Um dos muitos passeios legais que fizemos em Buenos Aires foi a visita guiada ao Teatro Colón. Para quem gosta do turismo cultural, essa visita guiada deve ser colocada no roteiro de viagem.
O Teatro Colón é um dos teatros líricos mais importantes do mundo por sua acústica, tamanho e pelo valor artístico da construção. Inicialmente funcionou num edifício na praça de maio onde ficou até 1888, quando então foi fechado e em 1908 a nova sede (a atual) foi inaugurada. Em 2008 o governo iniciou uma grande obra de recuperação do teatro com o objetivo de devolver todo o seu esplendor e ao mesmo tempo e dotá-lo das mais modernas tecnologias. Já totalmente restaurado, foi reinaugurado em 2010, ano do bicentenário argentino.
Datas da visita guiada e onde comprar os ingressos
Tentamos comprar os ingressos com antecedência, diretamente na bilheteria do teatro, pois havíamos lido que se deixássemos para comprar na hora poderíamos não conseguir lugar, mas quando chegamos ao teatro, a bilheteria para a compra da visita guiada já havia fechado. Voltamos no dia seguinte.
No dia seguinte (sexta-feira), voltamos pela manhã e compramos os ingressos para aquela mesma manhã, sem filas e sem problemas. Isso não significa que nunca haverá problema de lotação da visita, nós não tivemos, talvez por ser verão, e para completar o sucesso, nosso guia falava português. Fizemos a visita com outros brasileiros que estavam turistando em Buenos Aires.
Dias e horário de visitação
A visita acontece todos os dias, inclusive domingos e feriados, exceto nos dias 1º de maio, 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro. O horário é das 9 às 17 horas com saídas a cada 15 minutos. A duração aproximada é de 50 minutos.
Onde comprar os ingressos
A bilheteria para a compra dos ingressos fica na rua lateral do teatro, rua Tucuman nº 1171. Pagamos 180 pesos argentinos cada ingresso, preço de fevereiro/2015. Confira no site do Teatro Colón o valor atualizado.
Os ingressos também podem ser comprados on-line, diretamente no site do teatro, o que facilita a organização do roteiro da viagem. Atualmente, pelo site, são oferecidos tours em espanhol e em inglês.
O que conhecemos na visita guiada
A visita começou pelo saguão principal do teatro onde há uma enorme escadaria ricamente trabalhada em mármore.
O projeto arquitetônico, o luxo nos detalhes de acabamento e os vitrais do teto são de tirar o fôlego.
Após subir a imponente escadaria chegamos ao Salão dos Bustos, onde sobre cada porta há o busto dos principais compositores clássicos, Mozart, Verdi, Beethoven e outros.
Nesse mesmo salão está a escultura “El Secreto“, em mármore branco, que impressiona pelos detalhes, onde o artista consegue esculpir no mármore a pressão exercida pela mão da criança.
Depois seguimos para o Salão Dourado, ricamente trabalhado em detalhes dourados e com mobília estilo francês. O salão lembra as salas do Palácio de Versailles e a Ópera Garnier de Paris.
Segundo nosso guia, era no Salão Dourado que as pessoas mais abastadas da sociedade ficavam nos intervalos dos espetáculos e era onde elas “se pavoneavam” e mostravam o seu poder e sua riqueza aos demais, naquela típica surda disputa social.
Não sei se por influência dos espíritos passados que poderiam estar vagando por ali, ou porque brasileiro é meio bobo quando viaja, mas ao entrar nessa sala a “metidez” tomou conta da brasileirada. Cada um, diante da beleza que via, queria comprar com outras belezas que já havia visto em outras viagens. Uma dizia: oh, lembra Versailles! Outra: oh, quando estivemos em lugar tal, vimos xxx. E eu, pra não ficar de fora, entrei no clima: oh! Lembra Garnier rsss. Ficou uma coisa muito bizarra esse ataque de breguice coletivo. Mas é verdade, lembra a Ópera Garnier de Paris.
Depois do Salão Dourado nosso grupo conheceu o Salão Principal, onde acontecem as grandes apresentações do teatro. Defino com uma só palavra lindo! Também lembra a Ópera Garnier. O Salão Principal é o último ambiente da visita guiada.
Quando visitamos tivermos a sorte de assistir um trechinho do ensaio da orquestra. A vontade que dava era de não sair mais de lá.
Localização
O teatro está localizado entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad no coração de Buenos Aires, muito perto do Obelisco. Sua entrada principal é pela rua Cerrito, 628, que é uma das ruas laterais da Avenida 9 de Julio. Para se orientar, dá para dizer que ele é na Av. 9 de Julio.
Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem
O planejamento
– Roteiro de 12 dias pelo Uruguai e Argentina – eu fui
– Os hotéis onde ficamos no Uruguai e em Buenos Aires
Colonia del Sacramento
– Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
– Conhecendo Colonia del Sacramento
– Fotos de Colonia del Sacramento
– Mapa de Colonia del Sacramento
Montevidéu
– A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu
– Conhecendo Montevidéu em um dia e meio
Punta del Este
– Punta del Este - Uruguai
– Casapueblo
Buenos Aires, Argentina
– Três dias em Buenos Aires
– Tango em Buenos Aires - Café de los Angelitos
– A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
– Visita guiada ao interior da Casa Rosada
– La Boca e o Caminito em Buenos Aires
– Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
– Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso
Resumo Prático
Site do teatro: www.teatrocolon.org.ar
Localização: Entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad, perto do Obelisco.
Compra de ingressos: Na bilheteria da rua Tucuman nº 1171
Horários da visita guiada: das 9 às 17 horas com saídas a cada 15 minutos.
Se você gostou do Teatro Colón também vai gostar do Show de Tango do Café de los Angelitos.
1 comment