Colonia del Sacramento, a cidade mais antiga do Uruguai, teve origem portuguesa. Ela foi fundada em 1680, pelo português Manoel Lobo, no marco das constantes lutas entre Portugal e Espanha pelo domínio do Rio da Prata.
Colonia está localizada às margens do Rio da Prlata e seu centro histórico foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Abriga o porto do Buquebus que faz a travessia do Rio da Prata, entre Argentina e Uruguai.
Colonia é uma cidade que atrai turistas e sabe como tratar o turista. Os uruguaios são simpáticos e receptivos com os turistas brasileiros. Falam um espanhol fácil de entender e entendem o nosso português se falarmos mais vagarosamente. Em nenhum momento tivemos qualquer dificuldade de comunicação em Colonia. O comércio aceita normalmente o real, o dólar, o peso argentino além logicamente do peso uruguaio.
Os motoristas possuem uma educação de trânsito que precisam ensinar aos brasileiros. Se o pedestre está na esquina para atravessar a rua, eles param para o pedestre passar, mesmo sem faixa, sem semáforo, sem nada! Acostumados com a pouca educação do motorista brasileiro, muitas vezes até atrapalhamos o trânsito, pois eles param e nós pedestres também paramos.
Fizemos dois pernoites em Colonia, um porque chegamos à noite e o outro para podermos passar o dia todo na cidade, sem stress e sem correria. O hotel Ayres Colonia, que escolhemos, era muito próximo do terminal do Buquebus e do terminal rodoviário (um é ao lado do outro). Chegamos com a chuva (temporal) e depois dela veio uma frente fria, com um vento gelado, em pleno verão.
Depois de fazermos o check-in no hotel, e quando a chuva passou, fomos procurar restaurante para jantar. Descobri o restaurante Mercosur no blog Viaggiando, quando eu estava fazendo o planejamento da viagem e decidimos conhecê-lo.
O Mercosur fica na Av. General Flores, nº 252 e à noite é completamente lotado, tivemos dificuldade para encontrar uma mesa para cinco pessoas. Muitos turistas em Colonia del Sacramento, gente falando português, gente falando inglês, francês, espanhol, tinha de tudo. Pedimos dois chivitos, para nós cinco. Já sabíamos que era um prato grande, mas era maior do que imaginávamos, era enorme!!! O Chivito é um prato muito popular no Uruguai, ele lembra o nosso “bife a cavalo”. Vem carne, bacon, ovos, batata frita, presunto e saladas. É uma refeição completa!
Quando fomos, aceitavam pagamento em real e até 30 abril de 2019 (prazo prorrogado, veja no final do post) há desconto do IVA para pagamento com cartão de crédito ou débito. É um decreto do governo e vale para todo o Uruguai, para serviços de alimentação e outros serviços turísticos.
Após jantarmos nossos chivitos, fomos andando até o final da Av. General Flores para conhecermos a cidade à noite e voltamos ao hotel para descansarmos. Afinal, nosso dia havia começado às 5h30 da manhã quando saímos de casa rumo ao aeroporto para pegarmos o voo das 7h30 da manhã, aquele que não saiu!
Links, Preços e Dicas
Restaurante Mercosur – Pagamos 1.412 pesos uruguaios por dois chivitos e bebidas. A cotação do real estava em R$8,00. Convertendo, pagamos R$176,50 para cinco pessoas.
Hotel Ayres Colonia – um três estrelas próximo do Terminal do Buquebus, uma localização super estratégica para quem vai usar o sistema de transporte público.
#Dica (atualizada em julho/2018): No Uruguai pague as refeições com cartão para aproveitar o desconto (parcial) do IVA, mas dê preferência ao cartão de débito. Cartão de crédito é fria, pagamos com cartão de crédito e depois pagamos um absurdo de variação cambial pela instabilidade do câmbio no Brasil, erramos nisso.
#Dica (atualizada em julho/2018). Estende-se o prazo dos benefícios para os turistas não-residentes até 30 de Abril de 2019. “Devolução de nove pontos do IVA sobre serviços turísticos prestados a pessoas físicas, sempre que forem pagos mediante dinheiro eletrônico, cartões de débito e/ ou crédito.” Veja decreto aqui.
A região do terminal rodoviário fica a aproximadamente 800 metros do Centro Histórico, dá para ir a pé tranquilamente. À noite, a Av. General Flores é bem iluminada.
Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem
O planejamento
– Roteiro de 12 dias pelo Uruguai e Argentina – eu fui
– Os hotéis onde ficamos no Uruguai e em Buenos Aires
Colonia del Sacramento
– Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
– Conhecendo Colonia del Sacramento
– Fotos de Colonia del Sacramento
– Mapa de Colonia del Sacramento
Montevidéu
– A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu
– Conhecendo Montevidéu em um dia e meio
Punta del Este
– Punta del Este - Uruguai
– Casapueblo
Buenos Aires, Argentina
– Três dias em Buenos Aires
– Tango em Buenos Aires - Café de los Angelitos
– A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
– Visita guiada ao interior da Casa Rosada
– La Boca e o Caminito em Buenos Aires
– Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
– Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso
O que ver em Colonia, no post Conhecendo Colonia del Sacramento
Decreto do Governo Uruguaio: Benefícios para turistas não-residentes.