Cerro Santa Lucía - Santiago, Chile

O Cerro Santa Lucía e o sorvete de rosas

Do alto de Cerro Santa Lucía tem-se uma linda vista panorâmica da cidade de Santiago…

O Cerro Santa Lucía fica no bairro Lastarria, centro da cidade de Santiago. Pode-se chegar a ele por metrô estações Santa Lucía ou Universidad Católica da linha vermelha, ou estação Bellas Artes para quem estiver na linha verde, mas pode também ir a pé se estiver turistando pelo centro da cidade de Santiago, foi o que fizemos. Ele tem aproximadamente 70 metros de altura e a subida é feita a pé (não sei se pode ser feita de automóvel).

Da Plaza de Armas até o Cerro Santa Lucía dá aproximadamente 800 metros de caminhada e do Mercado Central ao Cerro 1.300 metros, não é longe. A entrada principal para quem sobe o morro a pé é por essa escadaria que fica na Av. Libertador  Bernardo O’Higgins. Observe no Street View que a AV. Libertador é uma avenida muito larga, com várias pistas, onde se encontram as estações do metrô da linha vermelha. Existem outras entradas, inclusive um elevador, mas o guia do Free Tour nos disse que o elevador funciona alguns dias da semana, não todos. Não tenho como comprovar essa informação. Nós utilizamos a entrada com a escadaria para pedestres.

Logicamente fizemos a subida a pé. 🙂 A vantagem de subir a pé é que podemos observar cada detalhe do caminho que é belíssimo, a desvantagem é que cansa…

Cerro Santa Lucía - Santiago, Chile
Cerro Santa Lucía – Santiago, Chile

Há um controle de acesso logo na entrada, mas o acesso é gratuito. O Cerro fica aberto no verão das 9h às 20h e no inverno até às 19h. Li no Tripadvisor alguns relatos sobre a falta de segurança e perigo de assalto no Cerro Santa Lucía. Eu não senti insegurança talvez por estarmos em um grupo de cinco pessoas e por termos subido pelo caminho dos automóveis sem pegar atalhos.

Logo após os primeiros lances de escada, chegamos à Terraza Neptuno, onde há uma grande fonte e a figura de Netuno esculpida em bronze. É uma belíssima construção e a região fica cheia de turistas.

Terraza Neptuno em Cerro Santa Lucía - Santiago, Chile
Terraza Neptuno em Cerro Santa Lucía – Santiago, Chile

Caupolicán é uma das obras mais famosas de Santiago. É a obra mais conhecida do pioneiro da escultura chilena o artista Nicanor Plaza (1843-1918). A obra está no Cerro Santa Lucía.

Caupolicán – escultura de Nicanor Plaza
Caupolicán – escultura de Nicanor Plaza
Caupolicán
Caupolicán (clique para ampliar)

Do alto tem-se uma vista panorâmica da cidade de Santiago. No dia que fomos o nível de poluição da cidade estava muito alto devido às queimadas que ocorriam na Região Metropolitana. Dá para observar nas fotos a poluição do ar.

Vista da cidade - Cerro Santa Lucía. foto: Vick
Vista da cidade – Cerro Santa Lucía. foto: Vick

No topo do Cerro Santa Lucía está o Castillo Hidalgo, uma fortaleza construída em 1816 para a defesa da cidade e hoje é um local para eventos.

Castillo-Hidalgo-Santa-Lucia
Castillo Hidalgo, Cerro Santa Lucía

Quando falta pouco tempo para ser fechado os fiscais vão orientando os turistas para descerem o morro.

Fim de tarde, os fiscais pedem para descermos.
Fim de tarde, os fiscais pedem para descermos.

Depois da descida do Cerro nada como saborear o famoso sorvete de rosas do Emporio La Rosa. Se não fosse o guia do Free Tour que fizemos no dia anterior, eu não saberia da existência dessa famosa sorveteria do Chile. Obrigada guia.

sorvete-do-Emporio-La-Rosa

O Emporio La Rosa é uma sorveteria super conhecida dos chilenos mas ainda não tão conhecida dos estrangeiros. Fica no bairro Lastarria, próxima ao Cerro Santa Lucía e ao Parque Forestal. O Emporio La Rosa Merced tem um espaço físico pequeno, possui algumas mesas na calçada e uma fila enorme de gente para tomar sorvete. Enfrentamos a fila e experimentamos o sorvete de rosa que dá o nome à sorveteria. Delicioso! Terminamos nossa tarde degustando nossos sorvetes no Parque Forestal.

Parque Forestal - Santiago
Parque Forestal em Santiago. Foto: Vick

Posts dessa viagem
Conhecendo o Chile no verão
Cinco dias em Santiago, Chile
O Cerro Santa Lucía e o sorvete de rosas
Urbn Stgo – museu a céu aberto
Viña Undurraga, um passeio divertido
Viña del Mar e Valparaíso, o passeio que deu errado
Os textos sobre o deserto do Atacama logo virão para o blog. O Atacama foi o lugar mais lindo que eu já vi.


Booking.com

Links
Emporio La Rosa – www.emporiolarosa.com
Emporio La Rosa Merced – Merced 291 – Santiago
Obs.: Existem várias filiais e franquias do Emporio na cidade de Santiago

Veja também

Deixe uma resposta