Lago de Todos os Santos, Chile

Fui pro Chile

Voltamos para o Chile para conhecer a região de Los Lagos e Pucón

No início de 2016 nosso destino foi a região dos Lagos Andinos, um maravilhoso  local no Chile que recomendo ser visitado. Fomos também a Pucón, uma cidade turística na região da Araucanía, onde se encontra o famoso vulcão Villarica. Dois anos antes já havíamos visitado Santiago e o deserto do Atacama. O Atacama foi a região que mais me impressionou no Chile, sobre ele escreverei outro post. Aqui vou contar um pouquinho da viagem de 2016.

Lago Todos Los Santos e o vulcão Osorno - Chile.

Nas nossas viagens normalmente fazemos poucas cidades, para termos tempo suficiente para curti-las. Essa foi uma viagem de 13 dias, incluídos aí os dias dos voos de ida e volta. Para quem mora em cidades como Rio, São Paulo e Brasília, de onde partem a maior parte dos voos internacionais, a maratona de aeroporto não é grande, mas para quem mora em outras cidades os voos/deslocamentos consomem um dia inteiro e as vezes mais. 🙁

Começamos com o voo partindo às 9h da manhã, com escalas no Rio de Janeiro e Santiago do Chile, chegando em Puerto Mont às 10h45 da noite. Mais de 12 horas de aeroporto! No planejamento inicial chegaríamos em Puerto Montt às 21h15, alugaríamos um carro que pegaríamos no próprio aeroporto e seguiríamos de carro para Puerto Varas.

Chile-Puerto-Montt
Puerto Montt, região de Los Lagos, Chile

A besteira que eu fiz 🙁 – Errei na hora de comprar as passagens e ao invés de comprar para chegar em Puerto Montt às 21h15 comprei uma passagem que chegaria às 22h45, só 1h30 mais tarde, mas essa diferença atrapalhou bastante! Tá, mas e daí? Daí que o aeroporto não é grande e as locadoras fecham suas filiais no aeroporto entre 22h30 e 23h e não dava pra saber se elas ficariam lá nos esperando para pegar o carro, vai que não…

Na fase de planejamento, senti alguma dificuldade em encontrar informações mais detalhadas da região dos lagos do Chile. Li relatos de diversos blogs, sites das empresas locais, sites de operadoras de turismo, mas as minhas dúvidas não eram totalmente esclarecidas de forma que me desse segurança na viagem, então parti para escrever e-mail para os chilenos, gente foi sensacional! Eu não estudei espanhol, assim, escrevia frases curtas tentando construir a frase da melhor forma possível e contando com a ajuda do tradutor do Google. Escrevi para hotéis, para taxistas do aeroporto, para os operadores das lanchas das pinguineras de Chiloé, acho que essa foi a parte mais legal do meu planejamento. Os chilenos foram super simpáticos, recebi várias respostas que me ajudaram muito e que ajudaram a fazer o sucesso de nossa viagem. Vou contar o que conhecemos e passar as dicas das coisas que aprendi. O Chile é lindo!

Um pouco de geografia

regioes-Chile
Regiões do Chile

O Chile é dividido em 15 regiões. As regiões são compostas por províncias que por sua vez possuem as cidades. Cada província tem sua capital e uma das cidades da província é a capital da região. Tentando comparar com o Brasil, talvez as províncias sejam nossos estados e aqui não temos a figura da capital da região. Se alguém souber mais sobre esse tema, peço que me ajude escrevendo nos comentários.

A Região de Los Lagos, conhecida no Brasil como Lagos Andinos, fica na zona sul do Chile. É composta por quatro províncias e tem a cidade de Puerto Montt como a capital da região e capital da província de Llanquihue, onde ficam as cidades de Puerto Varas, Frutillar e a ilha de Chiloé que conhecemos.

