Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?

Uma é a capital da região e a outra tem aquele jeitinho de balneário, em qual das duas ficar?

Puerto Montt e Puerto Varas ficam na Região de Los Lagos no sul do Chile, região que aqui no Brasil chamamos de Região dos Lagos Andinos. Puerto Montt está situada à beira do Oceano Pacífico e  Puerto Varas situa-se à beira do Lago de Llanquihue que dá o nome à província. As duas são muito próximas, 22 km as separam e há transporte público regular ligando as duas.

Puerto Montt é uma cidade de aproximadamente 240.000 habitantes, é a capital da Região de Los Lagos e capital da província de Llanquihue.  A cidade em si tem poucas atrações turísticas mas pode ser uma interessante base de hospedagem para se conhecer toda a região. Puerto Montt está situada à beira do Oceano Pacífico e temos dali uma bela visão do oceano. Ela tem mais estrutura de cidade do que Puerto Varas pelo seu porte e por ser a capital. Ficamos em Puerto Montt logo que chegamos do Brasil.

Puerto-Montt-clube-alemao
Clube Alemão em Puerto Montt

Pela trapalhada que fiz na compra das passagens aéreas era mais fácil pernoitar em Puerto Montt e pegar o carro na locadora no dia seguinte, do que irmos para Puerto Varas e termos que voltar para resolver a questão do carro. Pernoitamos no Hotel Don Luis, um simpático 4 estrelas na região central, de onde podíamos resolver tudo a pé. No dia seguinte, após o café da manhã no hotel (delícia de café 🙂 ) demos uma volta a pé para conhecer o centro da cidade, fizemos algumas fotos, fizemos câmbio de reais, pegamos nosso carro na locadora, que também era perto, e seguimos para Puerto Varas.

Puerto-Montt-praca
Puerto Montt, Chile – A praça e ao fundo a Catedral

No final da viagem fizemos mais dois pernoites em Puerto Montt, dessa vez no Hotel Manquehue, um elegante hotel executivo, localizado no alto de uma elevação, muito próximo do centro se pudéssemos andar em linha reta, mas os caminhos da descida do morro são curvos e logicamente mais longos pra quem quer ir a pé. Descer tudo bem, subir é que complica e à noite dá um certo medo, muito talvez pelo stress típico de quem é brasileiro. Ficamos em Puerto Montt porque eu achei que facilitaria ficando mais próximo do aeroporto, já que nosso voo sairia pela manhã e ainda tínhamos que devolver o carro, bobagem, não é necessário.

Puerto-Montt
Puerto Montt, vista do Hotel Manquehue

Esse segundo pernoite em Puerto Montt foi na volta de Pucón, depois de quase 340 km de estrada. Chegamos no final do dia, check-in no Hotel Manquehue, etc e tal e fomos comer. Nesse dia no hotel havia um Festival de Sushi, achei caro para o nosso orçamento e quatro pessoas potencializa o custo das refeições… Optamos por jantar no centro, onde? Vamos ao shopping! Todo shopping tem praça de alimentação e uma praça de alimentação teoricamente tem várias opções de comida e de preços, só que não! Frustrante… muito hamburguer, quase nenhuma outra opção! Havia dois ou três restaurantes que serviam jantar, dois deles com comida com cara “cansada”, o terceiro que olhamos era à la carte, quando fomos ver o cardápio ele “sumiu” estavam fechando. Fui na Pizza Hut, quando consegui que a atendente me olhasse pedi um combo, ela me disse: não tem, acabou, só tem isso aqui e mostrou-me um tipo de pizza que eu não quis, desisti. Meu marido e os jovens foram para fila de um restaurante que servia hot dog, quando chegou a vez deles fazerem o pedido, adivinha a resposta? Não tem, acabou… Resumo: Comemos no Mac Donalds que era um dos poucos que ainda vendia alguma coisa, isso entre 21h e 21h15, num local onde começa anoitecer às 21h30. Ninguém merece! 🙁

Puerto Montt - Chile região dos lagos
Puerto Montt

Puerto Varas

É uma pequena cidade, com jeitinho de cidade balneário, possui em torno de 41.000 habitantes e situa-se às margens do Lago de Llanquihue que dá o nome à província. É uma cidade querida que conquista o coração da gente.

