O Centro Cultural São Francisco, em João Pessoa, é um daqueles lugares que os curtem história devem conhecer.
O centro histórico da cidade de João Pessoa, onde está o Centro Cultural São Francisco, foi reconhecido como patrimônio nacional em dezembro de 2007 e inscrito nos Livros do Tombo Histórico do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ). O conjunto arquitetônico do Centro Cultural São Francisco é formado pela Igreja, Claustro, Adro e o Cruzeiro.
É uma das obras mais representativas do barroco brasileiro do século XVIII. Escrevi um post onde conto um pouco da visita guiada que fizemos. Para quem quiser mais detalhes sobre esse belíssimo Centro Cultural sugiro o post Centro Cultural São Francisco, história, beleza e arte.
O conjunto arquitetônico é conhecido como barroco-brasileiro ou barroco-tropical pois é estilo barroco e decorado com frutas tropicais. Olhando detalhadamente o trabalho identificamos, uvas, abacaxis e cajus.
O pátio do Claustro e os azulejos portugueses do século XVII.
Interior da Igreja de São Francisco
A Capela Dourada é lindíssima e impressiona pela quantidade de detalhes e pela suntuosidade do ambiente. Possui três altares, o principal é dedicado a São Francisco.
A Capela da Ordem Terceira é mais simples, mas também possui belíssimas pinturas no teto.
Capela de São Benedito, onde os escravos assistiam a missa. Os escravos eram proibidos de assistirem a missa juntos aos senhores da “casa grande”.
Cadeiras da Sala do Coro, ricamente trabalhadas em jacarandá.
Museu de Arte Popular do Centro Cultural São Francisco
Casa da Farinha – Museu de Arte Popular do Centro Cultural São Francisco.
Gostou da fotos do Centro Cultural São Francisco? Veja também o post sobre João Pessoa, capital da Paraíba, que você vai gostar. 🙂
Que tal também conhecer as Igrejas barrocas do Recife? 🙂
Outros posts desta nossa viagem
– Natal é uma cidade linda!
– Natal viajando em fotos
– João Pessoa deixa gostinho de quero mais
– Centro Cultural São Francisco, história beleza e arte
– Fotos do Centro Cultural São Francisco