Punta del Este – Uruguai

Punta del Este é bonita e badalada… Conhecer o momento Los Dedos, ver o pôr do sol no Rio da Prata, ver as marinas com seus belos barcos e iates, ir à praia, passear pela ponte ondulada, andar no centrinho da península, visitar a Fundação Pablo Atchugarry e assistir ao pôr do sol na Casapueblo são algumas das coisas a se fazer por lá…

Para quem viaja com orçamento controlado, para quem não tem veleiro nem iate, Punta del Este é para turistar. Não faz sentido para mim, que nós brasileiros passemos uma temporada de praia num local de custo elevado e de mar gelado tendo o maravilhoso mar do Nordeste que temos. Mas ficar dois ou três dias para conhecer Punta é tudo de bom!

O anoitecer no Puerto de Punta del Este
O anoitecer no Puerto de Punta del Este é espetacular! Foto: Maria Eugênia

Os meses de dezembro e janeiro são os que recebem o maior volume de turistas. Nós fomos no final de fevereiro, quando ainda era quente, ainda alta temporada, mas não altíssima. Ficamos na península no centrinho de tudo, fizemos boa parte das coisas a pé. Alugamos um apartamento num prédio bem em frente à praça dos artesãos. Fizemos a reserva e locação pelo Airbnb, essa foi nossa primeira experiência com o Airbnb e deu muito certo. O apartamento que locamos tinha janelas antirruído, importante para essa região central, o som das ruas não incomoda lá dentro.

A vista do terraço do nosso apto em Punta del Este.
A vista do terraço do nosso apto em Punta del Este. Foto: Maria Eugênia

Conhecemos o monumento Los Dedos ou Las Manos, vimos o pôr do sol no rio da Prata, lindíssimo, vimos as marinas com seus belos barcos, fomos à praia, passamos pela ponte ondulada, andamos pelo centrinho da península, visitamos a Fundação Pablo Atchugarry e fomos à Punta Balena para conhecer a Casapueblo. Alugamos um carro para podermos nos deslocar com mais facilidade na região de Punta del Este. A locadora que usamos fica bem ao lado do terminal rodoviário, um carro pequeno e básico é mais do que suficiente para rodar na região.

O que ver e conhecer em Punta del Este

selo_coisa_linda_de_deusCasapueblo – Se não der tempo para fazer quase nada, conheça a Casapueblo, assista ao pôr do sol na Casapueblo. Quando vi pela primeira vez uma foto da Casapueblo da internet eu não sabia como ela se chamava, mas sabia que queria conhecê-la. Fui no Google e seguindo fotos, acessando sites e pesquisando blogs consegui encontrá-la, localizar onde fica e como chegar. Valeu o esforço, é muito lindo! A região da Casapueblo como todas as outras que visitamos no Uruguai estava lotada de turistas. Escrevi um post sobre a Casapueblo.

Casapueblo em Punta Ballena, Uruguai

Los Dedos – O Monumento ao Afogado é popularmente conhecido como Los Dedos ou La Mano, fica na praia brava de Punta del Este, muito próximo da região do terminal rodoviário. Quem está hospedado na península vai a pé. É uma pena que o monumento tenha sido alvo de pichadores, mas com pichação ou sem ela é um símbolo de Punta del Este.

Escultura Los Dedos em Punta del Este.
Escultura Los Dedos em Punta del Este. Foto: Mari Eugênia

A escultura é do artista plástico chileno Mario Irrazábal, foi feita em 1982. No Chile, no deserto do Atacama, há uma outra escultura de uma mão que é do mesmo artista. Quando fomos conhecer Los Dedos estavam fazendo um ensaio fotográfico com pessoas caracterizadas de dançarinos de tango. Foi o sucesso do dia. 🙂

Los Dedos - Monumento ao Afogado, em Punta del Este
Los Dedos – Monumento ao Afogado, em Punta del Este. Foto: Maria Eugênia

Ponte Ondulada – Outra obra curiosa em Punta del Este é a Ponte Leonel Viera. Construída sobre o arroio Maldonado entre Punta e La Barra, a ponte é ondulada e é diversão para o turista. Passar por ela dá aquele friozinho na barriga. O projeto é do Leonel Viera, nome do qual a ponte foi batizada. Não consegui entender porque ele resolveu projetar uma ponte dessa forma, mas passamos por ela umas quatro vezes e depois paramos na beira do rio para fazermos algumas fotos.

Ponte Leonel Viera (ponte ondulada).
Ponte Leonel Viera (ponte ondulada). Foto: Maria Vitória

Fundação Pablo Atchugarry

Escultura em mármore.

Como estávamos passeando por esses lados, aproveitamos para esticar mais um pouco e conhecer a Fundação Pablo Atchugarry. É uma instituição sem fins lucrativos obra do escultor Pablo Atchugarry e foi inaugurada em 2007. Foi criada com o objetivo de promover as artes plásticas, a música a dança e outras manifestações artísticas. Pablo Atchugarry é um artista uruguaio nascido em 1954 em Montevidéu. Desde muito cedo mostrou tendência para as artes e aos 11 anos de idade iniciou suas primeiras exposições. Cria suas esculturas em mármore e hoje divide seu tempo entre as cidades de Lecco na Itália e Manantiales no Uruguai, onde vive e trabalha.

A Fundação tem um imenso parque com esculturas ao ar livre, algumas de grandes dimensões no entorno do lago. Além do parque, ela tem salas com a coleção permanente da Fundação, com pinturas, fotografias, esculturas etc. A entrada é franca. Endereço: Ruta 105, km 4,5 – El Chorro – Manantiales – Maldonado, Uruguai. Se colocar no GPS ele te leva até lá.

Escultura no parque da Fundação Pablo Atchugarry
Escultura no parque da Fundação Pablo Atchugarry. Foto Maria Eugênia

Pôr do Sol – O passeio de final da tarde é no calçadão da praia mansa onde as pessoas podem curtir o belo por do sol. A praia mansa é a praia do Rio da Prata e a chamada praia brava é a praia do oceano.

Por do Sol no Rio da Prata
Pôr do Sol no Rio da Prata
Por do Sol no Rio da Prata.
O Pôr do Sol no Rio da Prata é lindo demais! Foto: Maria Eugênia

Se você tiver sorte vai encontrar alguns preguiçosos leões-marinhos por ali. Uma das diversões dos turistas é alimentar os leões marinhos com peixes que são vendidos no local.

Punta del Este, o leões marinhos.

O centrinho da península – O movimento do balneário se concentra em torno da Av. Gorlero, que é a principal da península, e na Praça General Artigas, chamada popularmente de Praça dos Artesões. Nessa praça há uma feira de artesanato e um palco onde artistas se apresentam. O Centro de Informações Turísticas também é na praça.

Ilha dos Lobos – É uma ilha no Oceano Atlântico a aproximadamente 9 km da costa. A ilha possui uma grande colônia de leões marinhos. Há excursões para essa ilha, nós não fomos.

Praia Brava em Punta del Este.

Nós em Punta
Viemos de ônibus convencional de Montevidéu à Punta del Este, chegamos no terminal rodoviário e fomos arrastando nossas malas de rodinha pelo centrinho do balneário até nosso apartamento que ficava na Praça do Artesões. No dia seguinte pegamos o carro na locadora que já havíamos previamente agendado pela internet. Como alguns pontos turísticos não estão localizados no centrinho, um carro ajuda bastante. Muitas pessoas alugam o carro em Montevidéu, indo de carro para Punta o que facilita muito. Nós optamos por ir de ônibus e alugar um carro pequeno lá para percorrer a região.

Refeições – Achei cara a comida em Punta del Este, pesquisávamos bastante para encontrar algo mais em conta. Como estávamos num grupo familiar de cinco pessoas o preço das refeições impactava bastante no custo da viagem. Para quem está viajando sozinho ou em duas pessoas dá para encarar os preços de lá.

Punta del Este
Jantar estiloso em Punta del Este

Onde ficar – Para quem vai turistar, o melhor é ficar na região da península porque está perto de tudo. Como comentei acima, nós nos hospedamos em um apartamento locado pelo Airbnb, mas para quem prefere hotel, há ótimas opções no booking.com.

No Airbnb a locação ocorre entre proprietário e locador, o site é o intermediador. Pode-se locar um imóvel inteiro só para você, pode-se locar um quarto na casa de alguém e pode-se locar uma cama em quarto compartilhado, muito loko! Você se candidata a locatário temporário e o locador pode aceitar ou não a sua proposta. Nós locamos o apartamento inteiro e a experiência foi muito boa. Para quem quiser conhecer, aqui está o link do apartamento que locamos. Nossa anfitriã nos recebeu muito bem, o apartamento era confortável e muito bem localizado, tinha sala, varanda, cozinha e lavanderia, dois quartos, dois banheiros e vaga de garagem. A experiência foi ótima.

Uruguai - Punta

O curioso em Punta del Este é que não há números nas casas, elas são conhecidas por nomes, isso para mim era estranho e mais difícil de entender os endereços. Outra coisa que observei é que o Google Street View, até a data de nossa viagem, ainda não havia passado por lá, hoje já está tudo mapeado, fica tudo mais fácil. 🙂

Depois de Punta, fomos para Buenos Aires na Argentina. No dia da partida, fechamos a conta do apartamento, entregamos o carro na locadora e pegamos o Buquebus que nos levaria de ônibus até Colonia e de lá de barco para Buenos Aires, que eu conto aqui.

Se você gostou de Punta del Este, não deixe de ler sobre a Casapueblo.

Como fizemos

• Fizemos a reserva da hospedagem pelo Airbnb – optamos por um apartamento.
  • Compramos as passagens de ônibus de Montevidéu para Punta del Este no terminal rodoviário Tres Cruces, assim que chegamos em Montevidéu.
  • Alugamos um carro da Punta Car.
  • Entrada para a Casapueblo compra-se na hora.
  • Entrada para a Fundação Pablo Atchugarry é gratuita.
Clique no mapa para ver a rota para a Fundação Pablo Atchugarry

Por onde andamos, posts dessa viagem
O planejamento
Fotos de Colonia del Sacramento
Montevidéu
Palácio Legislativo
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio
Punta del Este
Teatro Colón – visita guiada
Casa Rosada
La Boca – Caminito
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
O dia da partida e a abertura do Congresso

Punta del Este.
Punta del Este. Praia de areia grossa e fofa, super difícil de andar!