O Castelo de Orava é uma das estruturas medievais mais bem preservadas, não só na Eslováquia, mas em toda a Europa.
A colina do Castelo que serviu como uma fortaleza natural, já existia durante a era pré-histórica. A evidência arqueológica confirma a presença de tribos eslavas na região, no início do século IX. O Castelo de Orava fica no local de antigas fortalezas de madeira e foi construído após a invasão tártara em 1241. Originalmente foi construído em estilo românico e gótico e depois reconstruído nos estilos renascentista e neogótico.
Chegando ao Castelo de Orava
Pela manhã, após tomarmos o café da manhã em nosso apartamento, fechamos as malas, entregamos as chaves e seguimos para a visita ao Castelo. Ele fica a 30 minutos de automóvel do Apartmány Hrabovo Zuzana, onde estávamos hospedados. Novamente, o GPS nos enviou por aquele caminho esquisito, mas tudo bem, já estávamos acostumados, hshshs.
Há um estacionamento público na base de acesso ao castelo. O estacionamento é pago e a senhora que cuidava do estacionamento só falava eslovaco e nós éramos um zero nessa língua, mas na base da mímica e da escrita, entendemos o valor a ser pago. Tudo resolvido, seguimos a pé para o acesso ao Castelo. A infraestrutura turística é boa, com sanitários, restaurantes, barraquinhas de souvenirs, etc.
As visitas são pagas e em horários pré-determinados. Como o castelo é sobre uma colina, tem que subir esse trecho a pé. Depois que subimos um pedaço é que descobrimos que a compra dos ingressos é no início, antes de subir. É lá também que dá para pegar o folder com as informações sobre o Castelo de Orava. Voltamos para comprar as entradas e volta a subir tudo de novo. Cheguei lá em cima de língua de fora!
As fotos acima são da subida até a entrada do castelo e da fachada do Castelo de Orava, antes do primeiro portão (Das erste Burgtor no folder).
Não consegui pegar um folder em inglês+eslovaco, havia acabado, só consegui esse em alemão+eslovaco para mostrar para vocês. A imagem abaixo foi digitalizada a partir do folder.
Para tirar fotografia dentro do castelo paga-se um adicional. Compramos o direito de tirar foto e a Maria Eugênia ficou responsável pelas fotos da família. Nas áreas externas as fotos eram permitidas, só não eram na área do museu, caso não tivesse pago o direito de tirar fotos. Não era caro, pagamos três euros.
A visita ao Castelo
O grupo aguarda do lado de fora dos portões do castelo e no horário de início da visita os portões se abrem, o grupo que estava lá dentro sai e entra o outro grupo. Tudo falado exclusivamente em eslovaco, embora a guia fosse fluente em inglês. Com o audio-guide dá para acompanhar bem. Como a conexão de internet estava ruim, eu não consegui baixar o audio-guide no meu celular então, eu lia as explicações no museu.
O interior do Castelo de Orava
Entramos no Castelo! A guia nos recepciona no portal principal (portão 1). Somos um grupo heterogêneo de países diferentes, mas a maior parte das pessoas do nosso grupo era da própria Eslováquia ou de países vizinhos. Seguimos a guia pelos pátios e cômodos do castelo, ouvindo as explicações no áudio-guia ou então lendo nas placas existentes.
O Castelo de Orava é uma série de construções que seguem a forma da colina do castelo, é um notável complexo de edifícios dos castelos inferior, central e superior, com palácios, fortificações, túneis, torres e muita escadaria para subir. O castelo tem ao todo 754 escadas e 155 cômodos.
A cozinha do Castelo
Um dos cômodos importantes da moradia era a cozinha onde as refeições eram preparadas para os habitantes do castelo. Sua base originalmente era uma estrutura em pedra. A cozinha histórica é um exemplo do período da Renascença quando o cobre foi muito usado para preparar refeições, com chaleiras e caldeirões de vários tamanhos.
Sobre a mesa posta, e também no armário, observamos pratos, travessas e copos em estanho, um material também muito utilizado nos utensílios de cozinha naquela época.
A Capela de São Michael
Na Capela de São Michel é proibido fotografar. A guia explicava tudo em eslovaco e a Maria Eugênia entendeu (apesar do eslovaco) que não podia fazer fotos da capela. Só que a capela começava numa parte que não parecia em nada com uma capela e continuamos a fazer nossas fotos. Aí, a guia chamou a atenção em inglês, onde a Maria Eugênia comentou que se ela falava inglês, poderia ter dado as instruções nas duas línguas porque obviamente não entendemos eslovaco e pediu que ela informasse quando poderia reiniciar as fotos. Ficou um climão porque os outros turistas acharam que estávamos fazendo uma coisa errada, quando na verdade, a falha foi da guia. Então, se forem visitar Orava, cuidado: não pode tirar fotos na capela e a guia fala inglês! Não sei se foi por essa foto que levamos bronca. ?
