Nosso 2º dia em Viena – Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark.

Museu de História Natural de Viena.

O dia em Viena amanheceu quente e ensolarado. Começamos esse 2º dia conhecendo o Museu de História Natural.

Nosso segundo dia em Viena estava ensolarado e muito quente. Começamos o roteiro com uma visita ao Museu de História Natural de Viena e depois voltamos à Catedral de São Estevão para fazer a visita guiada às Catacumbas. A seguir, conhecemos a Igreja de São Pedro e após visitar a Igreja fomos conhecer o Ankeruhr um relógio icônico da cidade. Terminamos o dia no Stadtpark.

A cidade de Viena, Áustria.
A cidade de Viena. Foto: Maria Eugênia.

Museu de História Natural de Viena

O Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum Wien), o Leopold Museum e o Museu da História da Arte ficam próximos um dos outros. O de História Natural e o da História da Arte situam-se um em frente ao outro, tendo a Praça Maria Teresa ao centro.

Quem está com pouco tempo na cidade e pretende visitar a região do complexo de museus, sem conhecer internamente nenhum deles, faz tranquilamente a visita dessa região em meio dia. Quem vai fazer a visita aos museus, eu recomendo que faça um em cada dia para não ficar muito cansativo. Clique aqui para ler o post sobre o Museu de História Natural de Viena.

Sala dos Dinossauros no Museu de História Natural de Viena,
Sala dos Dinossauros no Museu de História Natural de Viena,

Catacumbas da Catedral de São Estevão

Catacumbas. Fonte: site da Catedral.

Depois do Museu de História Natural,  pegamos o metrô para a Catedral de São Estevão, para fazermos a visita às catacumbas.

As catacumbas só podem ser visitadas como guia e a visita acontece em alemão e inglês simultaneamente.  Não é permitido fotografar nas catacumbas (embora eu tenha visto fotos na internet). A visita é interessante principalmente se você nunca visitou uma. Veja preços e demais informações no site oficial da Catedral.

Localização: A Catedral de São Estevão está localizada na Stephansplatz.
Metrô linhas U1 (vermelho), U3 (laranja).
Ônibus: Stephansplatz, linhas 1A, 2A e 3A.

Igreja de São Pedro

Igreja de São Pedro, Viena - Áustria.
Igreja de São Pedro, Viena.

Muito próxima da Catedral, esta a Igreja de São Pedro (Peterskirche). É uma igreja católica no estilo barroco e está entre as mais belas Igrejas de Viena. O término de sua construção aconteceu em 1733, quando então foi consagrada à Santíssima Trindade.

Ela foi erguida no lugar onde ficava a primeira igreja católica de Viena, que foi substituída por uma em estilo românico, que por sua vez, foi destruída por dois incêndios sucessivos. Por isso, o local da Igreja é muito simbólico na cidade de Viena.

O projeto do arquiteto Lukas von Hildebrandt foi inspirado na Basílica de São Pedro do Vaticano.

Igreja de São Pedro, Viena - Áustria
Igreja de São Pedro, Viena

O seu interior impressiona pela beleza e riqueza de detalhes. Nossa visita não pode ser completa porque quando chegamos estava acontecendo uma missa. A igreja também costuma ser palco de concertos e recitais.

A visitação ao interior da Igreja e todos os concertos que acontecem nela são gratuitos, com exceção dos concertos que acontecem na cripta, esses são pagos.

Interior da Igreja de São Pedro em Viena, Áustria.
Interior da Igreja de São Pedro em Viena.
Interior da Igreja de São Pedro, Viena
Interior da Igreja de São Pedro, Viena. Foto: Maria Eugênia.

Horário de visitação: de segunda a sexta das 7h às 20h e sábados, domingos e feriados das 9h às 21h. Outras informações no site oficial da Peterskirche.

Localização: Ela fica a cerca de 260 metros  (duas quadras) da Catedral de São Estevão, veja a localização no mapa abaixo. Para chegar, usa-se as mesmas linhas de metrô e ônibus da Catedral. A dica é fazer um roteiro Catedral de São Estevão, Igreja de São Pedro e Ankeruhr,  num mesmo dia, um é praticamente ao lado de outro.

Ankeruhr

Situado no centro da cidade, um pouco mais ao norte da Catedral e da Igreja de São Pedro, na Hoher Markt, encontra-se o Ankeruhr. O Ankeruhr é um relógio icônico, construído em 1914, na sede da antiga Anker Companhia de Seguros e hoje Helvetia Companhia de Seguros. O relógio está instalado numa ponte suspensa que faz a conexão entre dois edifícios. Em 1945, na 2ª guerra mundial, o prédio onde o relógio se encontra foi consumido pelas chamas, sendo o relógio restaurado em 1958.

Ankeruhr, Viena.
Ankeruhr, Viena. Foto: Maria Eugênia.

