Conhecendo Montevidéu em um dia e meio

Available also in other languages

São muitas as atrações turísticas de Montevidéu. Dá para almoçar no Mercado del Puerto, passear nas Ramblas e na Cidade Velha, visitar o Parque Rodo, ver o Monumento a la Diligencia no Prado, o Museu do Futebol, conhecer o Mercado Agrícola, o Santuário del Cerrito de la Victoria, fazer a visita guiada ao Teatro Solis, fazer a visita guiada ao Palácio Legislativo.

As Ramblas de Montevidéu.

Durante as pesquisas para organizar a nossa viagem, vi que algumas pessoas diziam que um dia em Montevidéu é suficiente para ver tudo. Não é não! Um dia é pouco, principalmente para quem estiver sem carro ou para quem quer fazer uma visita guiada. Penso que em dois dias completos dá para turistar em Montevidéu, embora não dê para ver e curtir tudo, é possível conhecer bastante.

A cruz branca indica o lugar onde o Papa João Paulo II rezou a missa por ocasião de sua visita em 1987 em Tres Cruces.

Nós em Montevidéu, passeios e dicas

Chegamos no Terminal Rodoviário Tres Cruces de Montevidéu numa sexta-feira após o almoço, vindos de Colonia del Sacramento, viajamos em ônibus convencional. Alugar um carro teria sido mais confortável, mas por causa das malas de cinco pessoas, teria que ser um carro grande. Até pesquisei, mas foi difícil encontrar pela internet, esse tipo de carro em Colonia, além de que, o porte do carro elevaria o custo de nossa viagem. Como viajamos no padrão econômico, decidimos experimentar o ônibus de linha. Como foi? Tipo pinga-pinga, acho que explica bem 🙂 mas dá para viajar.

Palácio Legislativo.
Palácio Legislativo de Montevidéu. Foto: Maria Eugênia

O Palácio Legislativo

Na sexta-feira da nossa chegada, após o check-in e largar as malas no hotel, fomos ao Palácio Legislativo para a visita guiada que descrevi no post sobre o Palácio Legislativo, muito legal! Para quem estiver planejando uma viagem para Montevidéu, recomendo colocar essa visita no roteiro de viagem.

Palácio Legislativo - Montevidéu, Uruguai
Salão dos Passos Perdidos

Cidade Velha de Montevidéu

Após a visita ao Palácio Legislativo, pegamos um ônibus urbano e fomos para a “Cidade Velha”, que é o centro histórico de Montevidéu. Circulamos pela Praça da Independência que não achei grande coisa. Eu esperava mais, talvez pelas belas fotos que vi quando organizava a viagem. É na praça que se encontra o Palacio Estévez, o Palacio Salvo e a Puerta de la Ciudadela, onde se inicia a rua para pedestres, Sarandi.

Montevidéu, Puerta de la Ciudadela.
Montevidéu, Puerta de la Ciudadela. Foto: Maria Eugênia.

No centro da praça há o monumento em homenagem ao General Artigas e o seu mausoléu. Bem próximo à praça, está o Teatro Solís.

Montevidéu, Praça da Independência.

O Palacio Salvo é um edifício emblemático do centro de Montevidéu. É um prédio de apartamentos e comércio e por iniciativa de um dos moradores, começou-se a organizar visitas guiadas ao interior do mesmo. Eu tentei agendar essa visita, mas não deu certo com nossa programação de viagem. As visitas acontecem todas as terças, quintas e sábados, às 16 horas. O agendamento é feito na página que o grupo tem no facebook.

Palácio Salvo, Montevidéu.
Palácio Salvo em Montevidéu. Foto: Maria Eugênia.

Fazia frio nesse dia, isso em pleno fevereiro! Um vento frio e cortante para o qual não estávamos devidamente agasalhados, optamos por interromper o passeio e voltarmos mais cedo para o hotel, tudo isso de ônibus, rsss. No dia seguinte, pegamos o City Tour com o Bus Turistico Montevideo para conhecermos a cidade.

A Intendência de Montevidéu (Prefeitura Municipal para nós) fica na Avenida 18 de Julio, nº 1360. No alto do prédio da Intendência há um mirante e quem visitou conta que se tem uma bela vista da cidade. Para o acesso ao mirante e para a visita guiada deve-se retirar um ingresso na Oficina de Informações Turísticas que fica na entrada do edifício. O acesso ao mirante é gratuito. Nós não fomos ao mirante não deu tempo, uma pena!

Edifício sede da Intendência de Montevidéu - Palácio Municipal
Edifício sede da Intendência de Montevidéu – Palácio Municipal

O City Tour com o ônibus cor-de-rosa

Em Montevidéu, para quem está sem carro, o City Tour com o Bus Turistico é uma vantagem, pois o ônibus passa na região da praia, nas ramblas, que é bonita e bastante extensa, o que seria quase impossível de se fazer a pé. Passa no centro histórico, parques e Palácio Legislativo. Como sempre há o outro lado, a desvantagem é que se não for bem planejado, perde-se muito tempo. O ônibus já é um charme, é cor-de-rosa, tem dois andares e um sistema de áudio-fone em vários idiomas. No andar de cima é mais legal, porque se tem uma visão melhor da cidade.

A foto é do site do Bus Turístico.

São dois tipos de ticket que podem ser comprados, um que é válido por 24 horas e outro que vale por 48 horas, podendo descer e subir no ônibus quantas vezes quiser. Nós compramos o ticket de 24 horas. Pode-se pegar o ônibus em qualquer ponto. O percurso total é de 2 horas (sem descer em nenhuma parada). Na parada zero, que é a do Mercado del Puerto, todo mundo é obrigado a descer do ônibus. O ônibus fecha as portas, fica parado no ponto em torno de 20 minutos e depois abre as portas novamente e todos sobem. Quando nosso Bus Turístico passava na região do Palácio Legislativo, encontramos esse incrível desfile de carros antigos.

Desfile de carros antigos - Palácio Legislativo.
Desfile de carros antigos – ao fundo o Palácio Legislativo.

Mercado del Puerto

O ponto do Shopping Montevideo (parada 09 – World Trade Center) era próximo ao nosso hotel, iniciamos o City Tour nesse ponto aproximadamente às 11h da manhã. Fizemos o percurso completo e descemos no ponto do Mercado para almoçarmos. O almoço no Mercado del Puerto é uma das atrações turísticas da cidade. São vários restaurantes e eles disputam o turista no tapa. O legal é comer nos que ficam na parte interna do mercado. O ponto forte do mercado são as carnes e carne uruguaia é tudo de bom.  Pesquise e negocie que você obtém um bom preço. Valeu demais!

Restaurantes do Mercado del Puerto.
Restaurantes do Mercado del Puerto. Melhor carne que já experimentei 🙂

Após o almoço, voltamos para o Bus Turístico, o que foi uma bela bagunça à brasileira. Estava cheio de brasileiros turistando no Uruguai e Montevidéu não fugia à regra. Como os restaurantes no Mercado del Puerto estavam lotados e a comida demorou muito para ficar pronta, todo mundo que estava lá e fazia o City Tour se atrasou. Foi um tal de sair correndo para pegar o ônibus que estava cômico! O ônibus, sempre pontual, saiu atrasado para esperar o grupo do Mercado, na sua grande maioria brasileiros. Quanta paciência os uruguaios têm conosco. Obrigada Uruguai! Desculpe-nos Uruguai.

Parque do Prado

Monumento a la Diligencia.
Monumento a la Diligencia. Foto: Maria Eugênia

Fizemos mais uma parada no Parque do Prado, onde está o Momento da Diligência e o ponto final escolhido por nós foi em Punta Carretas, donde fizemos toda a extensão da praia de Pocitos até o Shopping Montevideo a pé. Uauuu… uma boa caminhada!

Praça de Alimentação do Shopping Montevideo, Uruguai.
Praça de Alimentação do Shopping Montevideo

Terminamos o dia saboreando uma pizza no Mondo della Pizza na praça de alimentação no Shopping Montevideo.

