O dia em Viena amanheceu quente e ensolarado. Começamos esse 2º dia conhecendo o Museu de História Natural.
Nosso segundo dia em Viena estava ensolarado e muito quente. Começamos o roteiro com uma visita ao Museu de História Natural de Viena e depois voltamos à Catedral de São Estevão para fazer a visita guiada às Catacumbas. A seguir, conhecemos a Igreja de São Pedro e após visitar a Igreja fomos conhecer o Ankeruhr um relógio icônico da cidade. Terminamos o dia no Stadtpark.
Museu de História Natural de Viena
O Museu de História Natural (Naturhistorisches Museum Wien), o Leopold Museum e o Museu da História da Arte ficam próximos um dos outros. O de História Natural e o da História da Arte situam-se um em frente ao outro, tendo a Praça Maria Teresa ao centro.
Quem está com pouco tempo na cidade e pretende visitar a região do complexo de museus, sem conhecer internamente nenhum deles, faz tranquilamente a visita dessa região em meio dia. Quem vai fazer a visita aos museus, eu recomendo que faça um em cada dia para não ficar muito cansativo. Clique aqui para ler o post sobre o Museu de História Natural de Viena.
Catacumbas da Catedral de São Estevão
Depois do Museu de História Natural, pegamos o metrô para a Catedral de São Estevão, para fazermos a visita às catacumbas.
As catacumbas só podem ser visitadas como guia e a visita acontece em alemão e inglês simultaneamente. Não é permitido fotografar nas catacumbas (embora eu tenha visto fotos na internet). A visita é interessante principalmente se você nunca visitou uma. Veja preços e demais informações no site oficial da Catedral.
Localização: A Catedral de São Estevão está localizada na Stephansplatz.
Metrô linhas U1 (vermelho), U3 (laranja).
Ônibus: Stephansplatz, linhas 1A, 2A e 3A.
Igreja de São Pedro
Muito próxima da Catedral, esta a Igreja de São Pedro (Peterskirche). É uma igreja católica no estilo barroco e está entre as mais belas Igrejas de Viena. O término de sua construção aconteceu em 1733, quando então foi consagrada à Santíssima Trindade.
Ela foi erguida no lugar onde ficava a primeira igreja católica de Viena, que foi substituída por uma em estilo românico, que por sua vez, foi destruída por dois incêndios sucessivos. Por isso, o local da Igreja é muito simbólico na cidade de Viena.
O projeto do arquiteto Lukas von Hildebrandt foi inspirado na Basílica de São Pedro do Vaticano.
O seu interior impressiona pela beleza e riqueza de detalhes. Nossa visita não pode ser completa porque quando chegamos estava acontecendo uma missa. A igreja também costuma ser palco de concertos e recitais.
A visitação ao interior da Igreja e todos os concertos que acontecem nela são gratuitos, com exceção dos concertos que acontecem na cripta, esses são pagos.
Horário de visitação: de segunda a sexta das 7h às 20h e sábados, domingos e feriados das 9h às 21h. Outras informações no site oficial da Peterskirche.
Localização: Ela fica a cerca de 260 metros (duas quadras) da Catedral de São Estevão, veja a localização no mapa abaixo. Para chegar, usa-se as mesmas linhas de metrô e ônibus da Catedral. A dica é fazer um roteiro Catedral de São Estevão, Igreja de São Pedro e Ankeruhr, num mesmo dia, um é praticamente ao lado de outro.
Ankeruhr
Situado no centro da cidade, um pouco mais ao norte da Catedral e da Igreja de São Pedro, na Hoher Markt, encontra-se o Ankeruhr. O Ankeruhr é um relógio icônico, construído em 1914, na sede da antiga Anker Companhia de Seguros e hoje Helvetia Companhia de Seguros. O relógio está instalado numa ponte suspensa que faz a conexão entre dois edifícios. Em 1945, na 2ª guerra mundial, o prédio onde o relógio se encontra foi consumido pelas chamas, sendo o relógio restaurado em 1958.
