Available also in other languages |
Quantos conventos e igrejas barrocas o Recife Antigo tem, eu não sei dizer, mas cada um tem uma beleza ímpar e uma história para contar! Reservamos um dia de nossa viagem para conhecer as belas igrejas barrocas e os conventos do Recife.
Era uma segunda-feira, pegamos o Uber no nosso flat e partimos para o roteiro das igrejas. Nosso objetivo era conhecer tantas quantas fossem possíveis naquela dia. E porque uma segunda-feira? Porque também queríamos ir a Olinda e na segunda-feira, pelo que pesquisamos, alguns locais que queríamos ver em Olinda estariam fechados, então deixamos Olinda para terça e fizemos o tour das igrejas barrocas na segunda. 🙂
Nosso primeiro destino foi a Capela Dourada, creio que a maior das atrações dentre as igrejas e mosteiros barrocos do Recife.
1) Capela Dourada
A Capela Dourada, cujo nome oficial é Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, pertence ao conjunto Franciscano, juntamente com o Convento, a Igreja de Santo Antônio e o museu Franciscano de Arte Sacra, mas são visitas separadas, Museu de Arte Sacra e Capela Dourada é uma visita, Convento e Igreja de Santo Antônio, outra visita.
Escrevi um post especial para ela e todo o conjunto Franciscano. Veja tudo sobre a Capela Dourada aqui.
2) Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio
Saímos da Capela Dourada e fomos a pé até a Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio. Seis minutos caminhando, só 400 m a distância entre as duas.
Antes de viajarmos para o Recife, havíamos feito o planejamento de viagem relacionando algumas igrejas barrocas que tivessem uma certa proximidade para podermos fazer o percurso a pé, mas outras foram sendo anexadas ao nosso roteiro, por indicação em cada igreja que visitávamos. 🙂
A Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio se impõe na Praça da Independência, com suas duas belíssimas torres no seu estilo barroco colonial. É um dos templos mais bonitos do Recife. Sua construção foi iniciada em 1753 e concluída em 1790, no local onde antigamente existiam as trincheiras dos invasores holandeses e a Casa de Pólvora.
O interior da Igreja é igualmente impactante, em especial o altar principal em estilo rococó, repleto de talhas douradas.
A pintura do teto foi executada por Sebastião da Silva Tavares, um famoso pintor sacro do século XIX.
Na sacristia além da beleza da construção colonial (observem esta porta) destacam-se um lavabo feito em mármore, diversas telas a óleo e uma grande cômoda doada pelo padre Feliciano José Dornelas, em 1794.
Na Matriz de Santo Antônio nos indicaram a localização da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos e Basílica Nossa Senhora do Carmo. A Igreja dos Homens Pretos, fica a 180 m de distância desta, 2 minutinhos a pé, foi a escolhida para a próxima visita.
Localização da Matriz do Santíssimo Sacramento de Santo Antônio
Praça da Independência / Avenida Dantas Barreto s/n – bairro de Santo Antônio.
3) Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
O nome é bastante significativo, não é? Porque deveria haver, no ano de 1630, uma Igreja dos Homens Pretos? Seria para homens brancos não frequentarem, ou porque aos pretos, retirados através da catequese de suas religiões de matriz africana, não era permitido frequentar a mesma igreja dos brancos?
Construída no ano de 1630, durante o reinado de D. Afonso VI, rei de Portugal, pela Irmandade dos Homens Pretos da Vitória, uma associação constituída por escravos, a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é um dos marcos da formação do Recife. Ela fica na rua do Rosário, num local meio escondido, cujo entorno não dá à Igreja a visibilidade que ela merece.
Embora os integrantes da associação vivessem em condição de miserabilidade, eles não mediam esforços para construírem um tempo quase tão rico quanto os construídos pela nobreza da época, fosse por meio de mão-de-obra gratuita ou com a aquisição de materiais. Em 1739, a fachada original da igreja encontrava-se em ruínas e teve que ser reconstruída. A construção da nova fachada, com três portas de entrada e novos ornamentos de pedra, iniciou em 1750 e terminou em 1777.
