Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta del Este, cada uma no seu estilo, três cidades incríveis no Uruguai para se conhecer e na Argentina, a linda Buenos Aires.
Adoramos viajar em família, viajamos as vezes em quatro e as vezes em cinco pessoas. Quem já viajou em família sabe que a se escolha da hospedagem não for bem feita, pode pesar bastante no orçamento. Quando precisamos de quarto triplo, as opções de hospedagem ficam mais restritas, pois não são todos os hotéis que oferecem esse tipo de acomodação.
Nessa viagem estávamos em cinco pessoas, então era importante encontrarmos hotel ou apartamento onde os cinco pudessem ter conforto, sem pagarmos um absurdo por isso.
Colonia del Sacramento
Colonia é uma cidade com boa oferta de hospedagem, possui mais de 60 propriedades cadastrados no booking.com entre hotéis, hostels e apartamentos. No booking tem propriedades espetaculares com piscina e outros mimos, mas tínhamos que levar em consideração as variáveis:
1) Estávamos sem condução própria, então o hotel deveria estar localizado no centro histórico ou próximo deste, de tal forma que pudéssemos fazer os passeios a pé.
2) Precisávamos de um quarto duplo e um triplo (nem todas as propriedades possuem quarto triplo).
3) O preço deveria estar de acordo com nosso estilo de viagem, que é viajar sem torrar dinheiro.
O Hotel Ayres Colonia atendeu a esses 3 requisitos e fizemos a reserva com ele.
Hotel Ayres Colonia
O Hotel Ayres Colonia é um três estrelas que fica na Avenida Artigas nº 149, esquina com 18 de Julio, a uma quadra do Terminal Rodoviário e duas quadras do Terminal do Buquebus, uma localização super estratégica para quem vai usar o sistema de transporte público.
A proximidade do hotel com os terminais de barco e ônibus, além das boas avaliações no booking.com e Tripadvisor definiram nossa escolha. O deslocamento de táxi é sempre um problema quando se viaja em cinco pessoas. Tem que ser dois táxis, assim, a proximidade com os terminais foi um dos fatores que pesou na nossa escolha.
Do hotel dá para ir a pé ao Centro Histórico, dá umas 7 quadras. Os quartos são pequenos e confortáveis, possuem frigobar. As camas são bem confortáveis e a equipe muito atenciosa. Tudo muito limpo, super simpático. 🙂
O hotel tem dois andares e não havia elevador, mas não tivemos que subir com as malas. O rapaz que estava na recepção nos ajudou a levar nossas malas para o andar de cima.
Café da manhã com pães, bolos, croissants, frutas, iogurte, sucos naturais e cereais.
Outros detalhes sobre o hotel, preços e disponibilidade, veja aqui.
A região do terminal rodoviário e terminal do Buquebus (região onde está localizado o hotel) fica a aproximadamente 800 metros do Centro Histórico. À noite, íamos pela Av. General Flores que é bem iluminada.
Montevidéu
Onde ficar
A região da praia de Pocitos é a mais recomendada pelos blogueiros brasileiros para hospedagem, também é bem avaliada a região de Punta Carretas, mas como é uma região muito procurada, o preço da hospedagem pode ser mais caro e as vezes, quando não se faz a reserva com uma boa antecedência, as melhores opções já se esgotaram. Já no centro da cidade encontram-se opções mais econômicas, porém, segundo comentários que eu li, à noite, fica tudo meio vazio. Aí vai da opção de cada um, pagar mais para ficar na orla ou economizar na diária e ficar na região central. Entre a orla de Pocitos e centro da cidade, nós ficamos com o meio termo 🙂
O Hotel Regency Way
Nos hospedamos no hotel Regency Way, que é próximo do Shopping Montevideo, próximo de Pocitos (não é muito perto… mas dá para ir a pé até a orla). Na pesquisa de hotéis que fiz no booking.com, os da orla de Pocitos estavam mais caros que o Regency Way que escolhemos.
Os quartos onde ficamos era gigantes, super confortáveis e contavam com um “kit cozinha”, composto por um frigobar, um forno de microondas, uma pia, mesa e cadeira. Espetacular! Ah… e os funcionários falam português, melhor impossível 🙂
Café da manhã bastante farto, com muita fruta fresca e cereais. O espaço para o café era cheio de charme, podendo escolher entre as mesas internas ou as da área externa. A nossa reserva foi feita pelo booking.com.