Pucón, nosso outro destino dessa viagem, é uma cidade da Región de La Araucanía que é composta por somente duas províncias. A capital da região e da província é a cidade de Temuco. Pucón fica entre Santiago e Puerto Montt. Está a 785 km ao sul de Santiago e a 388 km ao norte de Puerto Montt.

fonte Wikipédia
Région de Los Lagos e Région de la Araucanía

Chegando de avião na região dos lagos
Como já conhecíamos Santiago, a cidade não fez parte do roteiro dessa viagem. Chegamos em Santiago e pegamos uma conexão com a LAN para a cidade de Puerto Montt. A Região dos Lagos fica distante 1.000 km de Santiago, de avião é uma viagem de 1h e 40 min. O aeroporto da região é o El Tepual, de Puerto Montt, que fica entre as cidades de Puerto Montt e Puerto Varas. O aeroporto conta com cinco fingers, não é grande mas é moderno e confortável.

Como a pretensão inicial de pegar o carro locado no aeroporto deu errada, tínhamos que pegar um táxi ou transfer até o hotel e no dia seguinte pegar o carro na locadora. O problema é que não consegui encontrar no site rentalcars qualquer informação sobre filial das locadoras na cidade de Puerto Varas, assim, ou teríamos que voltar ao aeroporto para pegar o carro, ou pegaríamos o carro na cidade de Puerto Montt, que acabou sendo a nossa opção. Para isso, pernoitamos em Puerto Montt, que não é uma cidade turística. O erro matou nosso primeiro dia de viagem mas nos trouxe experiências interessantes.

Antes de sair do Brasil localizei na internet o site do aeroporto El Tepual. No site eles falam dos transportes disponíveis, do custo dos transportes públicos e dos táxis. Como havia o e-mail dos taxistas, enviei uma mensagem para umas cinco pessoas perguntando o preço da corrida até o centro de Puerto Montt e todos responderam a mesma coisa. Adorei ter recebido respostas (não sei se no Brasil eu receberia), fiquei tranquila sobre o preço a pagar e os chilenos ganharam um ponto a mais no quesito simpatia. 🙂

Os táxis
Os táxis oficiais do aeroporto El Tepual de Puerto Montt são azuis e a corrida é preço fechado, variando o valor dependendo do destino. Como meu destino era o Hotel Don Luis no centro de Puerto Montt, o preço da corrida era de 12.000 pesos (referência janeiro 2016) que convertendo pelo câmbio da época, dava em torno de R$72,00. Estávamos em quatro pessoas, achei um bom preço.

Estrada de acesso ao vulcão Osorno, Lagos Andinos, Chile
Chile, estrada de acesso ao vulcão Osorno

Nossa taxista, a Cláudia, é uma pessoa super simpática, fomos conversando durante o percurso, ela falando espanhol e eu falando português, olha que deu certo! Perguntei a ela sobre a subida de carro ao vulcão Osorno nessa época do ano, se era tranquilo ou se havia gelo na estrada, ela disse que nessa época (janeiro) não há gelo, mas que o motorista precisa ser experiente e não ter medo das curvas. Nós fomos, veja como foi.

Qual lado do avião ficar?
Li num blog que dá para ver diversos vulcões nessa viagem entre Santiago e Puerto Montt, aí pensei: Reservo os assentos no lado esquerdo do avião, tanto na ida quanto na volta, porque se eu errar o lado, em uma das viagens eu vejo os vulcões. Só não lembrei que eu estaria na ida viajando à noite, errei o horário hahaha e não vi nadinha de vulcão… na volta, da janela do avião só vi o Oceano Pacífico.

Rota dos aviões Santiago a Puerto Montt, Chile
A rota dos aviões entre Santiago e Puerto Montt

Falando de câmbio
Quando começamos o planejamento da viagem o câmbio estava em 190 pesos por um real, bem pior do que o câmbio de nossa viagem de 2014. Quando iniciamos a viagem o câmbio piorou ainda mais e caiu para 165 pesos por real.

No Chile, as casas de câmbio não cobram taxas adicionais para a troca de dinheiro. Normalmente o câmbio no aeroporto é ruim, mas no Brasil é pior. Aí fica o dilema, chegar lá com zero em pesos e trocar alguma coisa no aeroporto, ou chegar lá já com alguns pesos, o suficiente para táxis e pequenas despesas iniciais. A decisão é pessoal. A dica é trocar o mínimo, porque nos dois casos o câmbio é ruim. Em Santiago há o Câmbio Santiago que mostra a cotação online, ele pode servir de referência.

Em Puerto Montt há umas cinco ou seis casas de câmbio, bem no centro, uma ao lado da outra na rua Diego Portales (Street view abaixo). A que estava com melhor preço, quando fomos, era a Cambio Chile na Diego Portales, 514. A rua Diergo Portales é a avenida beira mar. O câmbio AFEX possui site e também tem cotação online, não foi a melhor cotação de Puerto Montt, mas é uma boa referência. A AFEX é grande, está presente em várias cidades do Chile, inclusive no aeroporto, mas o curioso é que não se consegue, pela internet, a cotação da loja do aeroporto, não tem…

Em Puerto Varas há a AFEX e outras casas de câmbio menores que praticam uma cotação um pouquinho melhor.

Em Pucón o câmbio é péssimo, horrível mesmo, era mais negócio pagar com cartão de débito enfrentando o IOF de 6,38% do que trocar reais com o câmbio de lá. Como estávamos em final de viagem, trocamos o mínimo necessário para pagar despesas de pedágio e outras coisas pequenas e pagamos as demais despesas com cartão de débito.

Embora tenhamos levado dólares e reais, trocamos reais que era mais interessante com as cotações no período que fomos. Em Puerto Montt conseguimos 168 pesos por real. Em Puerto Varas, 166 pesos por real e em Pucón nos ofertaram 150 pesos por real. Conto esse números como mera referência de comparação de câmbio entre as cidades.

O roteiro
Nosso roteiro começa por Puerto Varas onde fizemos cinco pernoites, depois fomos para Pucón 388 km ao norte de Puerto Varas, lá fizemos quatro pernoites e os dois últimos pernoites em Puerto Montt para fazermos um bate-volta para as pinguineras da ilha de Chiloé e em seguida devolver o carro no aeroporto e retornar para o Brasil.

Região de Los Lagos, o que visitar

Locação de automóvel
Muitos passeios na região dos lagos e em Pucón podem ser feitos por conta própria e logicamente de carro fica mais confortável e dá muito mais liberdade. É mais caro do que com transporte público, porém, dependendo do número de pessoas, é mais barato do que o passeio com tours comprados nas agências de turismo. Alugamos um carro da Europcar, retirando na cidade de Puerto Montt e devolvendo no aeroporto.

Fazendo continhas….
Um tour ao vulcão Osorno – 25.000 pesos por pessoa.
Um tour pelas cidades de colonização alemã, incluindo Llanquihue, Frutillar e Puerto Octay – 25.000 pesos por pessoa.
Um tour para as pinguineras da ilha de Chiloé – 55.000 pesos por pessoa.
Total 105.000 pesos por pessoa = R$630,00 * 4 pessoas = R$ 2.520,00
Só esse 3 passeios já paga 11 diárias de aluguel.

ATENÇÃO: Dirigir na região dos lagos no verão é tranquilo, em outras épocas do ano pode haver gelo nas estradas o que aumenta muito o risco de acidentes, principalmente para quem pensa em subir o vulcão Osorno. Se você não sabe dirigir no gelo, não vá! Com gelo na estrada eu não iria!!!

Nosso carro, nosso amigo
Nosso carro, nosso amigo ❤ ❤

Posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
e muito mais…
Foto de capa: Di Xavier


Booking.com

Links
Esses são alguns links úteis para quem gosta de fazer o seu próprio planejamento de viagem. Não necessariamente você fará câmbio com essas empresas, mas poderá saber qual o valor atual do câmbio por intermédio delas.

Reserva de hotéis booking.com
Seguro de viagem – Mondial
Cambio Afex – www.afex.cl
Aeroporto El Tepual – Puerto Montt – aeropuertoeltepual.cl

Veja também

Deixe uma resposta