O vulcão Osorno é o cartão postal da região de Los Lagos. Ele pode ser visto de Puerto Varas, de Puerto Montt, de Frutillar e de outras cidades da região.
O vulcão Osorno
Imponente do alto dos seus 2652 metros, o Osorno domina a paisagem da região. Com seu formato cônico perfeito, decorado com as neves eternas em seu cume, é o vulcão que desenharíamos se nos pedissem o desenho de um. No inverno é feita a prática de esqui e no verão as empresas de turismo organizam excursões que vão até o Centro de Apoio, que fica a 1240 metros de altitude. Nesse patamar está a Estação Base do teleférico. O Centro conta com um amplo espaço de estacionamento, lanchonete e cafeteria, banheiros, tem toda a infraestrutura necessária para o atendimento ao turista e funciona o ano todo.
A partir da Estação Base pode-se subir de teleférico mais dois estágios, No primeiro estágio vai-se à Estação Primavera que fica a uma altitude de 1450 metros. Nessa região dá para ver uma cratera secundária do vulcão, a cratera Roja e tem-se uma vista maravilhosa do lago Llinquehue e do vulcão Calbuco.
O segundo estágio vai até a Estação Glaciar a 1700 metros de altitude. Quando subimos o Osorno, o segundo trecho do teleférico estava em manutenção e não pudemos chegar até a Estação Glaciar. É possível subir de teleférico e descer de tirolesa da estação Primavera até o Centro de Apoio.
Como subir o vulcão
Pode-se ir com agência de turismo ou (no verão) por conta própria. Nós tínhamos a preocupação do gelo na estrada, mas como a Cláudia, nossa simpática taxista de Puerto Montt, nos disse que nessa época do ano não há gelo na estrada, fomos com o carro que alugamos no 1º dia da viagem. A estrada é toda asfaltada até o Centro de Apoio, é belíssima, tem muitas curvas em aclive/declive, lembra um pouco a Serra do Rio do Rastro em Santa Catarina. Nosso carro era um Hyundai 1.4, e subiu bem com quatro adultos.
Quando íamos subindo e chegando cada vez mais próximo do vulcão, bateu uma emoção de estar ali tão perto dessa força da natureza, tão próximo do vulcão, embora eu soubesse que ele estava adormecido e quietinho, ainda bem! 🙂
No meio do caminho da subida há um mirante onde paramos para observar a paisagem e fazer algumas fotos e foi nesse mirante que fomos apresentados aos famosos tábanos, uma mosca grande (butucão), preta, com 2 a 3 cm de comprimento que aparece na região de meados de dezembro até final de janeiro e que inferniza bastante nos passeios porque elas vêm em cima da gente.
Quando ir
A subida do Osorno é o principal passeio da região. Como o tempo normalmente é muito chuvoso e nublado, faça sua programação bem flexível. Se o tempo estiver aberto, suba o vulcão porque não dá para saber como estará no dia seguinte e subir com tempo fechado, nuvens cobrindo o vulcão não adianta muito. Normalmente quando amanhece o Osorno está coberto com nuvens que vão se dissipando ao longo da manhã.
As principais atrações turísticas da região do lagos
São três as principais atrações turísticas na região: O vulcão Osorno, o Lago Todos los Santos e os Saltos do Rio Petrohué. O caminho é o mesmo, só se diferenciando no final, assim, dá para pegar o carro e seguir para lá, se o vulcão estiver aberto, vai para o vulcão, se estiver coberto de nuvens, aproveita conhecer o Lago Todos los Santos.
Como chegar
O vulcão Osorno (não confundir com a cidade de Osorno) fica a 60 km de Puerto Varas. Vai pela estrada que contorna o lago, no sentido de Ensenada e uns cinco quilômetros depois de Ensenada há uma estrada que sai à direita que leva ao Centro de Apoio do Osorno. Essa estrada é toda asfaltada e dá para subir no verão sem susto. Lá quase no topo, se você observar no Google, a estrada se bifurca, continue pela da direita que é a que vai ao Centro de Apoio, a da esquerda vai para o Refúgio Teski Club. Interessante que o Google não reconhece a estrada à direita, embora ela seja a estrada correta e a estrada asfaltada. Há placas indicativas durante todo o percurso.
Temperatura lá em cima no vulcão
No verão a temperatura é muito louca, pode fazer calor e fazer frio dali cinco minutos, depende do vento. Na Estação Primavera, a primeira que o teleférico nos leva, quando ventava fazia muito frio. Levei casaco de inverno e echarpe para me proteger do frio. Quando parava o vento, esquentava um pouco, mas calor não fez!
Quanto custa
A subida até a Estação Base, desde que feita com condução própria não custa nada. Não há pagamento para entrar, nem é cobrado estacionamento. Nesse patamar a vista já é maravilhosa. Quem quiser subir às outras estações, só uma ou às duas, paga o teleférico de subida. Os preços estão no site oficial do vulcão Osorno.
Lanchonete e Cafeteria
No patamar da Estação Base há a lanchonete e cafeteria Mirador. Servem café, chocolate quente, sanduíches etc…
Alguns sanduíches são enormes dá bem para duas pessoas que comem moderado. Tirei foto, mas a foto não dá muita noção do tamanho do sanduíche, talvez o pão tivesse uns 18 cm de diâmetro, eu e meu marido dividimos um. Pedimos o sanduíche churrasco italiano, 5.500 pesos, custou aproximadamente R$33,00 no câmbio de janeiro de 2016.
Achei os preços praticados na Lanchonete Mirador semelhante aos preços praticados na cidade de Puerto Varas, eu imaginava que seria muito mais caro mas não é. Nas avaliações de restaurantes no Tripadvisor as pessoas, até por orientação do próprio site, colocam frases assim “preço justo”, ” preço compatível com o que oferecem” “muito caro para a qualidade”, etc.. mas eu queria saber quanto custa!! Muito caro ou barato é relativo e depende do poder aquisitivo de cada viajante. Pensando nisso fotografei uma parte do cardápio onde mostra os preços em janeiro de 2016. Espero que seja útil.
#Dica do Conheci e Curti
Lembre de levar óculos para sol, protetor solar, casaco e echarpe para o frio. Como não subi ao segundo estágio, não sei se há necessidade de luvas. Uma boa, no verão, é levar também um repelente para se livrar dos tábanos.
Onde se hospedar
A região dos Lagos Andinos atrai muitos turistas. É só acessar o site do booking.com e pedir o mapa da localização de qualquer um dos hotel de Puerto Varas, que dá para ter uma ideia da quantidade de oferta de hospedagem na região. Das cidades do entorno do Lago Llanquihue, Puerto Varas é a mais famosa. Nós nos hospedamos em Puerto Varas e em Puerto Montt. Veja no post Lagos Andinos, os hotéis, nossas dicas de hospedagem.
Nós nos hospedamos no hotel Cabaña del Lago, porque achei uma super promoção no booking, daquelas que se você não pega, você e arrepende para o resto da vida!
O Lago Todos los Santos é indescritivelmente bonito com suas águas azul turquesa. Veja no post Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué.
Por onde andamos no Chile, os posts dessa viagem
– Fui pro Chile
– Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
– Subindo o Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
– Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
– Pucón no inverno ou no verão, sempre tem o que fazer
– Termas Geométricas, uma maravilha na região de Pucón
Foto de capa: Di Xavier
Alugar um carro nessa região, para quem vai no verão é uma boa. Faça uma análise dos preços com a Rentcars e veja se cabe no seu orçamento. No inverno pode ter neve, mas no verão é tranquilo e dá uma enorme liberdade.
Link úteis
Site oficial do Vulcão Osorno: www.volcanosorno.com
Reserva de hotéis booking.com
Seguro de viagem – Veja qual é o melhor para seu perfil
Aluguel de automóvel – Rentcars
Cambio Afex – www.afex.cl
Aeroporto El Tepual – Puerto Montt – aeropuertoeltepual.cl
Gostou do post? Deixe seu joinha, clicando no curtir abaixo. 😉
Post extremamente lapso de informações importantíssimas!!!
Infelizmente nós guiamos para ir ao Vulcão nesses blogs e a falta de precisão e dicas de verdade, é absurda!
1 não se chega no vulcão a pé, o caminho é extremamente longe, não há táxis por perto, não se hóspede em Ensenada se não tiver alugado carro. Não se vai dos Saltos para o Vulcão direto.
2 cobram uma caução no cartão de crédito altíssima para alugar carro, e caso não se hóspede em Puerto varas e compre traslado de lá até o vulcão, não dá pra chegar! Não há táxis, não há Uber, não há nada em Ensenada.
Prezada Guilhermina, lamentamos que sua experiência no sul do Chile não tenha sido como vc esperava. O Conheci e Curti é um blog pessoal onde contamos nossas experiências de viagem, não somos empresa de turismo, o que escrevemos no Conheci e Curti reflete nossa experiência. Nós alugamos um carro em Puerto Montt, ficamos hospedados em Puerto Varas e conhecemos toda a região de automóvel, não utilizamos o transporte público nesta viagem. Sim, eles bloqueiam um valor bem alto no cartão de crédito como caução para alugar o carro, mas isso é comum em todos os lugares. Quando visitamos Portugal também fizeram uma caução bem salgada no cartão de crédito e o mesmo aconteceu quando alugamos um carro na Áustria, mas a caução é cancelada assim que o automóvel seja devolvido sem damos.
Se precisar de mais informações sobre lugares que conhecemos, nos escreva aqui no blog que teremos o maior prazer em auxiliar naquilo que conhecemos. Abraços
ooi, queria saber se em abril é possível encontrar neve no vulcão
Oi Gisele, essa é uma pergunta difícil de responder, mas pelo que li quando eu estava pesquisando para organizar minha viagem, a neve no topo do vulcão é eterna. Essa neve no topo é “para ver’, para esquiar precisa que esteja com um bom volume de neve. Li, também, que pode começar a nevar na região no mês de abril, então é tudo muito relativo, acho que não vou conseguir te ajudar. 🙁
Parabéns, curti muito os seus relatos, muito me ajudaram, esterei logo no início de janeiro/2019 por lá.
Obrigado.
Obrigada Everton, ficamos felizes com seu comentário. Quando voltar, passe aqui no blog e nos conte o que vc achou da região.
Um excelente 2019 e uma excelente viagem para vc. Até,
Olá ! Ótimas dicas!
Visitaremos Puerto Varas e cidades ao redor com o carro alugado nesse verão. É necessário comprar entrada dos parques, teleférico do vulcão Osorno e nagevação pela internet no Brasil, antes de irmos?
Abraços
Olá Alessandra, parques e teleférico do Osorno compra no guichê na própria atração. Chip pré-pago de celular eu não comprei, mas acho que não é muito complicado comprar lá. Eu gostei muito da região, achei linda! Boa viagem. ✈?
Excelentes comentários.
Que restaurante você indicaria em Puerto Varas, tipo comida boa com preço Justi?
Oi Neusa, gostei muito do restaurante “La Olla”, ele não é no centrinho de Puerto Varas, se tiver de carro é fácil de ir, com transporte público não sei. O restaurante lota e fecha às 22 horas. Não é barato, mas nada é barato em Puerto Varas. No La Olla tem pratos para quase todos os bolsos, embora caro/barato seja um conceito muito relativo. Nós pedimos salmão que era o prato mais econômico deles. Pagamos 38.000 pesos para quatro pessoas, com bebida e 10% incluso. Os 10% não está na nota, mas é sugerido em todos os restaurantes, ou seja, tem que pagar. O tamanho do salmão servido era gigante… voltamos lá outro dia e pedimos 3 pratos para quatro pessoas, para compartilhar. 🙂
Outro restaurante que gostamos foi o “Café El Barista”, esse é no centrinho, dá para ir a pé. Pedimos ceviche misto (camarão e salmão) e pagamos 5.800 pesos por ceviche. Minha sugestão é que vc compre um chip pré-pago pro celular e pesquise restaurantes no foursquare. Fizemos isso na nossa viagem para Portugal e deu muito certo.
Ter fotografado o cardápio foi uma excelente ajuda! Irei ao Chile em julho de 2016 e estou buscando informações e a coisa mais difícil é ter ideia dos preços das refeições. Agradeço muito!