A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos é tombada ao Patrimônio Histórico e Artístico Nacional pelo IPHAN. O tombamento ocorreu em 1965 e em 2008 recebeu apoio do BNDES para o restauro dos elementos arquitetônicos e artísticos da igreja.
Quando a visitamos, estava acontecendo uma missa e não quisemos atrapalhar, observamos seu interior a partir da porta. Quando visitarem esta igreja, observem o teto em madeira e os painéis pintados no mesmo.
Localização da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos
Rua Estreita do Rosário, s/n – bairro de Santo Antônio.
4) Basílica Nossa Senhora do Carmo
A Basílica Nossa Senhora do Carmo é um dos mais importantes monumentos religiosos de Pernambuco. É uma visita quase obrigatória para quem gosta de monumentos históricos, além de Nossa Senhora do Carmo ser a padroeira do Recife.
Escrevi um post especial dedicado só à Basílica e ao Convento Nossa Senhora do Carmo. Você vai se surpreender com o quanto esta Basílica está ligada à história do Brasil.
Ao lado da Basílica está a Igreja de Santa Teresa D’Ávila da Ordem Terceira do Carmo, menor e recuada no terreno, quase escondida. No dia que visitamos as igrejas do Recife ela estava com seus portões trancados.
5) Convento Nossa Senhora do Carmo
O Convento Nossa Senhora do Carmo, assim como a Basílica, pertencem à Ordem dos Carmelitas e o conjunto faz parte do Patrimônio Histórico Nacional, tendo sido tombados pelo IPHAN em 1938.
A construção do conjunto de Nossa Senhora do Carmo do Recife começou por volta de 1680, mas só foi concluído em 1767. Veja isso e muito mais sobre o Convento no post Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo – muita história para contar.
Aqui uma pausa para o almoço. 🙂 Almoçamos num restaurante por quilo próximo à Basílica do Carmo e após o almoço fomos conhecer a sexta igreja do dia, a Cocatedral de São Pedro dos Clérigos.
6) Concatedral de São Pedro dos Clérigos – A Igreja mais bonita do Recife
Se tem igreja bonita no Recife é esta aqui! A Cocatedral de São Pedro dos Clérigos, com suas torres simétricas fica no Pátio de São Pedro, na região central do Recife. Construída a partir de 1728, em estilo barroco do início do século XVIII, a igreja teve a conclusão de seu corpo e da parte central da fachada em 1759.
Veja tudo sobre a Igreja de São Pedro dos Clérigos, no post Concatedral de São Pedro dos Clérigos – a Igreja mais bonita do Recife.
7) Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos
A Igreja fica situada no Recife Antigo, no Pátio do Livramento, mas o Google também identifica como localizada na Rua Direita ou Rua do Livramento. Então, se você quiser chegar na Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos, coloca o nome da igreja no GPS que chega mais fácil. 🙂
Só olhamos a igreja por fora porque na 2a feira estava fechada. Ela possui linhas clássicas coloniais e observe aqui também a ausência de uma torre.
Assim como a Igreja de São Pedro dos Clérigos, ela também localiza-se no centro de um pátio, mas enquanto Igreja de São Pedro está no centro de um pátio tombado ao patrimônio histórico, o pátio da Nossa Senhora do Livramento, apesar dos casarões ao seu redor, deixa a desejar, mas pode ficar lindo se for restaurado e preservadas suas características históricas.
8) Basílica da Penha
A Basílica da Penha pertence à Ordem dos Frades Menores Capuchinhos e estes residem no primeiro convento capuchinho do Brasil que fica anexo a esta Basílica.
Toda em cor de rosa, a igreja foi construída entre os anos 1869 e 1882 no estilo neoclássico e inspirada na arquitetura da Basílica de São Jorge Maior de Veneza. Não a conhecemos internamente porque também fecha às 2as feiras.
Está localizada na Praça Dom Vital, bairro São José. O Mercado de São José fica ao lado.
Mercado de São José – O Mercado é um centro de compras, de alimentação, artesanato, produtos em couro, folhetos de cordel, artigos religiosos de religiões de matriz africana, comércio de carnes, aves e peixes, etc. O Mercado de São José foi inaugurado em setembro de 1875 e é tombado ao patrimônio histórico.
