Combinar num único roteiro o Uruguai e a cidade de Buenos Aires na Argentina é perfeito. Há uma proximidade geográfica que otimiza o roteiro da viagem. Fizemos um roteiro de 12 dias, conhecendo Buenos Aires e os locais mais clássicos de uma primeira viagem para o Uruguai.
Essa viagem aconteceu meio por acaso. Estávamos no início do ano, sem nenhum planejamento, quando decidimos conhecer nossos vizinhos do sul.
Como montar o roteiro viajando de avião
Uma opção é comprar a passagem ida e volta para Montevidéu, ou comprar a passagem ida e volta para Buenos Aires. Porém a mais interessante, na minha opinião, é comprar a passagem múltiplos destinos indo por Montevidéu e voltando por Buenos Aires. A opção múltiplos destinos fica um pouquinho mais cara, mas a diferença é tão pequena, que a mesma é compensada pelo preço da passagem do barco que faz travessia do Rio da Prata, que separa os dois países.
Depois de selecionado o voo e a quantidade de dias da viagem, é só fazer a distribuição do que conhecer dentro dos dias disponíveis. Se eu tivesse escolhido a passagem múltiplos destinos, eu teria ganho o tempo de deslocamento, podendo conhecer algumas coisas que não conheci por falta de tempo.
No Uruguai, o clássico é conhecer Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta del Este, combinado com Buenos Aires na Argentina, pois é só atravessar o Rio da Prata.
O nosso plano de viagem
- Duração de 12 dias contando com os dias de saída e retorno.
- No Uruguai planejamos conhecer as cidades de Colonia del Sacramento, Montevidéu e Punta del Este dando um “pulinho” até Punta Ballena para conhecer a Casapueblo.
- Na Argentina, a cidade de Buenos Aires.
- Planejamos dois pernoites em Colonia del Sacramento pois chegaríamos à noite. Dois pernoites em Montevidéu porque chegaríamos após o almoço, três em Punta del Este e quatro em Buenos Aires.
- Para as reservas das hospedagens utilizamos o booking.com, a Decolar e o Airbnb. Pelo Airbnb, reservamos o apartamento em Punta del Este.
- Chegaríamos de avião em Buenos Aires e no mesmo dia pegaríamos o barco para Colonia del Sacramento, chegando à noite em Colonia.
- Os deslocamentos dentro das cidades e entre cidades seriam feitos com transporte público. Optamos por alugar um automóvel só em Punta del Este.
Planeje conexões com uma boa folga de horário
Normalmente organizo nossas viagens pesquisando com uma certa antecedência, mas esta foi decidida muito em cima da hora. Sabendo para onde queríamos ir e o tempo disponível para viajar, partimos para a pesquisa de passagens aéreas baratas e com o mínimo de conexões possível. Quem não reside nas cidades do Rio ou SP, de onde partem a maioria dos voos internacionais, sabe que para viajar para o exterior, perdemos muito mais tempo nas conexões. Encontrei uma passagem para Buenos Aires, sem conexões, uauu.. e num preço interessante, foi ela que definiu a quantidade de dias de nossa viagem.
Passagens compradas, reservas efetuadas, locais para conhecer pesquisados, #PartiuViagem. A parte aérea era para ser assim…
mas o avião, que vinha de outra cidade, não decolou de lá por causa do mau tempo, então a companhia aérea nos colocou num voo para São Paulo e a viagem ficou assim:
Lembram que eu comentei acima sobre a dificuldade para quem não mora no Rio ou São Paulo? Pois é…
O voo de São Paulo para Buenos Aires atrasou e chegamos em Buenos Aires bem mais tarde do que o planejado, mas ainda com tempo suficiente para pegarmos o Buquebus (cujas passagens eu havia comprado pela internet). Comprei as passagens para a travessia do Rio da Prata com uma boa folga de horário, parece que eu estava prevendo o atraso do voo!
Enfim realizando a viagem
Estávamos felizes, nossa viagem começava ali, eu imaginando curtir a beleza do Rio da Prata, observar sua imensidão, só que… São Pedro nos mandou uma tempestade bem na hora da travessia. Chegamos em Colonia del Sacramento à noite como era previsto, mas debaixo de um temporal espetacular, que não estava previsto! 🙂
Claro que pela lei de Murphy, a minha sombrinha estava no fundo da mala e a mala perfeitamente embalada com aquela embalagem plástica feita no aeroporto.
O Hotel Ayres Colonia, onde nos hospedamos em Colonia del Sacramento, fica muito próximo do terminal do Buquebus e do terminal rodoviário, escolhemos próximo para irmos a pé. O que não estava no programa era irmos a pé, puxando nossas malas debaixo de chuva torrencial. Mas foi assim que aconteceu, chegamos ao hotel encharcados e pouco depois… a chuva parou!
A travessia do Rio da Prata
São três empresas que fazem a travessia entre Argentina e Uruguai.
Buquebus site argentino: www.buquebus.com
Buquebus site uruguaio: www.buquebus.com.uy
Colonia Express coloniaexpress.com
Seacat www.seacat.com.ar
Assim como na compra de passagens aéreas, os preços variam de acordo com a disponibilidade de lugares. Nós optamos pelo Buquebus e fizemos a compra antecipada pela internet. Quando embarcamos, havia uma sobra muito grande de lugares dentro do barco, penso que daria para comprar na hora, mas vai que… somos turistas e não estamos em nosso país.
Guarde o documento da imigração
Quem faz a imigração com carteira de identidade deve guardar o “papel de imigração” que é fornecido quando você entra no país. Esse “papel”, não é só um papel, é um documento e deverá ser apresentado na saída do país. Li relatos de pessoas que tiveram problema porque jogaram fora, achando que era só um ticket de passagem….
Dicas do que aprendemos
- O Buquebus é muito grande, sobra lugar.
- Deixar um bom intervalo de tempo entre o voo e a travessia do Rio da Prata, o voo pode atrasar bastante.
- Chegando no aeroporto Ezeiza faz-se a migração. A nossa foi tranquila.
- Demora em torno de 40 minutos do aeroporto Ezeiza de Buenos Aires até o centro da cidade, de carro.
- Do Ezeiza para o centro pode-se ir de ônibus, de táxi ou de remis (carro com chofer). Escolhemos o remis, por comodidade. O ônibus nos deixaria a aproximadamente 800 m do terminal do Buquebus, O táxi não dava pra saber qual seria o preço final e o remis paga-se antecipado no guichê, preço fechado e não tem confusão de troco, nota falsa, etc.
- É fácil se atrapalhar com o câmbio, pois trabalhamos com 4 moedas simultaneamente, reais, dólares, pesos argentinos e pesos uruguaios. Fazer confusão é muito fácil.
Onde se hospedar, as nossas escolhas
Defino nossas viagens como ‘padrão econômico com conforto”. Dentro desse padrão, a escolha de hospedagem é importante, uma vez que junto com a alimentação é um dos itens que pesa no orçamento da viagem.
Colonia del Sacramento
Em Colônia del Sacramento escolhemos o hotel Aires de Colônia. Pesou da escolha desse hotel a localização perto dos terminais do Buquebus e rodoviário e próximo do centro histórico, o preço e a oferta de quarto para três pessoas (estávamos viajando em cinco pessoas).