Uma tarde na Colônia Witmarsum

Faz tempo que meu marido sugere tomarmos um café colonial em Witmarsum, mas a coisa ia ficando… ficando… até que essa semana São Pedro nos garantiu que teríamos sol no final de semana! Com a aprovação de São Pedro… PartiuWitmarsum

Heimat Museum na Colônia Witmarsum, Paraná

Um bate-volta para a Colônia Witmarsum

Família reunida dentro do carro, fomos conhecer a Colônia Witmarsum do Paraná, que é próxima de Curitiba. A Colônia está situada no município de Palmeira a aproximadamente 65 km da capital do Paraná. Fundada por menonitas, Witmarsum abre-se para receber turistas. É famoso o seu café colonial, com aqueles deliciosos doces de origem alemã.

Como chegar: Tendo como referência de partida a cidade de Curitiba, dá para ir pela estrada que vai para Ponta Grossa, (BR 277, depois BR 376) ou pela estrada de Palmeira (BR 277).

Colônia Witmarsum - turismo
Colônia Witmarsum – turismo

Fomos pela estrada de Palmeira. Saindo de Curitiba, pela BR 277 sentido interior do Estado, em São Luiz do Purunã, logo após o posto policial pega-se à direita para acesso ao viaduto.

Continua pela BR 277 e uns 3 km depois do recanto do Rio dos Papagaios já vai encontrar a indicação da entrada à direita para a Colônia Witmarsum. Da saída do viaduto até a estrada que dá acesso à Colonia Witmarsum percorre-se menos de 10 km.

A estrada é de pista simples, toda asfaltada, com ótimo estado de conservação.Tem algumas curvas fechadas, cuidado com as curvas.

Colônia Witmarsum. É bonita a estrada de acesso via Palmeira.

Chegando na Cooperativa, o Museu é logo em frente.

Museu Histórico de Witmarsum

A Colônia Witmarsum foi construída na antiga Fazenda Cancela. A fazenda pertencia ao Sr. Roberto Glaser que foi senador pelo Paraná de 1937 a 1946. A casa sede da antiga fazenda, em 1989, foi tombada ao patrimônio histórico pela Secretaria de Cultura do Paraná e se torna a sede do Museu Histórico de Witmarsum.

Heimat Museum em Colônia Witmarsum, PR - observe os lambrequins
Heimat Museum em Colônia Witmarsum, PR – observe os lambrequins

No Museu, os turistas são recebidos pelo Sr. Heinz Egon Philippsen que conta a história dos menonitas desde sua origem nos Países Baixos, a passagem pela Prússia, depois Rússia e mais tarde a América. Conta-nos também a forma como a Colônia se organiza na comunidade, fala-nos sobre a produção, dá-nos uma verdadeira aula de história e cultura, super bacana, gostei muito.

A casa onde o museu está instalado é linda, adornada com lambrequins, tem uma varanda que parece a casa da avó. Dá vontade de nunca mais sair de lá, de voltar no tempo e tomar aquele café de bule, coado em coador de pano e comer os bolinhos de polvilho assados no forno à lenha… Oh sonho….

Heimat Museum em Colônia Witmarsum, Palmeira - PR
Heimat Museum em Colônia Witmarsum, Palmeira – PR
Heimat Museum em Colônia Witmarsum.
Mamis e eu no Heimat Museum em Colônia Witmarsum, PR.

O acervo do museu é formado por peças doadas pela comunidade.

Acervo do Heimat Museum

Saímos do Museu por volta das 16h 30min e fomos procurar os cafés para escolhermos em qual iríamos lanchar.

Heimat Museum em Colônia Witmarsum - Paraná.
Heimat Museum em Colônia Witmarsum – Paraná.

Os Cafés Coloniais de Witmarsum

Há vários Cafés Coloniais na Colonia de Witmarsum, por questões logísticas alguns só abrem nos finais de semana e feriados e outros estão abertos a semana toda. Vimos o Café Colonial Sabores da Colônia que fica atrás do museu, depois fomos ver a Confeitaria Kliewer, que estava absolutamente lotada, mais adiante, já na saída da Colônia Witmarsum (sentido BR 376) tem o Café Colonial Edit´s Kaffee Hof. Olhamos, adoramos o buffet e foi aqui no Edit’s que fizemos um maravilhoso café colonial.

O Edit´s Kaffee Hof

Voltamos ao Edit´s Kaffee Hof em fevereiro de 2019 depois de um bom tempo ser aparecer por aqui. A confeitaria cresceu e ficou muito mais bonita, porém mantendo a mesma qualidade dos produtos. Chegamos no final da tarde depois do passeio no Parque Estadual de Vila Velha, já que Witmarsum fica entre Curitiba e Ponta Grossa é uma boa combinar o passeio em Vila Velha com um posterior lanche em Witmarsum. :). (atualizado em fevereiro de 2019).

Confeitaria Edit´s Kaffee Hof - Witmarsum, Paraná
Confeitaria Edit´s Kaffee Hof – Witmarsum, Paraná

Café Colonial Edit’s Kaffe Hof em Colônia Witmarsum

Começamos experimentando o famoso Suco Verde, feito com limão e couve, passamos pelos salgados deliciosos e concluímos nosso Café Colonial com os maravilhosos doces e cuques acompanhados de café com creme. Esse café com creme é imperdível.

O Edit´s Kaffee Hof ainda oferece pão de queijo, coxinhas, pastéis e dois tipos de sopa e tem pirogue. Eu peguei só um pastelzinho, preferi experimentar o que era tradicional na região. Maravilhoso!!!