9) Convento e Igreja de Santo Antônio
Embora o Convento e a Igreja de Santo Antônio pertençam ao Conjunto Franciscano, juntamente com a Capela Dourada, as visitações para os turistas são diferentes. Capela Dourada e Museu de Arte Sacra é uma visita e Convento e Igreja de Santo Antônio outra visita.
Começamos nossa andança pelo Recife Sagrado conhecendo a Capela Dourada e encerramos nosso dia com esta visita ao Convento e Igreja de Santo Antônio, que fica ao lado da Capela Dourada. Mas porque fizemos isso? Por causa dos horários de visitação de ambos. 😉
Ele é o sétimo convento franciscano erguido no Brasil, sendo o Convento de São Francisco da cidade de Olinda o mais antigo do país.
O conteúdo histórico e as belezas das igrejas do Recife é muito rico. Para não ficar um texto mais longo do que já está, escrevi um post só para o Convento e a Igreja de Santo Antônio.
10) Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares
Quando estivemos no Recife a Igreja Nossa Senhora da Conceição dos Militares estava em restauro e não foi possível conhecê-la. Atualmente ela já está aberta para visitação e pelas fotos, é linda, linda e linda! 🙂
A obra de restauração deste importante patrimônio histórico foi realizada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento/PAC – Cidades Históricas. Conheça o processo de restauração da Igreja, clicando aqui.
Localização da Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Militares
Rua Nova, nº 309, Bairro de Santo Antônio, Recife, Pernambuco
O caminho que percorremos
Fizemos este caminho, ele não foi planejado com antecedência, mas até que ficou bem otimizado. Em muitas das igrejas visitadas, as pessoas nos orientavam sobre outras igrejas barrocas para conhecer e de igreja em igreja, visitamos nove e internamente conhecemos sete. Terminado o nosso tour pelo Recife Sagrado, pegamos novamente um Uber e voltamos para o nosso flat na praia de Boa Viagem.
Onde nos hospedamos
A dica é ficar hospedado na Praia de Boa Viagem. Nós ficamos no Boa Viagem Flat BVF 777, um confortável flat a uma quadra da avenida beira mar, localizado no trecho entre a Praça de Boa Viagem e o Parque Dona Lindu. Muito bom! Foi uma ótima escolha, com um bom custo benefício, recomendo.
Cidade próximas para empacotar na mesma viagem
Além de Olinda, vizinha do Recife, dá para colocar outras cidades no roteiro, como a Praia dos Carneiros, Maracaípe, Porto de Galinhas e João Pessoa, a capital da Paraíba. João Pessoa fica a 120 km do Recife. Já para Porto de Galinhas são só 60 km.
Posts desta nossa viagem ao Nordeste
Conhecendo o Recife, suas belezas, história e cultura
O passeio de catamarã e as pontes do Recife
10 igrejas barrocas e conventos do Recife Antigo para conhecer
A Capela Dourada, o Convento e a Igreja de Santo Antônio no Recife
Convento e Igreja de Santo Antônio no Recife
Concatedral de São Pedro dos Clérigos – a Igreja mais bonita do Recife
Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo
Um bate volta para Olinda
Alto da Sé de Olinda, o que conhecer?
Procurando hospedagem que cabe em seu bolso?
Pesquise no booking.com ou Airbnb.
Booking.com - No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.
Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.
Referências
Nossa experiência pessoal
Prefeitura do Recife
Venerável Ordem III de São Francisco
Portal Iphan
Iphan – Bens tombados em Pernambuco
BNDES
Fundação Joaquim Nabuco
Histórias, Fotografias e Significado das Igrejas mais bonitas do Brasil
Acervo Digital da Unesp
Arquidiocese de Olinda e Recife
Wikipédia
Passei poucos dias na cidade do Recife, mas ficou com a certeza que quero voltar. Se você gostou do que escrevemos, deixe um comentário abaixo. Ficaremos felizes em receber seu comentário. Obrigada.