Um bate volta para Olinda

Available also in other languages

Olinda é uma cidade encantadora e com um rico legado histórico e cultural, com suas ladeiras, ruas de paralelepípedos, casarões coloniais e igrejas centenárias.

Olinda foi a segunda cidade brasileira a ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela Unesco, em 1982. A primeira foi Ouro Preto (MG). Visitando Olinda, estamos visitando um importante Patrimônio da Humanidade.

Estávamos em nosso terceiro dia de viagem. No primeiro dia fizemos um passeio por Recife, no segundo conhecemos as Igrejas Barrocas do Recife e o terceiro dia foi dedicado à Olinda.

Olinda, Pernambuco
Cidade de Olinda. Foto: Mª Vitória

Já havíamos previamente reservado um city tour com o Olinda Aventura Receptivo e Tour e tínhamos horário agendado para chegar. Pegamos um Uber em nosso flat, em Boa Viagem no Recife, e fomos para Olinda de carro, super conforto! O motorista do Uber, durante o trajeto, foi nos explicando um pouco sobre os edifícios pelos quais passávamos.

Olinda é ao lado do Recife, só 17 km, 30 minutos de carro, entre a praia de Boa Viagem (Recife) e o Centro Histórico de Olinda.

O passeio com o city tour

O Uber nos deixou na Praça Maxambomba, onde ficava o ponto inicial do city tour na época que nós fomos, isso foi um pouco antes do início da pandemia. O passeio era feito em um Toyota que percorria os principais pontos turísticos de Olinda.

Olinda, os carros do city tour.
O Toyota que passeamos no city tour. Foto: Maria Vitória

A vantagem de contratar o City Tour, além de recebermos as informações históricas e turísticas de cada local visitado, é que a gente não precisa enfrentar as ladeiras de Olinda a pé.  😉

Roteiro do City Tour

  1. Início do roteiro e Igreja do Carmo
  2. Rua do Bonfim
  3. Quatro Cantos
  4. Mercado da Ribeira
  5. Basílica e Mosteiro de São Bento
  6. Mercado Eufrásio Barbosa
  7. Igreja de São Pedro e sobrado Mourisco
  8. Igreja do Amparo
  9. Ladeira da Misericórdia
  10. Alto da Sé
  11. São Francisco
  12. Fortim

Em cada um deles locais podíamos parar ou não, dependendo da vontade do grupo. Como em nosso carro estávamos só em quatro pessoas, ficou fácil decidir as paradas e quanto tempo permanecer em cada local.

1) Início do Roteiro e Igreja do Carmo

Saímos do local inicial do Receptivo do Olinda Aventura e iniciamos o passeio passando pela Igreja de Nossa Senhora do Carmo, depois seguimos pela rua da Liberdade em direção à rua do Bonfim.

Igreja Nossa Senhora do Carmo em Olinda, Pernambuco
Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Foto de: Maria Vitória

A igreja do Carmo foi construída em 1580 como Capela de Santo Antônio e São Gonçalo, mas foi em 1581, com a chegada do Carmelitas, que iniciou-se a construção de novas instalações. São as mais antigas da Ordem dos Carmelita das Américas. Nós não paramos para visitar a igreja, só a vimos por fora.

2) Rua do Bonfim

É uma das vias emblemáticas do Centro Histórico de Olinda, que é tombado pelo Iphan e pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade. Pavimentada com pedras irregulares, a rua ainda conserva muitas casas e casarões com arquitetura original preservada.

Rua do Bonfim, Centro Histórico de Olinda
Rua do Bonfim, Centro Histórico de Olinda. Foto de: Maria Eugênia

No alto da rua, no nosso lado esquerdo, está a Igreja do Bonfim. A igreja em estilo barroco foi construída em 1758 por um devoto que trouxe uma imagem do santo de Portugal. Em 1801 e em 1934 passou por reformas conforme informações do portal da Prefeitura de Olinda e recentemente foi restaurada pelo Iphan. Segundo ainda o portal da Prefeitura, a igreja abre para visitação na segunda-feira, das 15h às 18h; terça-feira, das 6h às 9h e das 15h às 18h; e domingo, das 7h às 11h.

Igreja do Bonfim em Olinda
Igreja do Bonfim. Foto de: Maria Eugênia

3) Quatro Cantos

Nosso city tour segue passando pelo Quatro Cantos, que é um marco histórico de Olinda. É o cruzamento entre as Ruas Prudente de Morais, de São Bento e a Ladeira da Misericórdia. No carnaval, a maior parte dos blocos que desfilam pelo Centro Histórico passam no Quatro Cantos, por isso é o local preferido dos foliões, fica lotado. Como não fomos no carnaval e passamos no Quatro Cantos em torno das 11h da manhã, o local estava bem tranquilo.

Quatro Cantos - Olinda
Quatro Cantos – Olinda. Foto de Maria Eugênia

 

Quatro Cantos de Olinda
Quatro Cantos de Olinda. Foto: Maria Vitória

4) Mercado da Ribeira

O Mercado da Ribeira foi o primeiro ponto de parada do City Tour que nós  escolhemos descer.  É um prédio histórico, construído no final do século 17 e início do 18, que funcionou como mercado de carne, farinha, peixes e escravos (foi mal! 🙁 ). Sua edificação é característica do Brasil colônia com piso em tijolos, dois terraços com colunas e batente em pedra. Hoje, restaurado, o mercado abriga lojas de artesanato, produtos regionais, bares e restaurantes, além de ser palco de eventos culturais.

Mercado da Ribeira em Olinda.
Pátio do Mercado da Ribeira. Foto: Maria Eugênia

Compramos lembrancinhas, fizemos a famosa foto com a sobrinha do frevo e seguimos adiante em nosso city tour.

Mercado da Ribeira, Olinda.
Mercado da Ribeira. Foto de Maria Eugênia

Bem em frente ao Mercado da Ribeira, no outro lado da Rua Bernardo Vieira de Melo, podemos ver as ruínas do antigo Senado de Olinda, que também faz parte do sítio histórico.

Ruínas do antigo Senado
Ruínas do antigo Senado. Foto: Maria Eugênia

5) Basílica e Mosteiro de São Bento

Nosso próximo destino foi visitar a Igreja e Mosteiro de São Bento. Uma belíssima construção e uma das mais antigas construções religiosas de Olinda. Sua arquitetura é barroca e foi fundado em 1582 pelos monges beneditinos que vieram a convite do donatário da capitania de Pernambuco, Jorge de Albuquerque Coelho.

Aqui novamente paramos e descemos de nosso Toyota para fazemos uma visita à parte interna da Igreja.

Basílica e Mosteiro de São Bento - Olinda
Basílica e Mosteiro de São Bento. Foto: Maria Eugênia

5) Mercado Eufrásio Barbosa

Voltamos para o Toyota para continuar o city tour. Passamos em frente ao Mercado Eufrásio Barbosa que é um centro cultural e histórico de Olinda, localizado no bairro do Varadouro. A construção é dos séculos XVII e XVIII e já funcionou como Casa da Alfândega, fábrica de doce e mercado público.

Após uma reforma, o mercado foi reaberto em 2018 e hoje oferece oficinas de dança, percussão, artesanato, gastronomia e outras atividades culturais. Ele também abriga a sede do Maracatu Nação Pernambuco, um dos mais tradicionais grupos de maracatu do estado. Nós só passamos na frente, pois na segunda-feira o mercado está fechado.

Mercado Eufrásio Barbosa
Mercado Eufrásio Barbosa. Créditos da foto: FB do Mercado

7) Igreja de São Pedro e Sobrado Mourisco

O sétimo ponto turístico pelo qual passamos com o city tour foi na Igreja de São Pedro. Ela está localizada na Praça João Alfredo e em sua fachada um cartaz pedia socorro para o seu restauro. Historicamente, a Igreja de São Pedro tem uma importância grande, pois é a paróquia mais antiga da Arquidiocese de Olinda.

