Teatro Colón, Buenos Aires

Teatro Colón – visita guiada

Um dos muitos passeios legais que fizemos em Buenos Aires foi a visita guiada ao Teatro Colón. Para quem gosta do turismo cultural, essa visita guiada deve ser colocada no roteiro de viagem. O Teatro Colón é um dos teatros líricos mais importantes do mundo por sua acústica, seu tamanho e pelo valor artístico da construção.

Tentamos comprar os ingressos com antecedência, pois havíamos lido que se deixássemos para comprar na hora poderíamos não conseguir lugar, mas quando chegamos ao teatro, a bilheteria para a compra da visita guiada já estava fechada. Voltamos no dia seguinte.

Saguão Principal do Teatro Colón em Buenos Aires.
Saguão Principal do Teatro Colón em Buenos Aires. Foto: Maria Eugênia

No dia seguinte (sexta-feira) voltamos pela manhã e compramos os ingressos para aquela mesma manhã, sem filas e sem problemas. Isso não significa que nunca haverá problema de lotação da visita, nós não tivemos talvez por ser verão, e para completar o sucesso, nosso guia falava português. Fizemos a visita com outros brasileiros que estavam turistando em Buenos Aires.

BsAs TeatroA bilheteria para a compra dos ingressos fica na rua lateral, na Tucuman nº 1171. Pagamos 180 pesos argentinos cada ingresso, preço de fevereiro/2015. Confira no site do Teatro Colón o valor atualizado.

A visita acontece todos os dias, inclusive domingos e feriados, exceto nos dias 1º de maio, 24 e 25 de dezembro e 1º de janeiro. O horário é das 9 às 17 horas com saídas a cada 15 minutos. A duração aproximada é de 50 minutos.

O Teatro Colón é um dos teatros líricos mais importantes do mundo por sua acústica, tamanho e pelo valor artístico da construção. Inicialmente funcionou num edifício na praça de maio onde ficou até 1888, quando então foi fechado e em 1908 a nova sede (a atual) foi inaugurada. Em 2008 o governo iniciou uma grande obra de recuperação do teatro com o objetivo de devolver todo o seu esplendor e ao mesmo tempo e dotá-lo das mais modernas tecnologias. Já totalmente restaurado, foi reinaugurado em 2010, ano do bicentenário argentino.

Escadarias do Teatro Colón.
Escadarias do Teatro Colón. Foto: Maria Eugênia

Está localizado entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad no coração de Buenos Aires, muito perto do Obelisco. Sua entrada principal é pela rua Cerrito, 628, que é uma das ruas laterais da Avenida 9 de Julio. Para se orientar, dá para dizer que ele é na Av. 9 de Julio.

Nossa visita guiada
A visita começou pelo saguão principal do teatro onde há uma enorme escadaria ricamente trabalhada em mármore.

A escadaria principal
A escadaria principal. Foto: Maria Eugênia

O projeto arquitetônico, o luxo nos detalhes de acabamento e os vitrais do teto são de tirar o fôlego.

Os vitrais do teto do Teatro Colón.
Os vitrais do teto do Teatro Colón. Foto: Maria Eugênia.

Após subir a imponente escadaria chegamos ao salão dos bustos, onde sobre cada porta há o busto dos principais compositores clássicos, Mozart, Verdi, Beethoven e outros.

Teatro Colón, Buenos Aires. Salão dos Bustos. Foto: Maria Eugênia.

Nesse mesmo salão está a escultura “El Secreto”, em mármore branco, que impressiona pelos detalhes, onde o artista consegue esculpir no mármore a pressão exercida pela mão da criança.

Teatro Colón, Buenos Aires, escultura "El Secreto"
Escultura “El Secreto”. Foto: Maria Eugênia

Depois seguimos para o Salão Dourado, ricamente trabalhado em detalhes dourados e com mobília estilo francês. O Salão lembra as salas do Palácio de Versailles e a Ópera Garnier de Paris.

Salão Dourado, Teatro Colón.
Salão Dourado, Teatro Colón. Foto: Maria Eugênia

Segundo nosso guia, era no Salão Dourado que as pessoas mais abastadas da sociedade ficavam nos intervalos dos espetáculos e era onde elas “se pavoneavam” e mostravam o seu poder e sua riqueza aos demais, naquela típica surda disputa social. Não sei se por influência dos espíritos passados que poderiam estar vagando por ali, ou porque brasileiro ainda é meio bobo quando viaja, mas ao entrar nessa sala a “metidez” tomou conta da brasileirada. Cada um, diante da beleza que via, queria comprar com outras belezas que já havia visto em outras viagens. Uma dizia: Oh lembra Versailles, outra oh! quando estivemos em xxx, e eu pra não ficar de fora: oh lembra Garnier rsss…  Ficou uma coisa muito bizarra esse ataque de breguisse coletivo. Mas é verdade, lembra a Ópera Garnier. 🙂

Detalhes do Salão Dourado, Teatro Colón em Buenos Aires
Detalhes do Salão Dourado, Teatro Colón em Buenos Aires. Foto: Maria Eugênia

Depois do Salão Dourado nosso grupo conheceu o Salão Principal, onde acontecem as grandes apresentações do teatro. Defino com uma só palavra LINDO!!! Também lembra a Ópera Garnier. 🙂

Quando visitamos tivermos a sorte de assistir um trechinho do ensaio da orquestra. A vontade que dava era de não sair mais de lá.

Salão Principal do Teatro Colón em Buenos Aires.
Salão Principal do Teatro Colón em Buenos Aires.

Resumo Prático
Site do teatro: www.teatrocolon.org.ar
Localização: Entre as ruas Cerrito, Viamonte, Tucumán e Libertad, perto do Obelisco.
Compra de ingressos: Na bilheteria da rua Tucuman nº 1171
Horários da visita guiada: das 9 às 17 horas com saídas a cada 15 minutos.

Detalhe da decoração do Salão Dourado. Teatro Colón.
Detalhe da decoração do Salão Dourado. Teatro Colón.

Por onde andamos, posts dessa viagem
O planejamento
Uruguai e Buenos Aires, eu fui
Os hotéis onde ficamos
Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
Conhecendo Colonia del Sacramento
Fotos de Colonia del Sacramento
Montevidéu
Palácio Legislativo
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio
Punta del Este
Punta del Este – Uruguai
– Casapueblo
Buenos Aires, Argentina
Três dias em Buenos Aires
Tango em Buenos Aires  – Café de los Angelitos
Teatro Colón – visita guiada
Casa Rosada
La Boca – Caminito
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
O dia da partida e a abertura do Congresso



Booking.com

Se você gostou do Teatro Colón poderá gostar também do Show de Tango do Café de los Angelitos.

Veja também

Deixe uma resposta