Pátio superior, escadas e cidadela
Continuamos a visita ao castelo, passando por salas, com mostras de mobiliário, armas, pinturas, subindo escadas e mais escadas com destino ao palácio superior, a Cidadela.
A dama de branco (lendas do castelo)
Acredita-se que na Noite de Todos os Santos e no Domingo de Ramos, no início da manhã, uma mulher de branco é vista andando pelo castelo central. Segundo a lenda, ela era a esposa do cavaleiro Donch e foi assassinada pelo marido. Era o Dia de Todos os Santos e o Mestre Donch estava de mau humor e abusava de seus servos. Ele não ficava satisfeito com nada. Quando ele, sem razão, começou a espancar uma empregada, sua esposa quis intervir e acabar com a agressão. Mestre Donch, no entanto, continuou em sua fúria. A esposa tentou proteger a empregada e o furioso Donch cortou a mão dela. Seu sangramento continuou do Dia de Todos os Santos até o Domingo de Ramos, quando ela morreu. Desde então, a dama de branco foi vista várias vezes pelas pessoas, subindo as escadas para a Cidadela.
Exposições
O castelo abriga exposição de móveis de época, exposições etnográficas e de história natural. As exposições estão situadas nas instalações do Palácio de Ján de Dubovec e da Torre Residencial.
Biblioteca de mídia
Vários filmes, contos de fadas e uma série foi filmada no Castelo de Orava e seus arredores. O filme alemão Nosferatu: A Symphony of Horror, de 1922, inspirado pelo Drácula de Bram Stoker, é o mais famoso. Entre outros, vários filmes eslovacos, como Kráľ Drozdia brada, Sokoliar Tomáš ou Láska na vlásku, também foram filmados no Castelo de Orava.
Informações Úteis
Duração da visita completa: 2 horas
Áudio-guia: #Dica: Baixe o audio-guide no seu celular antes de chegar ao castelo, lá se a conexão estiver ruim, você pode não vai conseguir. Foi o que aconteceu comigo. O aplicativo Orava Castle Audioguide pode ser instalado nos smartphones com os sistemas operacionais Android (versão 4.0 e superior) e iOS (versão 7.0 e superior).
Como chegar
De carro
Existem 2 parques de estacionamento públicos pagos perto do castelo, ambos a cerca de 4 minutos a pé da bilheteira.
Com transporte público
Trem: A cidade de Oravský Podzámok faz parte da rota ferroviária Trstená – Kraľovany. Existem duas paragens de trem na cidade: Oravský Podzámok e Oravský Podzámok – zastávka. O site do castelo recomenda sair em Oravský Podzámok, que fica a 10 minutos a pé da bilheteria.
De ônibus: Para quem vai de ônibus de linha, recomenda-se descer na parada Oravský Podzámok – námestie, localizada a 3 minutos a pé da bilheteria.
Quer se hospedar próximo ao Castelo?
Nós nos hospedamos no Apartmány Hrabovo Zuzana, que fica a 30 minutos de automóvel do Castelo de Orava, mas para quem quiser ficar mais próximo, há várias opções legais nas proximidades, com diárias em torno de 40 € o casal. Veja as opções de hospedagem.
Por onde andamos
Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria.
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas.
Na Polônia
Visitando Cracóvia, Auschwitz e a Mina de Sal na Polônia
Hungria - Budapeste
O que fazer em Budapeste – roteiro de três dias
Conhecendo o lado Buda da cidade de Budapeste
O que fazer no lado Peste de Budapeste
A Praça dos heróis, o Parque Városliget, a Grande Sinagoga e mais de Budapeste
A Visita Guiada à Ópera de Budapeste
Eslováquia
Eslováquia, porque você tem que conhecer
O espetacular Castelo de Orava na Eslováquia
A aldeia Vlkolínec, onde o tempo parou no passado
O que conhecer na Bratislava, a capital da Eslováquia
Visitando as ruínas do Castelo Devín
Áustria
Conhecendo a cidade de Viena, muitas informações e dicas
Onde se hospedar em Viena
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
8 Castelos, Palácios e Abadias da Áustria para conhecer num bate-volta de Viena
Para planejar sua viagem
Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.
Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.
Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.
Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Pesquise a Rentcars, você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.
Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.
Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
GetYourGuide e Civitatis
Gostou do blog? Participamos de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Se você fizer uma reserva através dos nossos links, este blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo.
Referências
Oravské múzeum
Que castelo lindo, Adorei o post, só me deixou com mais vontade de conhecer o local. Obrigado pelas dicas.
Ele é lindo mesmo Daniele, a Eslováquia me surpreendeu, eu não sabia que ela era tão bonita. O interior do país é muito show. Vc viu o post sobre a aldeia Vlkolínec? Essa aldeia é próxima do Castelo de Orava. Pra quem faz um roteiro pela Europa Central, indo da Cracóvia para Budapeste de carro, o caminho passa por aqui. 🙂
https://conheciecurti.com.br/aldeia-historica-de-vlkolinec-eslovaquia/