Termas Geométricas, uma maravilha na região de Pucón

Situada em meio a mata nativa do Parque Nacional Villarrica, a Termas Geométricas é um passeio imperdível na região de Pucón.

A Termas Geométricas é composta por várias piscinas com água que brotam a uma temperatura média de 80º. São aproximadamente vinte piscinas naturais que podem ser utilizadas pelos banhistas, com águas de temperatura variada, inclusive frias e geladas. Uma passarela suspensa, de aproximadamente 450m de comprimento, pintada de vermelho vivo, liga todo o complexo de águas.

Termas Geométricas em Coñaripe, Chile. Perto de Pucón.

Termas Geométricas em Coñaripe, Chile.

Termas Geométricas, Coñaripe, Chile. Perto de Pucón.

Termas Geométricas em Coñaripe, Chile.

Próximo da entrada de cada piscina natural há uma placa indicando sua temperatura e periodicamente um funcionário passa verificando a temperatura da água dos poços ou piscinas naturais.  As piscinas quentes variam entre 35°C a 42°C e as mais frias chegam a 9°C. Alguns poços têm a água tão quente que são protegidos com grades e telas para a segurança dos turistas.

Termas Geométricas, os poços/piscinas muito quentes são interditados. Pucón, Chile.

Termas Geométricas, os poços/piscinas muito quentes são interditados. Pucón, Chile.

Ao longo da passarela há banheiros e vestiários feitos em estrutura de madeira. Os banheiros são pintados de preto e os vestiários de vermelho. Cada vestiário conta com 8 armários onde os turistas podem guardar seus pertences. Na entrada do complexo cada pessoa recebe uma toalha e um cadeado para trancar o armário, que devem ser devolvidos na saída. Li que atualmente não estão mais fornecendo cadeados, quando fui forneciam, em todo caso, leve o seu. Há estacionamento no local, sem cobrança de taxa adicional.

Uma das diversas piscinas de águas termais da Termas Geométricas, região de Pucón - Chile.

Uma das diversas piscinas de águas termais da Termas Geométricas, Chile.

Reserve um dia inteiro para o passeio. As termas ficam a 83 km de Pucón, dá em torno de 2 horas de viagem. O último trecho de estrada (após Coñaripe) não tem asfalto, é estrada de rípio, mas não é ruim. Observe a exuberância da natureza! O conjunto todo é muito bonito e diferente do tradicional. A cachoeira no final da passarela é fantástica, mas é de água gelada!

A cachoeira nas Termas Geométricas, região de Pucón, Chile.

A cachoeira nas Termas Geométricas, Chile.

A cachoeira nas Termas Geométricas, região de Pucón, Chile.

A cachoeira nas Termas Geométricas, Chile.

Há uma lanchonete, logo após a entrada. É proibido levar lanche para comer na região das piscinas e da passarela.

Localização e como chegar

A Termas Geométricas está localizada em Coñaripe a 83 km de Pucón indo pela estrada sentido Villarrica. Quem quiser (de carro) se aventurar a ir pelo Parque Nacional Villarrica, somente no verão e com veículo 4×4 segundo orientações da própria Termas 🙂

Para quem não estiver de carro, as agências de turismo de Pucón oferecem o passeio.

Como chegar indo por conta própria
Pegue a Ruta 199 até a cidade de Villarrica, depois siga pela S-95-T e T-243-S (continuação da S-95-T)  até Coñaripe. Em Coñaripe, você vai virar à esquerda e seguir por mais 17 km em estrada não asfaltada até a Termas Geométricas.

Mapa da região de Pucón, Chile.

Mapa da região de Pucón. Clique na imagem para ampliar

A Termas Geométricas fica entre os vulcões Villarrica e Quetrupillán, bem “no pé” do Vulcão Villarrica.

Horário e quanto custa

O preço varia de acordo com época do ano e horário de chegada. Chegando entre meio-dia e 18 horas é o preço mais alto. Veja os preços atualizados no site oficial da Termas Geométricas. Pode-se ficar o tempo que quiser, independente do horário de chegada e não é necessário fazer reserva. No verão fica aberto todos os dias das 10h às 23h.

Site da Termas
www.termasgeometricas.cl

Passeie nas termas com o Google. 😉

Por onde andamos no Chile, os posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
– Pucón no inverno ou no verão, sempre tem o que fazer
– Termas Geométricas, uma maravilha na região de Pucón
Foto de capa: de Di Xavier

Há várias termas na região de Pucón, mas foi a Termas Geométricas a que me chamou a atenção e eu escolhi para conhecer.

Os dados deste post são de janeiro de 2016, os valores e regras podem ter mudado.
Se o post foi útil para você, clique no curtir abaixo. 😉

Booking.com - Melhor site de reserva de hotéis

Booking.com – Melhor site de reserva de hotéis. Fácil de reservar e fácil de cancelar.

Veja também

Escreva seu comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  1. Só boas razões para ir ao Chile… Esta é mais uma sem dúvida. Vou lembrar desta dica!

  2. Que delícia de passeio! Confesso que nunca tinha ouvido falar deste lugar antes e simplesmente fiquei alucinada para conhecer. Dica anotadíssima para qdo voltar ao Chile!

    • É próximo de Pucón, Subir o Villarrica é o passeio carro chefe em Pucón, mas Termas Geométricas é um passeio bem legal. Como ninguém vai até Pucón para ficar só um dia, as Termas podem ser encaixadas no roteiro. 🙂

  3. Nunca fui em uma termas e fiquei bem interessada nas termas geométricas pra quem visita a região com tempo livre acaba sendo um opção diferente pro roteiro pra poder relaxar principalmente. Post bem completo parabéns.

    • O legal das termas dessa região Deisy é que a água vem aquecida do subsolo a uma temperatura altíssima, pois é aquecida pelo vulcão. A Termas Geométricas está do ladinho do vulcão Villarrica. 🙂

  4. Fiquei super intrigada com esse lugar, que lindo! E como pode ter tanta diferença de um lugar pro outro se são perto? Adorei e marquei como favorito pra nossa viagem pro Chile 🙂

    • Lindo mesmo! É uma obra do renomado arquiteto chileno Germán del Sol e pelo que pesquisei nos sites de arquitetura do Chile é um projeto relativamente recente. A 1ª fase do projeto foi entre 2002 e 2004 e teve uma segunda fase entre 2007 e 2009.