Três dias em Buenos Aires

Três dias em Buenos Aires

Aproximávamos do final de nossa viagem, Buenos Aires era o último ponto de nosso roteiro, depois era pegar avião e voltar para o Brasil.

Pensei um tempão como escrever sobre Buenos Aires, ela era a mais famosa dos quatro destinos visitados, reservamos para ela o maior número de pernoites, mas de onde vem o sentimento que faltou alguma coisa? Ou que faltaram muitas coisas?

Roteiro de três dias em Buenos Aires

Fomos de Punta del Este para Buenos Aires em ônibus convencional. A viagem foi longa, passamos por diversas pequenas cidades e pegamos novamente tempo ruim na travessia do Rio da Prata. O barco jogava tanto que  era difícil andar dentro dele. É impressionante, porque a travessia acontece no Rio da Prata, não no mar. Depois de 5h30 de viagem, ônibus+barco, enfim chegamos a Buenos Aires.

No terminal do Buquebus, ainda antes da travessia, conversávamos com uma simpática Sra portenha, moradora de Buenos Aires, que nos deu várias dicas do que conhecer e também nos deu a dica de usar o remise (transfer) ao invés de táxi de rua. Como dizia ela: Quando se chega numa cidade ou país que não se conhece, o mais seguro é contratar o transporte dentro do aeroporto, paga-se um pouco mais, mas é preço fechado e você tem a segurança que chegará no seu destino sem problemas. Depois, quando as malas já estiverem no hotel, quando já estiver mais ambientado com a cidade, aí pode-se pegar o táxi com mais tranquilidade, mas logo que chega não. Conhecendo algumas histórias de problemas com taxistas em Buenos Aires, resolvemos seguir o conselho da simpática senhora que encontramos no Buquebus.

Avenida 9 de Julio, Buenos Aires.
Buenos Aires, Avenida 9 de Julio ao entardecer – foto: Maria Eugênia

Tínhamos três dias inteiros para Conhecer e Curtir Buenos Aires. Nunca andei tanto na minha vida de turista! Nosso hotel ficava a 500 m do Obelisco, então fizemos todo o centro a pé.

Nosso 1º dia em Buenos Aires

O Obelisco
O Obelisco – foto: Maria Eugênia

No 1º dia, o primeiro destino foi a Florida para comprar pesos, o pouco dinheiro argentino que tínhamos foi o que trocamos quando saímos do Uruguai. Saímos a pé do hotel, andamos pela 9 de Julio, passamos pelo Obelisco, tiramos fotos e seguimos para a Florida.

A Calle Florida é uma rua para pedestres e além do fluxo intenso de pessoas, há (ou havia) centenas de pessoas falando ou gritando “câmbio, câmbio, câmbio”, chega a assustar! Além do câmbio, essas pessoas te oferecem de tudo, entrada para shows, city tour, etc. No meio dessa bagunça fomos abordados por um jovem que nos convidou para conhecer a loja de uma brasileira, que era ali na galeria (estávamos em frente à Galeria Boston). Aceitamos, queríamos trocar dinheiro e comprar entradas para um show de tango. Foi a melhor coisa que aconteceu.

Conhecemos a Marília, uma brasiliense casada com um argentino e proprietária da agência de turismo. A Marília nos ofereceu um pacote um show de tango, para nós cinco, para aquele dia (quinta-feira) com transfer, jantar incluso e bebidas à vontade, que ficava mais barato do que eu havia visto na internet sem jantar. Comecei a achar interessante, quando ela me disse que podíamos pagar em reais e o câmbio era ótimo, achei que era ali mesmo que eu compraria nossos ingressos para o show de tango. Decidimos pelo show do Café de los Angelitos que nem fazia parte da nossa pesquisa inicial feita na internet.


Galeria Boston, Florida 142

A agência da Marília ficava ao lado do Câmbio Boston (da Galeria Boston) famoso entre os brasileiros. Infelizmente a agência não existe mais, mas você encontra os ingressos on-line na Civitatis, ou presencial no próprio teatro, mas não deixe para comprar na hora porque pode não achar lugar.

Depois de comprarmos os ingressos, continuamos a pé até o Puerto Madero, voltamos pela Córdoba, passamos na Galerias Pacífico, seguimos até o Palácio da Justiça e retornamos ao hotel. Andamos mais de 7 km nesse dia, eu estava quebrada e à noite tinha o show de tango.

Uma dica é já no primeiro dia fazer o Free Walk Tour pelo centro histórico da cidade e depois conhecer com mais detalhes os monumentos e edifícios históricos que interessar. Eu não fiz porque preferi fazer o tour de ônibus, mas acho que eu teria aproveitado mais com o Free Walk.

Buenos Aires, Puerto Madero.
Buenos Aires, Puerto Madero.

2º dia – Teatro Colón, City Tour e Caminito

Nosso 2º dia em Buenos Aires começou com a visita guiada ao Teatro Colón. Após a visita ao teatro, bati o pé que não andava mais como andamos no dia anterior. Depois da tradicional passada na Florida para trocar dinheiro, pegamos o City Tour. Com o City Tour, passamos por diversos pontos turísticos da cidade e descemos na parada do La Boca para conhecermos o Caminito. Após o Caminito, voltamos a pegar o ônibus do City Tour, passamos em mais outras regiões e descemos na parada da Recoleta. Como a visita ao Cemitério já estava encerrada, só conhecemos a Igreja e retomamos nosso City Tour até o ponto final.

Buenos Aires, Recoleta
Buenos Aires, Recoleta – foto: Maria Eugênia.

Roteiro do 3º dia

Nosso 3º dia em Buenos Aires era um sábado, era dia de visita guiada à Casa Rosada e essa não dá para perder! Iniciamos nossas andanças nesse dia pela Plaza de Mayo, Catedral e Casa Rosada. Depois, ainda a pé, descemos até Puerto Madero para pegar o City Tour aproveitando que ainda tínhamos direito. O usamos como transporte para irmos até a Floralis Generica e de lá, a pé novamente, para a Recoleta. Almoçamos na região, conhecemos o cemitério e o parque, e mais uma vez a pé, fomos para a Livraria Ateneo e de lá a pé para o hotel. Se eu reclamei no primeiro dia dos mais de 7 km que andei, nesse terceiro foram também 7 km. Em Buenos Aires, prepare-se para andar muiiiitooo 🙂

Porque hoje é sabado, em Recoleta
Porque hoje é sábado, em Recoleta.

O que ver e o que conhecer em Buenos Aires

Escrevo sobre algumas das principais atrações de Buenos Aires que não se deve deixar de conhecer. Foram três dias andando e curtindo a cidade que para alguns é a “Paris” da América por seus elegantes palacetes concentrados no bairro da Recoleta.  Penso que o ideal para explorar bem Buenos Aires são cinco dias na cidade, mas com três dias dá para conhecer bastante coisa.

Obelisco e Avenida 09 de Julio

A 9 de Julio é a principal avenida de Buenos Aires, sua construção inicia-se em 1912 e é concluída em 1930. Recebeu esse nome em homenagem à Declaração da Independência da Argentina, ocorrida em 9 de Julho de 1816. É uma avenida muito larga e era voltada totalmente para o tráfego de automóveis, com 7 pistas em um sentido e 7 no sentido contrário. Em 2013 for reformulada ganhando um corredor de ônibus central, o Metrobús, como é conhecido o BRT na Argentina. A obra gerou polêmica e discussão na época, mas está lá. Para quem não conhecia como a avenida era antes, ela está bonita. O trecho turístico gira em torno do Obelisco, mais ou menos seis quadras para um lado e seis quadras para o outro. O Obelisco foi inaugurado em 1936 em comemoração ao quarto centenário de fundação da cidade. É um monumento histórico e fica no cruzamento das avenidas 9 de Julio com Corrientes.

Buenos Aires, Avenida 9 de Julio
Buenos Aires, Avenida 9 de Julio. Foto: Maria Eugênia

É só uma avenida e aí, o que fazer na 9 de Julio?
Olhar, observar, fotografar, almoçar, jantar, se hospedar e turistar.
Cuidados? Área central, segundo dizem, há batedores de carteira, principalmente à noite quando baixa o movimento. Não dar bobeira, andar em grupo, não ostentar e não fazer câmbio na rua. Nós não vimos cambistas na 9 de Julio, quando fomos estavam todos concentrados na Florida.

Teatro Colón

Situado na Avenida 9 de Julio, a duas quadras do Obelisco, o Teatro Colón é um dos teatros líricos mais importantes do mundo por sua acústica, tamanho e pelo valor artístico da construção. O teatro tem um programa de visita guiada que acontece todos os dias, inclusive domingos e feriados. A visita é paga, tem duração de aproximadamente 50 minutos. O Teatro é lindo demais! Fiz um post especial onde falo sobre a visita guiada e o teatro. Para ler clique aqui.

Teatro Colón em Buenos Aires.
Teatro Colón em Buenos Aires.

Palácio da Justiça

Próximo ao Teatro Colón, o Edifício do Palácio da Justiça é uma imponente construção que fica em frente à Plaza Lavalle. A estação de metrô é a Tribunales. Conhecemos o Palácio da Justiça só por fora. Há a possibilidade de se fazer uma visita guiada, mas não descobri muitos detalhes dela. Quem quiser pesquisar, acesse o site do Palácio.

Buenos Aires, Palacio de Justicia
Buenos Aires, Palacio de Justicia – foto: Maria Eugênia.

Puerto Madero

É um bairro sofisticado e elegante, onde antes era o porto de Buenos Aires. Os antigos armazéns do porto, restaurados, abrigam hoje escritórios, restaurantes e bares. Os edifícios nessa região são super modernos exibindo as últimas tendências arquitetônicas. As ruas têm nomes de mulheres que ficaram famosas nas ciências, artes e política e é onde se encontra a “Puente de la Mujer” (Ponte da Mulher), obra do arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

Buenos Aires, Puente de la Mujer
Buenos Aires, Puente de la Mujer – foto: Maria Eugênia

Como viajamos no padrão econômico, achei caros os restaurantes da região. O motorista de nosso remise havia nos dito que a região era cara e disse que “do outro lado” comeríamos uma carne tão boa quanto, sem a sofisticação do Puerto, porém bem mais barato. Foi o que fizemos.

Buenos Aires, Puerto Madero.
Buenos Aires, Puerto Madero.

Galerias Pacífico

Não constava inicialmente do roteiro, nos foi sugerida pela simpática Sra. que encontramos na travessia do Buquebus. Fica na esquina da Florida com a Av. Córdoba. A Galerias Pacífico é um shopping de luxo instalado num edifício histórico, onde antigamente funcionava uma galeria de arte. Foi declarado Monumento Histórico Nacional por sua arquitetura de inegável valor artístico e por seus espetaculares murais. Para quem está turistando no centro de Buenos Aires, conhecer a Galerias Pacífico é uma #dica.

Buenos Aires, Galerias Pacífico
Buenos Aires, Galerias Pacífico – foto: Maria Eugênia.

O City Tour vale a pena?

Como havíamos pego o City Tour em Montevidéu resolvemos fazer o City Tour de Buenos Aires. Como a cidade de Buenos Aires é muito grande e pegamos trânsito e engarrafamento, eu achei longo e cansativo, mas é uma maneira de dar aquela geral na cidade. 😉  Quando fomos, na compra do ingresso vinha de brinde uma garrafa de vinho, brinde em termos porque na realidade pagamos por isso no preço do ticket. Como estávamos em cinco pessoas ganhamos duas garrafas de vinho. Agora imagine você fazendo um City Tour longo e carregando o peso adicional de duas garrafas de vinho na mochila! E foi carregando as garrafas de vinho que fomos conhecer o La Boca, Caminito e o Estádio do Boca Junior. 🙂

Passeando com o City Tour - foto: Mary
Passeando com o City Tour – foto: Mary

La Boca e Caminito

Um dos pontos turísticos mais famosos de Buenos Aires, o Caminito fica no bairro La Boca, à beira do rio Riachuelo, onde o rio faz uma curva um pouco antes de desembocar no rio da Prata. O Caminito é uma pequena rua com pitorescas casas coloridas, mas turisticamente falando, compreende a própria rua Caminito e algumas ruas no entorno dela. Escrevi um post só sobre o Caminito, para lê-lo clique aqui.

Caminito,construções com chapas de metal canelado.
Caminito, construções com chapas de metal canelado. Foto: Maria Eugênia.

Plaza de Mayo e Catedral Metropolitana

A Plaza de Mayo é a mais antiga de Buenos Aires e cenário de todos os acontecimentos políticos mais importantes da história argentina, com exceção da Declaração da Independência. Seu nome é uma homenagem à Revolução de 25 de Mayo de 1810, que ocorreu nessa mesma praça e deu início à guerra da independência argentina. A praça fica bem em frente à Casa Rosada.

Plaza de Mayo em Buenos Aires.
Plaza de Mayo em Buenos Aires. Foto: Maria Eugênia

É na Plaza de Mayo, ali onde as ruas Av Pres. Roque Sáenz Peña, San Martin e Rivadavia se encontram, que fica a Catedral Metropolitana de Buenos Aires, Foi nessa catedral que o Papa Francisco rezou missa por mais de 20 anos. Em 1942, a Catedral Metropolitana foi declarada Monumento Histórico Nacional e é considerada uma das mais importantes obras arquitetônicas da época colonial.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=7G_XyuBEUUE?rel=0]

Casa Rosada

Sede do governo argentino, a Casa Rosada é um dos cartões postais de Buenos Aires. Fica na Plaza de Mayo e aos sábados abre suas portas para que o público tenha acesso ao seu interior por meio de visitas guiadas. A visita é gratuita e a cada 15 minutos sai um novo grupo. A Casa Rosada é muito bonita internamente. Eu recomendo a quem estiver num final de semana em Buenos Aires, que vá conhecê-la, tenho certeza que vai gostar. Nós fizemos a visita guiada, descrevo-a com detalhes num post específico. Para lê-lo clique aqui.

A Casa Rosada em Buenos Aires.
A Casa Rosada em Buenos Aires.

Floralis Generica

É uma escultura metálica em forma de flor que possui um mecanismo elétrico que abre e fecha automaticamente suas pétalas dependendo da hora do dia. Fica na Plaza de las Naciones Unidas na Recoleta. Só olhamos de longe, para ver o efeito da flor teríamos que ficar curtindo o parque até ela resolver fazer um movimento. Estávamos turistando e não tínhamos tempo para isso.

Floralis Generica.
Floralis Generica, a flor estava aberta. Só vimos de longe.

Cemitério da Recoleta

O Cemitério da Recoleta é uma atração turística, um museu a céu aberto. Super bem estruturado turisticamente falando, o cemitério é como se fosse um parque, onde as famílias passeiam com carrinhos de bebê, guias turísticos oferecem free tour através dos jazigos e vão contando as histórias das personalidades e das famílias que ali estão sepultadas.

Cemitério da Recoleta

O jazigo mais famoso, mas não o mais suntuoso, é o da família Duarte, onde está sepultada Evita Perón, sempre adornado com flores e com um monte de turistas visitando. Para saber mais sobre o Cemitério clique aqui.

Cemitério da Recoleta – Jazigo de Evita Perón

Ao lado do cemitério está a Igreja Nossa Senhora de Pilar, construída em 1732, no estilo barroco colonial. Em frente, o parque, que aos finais de semana tem feirinha de artesanato, muitos jovens, música atrações no local.

Livraria Ateneo

Será que é uma livraria ou será um teatro? É a Livraria El Ateneo Grand Splendid. Instalada onde antes era o Teatro Gland Splendid, a livraria é ponto turístico para os visitantes de Buenos Aires. Está localizada na Av. Santa Fé, 1860.

Livraria Ateneo em Buenos Aires
Livraria Ateneo em Buenos Aires – foto: Maria Eugênia

Bairro de San Telmo

San Telmo é um dos bairros mais antigos e famosos de Buenos Aires.  Dá para explorar San Telmo também com Free Walk Tour.

Tango Show Café de los Angelitos

E como Buenos Aires pede tango, fomos assistir ao tango no Café de los Angelitos. O local é histórico, foi inaugurado em 1890 com o nome de Bar Rivadavia  e tornou-se o ponto de reunião de “compadritos” e malandras no final do século XIX. Carlos Gardel e Razzano José eram clientes assíduos dali. Passou a se chamar Café de los Angelitos a partir de 1920. Falo do Show de Tango, que é maravilhoso, neste post aqui.

Buenos Aires, Café de los Angelitos Tango Show
Buenos Aires, Café de los Angelitos Tango Show

Onde se hospedar

Ficar hospedado em hotéis da Avenida 9 de Julio, na região próxima ao Obelisco, tem suas vantagens. A principal é estar perto de boa parte das atrações turísticas tradicionais e outra é que a 9 de Julio é muito bem iluminada o que diminui a sensação de insegurança e uma terceira vantagem é que os shows de tango possuem um sistema de transfer que leva e trás o turista sem custo adicional se ele estiver na região central.

O hotel onde ficamos, o HTL 9 de Julio, é tipo um loft num prédio antigo reformado, muito diferente. O quarto amplo com um ambiente de sala com cozinha compacta conjugada na parte de baixo e o quarto de dormir e banheiro no mezanino. Decoração moderna num prédio antigo o que dava um contraste bastante interessante. O quarto que ficamos era igual a esse da foto. Pensa que conforto! 🙂

hotel-9-julio-buenos-aires
Créditos: Hotel 9 de Julio – do booking.com

Outro bairro recomendado é Recoleta, há uma enorme oferta de hospedagem nessa região e outro bairro que as pessoas também gostam de ficar é Palerno, embora seja um pouco mais afastado do centro. Eu preferi ficar na Região Central porque facilitava o deslocamento.

Quanto tempo ficar?

Três dias é pouco para conhecer Buenos Aires, deixamos de ver muita coisa. Quero voltar para rever coisas que já vi e conhecer aquelas que não conheci. Se você tem dicas de lugares legais, escreva nos comentários. Vou anotar as sugestões para uma próxima viagem. 🙂

Buenos Aires
Buenos Aires

Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem

O planejamento
Roteiro de 12 dias pelo Uruguai e Argentina – eu fui
Os hotéis onde ficamos no Uruguai e em Buenos Aires

Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
Conhecendo Colonia del Sacramento
Fotos de Colonia del Sacramento
Mapa de Colonia del Sacramento

Montevidéu
A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio

Punta del Este
Punta del Este - Uruguai
– Casapueblo

Buenos Aires, Argentina
Três dias em Buenos Aires
Tango em Buenos Aires - Café de los Angelitos
A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
Visita guiada ao interior da Casa Rosada
La Boca e o Caminito em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso

Foto de capa: Maria Eugênia


Booking.com

Referências
Site de turismo do governo argentino 
Cemitério da Recoleta 
Palácio da Justiça

3 comments

  1. Oi Ana, vou tentar te ajudar. Quando fizemos nossa 1ª viagem internacional compramos um pacote, embora o pacote fosse de uma empresa de viagem econômica foi a viagem mais cara que fiz. Depois disso comecei a organizar nossas viagens por conta própria e nunca mais parei, as nossas viagens por conta própria sempre ficaram mais baratas. Para saber quanto de dinheiro levar você tem que fazer um orçamento prévio baseado naquilo que vc quer visitar. Quanto custa a refeição também é meu drama em viagem, comecei a tirar fotos do cardápio 😉

    Almoço para casal, depende muito de quanto você está disposta a gastar com comida. Na região de Puerto Madero é mais caro. Na região de Palermo é mais barato. No centro, na Avenida 9 de Julio que é bem próximo de Puerto Madero tem preços mais em conta, mas não tem o charme do Madero. Pesquise no Tripadvisor, algumas pessoas escrevem lá quanto pagaram Li um comentário que um casal pagou 570 pesos num jantar para duas pessoas no Kansas Grill. Calcule a conversão de 1 real = 3,60 pesos . http://cotizacionrealblue.com.ar/ . Se eles gastaram 570 pesos, isso deu aproximadamente 160 reais o jantar para o casal. Dá para comer por menos que isso. Tem outra colaboradora que disse ter ido no Cucina Paradiso e pagou 358 pesos somando o preços dos dois risotos que pediram. isso dá em torno de 90 reais. Quando eu faço meu orçamento de viagem, eu calculo 12 dólares por pessoa por refeição/dia. 12 USD na cotação do paralelo de hoje seria em torno de R$54,00. Para fins de orçamento, seria: 54 reais *2 pessoas *2 refeições no dia = R$ 216,00. Isso é só a comida. Se for tomar vinho, lembre de acrescentar o preço da garrafa de vinho no seu orçamento. Levo dinheiro para esse orçamento mas pesquiso lá para tentar gastar menos. Se sobrar, trago o dinheiro de volta e guardo para a próxima viagem, se faltar vou pagando no cartão de débito internacional. 🙂 Vale sempre a pena fazer umas contas na ocasião da viagem sobre o que vale mais se fazer câmbio de dólares, de reais ou pagar no cartão de débito mesmo com o IOF.
    Nós descobrimos esse restaurante na 9 de Julio, perto de nosso hotel e jantamos lá. A comida era boa e o preço barato. http://www.laesquinadegarufa.com/

  2. Olá! Me chamo Ana e em minha busca por informações porteñas conheci o seu blog rssrsr…..estou indo daqui a dois meses para Buenos Aires, ficarei por lá 09 dias com meu noivo e estou com um zilhão (rsrs) de dúvidas! Mas a principal delas (e que a maioria dos blogs não comentam) é sobre quanto dinheiro levar! Quanto custa um almoço para casal?? E transporte?? Se possível gostaria de ajuda por favor! É nossa primeira viagem internacional e estamos mais perdidos do que agulha em palheiro! hahaha

    1. Sobre o transporte não posso ajudar muito. Como ficamos hospedados na região central, fizemos a maior parte dos passeios a pé e o City Tours que pegamos achei que não valeu. Há a opção do metrô e do metrô de superfície, que seria o nosso ônibus trafegando em canaletas exclusivas, também é uma opção barata dependendo do destino. Se for andar de táxi, tenha cuidado com a malandragem dos taxistas. Usamos táxi e/ou trasfers só nas chegadas e saídas aeroporto e Buquebus. Os preços podem estar diferentes pois a eleição do Macri mudou a política econômica na Argentina, o bom é tentar pesquisar os sites de lá.
      Se quiser mais informações, escreva. Abs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.