O Palácio de Hofburg e a história de Sisi – a Imperatriz da Áustria

O Palácio de Hofburg abriga inúmeros museus, biblioteca e os gabinetes oficiais da presidência da Áustria.

O Palácio Imperial de Viena é um dos maiores complexos palacianos do mundo. O Hofburg foi residência oficial da família Habsburgo e centro do poder até 1918. A família imperial o usava como sua residência de inverno e o Schönbrunn era o palácio preferido como residência de verão. As partes mais antigas do Palácio de Hofburg datam do século XIII e foram construídas até o século XX.

Viena, Áustria.
O Palácio de Hofburg em Viena, Áustria.

O complexo atualmente abriga museus, a Biblioteca Nacional, a Escola Espanhola de Equitação e os gabinetes oficiais da presidência da Áustria. Os salões onde o Imperador José II (filho mais velho da imperatriz Maria Teresa e de Francisco I) elaborou seu programa revolucionário de reformas, onde o Congresso de Viena se reunia e onde o imperador Franz Joseph tinha suas audiências, hoje abriga os escritórios do Presidente Federal da Áustria, os ministérios e as secretarias de Estado.

A visita ao Palácio de Hofburg

A visita ao Palácio de Hofburg é um “três em um” que compreende: visita aos Apartamentos Imperiais, o Museu Sisi e a Silver Collection, que é a coleção de porcelanas e prataria imperial.

Palácio Hofburg.
Palácio Hofburg. Foto: Maria Eugênia

A nossa visita começou pelo Museu Sisi (não sei se é possível começar pelos Apartamentos Imperiais), seguimos depois pelos Apartamentos Imperiais e terminamos com a coleção de porcelanas e prataria. Infelizmente nas duas primeiras etapas é proibido fotografar, sendo permitido somente na Silver Collection.

Há áudio guide disponível em treze diferentes línguas mas no Hofburg não há em português. Quando iniciamos a visita, no falaram que os aparelhos de áudio guide haviam acabado, achamos que após a vista ao Museu Sisi, iríamos para o próximo, com uma nova entrada, áudio guide disponível, etc, só que é uma coisa seguida da outra, então, se você não pegou o áudio guide no início, não pega mais. Foi o que aconteceu conosco.

Museu Sisi

O Museu Sisi conta a vida da Imperatriz Isabel, desde o seu nascimento na Baviera em 1837 até sua morte trágica em setembro de 1898.

Sisi a Imperatriz da Áustria. Fonte:Wikipedia
Sisi a Imperatriz da Áustria. Fonte:Wikipedia

Isabel nasceu em Munique, era filha do duque Maximiliano da Baviera e de Ludovica, filha do rei da Baviera, Sisi era seu apelido de criança.  Isabel cresceu muito livre no meio de seus sete irmãos e isso lhe causou, mais tarde, dificuldades de adaptação aos rígidos protocolos da corte.

O museu mostra recortes de periódicos de época, as roupas que a Imperatriz usou em ocasiões formais, fala sobre sua personalidade, sobre sua inteligência e seu comportamento independente.

É interessante conhecer a personalidade real da Imperatriz Sisi. Sua personalidade era diferente da figura idealizada e imortalizada pela atriz austríaca Romy Schneider nos filmes da triologia sobre Sissi, a Imperatriz.

Além de imperatriz da Áustria, Sisi foi também rainha da Hungria. A Imperatriz Isabel (Sisi) sente grande simpatia pelo povo húngaro e se torna uma defensora ferrenha de seus interesses, mantendo estreito contato com os representantes húngaros mais importantes.

Certamente ela teve um papel muito importante na assinatura, em 1867, do compromisso de Francisco José, que reconhece os direitos históricos da Hungria e a fundação da monarquia austro-húngara. Em 1867, na igreja de São Matias, em Budapeste, ocorreu a festa de coroação de Isabel como rainha dos húngaros.

Os Apartamentos Imperiais

A visita aos Apartamentos Imperiais passa por diversos cômodos da residência, entre eles os quartos do Imperador Franz Joseph e da Imperatriz Elisabeth, além das salas de audiências, sala de jantar e outros. O imperador Franz Joseph e “Sisi” residiram aqui com seus filhos e toda a corte.

Os cômodos são em estilo rococó, com rico trabalho de estuque, magníficos lustres de cristal da Boêmia e aquecedores feitos de cerâmica. Observe esses detalhes na foto da Sala de Conferência abaixo.

A Sala de Conferência
Nesta sala aconteciam as reuniões ministeriais que eram sempre presididas pelo Imperador.

