A Catedral de São Estevão e o Palácio Schönbrunn, em conjunto com o Hofburg, são as principais atrações turísticas de Viena.
Nosso primeiro dia em Viena foi num domingo. O tempo estava carrancudo, frio (em agosto) e ameaçava chover. Na programação colocamos a visita ao Palácio de Schönbrunn logo no primeiro dia, pois se desse errado teríamos ainda os outros dias para fazer a visita. Saímos do nosso apartamento já quase no final da manhã pois nos demos o direito de descansar das 24 horas em aeroportos, entre voos e conexões.
Após a visita ao Palácio, já no final do dia, pegamos o metrô e fomos conhecer a Catedral de São Estevão, que no final da tarde, quando o sol reflete em suas torres, nos dá uma visão espetacular.
O Palácio de Schönbrunn
O Palácio de Schönbrunn é um dos monumentos arquitetônicos mais importantes da Áustria. É visita obrigatória para que está turistando na cidade. Construído inicialmente como residência para a imperatriz Leonor Gonzaga, o Schönbrunn foi seriamente danificado em períodos posteriores, sendo reconstruído em sua forma atual somente em 1743, sob as ordens da imperatriz Maria Teresa da Áustria. Foi residência de verão da família Habsburgo até o final da Segunda Guerra Mundial.
Tem tanta coisa para contar do Schönbrunn que escrevi um post só sobre ele. No post falo sobre o Palácio, suas salas, seus jardins, tem dicas de como chegar, qual ticket comprar e muito mais. Clique aqui para acessar.
Catedral de São Estevão
A Catedral de São Estevão (Stephansdom) é o símbolo da Áustria. Foi nela que aconteceu o casamento do Mozart e também, mais tarde, o funeral do compositor. A construção da primeira igreja aconteceu em 1137 e dessa data até os dias atuais a Catedral de São Estevão passou por construções, ampliações e restaurações, para ser o que é hoje.
A Catedral tem 107,2 metros de comprimento e 34,2 metros de largura. Tem quatro torres, sendo a torre sul a mais alta, porém é na torre norte que está instalado o grande sino da catedral, o “Pummerin”, com um peso total de mais de 21 toneladas.
Guerras, destruições e restaurações – Em 1809, a torre sul foi danificada pelo bombardeio dos franceses na guerra Napoleônica e em 1945 nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, um grupo de casas em chamas na região, causou um incêndio na Catedral, destruindo a estrutura gótica do telhado de madeira. O telhado foi posteriormente reconstruído em estrutura de aço mais leve que o anterior.
Os países europeus foram duramente castigados com as grandes guerras, muito monumentos históricos danificados, quando não totalmente destruídos. Viajando pela Europa observamos a preocupação que eles têm com preservação de seus monumentos e de sua história. Eu gostaria de ver no Brasil essa mesma preocupação com a preservação, restauração e manutenção de nosso patrimônio histórico e cultural.
No final da tarde, a Catedral fica iluminada pelos raios do sol, lhe conferindo um tom dourado espetacular. Quando estiver em Viena programe-se para estar nas proximidades da Catedral de São Estevão ao entardecer.
Visitas
A Catedral oferece várias modalidades de visita, sendo todas as visitas pagas.
Catedral – Dá para visitar uma parte da nave da Igreja sem pagar, mas se quiser conhecer todo o seu interior há uma visita guiada, falada em alemão e inglês e há áudio guide para outras línguas. Nós visitamos só a parte que podia entrar sem pagar.
Catacumbas – As catacumbas só podem ser visitadas como guia. O guia explica em alemão e em inglês (simultaneamente) e não é permitido tirar fotos no local. Nós fizemos a vista às catacumbas da São Estevão em nosso segundo dia em Viena. A visita é interessante, principalmente se você nunca visitou uma.
#dica: Ver a Catedral no entardecer.
Outras visitas – Também dá para conhecer as torres, o tesouro da Catedral e o sótão. Cada visita separadamente custa 6 € por pessoa e também é vendido um combo para todas elas, o que fica mais barato. Veja preços e demais informações no site oficial da Catedral.
Localização, horário e como chegar
A Catedral de São Estevão está localizada na Stephansplatz.
Como chegar
Metrô linhas U1 (vermelho), U3 (laranja).
Ônibus: Stephansplatz, linhas 1A, 2A e 3A.
Horário
De segunda a sábado – das 6:00 às 22:00 horas.
Domingos e feriados – das 7:00 às 22:00 horas.
Veja o roteiro do 2º dia em Viena
Começamos o roteiro do 2º dia com uma visita ao Museu de História Natural de Viena, depois fizemos a visita guiada às Catacumbas, a seguir, conhecemos a Igreja de São Pedro e após visitar a Igreja fomos conhecer o Ankeruhr um relógio icônico da cidade. Terminamos o dia no Stadtpark. Acesse o roteiro clicando aqui.
Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas
Polônia: visitamos Cracóvia, Auschwitz e a Mina de Sal
Eslováquia, porque você tem que conhecer
Budapeste, veja e se inspire num roteiro de 3 dias
Áustria: 8 Castelos, Palácios e Abadias próximos de Viena para conhecer num bate-volta
Tudo sobre Viena
Onde se hospedar em Viena
Roteiro de quatro dias em Viena
Nosso 1º dia em Viena – Palácio de Schönbrunn e Catedral de São Estevão
2º dia: Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark
3º dia: Igreja da Ordem Teutônica, Palácio Hofburg, Biblioteca Nacional, Votivkirche e Karlskirche
O 4º dia em Viena - Belvedere, Rathaus e Museu da História da Arte
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
Nossa visita ao Museu de História Natural de Viena
O Palácio de Hofburg e a história de Sissi, a Imperatriz da Áustria
Fonte do Palácio de Shönbrunn.
Resumo das dicas
- Verifique os dias de abertura de cada atração. Nem todas abrem todos os dias.
- Não acredite no verão da Áustria, leve casaco e cachecol mesmo em agosto.
- Seguro Viagem é obrigatório para ir para a Europa, não esqueça disso.
- Para fazer viagem econômica, se puder, fuja do mês de julho.
- Alugar apartamento pode ser mais econômico que ficar em hotel, veja nossas dicas aqui.
- Os supermercados não abrem no domingo. Programe-se para isso.
Para planejar sua viagem
Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.
Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.
Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.
Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Pesquise a Rentcars, você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.
Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.
Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
GetYourGuide e Civitatis
Gostou do blog? Participamos de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Se você fizer uma reserva através dos nossos links, este blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo.
Referências
Palácio de Schönbrunn – site oficial
Catedral de São Estevão (Stephansdom) – site oficial
Se o conteúdo foi útil e você gostou do post, deixe seu joinha, clicando no curtir abaixo.