Available also in other languages |
A Abadia de Melk é um dos maiores e mais belos conjuntos do barroco europeu. Tombada como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, a abadia está situada na cidade de Melk, na região de Wachau, e é um dos locais históricos mais visitados da Áustria.
Partiu Melk
Deixamos para conhecer os castelo e abadias próximos de Viena no final da viagem. Este era o penúltimo dia da nossa Eurotrip e programamos para este dia, a visita à Abadia de Melk e em seguida ao Castelo Aggstein, uma vez que são bem próximos.
Sobre a Abadia de Melk
A Abadia é um mosteiro beneditino erguido no topo de uma colina rochosa próxima do rio Danúbio, na cidade de Melk, a aproximadamente 87 km de Viena. Dá para ir de automóvel ou de trem e a duração da viagem é de pouco mais de 1 hora nos dois modais.
Mas ela não foi sempre um mosteiro. Melk foi construído em 996, como um castelo para ser residência de Leopoldo II. Em 1089, quase cem anos depois, o castelo foi doado aos monges beneditinos de Lambach e desde então tem sido ocupado por eles, sendo adaptado para se tornar um mosteiro.
A visita à Abadia de Melk
A visita à Abadia pode ser guiada, ou individual. A vantagem da visita guiada é ter um guia especializado contando histórias e curiosidades de cada cômodo, de cada detalhe do mosteiro. A desvantagem é o andar em grupo, no ritmo do grupo, tentando acompanhar as histórias contadas pelo guia e ao mesmo tempo admirar e observar com mais atenção os detalhes de cada ambiente.
A visita inclui o Pátio Prelado, a Escadaria Imperial, o Corredor Imperial, o Museu da Abadia nas antigas Salas Imperiais, o Salão de Mármore, terraço, biblioteca e a igreja da Abadia. Além disso, o ingresso também inclui a entrada ao parque da abadia onde está o pavilhão do jardim barroco.
Pátio Prelado
Começamos a visita pelo Pátio Prelado, onde no centro, está localizada esta belíssima fonte. Uma coisa que não gostei na visita à Melk, é que no interior da mesma é proibido fotografar e isso para mim faz com que muitas lembranças acabem sendo perdidas.
Quando chegamos, estava iniciando uma cerimônia de casamento, com direito a música típica e os músicos vestidos à caráter. Logicamente, todos os turistas pararam para fotografar e ver o cortejo passar. 🙂
Salão de Mármore
O salão servia como sala de refeições para a família imperial e ilustres convidados, e também como salão de festas. A foto abaixo é do acervo da Abadia, uma vez que aqui é proibido fotografar. Observem os afrescos do teto, os caixilhos de mármore das portas e os detalhes das colunas deste salão.
Fizemos a visita de forma individual, mas era impossível não cruzar com grandes grupos da visita guiada. Neste salão, no mesmo momento que nós estávamos apreciando o salão, havia um grupo com guia. O guia do grupo falava muito ALTOOO e em espanhol, então não tinha como não apreciarmos as explicações do guia, mesmo que fizéssemos força, hahaha. O tal guia ficou incomodado de meu filho e eu estarmos escutando as explicações dele e enviou algumas indiretas para nosso lado. Bem desagradável o comportamento do tal guia.
Terraço
Depois do Salão de Mármore, a visita segue para o terraço da Abadia. O terraço liga o Salão de Mármore à Biblioteca. Há uma porta no Salão de Mármore que se abre para o terraço e ali a vista é um uauuu!
Do terraço temos uma vista maravilhosa do Danúbio, da paisagem do vale Wachau e da cidade de Melk.
Biblioteca
A área da biblioteca da Abadia (que é acessível no tour) já era a biblioteca do mosteiro quando este foi estabelecido. A biblioteca atualmente compreende algo em torno de 100.000 volumes, incluindo aproximadamente 1.800 manuscritos e 750 incunábulos (incunábulo é um livro impresso nos primeiros tempos da imprensa com tipos móveis). Cerca de 16.000 volumes podem ser vistos no grande e pequeno salão da biblioteca.
Aqui novamente cruzamos com um grupo com guia, desta vez era um guia que falava inglês e ficou incomodado por minha filha estar próxima do grupo dele e também mandou indiretas para ela. Parece que esses guias se achavam os proprietários do espaço! Ora, se há espaço para visitas com guia e sem guia, eles deveriam não incomodar os turistas que optaram em fazer a visita por conta própria, afinal o espaço não é deles!
Igreja da Abadia
O destaque do complexo do mosteiro de Melk é a sua igreja. De acordo com o pensamento dos abades, a referência religiosa deve ser visível de todo o complexo.
O significado da Igreja da Abadia de Melk pode ser visto na inscrição no altar-mor. A batalha que leva à vitória é encarnada no altar-mor pelo martírio dos apóstolos Pedro e Paulo, e posteriormente representada pelo de São Coloman.
São Coloman de Stockerau era um peregrino irlandês a caminho da Terra Santa e que, confundido com um espião por causa de sua aparência estranha, foi torturado e enforcado em Stockerau, perto de Viena. Na época de sua morte, havia contínuos conflitos entre a Áustria, Morávia e Boêmia. Como Coloman não falava alemão, ele não conseguiu se explicar e foi para a forca! (Wikipédia inglês).
