Idanha-a-Velha foi a última das Aldeias Históricas de nosso roteiro em Portugal
Já estava entardecendo quando saímos das piscinas naturais de Penha Garcia em direção à Idanha-a-Velha, a última das aldeias históricas de nosso roteiro em Portugal. No dia seguinte seguiríamos para Lisboa, passando por Tomar e Fátima. Por motivos que nem eu entendo, vimos muito pouco do que a Aldeia tem de interessante. 🙁
Chegamos em Idanha-a-Velha por volta de 18h, a tarde já se findava. Deixamos o carro no estacionamento e fomos conhecer a aldeia a pé.
Pelo notável conjunto de ruínas que conserva, Idanha-a-Velha ocupa lugar de destaque no contexto das estações arqueológicas de Portugal. A aldeia ergueu-se num espaço onde antigamente existiu uma cidade de fundação romana, capital da Civitas Igaeditanorum no século I a.C. fonte: Aldeias Históricas.
O mapa da Aldeia
Passamos em frente à Igreja Matriz de Idanha-a-Velha, seguimos por suas ruelas sem saber muito onde íamos e o que veríamos. Encontramos a Porta Norte e em mais algumas andanças chegamos à Sé de Idanha-a-Velha. Não me perguntem por onde andamos para chegar à Sé, porque eu não saberia dizer. Literalmente nos perdemos dentro da minúscula aldeia.
Igreja Matriz
A Igreja Matriz, antiga Misericórdia, apresenta um estilo renascentista com influências populares. A Igreja possui uma única torre sineira.
Não foi possível conhecer o seu interior, pois a mesma estava fechada quando chegamos.
A Porta Norte
Nas nossas andanças sem rumo chegamos à Porta Norte. A cidade romana, que existiu antigamente aqui, foi dotada de uma muralha entre o final do século II e início do século IV d.C. A Porta Norte, que permitia o acesso ao interior da cidade amuralhada possui três arcos de volta perfeita. É dessa porta que partiria o caminho para Braga.
A Igreja de Santa Maria (Sé Catedral)
A configuração atual da Igreja é o resultado dos trabalhos de restauro que recupera a Igreja de finais do século XVI. Conseguimos visitar rapidamente o interior da Igreja, pois ali aconteceria uma apresentação musical e os músicos estavam ensaiando. Entramos com aquela cara de turista e os músicos não gostaram muito de nosso intromissão. Com os devidos pedidos de desculpas, vimos rapidamente o seu interior e saímos para não atrapalhar o ensaio deles. Assim, não tenho fotos de seu interior. O pátio da Sé tem um importante acervo arqueológico.
Como chegar
Saímos de Penha Garcia, fomos pela N239 + N332 e chegamos num largo de estacionamento. De Penha Garcia até Idanha-a-Velha dá 20 minutos de automóvel.
Fizemos uma visita muito rápida, deveríamos ter ficado mais tempo, deveríamos ter conhecido mais, mas faltou planejamento nesse passeio. Saímos de Idanha-a-velha e voltamos para Monsanto para nosso último pernoite na Casa da Tia Piedade, na linda região das Aldeias Históricas de Portugal.
As Aldeias Históricas de Portugal são um show à parte, não conseguimos conhecer todas, mas as que conhecemos são lindas demais! Eu adorei, acho que você vai gostar.
As Aldeias Históricas que conhecemos:
Trancoso || Marialva || Castelo Rodrigo || Belmonte || Sortelha || Monsanto
Idanha-a-Velha
Os posts dessa viagem, ou por onde andamos
– Portugal, um país para conhecer, curtir e voltar…
– Chegando em Lisboa
– A Vila de Óbidos, a prenda de casamento da Rainha Santa Isabel
– Mosteiro de Alcobaça, Pedro e Inês de Castro
– O Mosteiro da Batalha, Aljubarrota e a promessa de D. João de Avis
– Coimbra
– Coimbra e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
– Coimbra em fotos
– A Universidade de Coimbra
– Braga, o Coração do Minho
– Fotos do Santuário do Bom Jesus do Monte
– Guimarães, Aqui Nasceu Portugal
– A Quinta da Aveleda, o passeio e a degustação de vinhos
– A Serra da Estrela e as Aldeias de Portugal
– A aldeia histórica de Trancoso e muitas emoções nesse dia
– A aldeia de Marialva e o Museu do Côa
– Castelo Rodrigo e a bronca das meninas
– Belmonte, a vila onde nasceu Pedro Álvares Cabral
– A aldeia de Sortelha em Portugal
– A aldeia de Monsanto e a Casa da Tia Piedade
– Idanha-a-Velha, a última das aldeias que visitamos
e muito mais…
Foto de capa: Maria Eugênia
#Dica: Alugue um automóvel para viajar por Portugal. A gente merece conhecer lugares lindos como esse! 🙂 Faça um ensaio de locação com a Rentcars.
Onde ficar:
Veja as opções de hospedagem na região.
Aldeias Históricas de Portugal
Nosso roteiro de viagem foi organizado por nós. A escolha das aldeias foi total influência do vídeo da Ruralea que apareceu por acaso no meu facebook. Veja no vídeo no post sobre Guarda e a Serra da Estrela. Escolhemos as hospedagens com melhor custo-benefício para nossa realidade. Usamos o booking.com para a reserva das hospedagens porque gosto do estilo do site e da facilidade de reservas e cancelamento. Já usamos outros também. Somos turistas como todo mundo, viajamos quando há tempo e dinheiro economizado. Não somos turistas profissionais. Esses posts mostram por onde andamos e o que conhecemos. É a visão de uma brasileira que conheceu e se encantou com Portugal.