Desde 2011, quando comecei eu mesma a organizar as nossas viagens, eu utilizo o booking.com. Gosto do site, da facilidade de efetuar as reservas e de fazer cancelamentos quando isso é necessário.
Punta del Este
Onde ficar
Para quem vai turistar, o melhor é ficar na região da península porque está perto de tudo. Punta, por ser mais badalada, também é uma cidade mais cara. Aqui não pegamos hotel, nos hospedamos em um apartamento locado pelo Airbnb. Eu ainda não conhecia o site, foi minha filha quem me falou dele, experimentei e gostei.
No Airbnb a negociação ocorre entre proprietário e locador, o site é o intermediador. Pode-se locar o imóvel inteiro, pode-se locar um quarto na casa de alguém, pode-se locar um sofá na sala de alguém ou uma cama em quarto compartilhado, muito louco! Você se candidata a locatário temporário e o locador pode aceitar ou não a sua proposta. Nós locamos o apartamento todo e a experiência foi muito boa, Para quem quiser ver o ap, aqui está o link do apartamento que locamos. Nossa anfitriã nos recebeu muito bem, o apartamento era de bom tamanho, com dois quartos, dois banheiros, bastante confortável e muito bem localizado, a experiência foi ótima.
Essa era a vista que tínhamos da varanda do apartamento.
Uma coisa curiosa em Punta del Este é que não há número nas casas, elas são conhecidas por nomes, isso para mim era estranho e mais difícil de entender os endereços. Imaginem a dificuldade para eu entender a localização do apartamento 🙂
#DicaImportante Você sabia que o governo uruguaio da isenção de IVA para pagamento de refeições, hospedagem e locação de veículos sem motorista por turistas não-residentes, desde que o pagamento seja feito com cartões de débito ou crédito emitidos fora o Uruguai. Veja decreto aqui.
Em Buenos Aires, Argentina
Em Buenos Aires ficamos no Hotel HTL 9 de Julio na Avenida 9 de Julio. Ficar hospedado em hotéis da Av. 9 de Julio tem suas vantagens. A principal é estar perto de boa parte das atrações turísticas tradicionais e outra é que a Av 9 de Julio é bem iluminada o que diminui a sensação de insegurança para nós brasileiros que somos naturalmente estressados com isso. Uma terceira vantagem é que os shows de tango possuem um sistema de transfer que leva e trás o turista sem custo adicional se ele estiver na região central.
Hotel HTL 9 de Julio
Nosso hotel era tipo loft num prédio antigo reformado, era muito diferente. O quarto amplo com um ambiente de sala com cozinha compacta conjugada na parte de baixo e o quarto de dormir e banheiro no mezanino. Decoração moderna num prédio antigo o que dava um contraste bastante interessante. O quarto que ficamos era igual a esse da foto.
O loft é muito bom, mas na minha opinião, não é indicado para quem viaja com criança pequena. O mezanino não tem proteção adequada contra uma eventual queda (ou pelo menos não tinha). Também não é adequado para pessoas com mobilidade reduzida.
#Dica – Tem lofts com sacadas com vista para a Avenida 9 de Julio e para a rua lateral e tem lofts com vista para um poço central. Tive azar, pedi um com vista para a Av. 9 de Julio ganhei o com vista para o poço. Fiquei muito brava 🙁
# Edit 1(nov/2018): Virei fã de hospedagem em apartamentos. O booking está entrando forte no segmento de hospedagem em apartamentos que até pouco tempo era dominado pelo Airbnb. Uma vantagem do booking é que muitos deles poderem ser cancelados com antecedência, sem pagamento de taxas adicionais. Veja aqui as opções de apartamentos para Buenos Aires.
Na viagem que fizemos pela Europa Central ficamos só em apartamento e aparthotel. Como nosso grupo era de cinco pessoas, foi uma boa economia.
Por onde andamos, posts dessa viagem
O planejamento
– Uruguai e Buenos Aires, eu fui
– Os hotéis onde ficamos
Colonia del Sacramento
– Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
– Conhecendo Colonia del Sacramento
– Fotos de Colonia del Sacramento
Montevidéu
– Palácio Legislativo
– Conhecendo Montevidéu em um dia e meio
Punta del Este
– Punta del Este – Uruguai
– Casapueblo
Buenos Aires, Argentina
– Três dias em Buenos Aires
– Tango em Buenos Aires – Café de los Angelitos
– Teatro Colón – visita guiada
– Casa Rosada
– La Boca – Caminito
– Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
– O dia da partida e a abertura do Congresso