. Fonte: Palácio Hofburg. Photo: Johannes Wagner"
Sala de Conferências. Fonte: Palácio Hofburg. Foto: Johannes Wagner”

Sala de jantar
Na sala de jantar, a mesa está posta como era feita no tempo do Imperador Francisco José para os jantares da família. Apesar de serem jantares familiares, a mesa era posta segundo as mais alta regra de etiqueta da corte.

 Sala de Jantar. Fonte: Palácio Hofburg
Sala de Jantar. Fonte: Palácio Hofburg. Foto: Alexander Eugen Koller

Proibido tirar fotos!
No site oficial do palácio de Hofburg há uma explicação que o flash pode causar sérios danos às tapeçarias e pinturas. Como no passado os visitantes ignoraram esse problema (e pelo jeito não respeitavam) foi necessário efetuar uma proibição geral de fotografias e filmagem, ou seja, perdemos todos.

Silver Collection

A Silver Collection é uma magnífica exposição de prataria da corte e uma rica coleção de porcelanas e de vários serviços de mesa. Aqui é permitido fotografar.

Porcelanas da Silver Collection - Palácio de Hofburg, Viena.
Porcelanas da Silver Collection – Palácio de Hofburg, Viena.

Com o fim da monarquia dos Habsburgo e a dissolução da Corte em 1918, o acervo das coleções imperiais passaram para a administração da República da Áustria. Alguns objetos foram vendidos, porém, a maioria permaneceu no Escritório de Prataria e Porcelana. Deste patrimônio, uma parte continua sendo utilizada nos eventos oficiais da República e a outra parte foi colocada em exposição aberta ao público, em 1923, no antigo Escritório de Prataria e Porcelana.

Silver Collection, Holfburg, Viena.
Silver Collection, Holfburg, Viena.

A Silver Collection como é hoje, foi inaugurada em abril de 1995 e a gestão do museu foi entregue à Schloß Schönbrunn Kultur- und Betriebsges.m.b.H.

Silver Collection, Holfburg, Viena.
Silver Collection, Holfburg, Viena.

Como chegar

Metrô: U3 (laranja), desce na estação Herrengasse (250 m do Palácio) ou
Metrô: U1 (vermelho) ou U3 (laranja) descendo na Stephansplatz (500 m a pé até o Hofburg).
Tram: 1, 2, D and 71, desce em Burgring
Ônibus: 1A e 2A

Horário de Visitação e preços

O Museu Sisi, os Apartamentos Imperiais e a Silver Collection estão abertos diariamente, incluindo feriados.
Horário: de setembro a junho: das 9h às 17h30
em julho e agosto: das 9h às 18h.

Preços: Em agosto de 2018, o Sisi Ticket custava 29,90€ para adulto e 27,00€ para estudante de 19 à 25 anos.

Há desconto para estudantes de 19 à 25 anos com a apresentação da carteira de estudante. Se você for estudante e estiver dentro da faixa etária, recomendo que faça a carteira internacional de estudante, sempre há a possibilidade de algum desconto. O Viena Card também dá desconto. Não há desconto de estudante na compra on-line.

Existem várias opções de cartão de ingressos, de ingressos + transporte, só de transporte, veja qual se encaixa melhor no seu planejamento. Nós escolhemos o Sisi Ticket.

Tabela de preços no site oficial.

Silver Collection, Hofburg.
Silver Collection, Hofburg. Foto: Maria Eugênia.
Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria

Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria.
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas.

Tudo sobre Viena
Onde se hospedar em Viena
Roteiro de quatro dias em Viena
Nosso 1º dia em Viena – Palácio de Schönbrunn e Catedral de São Estevão
Nosso 2º dia em Viena – Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark
3º dia em Viena – Igreja da Ordem Teutônica, Palácio Hofburg, Biblioteca Nacional, Votivkirche e Karlskirche
O 4º dia em Viena - Belvedere, Rathaus e Museu da História da Arte
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
Nossa visita ao Museu de História Natural de Viena
O Palácio de Hofburg e a história de Sisi – a Imperatriz da Áustria

Resumo das dicas

  • Não deixe de pegar o áudio guide no Hofburg. Não há custo adicional para isso.
  • O Sisi Ticket dá direito ao ingresso ao Holburg, Museu da Mobília além de ser ingresso “fura fila” no Schönbrunn.
  • Seguro Viagem é obrigatório para ir à Europa, não esqueça disso.
  • Alugar apartamento pode ser  mais econômico que ficar em hotel, veja nossas dicas aqui.



Booking.com

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking.com é fácil de reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Na Rentcars você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide

Gostou do blog? 😊 O Conheci e Curti participa de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Conheci e Curti!

Referência

Palácio de Hofburg – site oficial

Se o conteúdo foi útil e você gostou do post, clique no curtir abaixo.  🙂

Escreva seu comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: