Visita guiada ao interior da Casa Rosada

Parece um sonho poder visitar a sede de um governo, conhecer os seus salões, admirar as obras de arte, os quadros, o design arquitetônico, as salas museu e saber que é ali, ali mesmo, que as decisões de governo são tomadas. Isso é possível, visitamos o interior da Casa Rosada.

O passeio inclui os principais setores da Casa do Governo como a Galeria dos Patriotas Latino Americanos, Pátio das Palmeiras, Salão das Mulheres Argentinas, Salão Branco e outros salões.

Casa Rosada - Galería de los Patriotas Latinoamericanos del Bicentenario

A visita guiada

A visita guiada se dá em grupos, com um número máximo de participantes por grupo. Nosso grupo era com uma guia que falava espanhol. Como ela falava baixo e rápido, ficou um pouco difícil de entender, penso que se ela falasse um pouco mais devagar ficaria mais fácil. Fizemos a visita no final do mês de fevereiro.

 

Espaços e salões que visitamos

A visita começa pela Galería de los Patriotas Latinoamericanos del Bicentenario. Aqui foi onde aguardamos a guia para começar a visita. A primeira parada foi no Salón Pueblos Originarios e em seguida fomos andando pelos salões sempre acompanhados pelo guia.

Casa Rosada - Salón Pueblos Originarios.
Casa Rosada – Salón Pueblos Originarios.

 

Galería de los Patriotas Latinoamericanos del Bicentenario

Inaugurada pela presidenta da Argentina em 25 de maio de 2010, com a presença de quatro presidentes convidados, essa galeria evoca os heróis, que em seus respectivos países da América Latina, lutaram pela liberdade e independência desde o início do século XIX até o terceiro trimestre do século XX. As obras que foram doadas pelos presidentes latino-americanos podem ser vistas pelo público que visita a Casa Rosada.

Tiradentes
Tiradentes

 

Salón Pueblos Originarios

O espaço foi inaugurado pelo presidenta Cristina Kirchner em abril de 2014. Está situado no piso térreo do Palácio de Governo, de frente para o Rio da Prata. O salão tem suas paredes na cor vermelho-terra para simbolizar a terra. Há painéis, em forma de linha do tempo, que detalham a história das diversas tribos.

Casa Rosada - Salón Pueblos Originarios.
Casa Rosada – Salón Pueblos Originarios.

 

Salón de Pintores y Pintura del Bicentenario

O salão está localizado no subsolo e era a antiga entrada para o Palácio do Governo. Foi reinaugurado em 2011 e por decisão presidencial foi pintado nas cores da bandeira argentina. Está decorado com quadros dos principais artistas nacionais.

Salón de Pintores y Pintura del Bicentenario
Salón de Pintores y Pintura del Bicentenario.

 

Salón de las Mujeres Argentinas

Criado pela Presidenta Cristina Kirchner, ocupa um lugar de hora na casa. Estão representadas através de fotografias, sem distinção de ideologia ou profissão, aquelas mulheres que em diferentes áreas da sociedade e cultura argentina, abriram o caminho para outros como: Eva Perón, Lola Mora, Tita Merello, Alfonsina Storni, Mercedes Sosa, as Mães da Plaza de Mayo e mãe das Malvinas, em claro reconhecimento nelas a tantas mulheres anônimas.

Casa Rosada - Salón de las Mujeres Argentinas
Casa Rosada – Salón de las Mujeres Argentinas. foto: Maria Eugênia

 

Galeria de Ídolos Populares

Alguns corredores por onde passamos também possuem galeria de fotos.

Galeria de Ídolos Populares
Galeria de Ídolos Populares

 

Salón de los Científicos Argentinos del Bicentenario

É um dos poucos espaços originais do primeiro Palácio de Governo projetado em 1882 e foi utilizado para a recepção de diplomatas estrangeiros. O salão presta homenagem ao Dr. Carlos Saavedra Lamas, argentino, e primeiro cidadão latino-americano a receber o Prêmio Nobel da Paz por sua ação diplomática. São também representados, através de seus retratos, cientistas argentinos que contribuíram com suas pesquisas para o país e aqueles que têm presença no cenário internacional.

Salón de los Científicos Argentinos del Bicentenario
Casa Rosada – Salón de los Científicos Argentinos del Bicentenario.

 

Salón Eva Perón

Foi inaugurado pela Presidenta Cristina Kirchner em 7 de maio de 2012, dia em que Eva Perón completaria 93 anos. Esse Salão era o escritório de trabalho de Evita, é nele que está a varanda onde ela olhou pela última vez. No ato de inauguração, a Presidenta Cristina disse que Evita “era uma atriz, mas, sem dúvida, seu melhor papel seria na história, o mais difícil de todos e aquele que mais amargura traz.”

Casa Rosada - Salón Eva Perón.
Casa Rosada – Salón Eva Perón. foto: Maria Eugênia

 

Salón Blanco

O Salão Branco é o mais bonito e luxuoso dentre os que visitamos. Originalmente era chamado de Salão de Recepções, pois é nele que são realizados os eventos de maior importância do governo. No teto do salão há uma pintura do artista italiano Luis de Servi que comemora dois momentos-chave da história argentina: a Revolução de Maio (1810) e da Declaração da Independência (1816).