Em 2015 a Defesa Civil interditou a igreja por seu mau estado de conservação, a Defesa Civil concluiu que o telhado apresentada riscos aos religiosos e visitantes. Desde então, a Igreja de São Pedro espera por recursos do PAC das cidades históricas para a sua conservação. Vamos ver se agora vai! 😉

Igreja de São Pedro em Olinda
Igreja de São Pedro. Foto: Maria Vitória

O Sobrado Mourisco fica na mesma praça da Igreja de São Pedro. Este Sobrado Mourisco foi tombado ao patrimônio histórico em 1938 por sua importância cultural. Construído no século XIX, tem a arquitetura inspirada na cultura árabe, com balcão muxarabi. Muxarabi é um balcão com treliça de madeira, telheiro e apoiado em consoles de pedra, como dá para observar na foto. (jc)

Sobrado Mourisco em Olinda
Sobrado Mourisco em Olinda. Foto: Maria Eugênia

8)  Bairro de Amparo e sua Igreja

A Irmandade de Nossa Senhora do Amparo dos Homens Pardos ergueu a Igreja de Nossa Senhora do Amparo no Largo do Amparo em 1613. Em 1631, os holandeses provocaram um incêndio que danificou parte da Igreja. Ela foi restaurada em 1644.

A Irmandade era uma associação religiosa que reunia os homens pardos, que eram discriminados pela sociedade colonial. Essa irmandade foi fundada em várias cidades do Brasil, entre elas Olinda e Diamantina e tinha como objetivo construir suas próprias igrejas, dedicadas à Nossa Senhora do Amparo, padroeira dos aflitos e dos desamparados.

Igreja do Amparo - Olinda.
Igreja do Amparo. Foto: Maria Eugênia

Alguns casarões estão conservados, outros pedem socorro!

Amparo, o velho casarão.
Amparo, o velho casarão. Foto: Maria Eugênia

9) Ladeira da Misericórdia

Nome meio auto explicativo, né? 😉 Na verdade, o nome da ladeira se deveu à existência da antiga Santa Casa da Misericórdia nesta rua. A Santa Casa de Olinda foi inaugurada em 1540 e funcionou até o ano de 1860, quando então foi incorporada à Santa Casa do Recife. Ela funcionou em prédio anexo à Igreja da Misericórdia que permanece imponte no alto da ladeira.

Para mim, o nome expressa o susto de quem lá em baixo olha pra cima quando tem que subir a ladeira a pé e exclama “misericórdia!” 😉

Ladeira da Misericórdia, Olinda.
Ladeira da Misericórdia, Olinda. Foto: Maria Eugênia

10 ) Alto da Sé

O Alto da Sé de Olinda tem vários pontos turísticos, como a Igreja da Sé,  o observatório astronômico, mercado de artesanato, museus, Casa dos Bonecos Gigantes, entre outros. Quando contratamos o city tour com o Olinda Aventura Receptivo e Tour, o Toyota que levou nosso grupo ficava à nossa disposição o dia todo, isso porque podíamos parar e visitar cada um dos pontos turísticos por onde passamos. Porém nossa ideia era descermos no Alto da Sé e ficarmos por lá fazendo turismo a pé. Veja aqui como foi.

O Alto da Sé, a Igreja e a Ladeira da Misericórdia - Olinda
O Alto da Sé, a Igreja e a Ladeira da Misericórdia. Foto: Maria Vitória
Feira do Artesanato no Alto da Sé em Olinda
Feira do Artesanato no Alto da Sé. Foto: Maria Eugênia

Conversamos com o nosso guia motorista e ele propôs então nos levar até o convento do São Francisco, o Fortim, voltar para o Alto da Sé e nos deixar lá e assim fizemos.

11) Convento de São Francisco

O Convento e Igreja de São Francisco de Olinda é o convento franciscano mais antigo do Brasil. Foi fundado em 1585, mas foi parcialmente destruído pelos holandeses em 1631. Faz parte desse conjunto arquitetônico a Igreja de Nossa Senhora das Neves, a Capela de São Roque, o claustro e a sacristia. É um dos principais monumentos históricos e religiosos de Olinda.

