Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso

Buenos Aires

Primeiro de março, fim de viagem, era o dia da partida, dia do até breve Buenos Aires…

Nosso voo de retorno ao Brasil era sem escala, pouquíssimo tempo de voo, nada de esperar conexões em aeroportos, tudo ótimo! Para que não houvesse atraso, na noite anterior já havíamos fechado a conta do hotel e agendado dois táxis para o dia seguinte às 11h. Tudo planejado com antecedência para um retorno tranquilo.

A abertura do Congresso e um mar de gente…

Quando fechávamos nossas malas começamos a escutar sons, como se houvesse uma banda tocando, ouvíamos foguetes, mas não conseguíamos ver nada, nosso quarto não tinha vista para a Av. 9 de Julio, apesar de eu ter pedido isso na reserva.

Buenos Aires, Argentina. Manifestação dos trabalhadores no dia da abertura dos trabalhos no Congresso.
Manifestação dos trabalhadores no dia da abertura dos trabalhos no Congresso.

Desci até a portaria do hotel e vi que havia um movimento de pessoas, grupos enormes de trabalhadores com suas bandeiras, com seus batuques e vinham andando pela 9 de Julio. Era muita gente, transmitia muita força, era lindo, emocionante, mexia com a gente! Dava vontade de também estar lá, participando daquela manifestação linda que eu não sabia o que era.

Voltei ao quarto, contei para eles e todos nós fechamos rapidamente nossas malas e fomos para a portaria. A recepção nos disse que dia 01 de março é o dia da abertura dos trabalhos no Congresso e que tradicionalmente o Presidente do país discursa na abertura e que a Presidenta Cristina Kirchner iria discursar. Essas pessoas que estavam indo para lá, eram apoiadores da Presidenta Cristina. Achei mais bonito ainda!

Deixamos nossas malas na portaria e enquanto esperávamos nossos táxis, fomos para o meio do povo, olhar, fotografar, gravar, eu queria contar no Brasil sobre aquela força toda. Estávamos a poucas quadras do Congresso e a multidão começou a aumentar, aumentar, aumentar…. guardas organizando o trânsito, várias faixas da Av. 9 de Julio já fechadas para os automóveis, o mar de gente só aumentando e o nosso táxi não chegava…

Movimento dos Trabalhadores no dia 01 de março.
Buenos Aires – Movimento dos Trabalhadores no dia 01 de março.

Vou perder o avião ?

O trânsito travou inteiro, ninguém mais chegava de carro naquela região, o povo passando a pé pela rua do hotel aí pensei… vou perder o avião! Ninguém avisou para a Gol que tem manifestação aqui… A recepção ligou novamente para a central de táxi e veio a resposta final: sem chance, os táxis não conseguem chegar.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=cZQikJnh3m4?rel=0]

A solução foi sair a pé (eu a pé de novo hehehe) arrastando as malas no sentido contrário ao do Congresso até encontrar uma rua onde o trânsito não estivesse bloqueado. Fomos quase correndo e chegamos na Plaza de Mayo. Meus filhos conseguiram pegar um táxi para nós, meu marido e eu embarcamos e eles ficaram tentando conseguir mais um táxi para eles. Aí entra aquela coisa que todo mundo conta, da dificuldade com os taxistas argentinos, mas com a intervenção de um guarda que estava por perto, eles conseguiram o segundo táxi num preço não absurdo. O guarda anotou a placa do carro (achei super legal) e eles seguiram para o aeroporto.

Movimento dos trabalhadores no dia da abertura dos trabalhos do Congresso.
Movimento dos trabalhadores no dia da abertura dos trabalhos do Congresso.

Nosso taxista vociferava contra a Presidenta Cristina Kirchner, vomitando todo o ódio que sentia da Presidenta e da massa de trabalhadores, como se ele não fosse também um trabalhador. Eu bem quieta, adorando ver todo aquele movimento, querendo que nosso Brasil tivesse a mesma força das ruas que os argentinos demonstravam, mas morrendo de medo do taxista, afinal eu precisava pegar o avião.

Quase perdemos o avião, mas foi lindo! De quebra, os jovens viram quando a Presidenta Cristina Kirchner saía de carro da Casa Rosada acenando para o povo. Eu não vi. 🙁

Nota: (publicada em julho/2019) Esse foi o último ano do mandato da Presidenta Cristina, no ano seguinte ela perdeu as eleições. Não voltei para a Argentina depois que a Presidenta deixou o cargo.

booking - reserva hospedagem

Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem

O planejamento
Roteiro de 12 dias pelo Uruguai e Argentina – eu fui
Os hotéis onde ficamos no Uruguai e em Buenos Aires

Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
Conhecendo Colonia del Sacramento
Fotos de Colonia del Sacramento
Mapa de Colonia del Sacramento

Montevidéu
A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio

Punta del Este
Punta del Este - Uruguai
– Casapueblo

Buenos Aires, Argentina
Três dias em Buenos Aires
Tango em Buenos Aires - Café de los Angelitos
A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
Visita guiada ao interior da Casa Rosada
La Boca e o Caminito em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso

 



Booking.com

Link
Matéria do Elpais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.