

Outras atrações para conhecer e curtir

Outras atrações do lado Peste de Budapeste são as termas Széchenyi, a Praça dos Heróis, o Parque da Cidade, o Castelo Vajdahunyad, a Grande Sinagoga, que conhecemos no nosso terceiro dia na cidade e eu falo sobre elas no próximo post.

E aqui você fica sabendo de todas as dicas do lado Buda que não dá para perder, acessa lá!

Resumindo nossos três dias na cidade, no primeiro dia visitamos no lado Peste, no segundo dia passamos o dia todo em Buda e no terceiro, novamente curtimos Peste.

Uma dica, para quem quiser se organizar melhor, é logo no primeiro dia começar acompanhando o Free Walk Tour, mas já aviso que vai andar bastante 🙂 . O Free Walk Tour passa pelos principais pontos turísticos do lado Peste e o guia vai contando a história, os acontecimentos e as curiosidades que andando sozinho não conseguimos saber. Aí, depois do Free Walk Tour, dá para escolher com mais segurança, qual monumento a gente vai querer visitar por conta própria.

Onde nos hospedamos em Budapeste

Nós ficamos hospedados no Nova Aparthotel que fica na região central de Peste. É perto da  estação de metrô Blaha Lujza e perto do famoso Café New York. O aparthotel tem um preço bom e como tem cozinha completa, reduz o custo das refeições, porque sai muito mais barato fazer o café da manhã em casa do que comer fora. Essa é uma #DicaPreciosa!

Nosso apartmento em Budapeste
Nosso apartamento em Budapeste

O apartamento que reservamos tinha dois quartos, banheiro bom, sala e cozinha conjugadas, muito confortável.

Nova Aparthotel - Budapeste
Um dos quartos do Nova Aparthotel

Pesquisei a hospedagem no Airbnb e no Booking.com. Pelo booking eu selecionei 10 apartamentos que eu gostei bastante. Quem quiser aproveitar minha pesquisa, coloquei a relação dos apartamentos pré-selecionados neste post aqui.

Como se locomover em Budapeste

Transporte Público

Como comentei no primeiro post sobre Budapeste, andamos de transporte público o tempo todo. Para saber mais do transporte público vá ao post O que fazer em Budapeste.

Ônibus turístico
Uma opção de transporte é o ônibus turístico. É uma forma prática de conhecer a cidade. Dá para subir e descer em qualquer de suas paradas e ele conta com mais de 20 paradas.

Há o ticket para 24 horas, 48 horas e 72 horas. Na minha opinião, os tickets de 48 horas e 72 horas são os melhores. O ticket de 48 horas inclui um cruzeiro pelo rio Danúbio e o de 72 horas além de tudo que tem no anterior, inclui um tour noturno de ônibus aberto pela cidade e o serviço de ônibus de traslado de ida e volta ao Castelo de Buda. Veja aqui os preços, roteiro e como reservar.

Passeio de barco pelo Danúbio
Um passeio que muita gente curte quando está turistando é o passeio de barco, e em Budapeste em especial, o passeio ao anoitecer, vale muito a pena porque a vista noturna da cidade é espetacular. Se você comprar o ticket do ônibus turístico de 48 horas (dois dias) ou 72 horas, o passeio de barco está incluído, mas se quiser curtir só o passeio, também dá. Veja mais aqui.

 

Budapeste, Hungria
O Parlamento Húngaro e o Rio Danúbio em Budapeste. Foto: Maria Vitória

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Na Rentcars você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide e Civitatis

Gostou do blog? 😊 O Conheci e Curti participa de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Conheci e Curti!

 

Referências

Nossa experiência pessoal
Basílica de São Estevão
Parlamento Húngaro
Wikipédia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: