Diferente de outras cidades, Bangkok realmente usa o rio Chao Phraya para transporte público e é muito eficiente.
Descobrimos que podíamos pegar o barco dos tailandeses e economizar muitos bahts por viagem por pessoa graças a essa descoberta. Alguns trechos chegavam a sair centavos! Outra coisa que descobrimos é que o Uber lá pode sair bem barato, mas no horário de rush não tem opção. O melhor é ficar onde está até passar. BTS, barco, ônibus, táxi, uber… Tá tudo tão cheio e caótico que é impossível sair. Então se programe para fazer uma horinha em algum lugar durante os horários de pico.
Os barcos do Chao Phraya Express Boat são divididos por cores de bandeiras, cada uma significa uma rota. O de turista (bandeira azul) custa 40 bahts por viagem e tem a opção de comprar o passe diário. Tem comentários em inglês e é mais fácil de se entender com ele. As outras bandeiras mostram o trajeto do barco e são bem mais baratas, pagávamos 15 bahts por pessoa. No caso da bandeira laranja ele é o pinga-pinga, que pára em todos os pontos (ou quase todos pelo menos). Se quiser ir mais rápido pode pegar as demais bandeiras mas veja se ele para nos pontos que você precisa.
Dentro do barco ou às vezes no porto uma pessoa vai passar com um chocalho de moedas para você pagar a passagem. Você paga e ela dá um papel rasgado no meio, que significa que você pagou. Se perguntarem de novo é só mostrar esse papel. Não sei se todo mundo paga ou se mostram os que compraram antes, mas dentro do barco a mocinha SEMPRE sabe que você não estava lá antes.
Nos portos vão tentar empurrá-lo para o barco de turista, deixe bem claro que quer ir no outro. Vale a pena ir uma vez nele, quando for ao templo mais afastado do seu hotel, mas depois que você já aprendeu a se virar, melhor pegar o barco mais barato. E se você, como eu, estiver do outro lado do rio, tem barcos que fazem a travessia para o outro lado por apenas 3 bahts.
Alguns pontos turísticos tem um barco próprio que te leva até lá e com horários especiais como é o caso do mercado Asiatique. É sempre bom ficar de olho porque também sai muito mais em conta e é muito mais rápido chegar nesses lugares com os barcos especiais.
Confira todas as dicas dessa viagem:
– Bangkok –Meu primeiro pulo na Ásia
– Bangkok – Chegando sem traumas
– Bangkok – Onde ficar: hotel ou hostel?
– Bangkok – a cidade dos contrastes: o famoso BTS
– Bangkok – Barquinhos para todos os lados
– Bangkok – Como se virar com Taxis, Tuk-tuks e Uber
– O maior desafio da vida: Pegar um ônibus em Bangkok
– Bangkok – Dicas para pegar pacotes turísticos
e muito mais…
Os dados deste post são de 2016, os valores e regras podem ter mudado.
Procurando hotel para sua próxima viagem? No booking.com você reserva, cancela e altera suas reservas com muita facilidade e consegue os melhores preços. Acesse e confira.