O detalhe, é que a cada hora uma figura de uma personalidade histórica passa pelo relógio. A hora, em algarismos romanos é apresentada junto com a figura. A ordem de aparecimento das personalidades corresponde à sequência histórica e às 12 horas passam todas as 12 figuras. Para cada personagem há uma música correspondente. Sempre há turistas parados na frente admirando a engenhosidade do relógio. Estávamos lá entre 5 e 6 horas da tarde e vimos a passagens do Rei Rudolf de Habsburgo e sua esposa Anna von Hohenberg, para a entrada do mestre Hans Puchsbaum.  Rudolf foi o primeiro rei dos Habsburgos e fundador da dinastia que governou a Áustria até 1918.

As horas no Ankeruhr, Viena.
O Ankeruhr, Viena.

Na parede do edifício, no lado esquerdo, há uma placa informando qual personagem passa em que hora.

As horas no Ankeruhr, Viena.
As horas no Ankeruhr. Clique para ampliar.

Fonte do Casamento – Vermählungsbrunnen

Fonte do Casamento, Viena.
Fonte do Casamento, Viena.

Na mesma rua, um pouco mais adiante, encontramos a Fonte do Casamento (Vermählungsbrunnen). Construída em mármore branco e bronze, ela é dedicada ao casamento de Maria e José, pais de Jesus Cristo.

As estátuas de Maria e José e do sumo sacerdote estão localizadas no centro da fonte e são cercadas por quatro anjos.

Clique na imagem para ampliar.

Fonte do Casamento, Viena.
Fonte do Casamento, Viena. Foto: Maria Eugênia.

StadtPark

O Stadtpark é um parque enorme com aproximadamente 65 mil m2 de área, sendo a maior área verde do centro de Viena. Entramos pelo lado norte do parque e conhecemos uma pequena parte dele. Estávamos já no final da tarde, esgotados de tanto andar por Viena. Nessa viagem andávamos em média 10 km por dia.

Stadtpark em Viena.
Nós no Stadtpark em Viena.

O parque tem em seu interior vários lagos e fontes além de inúmeros monumentos, sendo o mais famoso e o que faz mais sucesso com os turistas a estátua de bronze dourada de Johann Strauss II, filho mais novo de Johann Baptist Strauss.

A obra mais conhecida de Johann Strauss II é o Danúbio Azul. A autoria de Danúbio Azul gera alguma confusão entre as pessoas pois pai e filho têm o mesmo nome e ambos foram compositores de valsas.

Estátua de Strauss no Stadtpark em Viena.
Estátua de Strauss no Stadtpark em Viena.

Do parque, pegamos o metrô e voltamos para nosso apartamento, passando antes no supermercado para comprar coisas para o jantar. 🙂

O caminho que percorremos a pé no centro de Viena.

Veja o roteiro do 1º dia em Viena

Nosso primeiro dia na cidade dedicamos ao Palácio de Schöbrunn e à Catedral de São Estevão (Stephansdom). Clique para ver.

Catedral de São Estevão no pôr do sol. Viena.
Catedral de São Estevão no pôr do sol. Viena.
Roteiro do 3º dia em Viena

Veja como foi o nosso 3º dia na cidade e descubra porque você tem que experimentar o sorvete do café Demel. Clique aqui e acompanhe o roteiro.

Biblioteca Nacional Austríaca, em Viena.
O State Hall da Biblioteca Nacional da Áustria.
Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria

Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria.
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas.

Tudo sobre Viena
Onde se hospedar em Viena
Roteiro de quatro dias em Viena
Nosso 1º dia em Viena – Palácio de Schönbrunn e Catedral de São Estevão
Nosso 2º dia em Viena – Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark
3º dia em Viena – Igreja da Ordem Teutônica, Palácio Hofburg, Biblioteca Nacional, Votivkirche e Karlskirche
O 4º dia em Viena - Belvedere, Rathaus e Museu da História da Arte
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
Nossa visita ao Museu de História Natural de Viena
O Palácio de Hofburg e a história de Sisi – a Imperatriz da Áustria



Booking.com

Resumo das dicas

  • Catedral de São Estevão, Igreja de São Pedro e Ankeruhr são muito próximos. Dá para fazer no mesmo dia.
  • Seguro Viagem é obrigatório para ir para a Europa, não esqueça disso.
  • Para fazer viagem econômica, se puder, fuja do mês de julho.
  • Alugar apartamento pode ser  mais econômico que ficar em hotel, veja nossas dicas aqui.

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Na Rentcars você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide

Gostou do blog? 😊 O Conheci e Curti participa de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Conheci e Curti!

Referências

Museu de História Natural de Viena
Catedral de São Estevão (Stephansdom) – Site Oficial
Igreja de São Pedro – Site Oficial
www.helvetia.com
DW

Se o conteúdo foi útil e você gostou do post, clique no curtir abaixo. 😉

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: