Available also in other languages |
Coisas para fazer no Chile no verão: conhecer a cidade de Santiago, visitar uma vinícola, fazer bate-volta para Valparaiso e Viña del Mar, conhecer o espetáculo deserto do Atacama e muito mais…
Tenho pavor de terremoto, de vulcão e furação! E não é que estou eu no Chile o país que volta e meia está sendo sacudido por algum terremoto? Não ocorreu nenhum no período que estive lá (ainda bem…) e foi uma das melhores viagens que eu fiz. ❤ ❤
Dizer que conhecemos o Chile é muita ousadia, o Chile tem 4.630 km no sentido norte sul e muita coisa linda para Conhecer e Curtir. Talvez ficasse melhor assim: “Conhecemos um pedacinho do Chile no verão”. Visitamos a região de Santiago e do Deserto do Atacama que é a coisa mais linda, mais impressionante, mas deslumbrante que vi nessa viagem.
Fomos para o Chile no verão, mais precisamente no início de janeiro. O planejamento da viagem aconteceu como sempre costumamos fazer, conversa em família para escolher um destino dentro das nossas limitações que são: o período que é possível viajar (depende das atividades profissionais e das aulas da universidade), a duração da viagem e o custo. Como já comentei em outros posts, nosso padrão de viagem é econômico com algum conforto, nem mochilão e nem luxo.
O planejamento e a treta para comprar as passagens internas
Como era janeiro, as nossas opções eram Brasil e nossos vizinhos na América Latina. Escolhemos o Chile. A duração da viagem dependia do preço das passagens aéreas, naquele esquema que tem dias mais baratos e outros mais caros. O Skyscanner e outros buscadores ajudam nisso. Encontramos passagens num bom preço, pela Latan (LAN), saindo do Brasil no dia 3 de janeiro e retornando em 16 de janeiro, duração de 14 dias contando os dias de deslocamento. Estudamos a opção da região dos lagos e a opção do deserto do Atacama e optamos pelo deserto. Nossa viagem ficou assim: cinco dias completos em Santiago e cinco dias completos no Atacama, os outros são dias perdidos em deslocamento. Até aqui, beleza! Compramos as passagens Brasil Chile para garantir o preço e depois vemos como “recheamos a viagem” como sempre fizemos.
Que o Chile é um país estreito e longo todo mundo sabe, é só olhar o mapa, mas alguém já parou para pensar o quão longo ele é? Que a distância entre os pontos turísticos do Chile é enorme?
Depois de compradas as passagens de ida e volta para Santiago é que fui pesquisar como chegar em San Pedro de Atacama. De carro era longe demais, 1.640 km, mais de 18h de viagem e pesava o meu medo do deserto. De avião era o mais prático, 1h50 até Calama e depois aproximadamente 100km de transporte terrestre até San Pedro, então, partimos para comprar as passagens de Santiago para Calama. Parece fácil, entra-se no site da companhia aérea, escolhe data e horário, passa o cartão de crédito e confirma a compra, não é assim? Não, não é!
Por um motivo que só a LAN explica (ou não explica) o preço da passagem Santiago-Calama-Santiago que pelo site chileno da LAN saía por R$282,00, pelo site brasileiro ficava em quase 4 mil reais, um absurdo de valor considerando que Curitiba-SP-Santiago-Curitiba custava R$1.230,00 já com as taxas !!!
Pelo site chileno (que era barato) não conseguíamos comprar pois quando colocávamos nacionalidade brasileira éramos direcionados para o site brasileiro, tentamos trocar a bandeira do cartão, testamos com Master, com Visa, tudo igual. Já estávamos pedindo socorro para um amigo de meu filho que é chileno, quando a Maria Eugênia, minha filha, conseguiu comprar as passagens pelo preço chileno. Como, até hoje não sei… 😉
Passado susto e o stress da compra das passagens aí foi só organizar os roteiros e fechar as reservas de hospedagem, transfer, passeios, etc. Acho que hoje não existe essa diferença de preço, não sei.
#Dica: Se quiser ver o monte Aconcágua de pertinho, na ida para o Chile escolha um assento no lado direito do avião.
Dicas e resumo de nossa viagem
✦ Duração da viagem 14 dias, período verão.
✦ Viajamos sempre que é possível, em família. Nessa viagem estávamos em cinco adultos: meu marido e eu e nossos três filhos jovens.
✦ Não visitamos as regiões de neve, no verão quase não há neve.
✦ Compramos as passagens aéreas pela LAN com a complicação que contei acima.
✦ Fizemos as reservas da hospedagem em Santiago pelo booking.com.
✦ Escolhemos a região da Providencia para ficarmos hospedados em Santiago. Ótima região, mas como nosso flat era na Av Nueva Providencia tinha barulho da rua.
✦ Reservamos o transfer do Aeroporto Arturo Merino Benitez (Pudahuel) para Santiago (região Providencia) pela internet. Fizemos a reserva com a empresa Transvip. Reserva antecipada e pagamento na hora de usar o transfer. Super tranquilo e confortável. O aeroporto é próximo, até a região da Providência dá aproximadamente 20 km.
✦ No balcão da Transvip já reservamos o transfer do hotel (flat) ao aeroporto para nossa viagem ao Atacama. A Transvip oferece o serviço de transfer exclusivo e transfer compartilhado. Como estávamos em cinco pessoas pegamos o exclusivo.
✦ Em Santiago andamos de metrô e a pé, não usamos táxi.
✦ Utilizamos o Cambios Santiago (na Providencia) para a troca de moeda. Trocamos dólares e também reais. A vantagem do Cambios Santiago é que eles tem um site na internet com o valor do câmbio do dia (ou da hora), então quando a gente chega lá, sabe exatamente qual o valor a ser pago e não há taxas adicionais, além de ficar super perto de nosso local de hospedagem.
#Dica: Conheça o dinheiro chileno aqui bcentral.cl ou aqui Cambios Santiago
Hospedagem em Santiago
Em Santiago o booking oferece várias opções como hotel, hostel, e o que eles classificavam quando fui, como aparthotel. Esses aparthotel são na realidade apartamentos, flats em um edifício residencial. Assim, embora haja portaria 24 horas, não é portaria de hotel que está lá para atender e paparicar os hóspedes, é uma portaria de um edifício residencial. Pesquisando os endereços vocês podem observar que várias empresas distintas oferecem a hospedagem no mesmo endereço isso porque cada uma comprou uma quantidade x de unidades habitacionais no mesmo imóvel. Acho importante saber disso para não ter surpresa quando chegar lá.
Escolhemos a região de Providencia para nos hospedarmos. É uma ótima região para ficar em Santiago.
Aqui é só um resuminho dessa viagem. Para saber mais de Santiago, para ver fotos, curiosidades e perrengues acesse os outros posts desta viagem. Contamos detalhadamente o que ver e o que fazer, você vai gostar. 🙂
Para montarmos os roteiros nós pesquisamos blogs de viagem e as avaliações no Tripadvisor. Se o que escrevemos aqui foi útil na montagem de seus roteiros ficamos felizes por termos contribuído para isso. Se quiser contar sobre sua viagem ou se quiser mais detalhes sobre o que conhecemos, deixe uma mensagem nos comentários.
Gostei tanto do Chile, apesar do meu medo de vulcão e terremoto, que voltei numa outra viagem, desta vez para conhecer o vulcão Osorno e os Lagos Andinos. Mas se quiser saber sobre a Argentina, também tem aqui. 🙂
Posts dessa viagem
– Conhecendo o Chile no verão
– Cinco dias em Santiago do Chile, nosso roteiro
– O Cerro Santa Lucía e o sorvete de rosas
- Urbn Stgo - museu a céu aberto
– Viña Undurraga, um passeio divertido
- Viña del Mar e Valparaíso, o passeio que deu errado
Os textos sobre o deserto do Atacama ainda virão para o blog. O Atacama foi o lugar mais lindo que eu já vi.
Links úteis
Reserva de hotéis booking.com
A empresa Transvip www.transvip.cl
Cambios Santiago www.cambiosantiago.cl
Obrigado por compartilhar com outras pessoas sua experiência de Viagem. Também gosto de fazer isto, porém utilizo apenas o TripAdvisor.
Será que você lembra o nome do Flat que vcs ficaram?
Lembro sim Marcos, reservei pelo booking e ele guarda as reservas antigas 😉
Ficamos cinco dias nesse flat do link abaixo. Ele fica na Av. Nueva Providencia 2170. É muito parecido com o que mostra a foto, confortável para 4 pessoas. A quinta pessoa dorme na sala e o sofá-cama é bem desconfortável. O flat para 4 ou 5 pessoas tem dois quartos, dois banheiros e uma sala conjugada com cozinha. Se vc chegar fora do horário de expediente comercial, eles deixam a chave do flat na portaria, vc chega, pega a chave e entra. Vai acertar a conta no dia seguinte. O macete nesse tipo de hospedagem é trocar vários e-mails com eles detalhando bem o quer quer, o horário que vai chegar, perguntar sobre como pegar a chave e um dia antes mandar um novo e-mail avisando que está indo. https://www.booking.com/hotel/cl/premium-tours.pt-br.html?aid=828499;sid=613325c5a0890a29e5d59bf02757775c;dcid=5
Quando voltamos do Deserto do Atacama fizemos mais um pernoite em Santiago, antes retornarmos ao Brasil e dessa vez nesse aqui. Esse tem janela antirruído o que reduz bastante o nível de ruído da rua. Como estávamos em cinco pessoas, eles colocaram uma terceira cama na sala o que deu mais conforto que o anterior. A administração desse era muito mais confusa. https://www.booking.com/hotel/cl/m-montt-apartamentos-amoblados.pt-br.html?aid=828499;sid=613325c5a0890a29e5d59bf02757775c;dcid=2
Ambos foram reservados pelo http://www.booking.com/index.html?aid=828499
Se quiser mais alguma informação, escreva.