Lagos Andinos, os hotéis

Puerto Varas no sul do Chile, é uma cidade turística com diversas opções de hospedagem, desde hotéis mais sofisticados até pousadas e cabanas cheias de charme.

Puerto Varas tem opções de hospedagem que cabem dentro dos mais diversos orçamentos. É uma região normalmente fria e bastante chuvosa, mas São Pedro foi nosso amigo e não pegamos um só dia de chuva durante todo o período de nossa viagem. <3

Na Região dos Lagos (sul do Chile) utilizamos três diferentes hotéis. O Hotel Don Luis em Puerto Montt, para a noite de nossa chegada, o Hotel Cabaña del Lago em Puerto Varas, no qual fizemos cinco pernoites e o Hotel Manquehue, em Puerto Montt, no nosso retorno de Pucón para pegarmos o voo de volta para o Brasil.

Puerto-Varas-lago-Llanquihue-Osorno
Puerto Varas, o Lago Llanquihue e o vulcão Osorno

Como já havíamos conhecido Santiago em uma viagem anterior, nessa compramos as passagens aéreas com destino final em Puerto Montt sem fazer pernoite em Santiago. Com os tempos de espera entre as diversas conexões, chegamos tarde em Puerto Montt e por logística de viagem, conforme descrevo no post Fui pro Chile (que é o primeiro post dessa série), fizemos um pernoite em Puerto Montt.

O Hotel Don Luis Puerto Montt – Classificado como 4 estrelas no booking.com, é um simpático hotel na região central de Puerto Montt, de onde era possível resolver tudo a pé. Situado na rua Quillota, esquina com Urmeneta, o hotel fica a poucas quadras das casas de câmbio, da locadora de automóveis onde tínhamos que pegar o carro e do shopping da cidade. Fizemos a reserva pelo booking.com nosso site preferencial para reservas de hospedagem.

Hotel-Don-Luis-Puerto-Montt-saguao
Hotel Don Luis em Puerto Montt, região dos lagos, Chile

Estávamos em quatro pessoas, assim, reservamos dois quartos. O quarto com cama de casal era confortável, porém pequeno, como era só um pernoite isso não causou desconforto. O quarto, com duas camas individuais era mais espaçoso.

Hotel Don Luis em Puerto Montt. Chile
Hotel Don Luis em Puerto Montt, sul do Chile

Gostei do café da manhã com frutas e os famosos cuques, achei realmente uma delícia. O ambiente do restaurante também agradou-me bastante.

Restaurante do Hotel Don Luis em Puerto Montt, sul do Chile
Restaurante do Hotel Don Luis em Puerto Montt

Os funcionários da recepção do hotel foram muito atenciosos o que fez com que nossa primeira impressão com a região dos Lagos Andinos fosse bem positiva e o hotel ficasse meio com cara de “casa da gente“. Acho isso sensacional!

Hotel Manquehue Puerto Montt – Elegante e sofisticado, considerado o hotel nº 02 de Puerto Montt segundo o ranking do Tripadvisor, o Hotel Manquehue está localizado no alto de um morro, muito próximo do centro se pudéssemos andar em linha reta, mas os caminhos da descida do morro são um pouco longos pra quem quer ir a pé. Descer até que tudo bem, subir o morro é que complica e à noite dá um certo medo (stress de brasileiro, talvez).

Puerto-Montt
Puerto Montt, Oceano Pacífico visto do quarto do Hotel Manquehue

É um hotel executivo, com um atendimento bastante formal da equipe da recepção, ideal para pessoas de negócio ou pessoas que primam pela sofisticação. Não nos dá a sensação de “casa da gente“. Os quartos são grandes e confortáveis e o nosso tinha um bela vista para o Oceano Pacífico. O café da manhã era bem variado e o ambiente do restaurante também bem sofisticado. Penso que a desvantagem desse hotel, para quem está turistando, é a localização, que dificulta o sair e andar a pé.

Hotel Cabaña Del Lago Puerto Varas – Nosso hotel em Puerto Varas foi um uauu, delícia, show demais! Localizado à beira do Lago Llanquihue, próximo o bastante do centrinho da cidade para se ir a pé e longe o suficiente para não se escutar o barulho, o Cabaña del Lago é um quatro estrelas cheio de charme. Viajamos na época do revéillon, alta temporada, onde nada é barato, mas consegui achar uma super promoção no booking.com e não pensei duas vezes, reservei o hotel. Foi a coisa mais acertada que fizemos.

O vulcão Osorno visto do terraço do hotel, em Puerto Varas, região de Los Lagos, Chile.
Hotel Cabaña del Lago – O vulcão Osorno visto do terraço do hotel, em Puerto Varas, Chile.

Os ambientes do hotel são bonitos, bem decorados, mas com aquele ar “aqui é para você ser feliz, sinta-se à vontade“. Todos os quartos tem vista para o Lago, os nossos eram gigantes e a vista maravilhosa (a foto ficou meio ruinzinha pois foi tirada com meu celular).

Hotel Cabaña del Lago - Puerto Varas
Hotel Cabaña del Lago. Todos os quartos com vista para o Lago Llanquihue.

O café da manhã era muito bom, bem variado e o bar Tronador uma delícia para um aperitivo, jogar conversa fora ou comer um sanduíche no final da tarde apreciando o por do sol no lago.

Bar Tronador do Hotel Cabaña del Lago
Degustando um aperitivo no Bar Tronador do Hotel Cabaña del Lago
Bar Tronador do Hotel Cabaña del Lado
Bar Tronador do Hotel Cabaña del Lago

Tronador é o nome de um dos vulcões da Região dos Lagos.

Há um terraço muito gostoso e o hotel oferece ponchos emprestados para os hóspedes, para que esses curtam o terraço, uma vez que na maior parte do tempo faz frio na região. A foto abaixo é do saguão decorado para a Festa de Réveillon, que aconteceu no espaço do restaurante do hotel e do bar Tronador.

Puerto-Varas-Chile-2016
Hotel Cabaña del Lago e a decoração para a Festa de Réveillon 2016. Puerto Varas.

Eu imaginava que Puerto Varas e Puerto Montt fossem cidades planas como as regiões praianas que eu conheci aqui no Brasil, mas não. São cidades em regiões acidentadas, com morros e logicamente subidas e descidas, algumas bem íngremes, que dependendo da localização do hotel fica mais complicado para quem quer fazer as coisas a pé.

Hotel-Cabana-del-lago-toten
Hotel Cabaña del lago

Nas nossas viagens, gosto de observar os locais, os ambientes, as pessoas, os comportamentos… Observei que no Hotel Cabaña del Lago, além dos hóspedes falantes da língua espanhola, que não pudemos identificar a nacionalidade (penso que a maioria era de chilenos), havia franceses, alemães, chineses e brasileiros. O Chile é um destino bastante procurado pelos brasileiros, mas a grande maioria dos nossos turistas ainda fica concentrada na Região de Santiago e arredores. Se eu puder dar uma sugestão, conheçam a região dos lagos chilenos, é muito bonita!

No final da viagem, observando as notas fiscais do pagamento dos hotéis vi que o Hotel Don Luis de Puerto Montt e o Hotel Cabaña del Lago de Puerto Varas pertencem à mesma rede de hotéis. 🙂

#Dica: No Chile, se o turista pagar a estadia em dólar americano e permanecer menos de 59 dias no país, há isenção dos 19% do imposto sobre o valor da hospedagem. Isso faz uma boa diferença no orçamento da viagem. O desconto é para pagamento em efetivo. Caso queira pagar em cartão, escreva para o hotel e pergunte se também é dado o desconto para essa modalidade de pagamento.

Do site booking.com

  • De acordo com a legislação tributária local, os cidadãos chilenos (e os estrangeiros que permanecerem por mais de 59 dias no Chile) devem pagar uma taxa adicional de 19%.
  • Por favor, observe que para usufruir da isenção de impostos, os viajantes estrangeiros devem pagar em dólares americanos e apresentar o cartão de migração fornecido na chegada ao país.
  • Estrangeiros viajando a negócios, que requisitarem uma nota fiscal impressa também deverão pagar a taxa adicional de 19%, independentemente da duração da sua estadia no Chile.

A Maria Eugênia, minha companheira de viagem e minha filha, quando viajamos juntas, é quem ajuda nas pesquisas dos hotéis e em mais um monte de coisas na organização das viagens. Como dessa vez ela não participou, tive que me virar sozinha em muitas coisas. Senti uma certa dificuldade em obter, na internet, informações e dicas sobre o turismo nessa região do Chile, então resolvi escrever perguntando. Escrevi para os hotéis perguntando se eles davam o desconto dos 19% do IVA. Pedi mil desculpas pelo meu péssimo espanhol, mas criei coragem e escrevi. Recebi resposta desses três hotéis que nos hospedamos na região. Os chilenos são super receptivos, simpáticos e tentam nos compreender apesar de minha péssima performance no espanhol.

booking.com o melhor site de reserva de hospedagem. Super fácil de administrar sua reserva.
booking.com o melhor site de reserva de hospedagem. Super fácil de administrar sua reserva.

Nossos hotéis na região dos Lagos Andinos
Puerto Montt – Hotel Don Luis, fotos, preços e condições de hospedagem aqui.
Puerto Montt – Hotel Manquehue, veja fotos, preços e condições de hospedagem aqui.
Puerto Varas – Hotel Cabaña del Lago, fotos, preços e condições de hospedagem aqui.

Esperamos ter ajudado os que curtem viajar e amam organizar as viagens por conta própria. 🙂

Posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
e muito mais…
* Foto de capa: Maria Vitória

Veja também

Deixe uma resposta