O que o diabo, um rato e a igreja Santa Maria de Lübeck têm em comum?

Lübeck, Alemanha

Visite em Lübeck a terceira maior igreja da Alemanha e descubra o que o diabo, um rato e a igreja de Santa Maria têm em comum.

Ficou curioso?

A basílica de Santa Maria é a igreja do Conselho da Cidade de Lübeck. Assim como muitas igrejas, a Santa Maria também tem as suas lendas e histórias. Existem três contos que são contados sobre a Igreja de Santa Maria de Lübeck e se eles contam, quem sou eu para duvidar?

A lenda de Rosemary, o rato da igreja

Muitas centenas de anos atrás, quando Santa Maria ainda era bastante nova, uma grande roseira cresceu ao lado da igreja. O povo de Lübeck acreditava que enquanto o mato florescesse, sua cidade permaneceria livre. Mas, certa manhã, a roseira murchara e secara. Um rato, assim é dito, fez seu ninho em suas raízes.

E logo depois disso, Lübeck foi entregue aos dinamarqueses. Quando a cidade ficou livre mais uma vez, o conselho da cidade tinha o rato esculpido em pedra atrás do coro, como um lembrete de que o terrível infortúnio pode surgir de um mal menor da noite para o dia.

Mas, ao longo dos séculos, o pequeno rato da igreja conquistou um lugar no coração do povo de Lübeck. Eles o chamavam de Rosemary e diz a lenda que tocando o pequeno rato de pedra a pessoa atrairá a sorte.

Foto: Kresspahl at de.wikipedia

A lenda do diabo de Santa Maria

Enquanto o povo de Lübeck construía a Santa Maria, veio o diabo e perguntou o que eles estavam construindo. “Uma grande taberna”, mentiram para não irritá-lo. Uma taberna? Um lugar de vício e embriaguez? “Isto agradou o diabo e ele deu uma mão para que o edifício fosse construído rapidamente.

Somente quando a igreja estava quase terminada, o diabo viu que o povo de Lübeck o havia enganado. Furioso, ele pegou uma enorme pedra para destruir o prédio novamente. Então o povo disse ao diabo que queriam realmente construir uma grande taberna bem ao lado, o Ratskeller. O diabo soltou a pedra para que ela caísse perto da igreja. E lá está ela hoje, com um demônio de bronze criado pelo escultor Rolf Goerler em 1999, sentado em cima.

O rato da Igreja de Santa Maria de Lübeck, Alemanha.
O rato da Igreja de Santa Maria de Lübeck. Foto: Maria Eugênia.

A lenda de “old-as-stone”

Um velho e rico comerciante de Lübeck não queria morrer. Sempre que a Morte vinha buscá-lo, ele a mandava embora. Finalmente, ele ficou tão velho que não conhecia mais ninguém, já que todos haviam morrido antes dele, até mesmo seus filhos e netos.

Agora ele não queria viver mais, porém a morte não vinha para ele. Certa noite, o comerciante foi procurá-la na Santa Maria. O comerciante subiu a escada que os operários haviam deixado para acessar o telhado e esperou. Ele esperou tanto que ele encolheu e virou pedra.

Do lado de fora da igreja, se você olhar para o topo da Capela Epístola, você o reconhecerá: uma figura de pedra desgastada que mostra a forma assustada de um homem velho.

Igreja Santa Maria, Lubeck, Germany
A Igreja Sta Maria estava com suas torres em restauro. Foto: Maria Eugênia

Fonte: Travemünde Lübeck


Gente, eu não consegui ver a figura do homem velho. Se alguém conseguiu conta pra nós nos comentários.

As cidades que conhecemos nessa viagem

BremenHamburgoLübeck na Alemanha
Malmö na Suécia
Copenhague na Dinamarca
Veja o roteiro e dicas de viagem
Conheça as lendas da cidade de Lübeck  



Booking.com

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Na Rentcars você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide e Civitatis

Gostou do blog? 😊 O Conheci e Curti participa de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Conheci e Curti!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: