São Lourenço, cidade do sul de Minas, é conhecida por suas belezas naturais e por suas águas curativas.
São Lourenço localiza-se no sul de Minas Gerais, ao pé da Serra da Mantiqueira e às margens do Rio Verde, tem aproximadamente 950 m de altitude. Seu clima é quente temperado. A temperatura média nos meses de verão é de 22º e nos meses de inverno gira em torno de 15º, mas pode fazer mínima de zero grau no inverno. ? Julho é o mês mais seco, com baixa precipitação e o mês com maior precipitação é dezembro.
São Lourenço e Caxambu são muito próximas, 30 km separam as duas cidades. Quem está hospedado numa vai conhecer a outra. A cidade de São Lourenço é maior que Caxambu, tem o dobro de sua população, e o carro chefe do turismo também é o Parque das Águas.
Chegamos em São Lourenço em torno de 9 horas da manhã e fomos conhecer a Estação Ferroviária de onde sai o passeio do Trem das Águas. O trem é operado por uma locomotiva a vapor e percorre um trajeto de 10 km entre São Lourenço e Soledade de Minas. Dá em torno de 40 minutos a ida e outro tempo igual para a volta. O passeio total tem duração de 2 horas.
Como o passeio só ocorre nos finais de semana e feriados e nós fomos para São Lourenço numa quinta-feira, não foi possível fazermos o passeio no Trem das Águas. Só conhecemos a estação e fomos para o Laticínio Miramar, uma casa que comercializa queijos e outros produtos característicos de MG, que fica ali bem próximo da estação. Nossa! Saiu todo mundo carregado de compras!
A Igreja Matriz
Localizada no centro da cidade, a Igreja Matriz de São Lourenço é uma Igreja com uma única torre. Vocês sabem porque algumas Igrejas não tinham a sua segunda torre completada? Quem souber escreve abaixo nos comentários. 😉
O interior da Igreja Matriz.
O Parque das Águas de São Lourenço
As águas de São Lourenço é explorada pela Nestlé, assim, o parque também é administrado e mantido pela multinacional.
O parque possui 9 fontes de água mineral, e várias opções de entretenimento e serviços. O ingresso dá direito a um retorno no mesmo dia, o que achei super legal, dá pra entrar, conhecer, curtir, sair e voltar.
A primeira fonte que conhecemos e experimentamos a água foi essa da foto. Juro que tentei entender o nome dela, mas a única informação que vi na placa é que é Fonte Ferrruginosa. Talvez seja esse o nome da fonte, sei lá. 🙂
A foto abaixo é do interior da Fonte Vichy. A água dessa fonte é rica em fluoreto, seu consumo diário não é recomendado pois contém fluoreto acima de 2mg/L. Degustação de uma pequena porção OK. Sempre leia a composição da água e as instruções antes de beber. A Fonte Vichy tem esse nome devido a proximidade de suas características com a fonte localizada na cidade de Vichy, na França.
Fonte Oriente – A água da Fonte Oriente é engarrafada e comercializada desde 1890. É uma água naturalmente gasosa.
A que eu achei mais interessante foi a Fonte Jaime Sotto Maior. É uma fonte de água mineral sulfurosa que contribui no tratamento de diabetes entre outros. Mas o que mais me chamou a atenção é que essa fonte libera um gás.
O gás expelido pela fonte é usado no tratamento de problemas respiratórios. A gente aspira o gás que sai desse bico (veja foto abaixo). Meu marido que tem rinite alérgica gostou da experiência. 😉
Quando for visitar o Parque das Águas de São Lourenço, não deixe de ver a Catedral de Bambu. É um auditório ao ar livre formado por bambus. É nele que acontecem apresentações musicais e teatrais e inclusive festas de casamento.
Os caminhos e as trilhas.
Explore as trilhas…
O Balneário
Localizado no Parque das Águas, às margens do lago, o Centro Hidroterápico foi inaugurado em 1935, sendo considerado um dos mais modernos da época. Reformado em 2008, preserva ainda hoje seu estilo colonial.
O parque como um todo é belíssimo, tirei muitas fotos lá. Quando for visitar São Lourenço, gaste boas horas passeando no Parque, experimentando as águas das fontes, sente nos brancos para curtir a natureza, tem muita coisa para Conhecer e Curtir. Veja outras cidades próximas de São Lourenço para conhecer numa trip pelo Sul de Minas.
Caxambu || São Lourenço || São Tomé das Letras || Baependi ||
Uma Fazenda Centenária || Turistando no Sul de Minas
Onde ficar
Veja no booking as melhores opções de hospedagem em São Lourenço. Não vou poder ajudar muito, pois minha base na região foi a cidade de Caxambu.
Não tivemos muito tempo na cidade pois fizemos só um bate-volta de Caxambu. São Lourenço tem mais atrações do que as que visitamos e conhecemos.
O que fazer São Lourenço
– Conhecer o Parque das Águas
– Curtir o Centro Terápico e Balneário do Parque das Águas
– Fazer o passeio do Trem das Águas (só final de semana e feriados)
– Praticar balonismo (pra quem gosta e não tem medo)
– Visitar a Igreja Matriz
Referência
– Trem das Águas
Os locais por onde andamos no Sul de Minas
Tem um post para cada lugar. Clique para ler.
– Turistando no Sul de Minas
– Caxambu e o Parque das Águas
– São Tomé das Letras, a cidade das pedras
– Visitando uma Fazenda Centenária no Sul de Minas
– Baependi, a terra de Nhá Chica
– São Lourenço e suas águas curativas
O parque um lugar muito bom de passear e as fontes são excelentes, indico o Hotel Solaris um excelente lugar para se hospedar
Oi Abel, também achei bem bonito o parque, muito bem cuidado com recantos maravilhosos. Experimentei a água de todas as fontes que consegui chegar, rss.
Olá, gostei muito..Muito rico em informações. Belas fotos..Parabéns
Obrigada Janete, fico feliz por você ter gostado! São comentários como o seu que me incentivam a continuar. Obrigada de coração, volte sempre!