Frutillar, Lagos Andinos, Chile

Frutillar, a cidade da música

Situada às margens do Lago Llanquihue, Frutillar é a menorzinha das três cidades que conhecemos na região dos Lados Andinos.

Fundada pelos colonizadores alemães que chegaram na região dos lagos andinos durante o governo de Manuel Montt, Frutillar, conhecida como a cidade da música, conserva as características de sua colonização.

Frutillar - Colégio Kopernikus
Frutillar – Colégio Kopernikus

As principais atrações turísticas da cidade são o Teatro del Lago e o Museu Colonial Alemão, além do Lago Llanquihue e do turismo gastronômico. Quem for a Frutillar, não pode deixar de saborear as famosas tortas alemãs que a região é especialista.

Frutillar - a cidade da música
Frutillar é conhecida como a cidade da música

São duas Frutillar, a Alto e a Frutillar Bajo. A turística é a Frutillar Bajo, que é minúscula. São pouco mais de 10 quadras, formadas pela Avenida Bernardo Philippi (Costanera) e a Calle Vicente Pérez Rosales. É uma cidadezinha linda, toda enfeitada de flores.

Frutillar no Chile, é toda enfeitada com flores
Frutillar é toda enfeitada com flores

Quando chegamos na cidade, já era mais de 4 horas da tarde e para variar ainda não havíamos almoçado, fomos procurar algum lugar para comer entre os vários que eu havia selecionado numa pesquisa que fiz no Tripadvisor, quando vi, estávamos em frente à confeitaria Kuchenladen. A Kuchenladen é a confeitaria mais famosa da cidade, é uma portinha que fica ao lado da Igreja Luterana, praticamente em frente ao Teatro del Lago.

Confeitaria Kuchenladen em Frutillar
Confeitaria Kuchenladen em Frutillar
Cardápio Kuchenladen, Frutillar
Clique para ampliar

O local é minúsculo, mas é disputadíssimo e as tortas são sensacionais.

As porções são enormes!! Como já comentei, tenho uma grande dificuldade para saber o custo das refeições quando leio as avaliações dos restaurantes e está escrito “preço justo”, “preço compatível com a qualidade”, “meio caro”, etc… estão tirei uma foto de uma parte do cardápio para vocês saberem os preços. Lembrando que esses são os preços praticados em janeiro de 2016. Um pedaço de cuque ou strudel saía por 1.500 pesos, equivalente a R$9,00 no câmbio de janeiro. Um pedaço (enorme) de torta por 2.300 pesos, mais ou menos R$13,80. 🙂

 

A torta que pedi - em Kuchenladen, Frutillar
A torta que eu pedi – Confeitaria Kuchenladen, Frutillar

Depois de almoçarmos uma porção de torta acompanhada de um delicioso café, fomos conhecer o Teatro del Lago. Construído à beira do Lago Llanquihue, é um espaço com arquitetura moderna onde se celebram as semanas musicais de Frutillar, concertos musicais, peças teatrais, entre outros. No período que fomos (final de ano) não havia apresentações, a temporada musical inicia no final de janeiro.

Frutillar, Teatro del Lago
Frutillar, Teatro del Lago

O Teatro oferece uma visita guiada, todos os dias no horário das 12h. A visita é paga, tem duração de aproximadamente 1 hora e percorre vários setores do teatro. Preços e informações sobre datas e horário estão no seu site oficial . Eu gostaria muito de ter ido, mas como tivemos que resolver a questão médica, não pudemos estar na cidade no horário da visita. Assistir uma ópera, ou uma grande orquestra, nesse teatro deve ser algo espetacular!

Frutillar, Teatro del Lago
Frutillar, Teatro del Lago

A cidade ainda tem o Museu Colonial Alemão, que conta com um parque de três hectares, que recria a vida dos colonos alemães instalados ao redor do lago Llanquihue a partir de 1852. O museu é um projeto conjunto da municipalidade de Frutillar e o governo alemão. No site do museu há informações sobre horário e valores para adultos e crianças.

A Igreja da cidade está muito bem conservada, assim como outras igrejas da região dos lagos ela é feita de madeira.

Frutillar-Igreja
Interior da Igreja de Frutillar, Chile

O que fazer
Passear pela orla observando as referências musicais no mobiliário urbano, curtir a maravilhosa vista do lado Llanquihue tendo ao fundo os vulcões Osorno,Puntiagudo e Tronador, passear no pier de Frutillar, visitar o Teatro del Lago, e para quem quiser, fazer a visita guiada. Visitar o Museu Colonial Alemão, conhecer a Igreja, almoçar numa das diversas confeitarias que se encontram ao longo da avenida que beira o lago e saborear as famosas tortas alemãs.

Frutillar, região dos lagos, Chile
Flores e o vulcão Osorno, em Frutillar

Posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
e muito mais…
* Foto de capa: de Di Xavier

Pense em alugar um carro para ter mais liberdade de conhecer a região. No inverno, cuidado com a neve!!!! 🙂 🙂

Links
Teatro del Lago
Museu Colonial Alemão
Kuchenladen Frutillar

Veja também

Deixe uma resposta