Café Colonial do Edit´s Kaffee Hof , maravilhoso!! Em Colônia Witmarsum - PR
Café Colonial do Edit´s Kaffee Hof , maravilhoso!! Em Colônia Witmarsum – PR

Horário de Funcionamento e Quanto custa
Café Colonial – No Edit´s Kaffee Hof o café colonial na modalidade “buffet livre” custa R$33,00 por pessoa e para quem quiser há a opção de consumir por quilo. Sucos e café cobrado à parte na modalidade “por quilo”. (preços de fevereiro de 2019). Ligue para lá para ter os valores atualizados.
O Café abre finais de semana e feriados das 10h às 21h. No período das férias de final de ano o café abre em mais dias da semana.

Quando fui?
Na primeira vez fomos em 2015 e voltamos em fevereiro de 2019. Embora pertinho de Curitiba demoramos para voltar!!

Confeitaria Kliewer

Outro café sensacional para se conhecer é a Confeitaria Kliewer. A Kliewer abre terça à domingo das 8h às 18h. Além de servir o Café Colonial que se paga por pessoa e come-se tudo que conseguir rsss, também servem por porções. Fomos na Confeitaria Kliewer num outro passeio que fizemos, veja aqui.

Confeitaria Kliewer em Witmarsum, Paraná.

Tempo e temperatura

A região segue mais ou menos a mesma característica de tempo/temperatura de Curitiba. Teoricamente no início de agosto deveria estar frio, mas nesse dia, durante o dia, não estava. A temperatura foi caindo ao entardecer. Leve sempre um agasalho, inclusive nos meses de verão 😉

Viajar é aprender sempre

Eu aprendi que:
=> Witmaursum é uma região dos Países Baixos. Que os menonitas são originários dessa região e não da Alemanha.
=> Que a escola da Colônia Witmarsum do Paraná é administrada em parceria,  município, estado e comunidade.
=> Que a Cooperativa Witmarsum é a fornecedora do leite Cancela. Que o Cream Cheese Philadelphia da Mondelez/Kraft é feito com o leite fornecido pela Witmarsum.

O que eu já sabia
Que o queijo Witmarsum é uma delícia.

Queijo Minas Frescal - vc vai amar!
Queijo Minas Frescal – você vai amar!

Se você gostou da Colônia Witmarsum no Paraná, poderá gostar também de Frederica’s

Links
Edit´s Kaffee Hof facebook.com/EditsKaffeeHof
Confeitaria Kliewer
A cooperativa – witmarsum.coop.br

12 comments

1. Oi Ana, desculpe-me pela demora da resposta, eu estava em viagem e voltei ontem. Pesquisei essa informação para te passar e achei no Tripadvisor que é possível mas não recomendável. A Colônia é uma área rural, os lugares turísticos não estão num centrinho, estão afastados numa distância de até 10 km e não há transporte público interno. Ainda segundo a postagem desse representante da Colônia Witmarsum, a empresa de ônibus Princesa dos Campos tem uma linha que sai da cidade de Campo Largo (Região Metropolitana de Curitiba) e vai até o centro de Witmarsum, mas ele não recomenda a opção ônibus para turista. Então, é preferível ir com carro próprio ou com alguma agência local que ofereça esse passeio. Espero ter ajudado :). Abs.

1. Olá,
    tem como ir de outro meio que não seja carro. Estou indo à Curitiba agora em agosto e queria fazer um bate e volta nessa colônia, mas não estou achando outro meio..

Obrigado pela ajuda.

2. Quando vierem para a Colônia Witmarsum, não deixem de visitar a TOLL !
    A TOLL é uma loja que vende objetos, principalmente, da Alemanha. Lá vocês vão encontrar os tradicionais quebra-nozes e homens-fumaça da alemã Christian Ulbricht (www.ulbricht.de), decoração provençal, peças em ferro fundido, cervejas artesanais produzidas em Witmarsum e muitos outros objetos para “morar com você”.
    Para maiores informações acesse:

1. Olá Jenni, existe uma outra forma de um turista chegar na Colônia Witmarsum que não seja com condução própria? O Aharon perguntou isso aqui pelo blog e eu não sei informar se há facilidade de transporte público ou excursões tipo bate-volta. Abs

3. Fomos visitar a colônia em um domingo e ficamos frustrados. Museu fechado, casa de artezanato fechado. O centro de informações turísticas foi pouco elucidativo para apresentar os pontos turísticos. Tentamos um passeio rural, não houve, parecia uma cidade fantasma. Pena, sair de Curitiba, pagar um pedágio caro e ter que voltar para almoçar em Santa Felicidade, não era nosso plano.

1. Pena mesmo Daniel! Nós fomos após o almoço. O Museu é tocado sozinho pelo Sr. Heinz, não sei que horas ele abre para visitação vou tentar me informar. É ele que faz a apresentação, que conta a história, que cobra a entrada, tudo muito na base da luta pessoal dele. Depois que saímos do museu, pesquisamos algumas confeitarias, são três as mais conhecidas, escolhemos a Edit´s Kaffee Hof pelo buffet e pelo horário de fechamento, as outras duas fecham mais cedo. Eu vejo muito potencial turístico para a região mas eles precisam trabalhar mais isso. Não sou turismóloga, sou só uma consumidora de turismo e concordo com você que ainda falta alguma coisa, talvez uma coordenação turística geral. As vezes dá vontade de dar alguns palpites, não dá essa vontade? 🙂

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.