Casa Rosada, Salon Blanco
Casa Rosada, Salon Blanco. Foto: Maria Eugênia

No centro do salão pende um lustre de procedência francesa que com suas 456 lâmpadas acesas realçam as molduras trabalhadas com folha de ouro. Em 1903 foi colocado o piso de carvalho eslavo trazido de Bruxelas (Bélgica).

Salón Blanco na Casa Rosada.
Salón Blanco na Casa Rosada. Maravilhoso! foto: Maria Eugênia.

 

Patio de Honor

Pátio de Honra também conhecido como o Pátio das Palmeiras é o pulmão da casa. Possui linhas italianizadas, especialmente na ala norte e setor presidencial.

Casa Rosada, Patio de Honor
Patio de Honor visto da galeria. Foto: Maria Eugênia

O piso do pátio e as galerias originalmente eram em cerâmica esmaltada inglesa, com figuras geométricas de várias cores e ladrilhos lisos combinados em dois tons. No entanto, devido ao desgaste pelo uso e pelo tempo, o piso original foi substituído por ladrilhos confeccionados na Itália com o mesmo design. É uma área muito bonita, aliás como tudo que conhecemos na Casa Rosada.

Casa Rosada. Patio de Honor ou Pátio das Palmeiras.
Casa Rosada. Patio de Honor ou Pátio das Palmeiras – foto: Maria Eugênia

 

Hall de Honor

Hall de Honra conhecido como Galeria dos Bustos, localizado na esplanada da Av. Rivadávia, é o acesso do Presidente, Ministros e Convidados Oficiais. Os bustos em mármore foram esculpidos por grandes artistas nacionais e estrangeiros e prestam homenagem aos presidentes da Argentina.

Hall de Honor conhecido como Galeria dos Bustos
Hall de Honor conhecido como Galeria dos Bustos. Casa Rosada.

Conheci uma parte  da Casa Rosada que nenhum turista conhece

Num certo momento, já quase no final da visita eu me perdi. Fiquei tentando tirar uma foto e quando vi o grupo havia ido embora e eu não sabia por onde. Aquilo parecia um labirinto, com portas, janelas e escadas. Com meu senso de orientação abaixo de zero, logicamente fui para onde não deveria ter ido e caí na área administrativa da Casa Rosada. Eu via o nosso grupo passando por outros corredores e eu não conseguia chegar lá! Fiquei com medo, estava onde não deveria estar, no palácio sede do governo argentino! 😱

Não falando nada de espanhol, com meu cadenciado sotaque paranaense, pedi ajuda para uma senhora, falei em português que eu estava na visita guiada e me perdi. Ela chamou um segurança que me acompanhou e subindo por um elevador me devolveu ao meu grupo. Achei demais a simpatia e paciência deles para turistas trapalhões como eu. 🙂

Evita e Péron
Evita e Péron

Datas, horários e agendamentos

(atualizado em 2019)  A visita guiada acontece todos os sábados das 10 às 18 horas e é gratuita. A cada 15 minutos sai um grupo acompanhado de um guia, em espanhol. Para quem quiser fazer a visita em inglês, há um único horário disponível.

Para realizar a visita é necessário fazer o agendamento no site da Casa Rosada. É possível agendar com no máximo 15 dias de antecedência.

Detalhe interessante: Na época da Presidenta Cristina Kirchner, a visita guiada acontecia aos sábados, domingos e feriados e havia visitas com guias que falavam espanhol, português ou inglês.

Se você gostou da visita guiada à Casa Rosada vai gostar de conhecer o Teatro Colón.

Teatro Colón em Buenos Aires.
Teatro Colón em Buenos Aires.

 

#Dica de hospedagem – Reserve sua hospedagem com antecedência para pegar os melhores preços e fique de olho nas ofertas. No booking é possível reservar e pagar só na hospedagem, pode alterar a reserva, cancelar e mais um monte de facilidades. Veja lá.

 

Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem

O planejamento
Roteiro de 12 dias pelo Uruguai e Argentina – eu fui
Os hotéis onde ficamos no Uruguai e em Buenos Aires

Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
Conhecendo Colonia del Sacramento
Fotos de Colonia del Sacramento
Mapa de Colonia del Sacramento

Montevidéu
A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio

Punta del Este
Punta del Este - Uruguai
– Casapueblo

Buenos Aires, Argentina
Três dias em Buenos Aires
Tango em Buenos Aires - Café de los Angelitos
A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
Visita guiada ao interior da Casa Rosada
La Boca e o Caminito em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso

 

Referência
Casa Rosada

2 comments

    1. Oi Chritian, é possível sim, é uma visita bem interessante e gratuita. 🙂 Só tem que ficar atento para o agendamento do horário, que agora está sendo feito pela internet e com uma oferta menor de dias de visitação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: