Alto da Sé de Olinda, o que conhecer?

Alto da Sé em Olinda
Available also in other languages

A cidade de Olinda começou nesta colina do Alto da Sé.

Conta a tradição, que o nome da vila surgiu da expressão de encantamento de Duarte Coelho, primeiro Donatário da Capitania de Pernambuco, diante da paisagem vista do alto da colina: “Ó linda situação para se fundar uma villa”. Concordamos com Duarte Coelho. Alguém tem coragem de discordar? 🙂

Alto da Sé de Olinda

O Alto da Sé de Olinda tem muitos pontos turísticos para serem visitados, neste post escrevo sobre os que nós visitamos. Como comentei no post anterior, fizemos o city tour com o Olinda Aventura Receptivo e Tour e combinamos com o motorista guia que ficaríamos no Alto da Sé para explorarmos a região a pé. Nós e nossa companheira de Toyota, descemos no Alto da Sé, mas fomos para lados diferentes.

Quando dávamos uma de Duarte Coelho admirando a belíssima vista do alto da colina da Sé, aproximou-se um senhor que era guia turístico local. Nos apresentou sua credencial de guia e se ofereceu para nos levar aos pontos turísticos da região. Ressabiada eu recusei, já havíamos sido assediadas por guias na Praça Maxambomba quando chegamos de Uber, vindo do Recife, e eu havia lido em outros blogs, casos de pessoas que aceitaram o guia local, não negociaram claramente o custo do serviço e tiveram problemas com isso.

Olinda, alto da Sé.
Olinda, alto da Sé.

Agradeci e falei que não, mas o guia continuou ali ao lado e começou a nos contar histórias e curiosidades de Olinda. Como gosto de conhecer a história dos locais que visitamos, acabei perguntando qual era o valor que ele cobrava para ser nosso guia pelo período da tarde. Eles falou o preço, perguntei se era para nosso grupo de três ou se era individual, tudo esclarecido, resolvi aceitar e fomos turistar com a orientação dele.

O que conhecemos no Alto da Sé

Conhecemos a casa dos Bonecos Gigantes, a Igreja da Misericórdia, a Sé de Olinda. Vimos o Observatório Astronômico, conhecemos o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, a Feira de Artesanato e o Convento e Igreja de São Francisco. Não conseguimos subir no Elevador Panorâmico do Alto da Sé porque no dia que fomos estava fechado.

Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda

O primeiro local que o guia nos levou a conhecer foi a Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda.

Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda
Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda. Foto: Maria Eugênia

A Casa dos Bonecos Gigantes e Mirins de Olinda abriga uma coleção de bonecos gigantes que desfilam pelas ruas da cidade durante o carnaval. Os bonecos gigantes são uma tradição que vem da Europa medieval, onde eram usados para representar mitos pagãos ou santos católicos. Eles chegaram ao Brasil com os colonizadores portugueses e passaram a desfilar em festas religiosas ou carnavalescas. Em Olinda, o primeiro boneco gigante foi o Homem da Meia-Noite (1931), inspirado em um homem bonito que andava pela rua à noite e despertava a curiosidade das moças. Depois dele, surgiram outros bonecos como a Mulher do Meio-Dia e o Menino da Tarde. Hoje há uma quantidade enorme de bonecos representado figuras da história e de artistas famosos.

Casa dos Bonecos Gigantes, Olinda
Casa dos Bonecos Gigantes. Foto: Maria Eugênia

Paga-se um pequeno valor para entrar e lá dentro um guia da casa foi nos contando a história dos bonecos e nos levando nas salas onde esles estão expostos. Quando visitamos, havia uma apresentação de frevo e convidavam os turistas para dançar. Eu hein! Haja academia para conseguir dançar frevo!!

Na casa, encontramos a Paula, nossa companheira de city tour, e a convidamos para acompanhar o walk tour com nosso guia. Ela e o guia acertaram o valor de sua incorporação ao passeio e nosso trio de turistas passou a ser um quarteto. 🙂
Endereço: Rua Bispo Coutinho,780 – Olinda

Observatório Astronômico

Pertinho da Casa dos Bonecos, ali quase na frente, está o Observatório Astronômico. Em estilo neoclássico, o observatório foi construído em 1890, próximo do local onde o astrônomo francês Emmanuel Liais descobriu o cometa Olinda em 1860, o primeiro cometa descoberto na América do Sul. O observatório também foi usado para observar o trânsito de Vênus em 1882, um fenômeno raro que ajudou a calcular a distância da Terra ao Sol.

Observatório Astronômico, Olinda
Observatório Astronômico. Foto: maria Eugênia

Ele abre ao público de terça a domingo, das 16h às 20h, com entrada gratuita.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia

A primeira Santa Casa de Misericórdia no Brasil foi criada em Olinda, no ano de 1539, por determinação da coroa portuguesa. Junto ao hospital foi construída a Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia que pertencia ao complexo da Santa Casa. Situava-se no ponto alto da cidade, ali onde começa a Ladeira da Misericórdia.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Olinda
Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Foto: Maria Vitória

Em 1631, a igreja foi destruída pelo fogo durante a invasão holandesa.  Foi reconstruída em 1655 e reformada várias vezes no século XVIII, ganhando uma bela talha no arco cruzeiro e pinturas no teto sobre a vida da Virgem Maria. A igreja é tombada pelo IPHAN desde 1938 e é um dos monumentos históricos de Olinda.

Segundo nosso guia, a Igreja só abre no horário que as irmãs vão rezar a missa, nos demais horários permanece fechada. Estava quase no horário da missa e o guia fez com que nos apressássemos para podermos ver o interior da Igreja. Não era permitido entrar, observem na foto uma corda proibindo a entrada, só a vimos da porta.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia - Olinda
Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia. Foto: Maria Vitória

Museu de Arte Sacra de Pernambuco

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco (MASPE) está instalado na antiga Casa da Câmara, um edifício do século XVII. O museu conta com um acervo de peças religiosas cedidas pela Arquidiocese de Olinda e Recife, como santos, relicários e pinturas.

Museu de Arte Sacra de Pernambuco
Museu de Arte Sacra de Pernambuco. Foto: Maria Vitória

 

Acervo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco.
Interior e acervo do Museu de Arte Sacra de Pernambuco. Foto Mª Eugênia

Catedral da Sé de Olinda

A Catedral da Sé, cujo nome é Igreja de São Salvador do Mundo, é um dos principais monumentos históricos e religiosos da cidade. Ela foi fundada em 1540 e foi dedicada a Nosso Senhor Jesus Cristo, Salvador do Mundo. É a segunda igreja mais antiga de Pernambuco e a maior do período quinhentista no Brasil. Seu estilo arquitetônico mistura elementos renascentistas e barrocos, sendo chamado de maneirista.

Catedral da Sé de Olinda
Catedral da Sé de Olinda. Foto: Maria Vitória

Em 1630, quando ocorreu a invasão holandesa em Pernambuco, o templo foi quase inteiramente destruído pelo incêndio provocado pelos invasores. Durante alguns anos permaneceu como uma ruína no cume da cidade. Foi reconstruído em 1654, após a expulsão dos holandeses. A fachada da Igreja foi se modificando a cada reforma que a mesma sofria, algumas delas descaracterizando-a totalmente. No sanctuaria.art tem uma coleção de fotos da Sé de Olinda que mostra as diversas fases da igreja. De todas as fachadas, a que eu achei mais bonita foi aquela destruída pelas holandeses.

Vista das Ruínas da Sé de Olinda. Obra de Frans Prost. Óleo sobre tela
Vista das Ruínas da Sé de Olinda. Obra de Frans Prost. Óleo sobre tela. Créditos: sanctuaria.art

O interior da Catedral da Sé é dividido em três naves, separadas por arcadas com colunas toscanas de pedra. O teto é em madeira. A capela mor é simples e sem decoração antiga, pois foi reconstruída após o incêndio provocado pelos holandeses em 1631. Ao lado da Igreja há um terraço com uma vista espetacular.

Dom Hélder Câmara, arcebispo emérito de Olinda e Recife, está sepultado no interior da Igreja da Sé. Dom Helder foi uma referência na luta pela paz e justiça social.

Interior da Catedral da Sé de Olinda.
Interior da Catedral da Sé de Olinda. Foto: Mª Eugênia

Uma pausa para o almoço

Passava das 14h eu já estava como estômago nas costas, pois havíamos saído cedo do Recife, fizemos o city tour em Olinda, depois continuamos com o passeio a pé pelo Alto da Sé e eu precisava comer alguma coisa! O guia nos indicou um restaurante super simpático, que após as 14 horas já não estava lotado. Nós três e Paula, nossa companheira de passeio, nos acomodamos em uma mesa e rolou um papo agradável, visto compartilharmos pensamentos semelhantes.

O restaurante onde almoçamos.
O restaurante onde almoçamos.

Convento e Igreja de São Francisco de Olinda

Após o almoço fomos conhecer o Convento e Igreja de São Francisco.

Igreja e Convento de São Francisco em Olinda
Igreja e Convento de São Francisco. Foto: Maria Vitória

O Convento e Igreja de São Francisco é um conjunto arquitetônico católico que inclui a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. É considerado o convento franciscano mais antigo do Brasil. Sua construção foi iniciada em 1585, mas foi parcialmente destruído pelos holandeses no ano de 1631 (ah esses holandeses…). Foi reconstruído ainda no século XVII.

Em frente ao convento há este cruzeiro trabalhado em pedra de arenito retirada dos arrecifes. A foto ficou meio estranha, né? É que estávamos no adro, entre a Igreja e o cruzeiro. Para fazermos a foto bonita com o cruzeiro em primeiro plano e a igreja ao fundo, tínhamos que estar próximo daquelas pedras que interditam a rua, mas na hora não pensamos nisso, então fiquei devendo essa foto para o blog.

Cruzeiro da Igreja de São Francisco - Olinda.
Cruzeiro da Igreja de São Francisco – Olinda.

O Convento de São Francisco faz parte dos monumentos do Centro Histórico de Olinda, tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade.

Feiras do Artesanato

Há vários locais que vendem artesanato no Alto da Sé. Nós passamos por eles, mas não nos detivemos em nenhum. Não que não gostemos de feiras de artesanato, mas não era nosso foco no momento. A feira do artesanato funciona na praça da Sé, mas fico devendo mais informações sobre ela.

Feira do Artesanato no Alto da Sé em Olinda
Feira do Artesanato no Alto da Sé. Foto: Maria Vitória
Sombrinhas na feira de artesanato de Olinda.
Feira de Artesanato. Foto: maria Eugênia

Final de tarde tapioca e água de coco

Olinda - Passo do alto da Sé.

Ali, próximo da Igreja da Sé, no Passo da Sé, no final da tarde há uma feira gastronômica. Não sei informar que horário a feira inicia. Já havíamos nos despedido do guia e de nossa companheira de tour e resolvemos parar para comer uma tapioca, tomar uma agua de coco e apreciar a vista, antes de voltarmos para o Recife.

Encontramos essa pousada linda!

Estávamos nos preparando para descer a pé a Ladeira da Misericórdia, quando encontramos essa construção coisa mais linda! Animadas fomos ver o que era e se dava para conhecer. É a Pousada Convento da Conceição, gente que coisa mais linda! Logicamente por não sermos hóspedes não pudemos entrar, só vimos a parte de fora, mas adorei!

Pousada Convento da Conceição em Olinda
Pousada Convento da Conceição. Foto: Maria Vitória

Descendo a ladeira da Misericórdia

Como todo turista que curte Olinda resolvemos descer a pé a Ladeira da Misericórdia, para curtir mais um pouquinho esse nosso bate volta. No início da descida, encontramos duas jovens que estavam treinando para uma maratona e elas treinavam correndo ladeira acima! o)

ladeira da Misericórdia - Olinda

Voltando pra Recife

No caminho de volta para a parte baixa da cidade íamos observando e fotografando lugares bonitos por onde passávamos. A foto abaixo é do muro da Pousada Quatro Cantos. Aliás, belíssima pousada com uma excelente avaliação.

Muro da Pousada Quatro Cantos - Olinda
Muro da Pousada Quatro Cantos de Olinda. Foto: Maria Vitória

Na mesma rua, Prudente de Morais, um pouco mais abaixo da pousada, passamos em frente à Casa Estação da Luz, um espaço de realização e celebração da arte, cultura e pensamento, que tem Alceu Valença como patrono.

Casa Estação da Luz, Olinda
Casa Estação da Luz – Foto: Maria Vitória

 

Um pouco mais abaixo está o belo edifício onde fica o Consulado do Uruguai.

Casarão onde está instalado o Consulado do Uruguai em Olinda
Casarão onde está instalado o Consulado do Uruguai. Foto: Mª Vitória

Já na parte baixa da cidade, pegarmos o Uber e voltamos para o Recife. No dia seguinte estava programado Maracaipe e Porto de Galinhas.

#Dica: Se fazer um city tour por conta própria não te dá segurança, a dica é contratar os serviços turísticos de receptivo local. A Civitatis  oferece esse serviço em parceria com operadores locais e são bem avaliados.

Onde ficar em Olinda

Para se hospedar em Olinda, a dica é escolher pousadas ou hotéis próximos do Centro Histórico que é a área mais turística da cidade.


Booking.com

Nós fizemos um bate volta para Olinda, nos hospedamos em Boa Viagem no Recife, mas no planejamento da viagem pesquisei Olinda no booking e encontrei opções de hospedagem muito legais, entre elas, a Pousada Quatro Cantos cujo muro fotografamos.

Cidade próximas que conhecemos nessa viagem

Além do Recife e Olinda, nesta viagem conhecemos  Maracaípe, Porto de Galinhas  e João Pessoa, a capital da Paraíba.

Maracaípe- Pernambuco
Passeio de Jangada em Maracaípe. Foto: Mª Vitória

Posts desta nossa viagem ao Nordeste

Conhecendo o Recife, suas belezas, história e cultura
O passeio de catamarã e as pontes do Recife
10 igrejas barrocas e conventos do Recife Antigo para conhecer
A Capela Dourada, o Convento e a Igreja de Santo Antônio no Recife
Convento e Igreja de Santo Antônio no Recife
Concatedral de São Pedro dos Clérigos – a Igreja mais bonita do Recife
Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo
Um bate volta para Olinda
Alto da Sé de Olinda, o que conhecer?

Procurando hospedagem que cabe em seu bolso?
Pesquise no booking.com ou Airbnb.

 

Booking.com - No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Referências

Nossa experiência pessoal
Portal Iphan
Iphan – Bens tombados em Pernambuco
Arquidiocese de Olinda e Recife
Wikipédia
Ipatrimônio
Sancturaria.art
EBC- Agência Brasil
Portal Cultura Pernambuco

Adorei conhecer Olinda! Se o que escrevemos foi útil para você, deixe seu comentário abaixo. Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.