“Ele foi feito santo pelo povo local, provavelmente por remorso e pelos muitos milagres relatados de onde seu corpo foi enterrado” (Aidan Breen). Suas relíquias foram transferidas para a Abadia de Melk em outubro de 1014.
Completando a história de São Coleman, décadas mais tarde suas relíquias foram levadas para a Hungria, onde inclusive, no século 13, o irmão mais novo do rei Bela IV da Hungria foi nomeado Coloman em homenagem ao santo. Depois, foram levadas de volta da Catedral de Székesfehérvár (Hungria) para a Abadia de Melk, onde atualmente se encontram.
O altar do lado esquerdo no transepto contém os ossos de São Coloman em um sarcófago. O da direita é consagrado a São Bento, mas o sarcófago está vazio. O transepto é a parte do edifício de uma igreja que atravessa perpendicularmente o seu corpo principal, fazendo a sua planta em formato de cruz.
Passeando pelo parque da Abadia de Melk
“O parque do mosteiro não apenas reflete sua história de mais de 250 anos, mas também testemunha o trabalho do homem e da natureza. A interação constante dos níveis arquitetônicos, natural e espiritual tornou o parque do mosteiro uma paisagem de parque única.” Padre Martin Rotheneder (fonte: site oficial da Abadia).
O parque da abadia é outro show à parte! Quando chegamos no parque o tempo fechou, o céu escureceu ameaçando o maior temporal, mas ficou só na cara feia, a nuvem foi embora e pudemos aproveitar o passeio.
Andando pelo parque da Abadia de Melk, vamos encontrar o pavilhão do jardim barroco. Erguido entre 1747 e 1748, o pavilhão do jardim era destinado à recreação dos monges após seus períodos de jejum. Hoje, há um café self-service instalado no pavilhão.
O Jardim Paradisíaco foi acrescentado ao parque do mosteiro em 2000, por ocasião de sua revitalização. Nos últimos anos, este se tornou o coração do parque.
Quanto custa a vista, qual o horário e o tempo ideal de duração?
O preço dos ingressos para adultos, válido para o ano de 2020 está em 12,50 € para visita por conta própria e 14,50 € para a visita com guia. Confira sempre no site oficial o preço atualizado dos ingressos.
O horário que a Abadia está aberta para visitação, depende da época do ano. No verão europeu é um horário e no inverno o horário é mais restrito. Também neste caso, a melhor informação está no site oficial da Abadia.
Reserve de 2 horas a 2h30 para a Abadia, se você for visitar o Mosteiro e o Parque.
Mapa da abadia
Esta imagem foi digitalizada do folder que recebemos na entrada da Abadia, cliquem para ampliar e desculpem pela qualidade. 😉
Como ir de Viena para Melk
Nós fomos de automóvel, mas se você não tiver alugado um, pode ir de trem ou contratar um tour bate-volta para conhecer as regiões próximas de Viena, só não deixe de conhecer, a Áustria é toda um cartão postal. ❤️
Também é possível ir de navio pelo Danúbio. Que tal?
Próximo destino
O próximo destino foi o Castelo Aggstein. A distância entre a Abadia de Melk e o Castelo Aggstein é de apenas 15 km e o caminho é por uma estradinha beirando o Danúbio, de uma beleza de tirar o fôlego! Não sei como a Áustria consegue ser tão linda! ❤️❤️
Os posts desta viagem
Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas
Polônia: visitamos Cracóvia, Auschwitz e a Mina de Sal
Eslováquia, porque você tem que conhecer
Budapeste, veja e se inspire num roteiro de 3 dias
Áustria: 8 Castelos, Palácios e Abadias próximos de Viena para conhecer num bate-volta
Tudo sobre Viena
Onde se hospedar em Viena
Roteiro de quatro dias em Viena
Nosso 1º dia em Viena – Palácio de Schönbrunn e Catedral de São Estevão
2º dia: Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark
3º dia: Igreja da Ordem Teutônica, Palácio Hofburg, Biblioteca Nacional, Votivkirche e Karlskirche
O 4º dia em Viena - Belvedere, Rathaus e Museu da História da Arte
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
Nossa visita ao Museu de História Natural de Viena
O Palácio de Hofburg e a história de Sissi, a Imperatriz da Áustria
A Áustria é toda um cartão postal, veja os Castelos e Abadias que selecionamos para conhecer aqui. Você vai amar! ❤️
Dicas
- Há locais espetaculares para serem explorados nas imediações de Viena. Explore, conheça, curta!
- Seguro Viagem é obrigatório para ir para a Europa, não esqueça disso.
- Para fazer viagem econômica, se puder, fuja do mês de julho.
- Alugar apartamento pode ser mais econômico que ficar em hotel, veja nossas dicas aqui.
Para planejar sua viagem
Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.
Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.
Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.
Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Pesquise a Rentcars, você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.
Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.
Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
GetYourGuide e Civitatis
Gostou do blog? Participamos de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Se você fizer uma reserva através dos nossos links, este blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo.
Referências
Nossa experiência pessoal
Abadia de Melk
Wikipédia
Se este post foi inspirador para sua próxima viagem, clique no curtir abaixo e deixe seu joinha pra gente. ?