Puerto-Varas-janeiro
Puerto Varas é toda florida no verão

Conhecemos as duas e nos hospedamos nas duas. Elas ficam próximas uma da outra e são interligadas pela Ruta 5, a principal autoestrada do Chile e ambas são próximas do aeroporto El Tepual.

Puerto Varas respira turismo. Os chilenos curtem o Lago Llanquihue como aqui curtimos as nossas praias, só que o lago é de água gelada!! A hospedagem na cidade não é muito barata, principalmente na alta temporada, porém, dá para conseguir hospedagem com preços razoáveis se fizermos a reserva com certa antecedência. O booking.com sempre tem alguns hotéis em oferta, se tiver sorte de estar pesquisando e achar uma boa oferta, reserve. Nós conseguimos reservar o Hotel Cabañas del Lago, um show de hotel, em uma super oferta para o período do ano novo!!

Puerto-Varas-lago-Llanquihue
Puerto Varas, o Lago Llanquihue e ao fundo o vulcão Calbuco*

Puerto Varas conta com diversos restaurantes, pizzarias, sanduicherias e lá serve-se muito pratos com salmão, mas muito salmão! Não achei barato, mas o conceito do que é caro ou barato é muito pessoal, depende de fatores de comparação e nisso entra o poder aquisitivo de cada um e a cidade onde se vive no Brasil.

É uma cidade onde se caminha a pé sem medo, não há sensação de insegurança, pelo menos na região onde ficamos que era no entorno do Lago Llanquihue. Bonita, bem iluminada, com muita gente passeando no calçadão da beira do lago, é um local para passear e curtir.

Puerto-Varas-lago-Llanquihue-Osorno
Puerto Varas, o Lago Llanquihue e o vulcão Osorno – foto: Mª Vitória Lima

Onde ficar? Se é viagem de lazer, sugiro hospedar-se em Puerto Varas, se a viagem é de negócios ou vai embarcar num cruzeiro marítimo, Puerto Montt pode ser a melhor opção.

Temperatura no verão? A região é bastante chuvosa, mas tivemos sorte que ficamos cinco dias e todos ensolarados. Num dia de verão e com sol faz calor de dia, mas quando o sol se põe a temperatura cai e quando bate o vento faz frio, muito frio! Tínhamos sempre um casaco e echarpes nas mãos, para quando começasse a esfriar.

Quando viajamos? De 28 de dezembro/2015 a 09 de janeiro de 2016.



Booking.com

#Dica Faça seguro de viagem sempre, você nunca sabe quando irá precisar! Nessa viagem nós precisamos, conto a história no post Lagos Andinos. Nós fazemos nossos seguros com a Mondial  porque ela conta com a garantia de pertencer ao grupo Allianz e isso nos dá segurança. Clique aqui e veja o desconto promocional.

#Curiosidade O Vulcão Calbuco entrou em erupção em 22 abril de 2015, depois de 43 anos adormecido. 

Se você gostou do post Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?  também poderá gostar do Lagos Andinos, os hotéis.

Puerto-Varas-arvore-natal-garrafas-vinho-noite
Árvore de Natal feita com garrafas de vinho em Puerto Varas

Posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
e muito mais…
* Foto de capa: Di Xavier

Veja também

2 comentários sobre “Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?

  1. Olá, gostaria de saber se o comércio e os passeios estão abertos / disponíveis nesse período de Ano Novo… e o que tem de bom pra fazer na noite de revéillon? Eu to planejando ir em Dez/2017.

    1. Olá Fávio, dia 31 de dezembro foi bem tranquilo, tudo aberto até mais ou menos 9 horas da noite. Depois desse horário pode ser difícil achar um lugar para jantar se você não reservou, porque a maioria dos restaurantes e hotéis fazem o “jantar da virada” com jantar, bebida e festa incluída no pacote. Quando fomos, custava em torno de 100 mil pesos chilenos por pessoa, no câmbio da época equivalia a R$ 600,00 por pessoa. No meu orçamento não cabia, mas coube no orçamento de muita gente que estava por lá. Tem o show de fogos no lago (muito bonito) e também uma festa pública no centrinho de Puerto Varas. No dia 01 de janeiro fomos visitar Saltos de Petrohué, estava aberto. Fiz um resumo nesse post http://conheciecurti.com.br/lagos-andinos
      Se precisar de mais informações e eu puder ajudar, escreva.

Deixe uma resposta