O detalhe, é que a cada hora uma figura de uma personalidade histórica passa pelo relógio. A hora, em algarismos romanos é apresentada junto com a figura. A ordem de aparecimento das personalidades corresponde à sequência histórica e às 12 horas passam todas as 12 figuras. Para cada personagem há uma música correspondente. Sempre há turistas parados na frente admirando a engenhosidade do relógio. Estávamos lá entre 5 e 6 horas da tarde e vimos a passagens do Rei Rudolf de Habsburgo e sua esposa Anna von Hohenberg, para a entrada do mestre Hans Puchsbaum. Rudolf foi o primeiro rei dos Habsburgos e fundador da dinastia que governou a Áustria até 1918.
Na parede do edifício, no lado esquerdo, há uma placa informando qual personagem passa em que hora.
Fonte do Casamento – Vermählungsbrunnen
Na mesma rua, um pouco mais adiante, encontramos a Fonte do Casamento (Vermählungsbrunnen). Construída em mármore branco e bronze, ela é dedicada ao casamento de Maria e José, pais de Jesus Cristo.
As estátuas de Maria e José e do sumo sacerdote estão localizadas no centro da fonte e são cercadas por quatro anjos.
Clique na imagem para ampliar.
StadtPark
O Stadtpark é um parque enorme com aproximadamente 65 mil m2 de área, sendo a maior área verde do centro de Viena. Entramos pelo lado norte do parque e conhecemos uma pequena parte dele. Estávamos já no final da tarde, esgotados de tanto andar por Viena. Nessa viagem andávamos em média 10 km por dia.
O parque tem em seu interior vários lagos e fontes além de inúmeros monumentos, sendo o mais famoso e o que faz mais sucesso com os turistas a estátua de bronze dourada de Johann Strauss II, filho mais novo de Johann Baptist Strauss.
A obra mais conhecida de Johann Strauss II é o Danúbio Azul. A autoria de Danúbio Azul gera alguma confusão entre as pessoas pois pai e filho têm o mesmo nome e ambos foram compositores de valsas.
Do parque, pegamos o metrô e voltamos para nosso apartamento, passando antes no supermercado para comprar coisas para o jantar. 🙂
O caminho que percorremos a pé no centro de Viena.
Veja o roteiro do 1º dia em Viena
Nosso primeiro dia na cidade dedicamos ao Palácio de Schöbrunn e à Catedral de São Estevão (Stephansdom). Clique para ver.
Roteiro do 3º dia em Viena
Veja como foi o nosso 3º dia na cidade e descubra porque você tem que experimentar o sorvete do café Demel. Clique aqui e acompanhe o roteiro.
Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas
Polônia: visitamos Cracóvia, Auschwitz e a Mina de Sal
Eslováquia, porque você tem que conhecer
Budapeste, veja e se inspire num roteiro de 3 dias
Áustria: 8 Castelos, Palácios e Abadias próximos de Viena para conhecer num bate-volta
Tudo sobre Viena
Onde se hospedar em Viena
Roteiro de quatro dias em Viena
Nosso 1º dia em Viena – Palácio de Schönbrunn e Catedral de São Estevão
2º dia: Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark
3º dia: Igreja da Ordem Teutônica, Palácio Hofburg, Biblioteca Nacional, Votivkirche e Karlskirche
O 4º dia em Viena - Belvedere, Rathaus e Museu da História da Arte
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
Nossa visita ao Museu de História Natural de Viena
O Palácio de Hofburg e a história de Sissi, a Imperatriz da Áustria
Resumo das dicas
- Catedral de São Estevão, Igreja de São Pedro e Ankeruhr são muito próximos. Dá para fazer no mesmo dia.
- Seguro Viagem é obrigatório para ir para a Europa, não esqueça disso.
- Para fazer viagem econômica, se puder, fuja do mês de julho.
- Alugar apartamento pode ser mais econômico que ficar em hotel, veja nossas dicas aqui.
Para planejar sua viagem
Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.
Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.
Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.
Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Pesquise a Rentcars, você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.
Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.
Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
GetYourGuide e Civitatis
Gostou do blog? Participamos de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Se você fizer uma reserva através dos nossos links, este blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo.
Referências
Museu de História Natural de Viena
Catedral de São Estevão (Stephansdom) – Site Oficial
Igreja de São Pedro – Site Oficial
www.helvetia.com
DW
Se o conteúdo foi útil e você gostou do post, clique no curtir abaixo.