Tomazina e a Festa da padroeira

Tomazina e a Festa da Padroeira

8 de dezembro é feriado municipal na pequena Tomazina, é o dia da padroeira da cidade, dia de Nossa Senhora da Conceição, mas a festa começa antes, muito antes….

A festa em homenagem à padroeira começa lá atrás, na organização do evento, nos preparativos, com o trabalhado voluntário de dezenas de pessoas que amam e curtem sua terra e trabalhavam de forma incansável para que tudo dê certo quando os convidados começarem a chegar. No dia 23 de novembro começou a festa com a quitanda de roscas, pães, doces caseiros, sequilhos, bolachinhas de nata e outras guloseimas. Ainda em novembro foi o início da novena onde cada dia uma escola do município era homenageada. Teve até leilão de garrote* doado pelos fazendeiros da região.

Tomazina-festa-padroeira-igreja-noite
Tomazina na semana da festa de Nossa Senhora da Conceição

As barraquinhas na praça vendem desde comida até quinquilharias para se levar de presente e os balões de gás fazem a alegria da criançada. Sexta-feira à noite foi dia de “binguinho” e show no salão paroquial. Não pudemos ir, saímos muito tarde de Curitiba e pegamos obras e congestionamentos na estrada, chegamos tarde.

Tomazina-festa-padroeira-barraquinhas
Festa da Padroeira de Tomazina

O sábado foi agitado. No horário do almoço os cozinheiros preparavam frango e leitão para a venda e o povo fazia fila para comprar, era comprar e levar para casa. A renda da festa será utilizada para a reforma do Salão da Igreja.

À noite um animado rasta pé com o grupo Dê-lhe Gaita movimentou o salão paroquial. O Dê-lhe Gaita é um grupo musical super conhecido no norte pioneiro do Paraná, tem sua sede em Tomazina e tem sempre agenda cheia, se apresentando nas festas da região. Os caras tocam e cantam um monte, é de dar inveja a muito famoso nacional que não toca nem canta a metade que esse grupo toca.

O salão enche! Tem gente que vem da cidade, da zona rural, dos municípios vizinhos e alguns vêm de mais longe. O pessoal dança demais com um pique e resistência que bate muito baladero da capital. Todos dançam muito bem, homens, mulheres, jovens e não jovens, gordos ou magros parece uma dança combinada, todos ritimados dançando para o mesmo lado no mesmo passo, no mesmo rítmo, fazendo aquela volta em torno do salão. O jeito de dançar é parecido com o country americano.

Tomazina-festa-padroeira-rasta-pe
Tomazina, a festa da padroeira

Meu marido e eu até tentamos hahaha, mas não passamos da primeira volta no salão. Eles dançam num ritmo forte e se a gente não acompanhar atrapalha ou é atropelado, melhor é ficar observando. 🙂  O tempo ajudou (pelo menos no sábado), a noite estava quente e o pessoal muito animado. Quem nunca saiu do circuito da cidade grande, não sabe o que é viver o interior, é muito legal!

Tomazina-festa-padroeira-clarice
Maridão e mamãe curtindo a Festa da Padroeira em Tomazina

Domingo as comemorações da padroeira começaram com a missa matinal. Às 8h30 da manhã a Igreja começa a tocar músicas no seu alto-falante, chamando todo mundo para a missa. Se você mora perto da Igreja esqueça o sono, ela não vai te deixar dormir… levante e vá para a missa. Foi o que eu fiz.

Como comentei no outro post que escrevi sobre Tomazina, a Igreja é muito bonita. Sua paredes e teto são decorados com pinturas do artista alemão Paulo Korh. Clique aqui para ler o post Turistando em Tomazina.

O altar da Igreja de Tomazina
O altar da Igreja de Tomazina

A festa continua com o almoço no Salão Paroquial que já estava limpo e reorganizado pelas mãos invisíveis da incansável turma de colaboradores voluntários da organização da festa. Meio dia e trinta lá fomos nós para o Salão para almoçar, chegamos lá LOTADO! Na maior dificuldade achamos uma mesinha para nós três.

Tomazina-festa-padroeira-salao-lotado
Festa da Padroeira de Tomazina – churrasco concorrido

No almoço serviam churrasco e porções de maionese, arroz, feijão e farofa. Os churrasqueiros num trabalho frenético mal davam conta de atender todo mundo. Não há garçom, não há frescura, você mesmo pega as porções de acompanhamento, seu espeto de churrasco e os trás para a mesa. Aí é só aproveitar.

Tomazina-festa-padroeira-o-churrasco
Festa da Padroeira de Tomazina – servidos?

Para a sobremesa dá para comprar bolos e doces diversos, produtos caseiros feitos pela habilidosas senhoras da cidade.

Tomazina-festa-padroeira-doces-e-doceiras
Festa da Padroeira de Tomazina – Doces e doceiras

A tarde continua com mais festa com o Dê-lhe Gaita até o horário do grande bingo onde as pessoas concorriam a um automóvel Fiat Palio zero km e a outros prêmios doados pelo comércio e por tradicionais famílias tomazinenses.

Após o bingo, mais festa, mais Dê-lhe Gaita, mais fandango animando a turma e mais gente disputando um espaço na barraquinha para comprar pastel. Olhem o trabalhão das voluntárias na barraca do pastel para poderem atender todo mundo!

Tomazina-festa-padroeira-eqpe-do-pastel
Festa da Padroeira de Tomazina – O trabalho da equipe do pastel

Segunda-feira eu não fui, estava super cansada, mas minha mãe e meu marido foram ao bingo da segunda. Na terça, dia 8/12, feriado municipal teve a procissão seguida de missa. A procissão era uma procissão penitência, pois o ponto de encontro para seu início foi marcado para o Portal perto da ponte e de lá até a Igreja são duas quadras de um subidão que ninguém merece… O padre poderia ser mais camarada com a turma de mais idade e fazer a próxima procissão saindo da rua da Panificadora Alvorada, como é mesmo o nome dessa rua? É rua Avelino Antonio Vieira?

Tomazina-procissao
Tomazina – a procissão

Terça à noite mais bingo! Era chamado de binguinho porque os prêmios são menores, fomos lá de novo hehehe. Estávamos numa animada mesa da família e alguns amigos e bingo! Meu marido fechou uma das rodadas e voltamos com um belo brinde para casa.

Tomazina-bingo
Tomazina e a Festa da Padroeira

Dia 9 a festa continuou, mas era hora de voltarmos para casa. Após almoçarmos no restaurante do Posto São Paulo pegamos a estrada, destino Curitiba, e passamos em Carambeí para conhecer o Frederica’s já estava em nossos planos e assim #PartiuFrederica’s

*garrote = bezerro, novilho macho.

Desculpem a má qualidade dos vídeos, foram feitos com meu celular e eu não tenho a mínima habilidade com vídeo 😉 

Se você gostou do post sobre a Festa da Padroeira, poderá gostar também do Turistando em Tomazina.

Veja a programação da Festa da Padroeira de Tomazina 2016.

festa-padroeira-tomazina-2016
Programação da Festa da Padroeira de Tomazina, Paraná 2016. Clique para ampliar.

Links
Dê-lhe Gaita www.delhegaita.com.br
www.facebook.com/delhe.gaita

Tomazina-guloseimas
Guloseimas tomazinenses que vieram na bagagem 🙂

Veja também

Deixe uma resposta