Igreja e Convento de São Francisco em Olinda
Igreja e Convento de São Francisco. Foto: Maria Vitória

12) Fortim

O fortim de Olinda é o Fortim de São Francisco de Olinda, também chamado de Fortim do Queijo. Foi construído em 1629 pelos portugueses para defender a cidade dos holandeses. Em 1630, foi os holandeses foram lá e tomaram o forte dos portugueses. Em 1648 o forte voltou a ser reocupado por forças portuguesas quando da reconquista de Olinda. Agora, por que o chamam de Fortim do Queijo, não tenho a mínima ideia! Se alguém souber, por favor, nos conte nos comentários. 🙂

Fortin de Olinda
Olinda-PE, Set 2005  – Fortim –  foto anderson schneider – crédito: IPHAN

Voltamos para o alto da Sé

Após passarmos pelo Fortim, nosso motorista guia voltou ao alto da Sé. Passava das 11 horas da manhã quando deixamos o city tour e ficamos no alto da Sé para completar nosso dia em Olinda.

Alto da Sé em Olinda
Vista espetacular do Alto da Sé em Olinda. Foto: Maria Eugênia

Nós fizemos nosso roteiro sozinhas, minha filha tem um amigo do Recife que esteve conosco em muitos passeios, isso nos deu segurança na cidade. Para quem não conhece ninguém na cidade e quer ter mais segurança e conforto nos passeios, a dica é contratar os serviços turísticos da Civitatis. São muito bem avaliados na prestação de serviço de receptivo local e com a vantagem de não ser caro.

 

Onde ficar em Olinda

Para se hospedar em Olinda, a dica é escolher pousadas ou hotéis próximos do Centro Histórico que é a área mais turística da cidade.

Encontramos a Pousada Convento da Conceição por acaso. Já era final da tarde quando passamos por aqui. Achei o local lindo e fomos ver o que se tratava. Era a Pousada. 🙂

Pousada Convento da Conceição em Olinda
Pousada Convento da Conceição. Foto: Maria Vitória


Booking.com

Nós fizemos um bate volta para Olinda, com isso, não nos hospedamos aqui. Ficamos em Boa Viagem no Recife, mas no planejamento da viagem pesquisei Olinda no booking e encontrei opções de hospedagem muito legais. A Pousada Convento da Conceição, achei show demais!



Booking.com

 

Cidade e locais próximos que dá para empacotar numa mesma viagem

Além Recife e Olinda que são uma ao lado da outra, dá para conhecer a Praia dos Carneiros,   Maracaípe, Porto de Galinhas  e João Pessoa, a capital da Paraíba.

Maracaípe- Pernambuco
Passeio de Jangada em Maracaípe. Foto: Mª Vitória

Posts desta nossa viagem ao Nordeste

Conhecendo o Recife, suas belezas, história e cultura
O passeio de catamarã e as pontes do Recife
10 igrejas barrocas e conventos do Recife Antigo para conhecer
A Capela Dourada, o Convento e a Igreja de Santo Antônio no Recife
Convento e Igreja de Santo Antônio no Recife
Concatedral de São Pedro dos Clérigos – a Igreja mais bonita do Recife
Basílica e Convento Nossa Senhora do Carmo
Um bate volta para Olinda
Alto da Sé de Olinda, o que conhecer?

Procurando hospedagem que cabe em seu bolso?
Pesquise no booking.com ou Airbnb.

 

Booking.com - No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Referências

Nossa experiência pessoal
Portal Iphan
Iphan – Bens tombados em Pernambuco
Arquidiocese de Olinda e Recife
Wikipédia
Ipatrimônio
Biblioteca IBGE

Sou apaixonada pelo patrimônio histórico e saber que o Brasil está preservando seu patrimônio, me enche de alegria. Adorei conhecer Olinda! Se o que escrevemos foi útil para você, deixe seu comentários para nós.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.