#Dicas de Montevidéu

• Não acredite muito no verão do Uruguai, ele é temperamental, quando bate o vento sul é frio, mesmo que seja fevereiro.
  • Não há metrô em Montevidéu, ou você anda de ônibus, ou de táxi, ou aluga um carro. Os ônibus são lotados em horário de rush.
  • Fotografe a placa com os números dos ônibus que passam no seu hotel, ajuda muito no retorno 🙂
  • O Bus Turístico é uma boa opção para quem está sem carro.
  • O Bus Turístico passa de hora em hora. Alguns turistas reclamam que uma hora é pouco para uma atração turística, mas duas horas pode ser muito, então tem que ser bem planejado e com poucas descidas.
  • São duas visitas guiadas interessantes em Montevidéu, o Palácio Legislativo e o Teatro Solís. Quando fomos o teatro estava fechado, não pudemos visitar.
  • Almoçar no Mercado del Puerto é tudo de bom!

Onde se hospedar

A região da praia de Pocitos é a mais recomendada ou sugerida pelos blogueiros, mas também é a mais cara. Nós ficamos no hotel Regency Way, que é próximo do Shopping Montevideo, perto da orla de Pocitos, não muito perto, mas dá para ir a pé. Na pesquisa de hotéis que fiz no booking.com, os da orla de Pocitos estavam mais caros que o Regency Way que escolhemos. Os quartos do hotel são gigantes, super confortáveis e os nossos contavam com um “kit cozinha”, composto por um frigobar, forno de microondas, pia, mesa e cadeira. Espetacular! Veja os hotéis aqui.

Quarto do Hotel Regency Way em Montevidéu - Uruguai.
Quarto do Hotel Regency Way em Montevidéu.

O café da manhã é bastante farto, com muita fruta fresca e cereais e o espaço para o café era cheio de charme. ❤ ❤ A nossa reserva foi feita pelo booking.

O que fazer em Montevidéu

• Conhecer a Praça da Independência e passear na região da Cidade Velha.
• Conhecer e almoçar no Mercado del Puerto.
• Visita guiada ao Teatro Solis.
• Visita guiada ao Palácio Legislativo.
• City Tour com o Bus Turístico  Montevideo.
• Passear nas ramblas. Assistir o pôr do sol no Rio da Prata.
• Ir ao mirante da Intendência de Montevidéu.
• Passear no parque do Prado, onde encontra-se o Monumento a la Diligencia, a escultura Índios Charruas (uma homenagem ao povo indígena e seus últimos habitantes) e o Rosedal.

Escultura Índios Charruas.
Escultura Índios Charruas. Foto:Maria Eugênia

Como fizemos
A reserva do hotel de Montevidéu foi feita pelo booking.com.
A reserva das passagens de ônibus de Colonia para Montevidéu fizemos pela internet.
• As passagens de ônibus de Montevidéu para Punta del Este compramos no terminal rodoviário Tres Cruces, assim que chegamos em Montevidéu.
• Entrada para a visita guiada do Palácio Legislativo compra-se no próprio Palácio, na hora, não precisa de reserva, mas atenção, a visita guiada é só de 2ª a 6ª feira. Sábados, domingos e feriados não tem.

Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem

O planejamento

A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
Visita guiada ao interior da Casa Rosada
La Boca e o Caminito em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso

Hotéis da cidade
Clique para ver os hotéis da cidade

Desde 2011, quando comecei eu mesma a organizar as nossas viagens, eu utilizo o booking.com. Gosto do site, da facilidade de efetuar as reservas e de fazer cancelamentos quando isso é necessário.

Sites que pesquisei
Terminal Tres Cruces
Shopping Montevideo
Palácio Legislativo
Bus turístico

2 comments

1. Concordo com vc, Montevidéu merece mais tempo. Nós ficamos um dia e meio em Montevidéu e foi pouco, eu planejei por dicas de blogs e com isso não conseguimos ver tudo. Tem uma Igreja em Cerrito que é o “Santuario Nacional del Sagrado Corazón de Jesús” que eu queria muito conhecer, mas como estávamos sem carro não consegui ajustar na nossa agenda. Outros lugares também não deu tempo de ir ou foi muito corrido.

2. Ai, que saudade doída sinto de Montevidéu!! Acho um crime dizerem que é uma cidade para ver em um dia ou um fim de semana. Particularmente, ficou no meu coração um dia em que eu e meu marido saímos pelo bairro do Prado, parque do Prado, Rosedal, Museu Blanes e Jardim japonês. São pontos quase nunca lembrados pelos roteiros turísticos, mas de uma beleza calma e gostosa!