Guarda, A Serra da Estrela e as Aldeias de Portugal

Portugal, como não amar? Descobri as Aldeias Históricas de Portugal meio por acaso.

Estava eu um dia no facebook, quando pipocou na minha frente um vídeo da Ruralea sobre as Aldeias de Portugal. Apaixonei-me pelas Aldeias, assisti aquele vídeo inúmeras vezes e salvei o link do vídeo para um dia tentar visitar esses lugares. Quando surgiu a oportunidade de conhecermos Portugal, peguei o vídeo, anotei o nome de todas as Aldeias e plotei no mapa a localização das mesmas. Não daria para conhecer todas, selecionei as duas que eu queria mais conhecer: Monsanto e Trancoso e as demais ficou meio em aberto, para ser decidido quando estivéssemos lá. Este é o vídeo que definiu esse trecho da nossa viagem 🙂

O mapa da localização das aldeias ficou assim. Nós estávamos vindo do norte, da Quinta da Aveleda em Penafiel, pertinho de Porto. Nesse bagunça de mapa, onde se hospedar de tal foma que pudéssemos fazer bate-volta na região? Na parte inferior do mapa, estava claro que seria Monsanto (linda!) mas e acima? Tinha um lugarzinho no mapa, marcado com A25 (nome da estrada), que ficava bem no centro de tudo.

Dei um zoom no mapa e achei a cidade de Guarda. Guarda não era uma das aldeias e Guarda tinha disponibilidade de hospedagem. Peço desculpas aos amigos portugueses que fizemos durante nossa viagem, mas estamos do outro lado do oceano e, sinceramente, recebemos poucas notícias de Portugal por aqui, assim, eu não conhecia Guarda.  🙂

As 12 Aldeias Históricas de Portugal são: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. Das 12, conseguimos conhecer sete, para isso fizemos dois pernoites em Guarda e mais dois pernoites em Monsanto.

A cidade de Guarda na Serra da estrela, Portugal.

A cidade de Guarda na Serra da estrela, Portugal.

Era 1º de setembro, verão, tempo quente, muito sol e dias lindos! Saímos da Quinta da Aveleda em torno de 12h30 seguimos viagem pela A4 para passar na região do Alto Douro. Não paramos em nenhuma cidade pois eu pensava que daria tempo de conhecer Trancoso antes de chegarmos em Guarda, mas não deu! 🙁

A estrada que pegamos com destino a Guarda. Portugal

A estrada que pegamos com destino à cidade de Guarda em Portugal.

Paisagem do Alto Douro, Portugal.

Paisagem do Alto Douro, Portugal. Foto: Maria Eugênia.

Guarda, assim como a maioria das cidade de Portugal, tem muita história para contar. A cidade foi fundada em novembro de 1199 através de carta foral de D. Sancho I (2º Rei de Portugal), com a finalidade de servir de centro administrativo, de comércio e de defesa da fronteira da Beira contra os reinos de Leão, depois o de Castela e por fim da Espanha. A cidade fica muito próxima da fronteira com a Espanha e foi essa finalidade que deu origem ao nome da cidade “Guarda”.

A Sé de Guarda, Portugal.

Ao lado da maravilhosa Sé de Guarda há uma estátua de D. Sancho I. Foto Maria Eugênia.

Pedro Álvares Cabral, nasceu na Vila de Belmonte, uma das aldeias históricas de Portugal. Em 1384, Álvaro Gil Cabral (trisavô de Pedro Álvares Cabral) era o alcaide-mór do castelo da Guarda e recusou-se a entregar as chaves da cidade a D. João I de Castela, naquele conflito da disputa do reino com Castela quando Portugal sai vitorioso na Batalha de Aljubarrota, e em agradecimento a essa vitória, D. João I, o Mestre de Avis, manda construir o belíssimo Mosteiro da Batalha.

Largo em frente à Sé de Guarda - Portugal.

Largo em frente à Sé de Guarda – Portugal.

Hotel onde ficamos
Escolhi novamente um hotel situado no Centro Histórico como os demais que nos hospedamos nessa viagem. Essa viagem foi um pouco de retorno às raízes, se bem que as raízes são bastante distantes, muiiito distantes, mas era o que eu queria.

Pesquisei no booking.com e encontrei o Hotel Santos, um achado, bem no coração do Centro Histórico. Um campeão de vendas pelo booking.com, super bem avaliado, e com um precinho legal.

Hotel Santos em Guarda,

Hotel Santos em Guarda, onde ficamos. Foto do booking.com

O hotel é encostado na antiga muralha da cidade. Ele fica a 150 m da Catedral. Para irmos até a Catedral descemos uma quadra pela rua do hotel e entramos numa passagem que tem sob a torre, atravessamos e chegamos numa viela chamada Rua da Torre. Andando duas quadrinhas, chegamos no largo da Sé de Braga.

Passagem sob a torre em Guarda, Portugal.

Passagem sob a torre em Guarda, Portugal.

Rua da Torre em Guarda Portugal.

Rua da Torre em Guarda Portugal.

Eu não me cansava de admirar a espetacular Catedral de Guarda.

A imponente Sé da cidade de Guarda.

A imponente Sé da cidade de Guarda. Foto: Maria Vitória.

Interior da Sé de Guarda.

Interior da Sé de Guarda. Foto: Maria Vitória

Interior da Sé de Guarda.

Interior da Sé de Guarda. Foto: Maria Vitória

Na verdade, conhecemos pouco da cidade de Guarda, como fizemos dela a nossa base para conhecer a região, chegávamos já à noite, super cansados, e andávamos nas ruelas estreitas do Centro Histórico, procurando um local para comer. 🙂

Onde comemos
No dia de nossa chegada, saímos para conhecer o Centro Histórico e para procurar um restaurante para jantar. Encontramos o restaurante O Ferrinho cuja especialidade é a cozinha regional portuguesa e resolvemos experimentar. Nossas filhas e meu marido escolheram Guizado de Javali e eu fiquei no mais tradicional, pedi Lombinho de Porco.

Restaurante O Ferrinho em Guarda.

Nosso jantar. Restaurante O Ferrinho em Guarda.

Os pratos custaram em média 9€. Em quatro pessoas, pedimos couvert, três pratos principais e sobremesa para todos. Pagamos 47,50€  pelo jantar, incluindo aí vinho, água e taxas. (valores de setembro/2016).

Restaurante O Ferrinho em Guarda

Restaurante O Ferrinho em Guarda

Após o jantar voltamos para o hotel, passando novamente na região da belíssima Sé de Braga, tiramos mais fotos, porque ela é muito linda e fomos descansar, porque o dia seguinte prometia: íamos para Trancoso, iniciando nosso roteiro pelas Aldeias Históricas de Portugal.

Rua do Centro Histórico, Guarda - Portugal.

Rua do Centro Histórico, Guarda – Portugal. Foto: Maria Eugênia.

Sé da cidade de Guarda, Portugal.

Sé da cidade de Guarda, Portugal. Foto: Maria Eugênia.

As Aldeias Históricas que conhecemos. Inspire-se  aqui e conheça, você vai gostar.  🙂
Trancoso || Marialva || Castelo Rodrigo || Belmonte || Sortelha || Monsanto || Idanha-a-Velha

Os posts dessa viagem, ou por onde andamos 
Portugal, um país para conhecer, curtir e voltar…
Chegando em Lisboa
– A Vila de Óbidos, a prenda de casamento da Rainha Santa Isabel
Mosteiro de Alcobaça, Pedro e Inês de Castro
O Mosteiro da Batalha, Aljubarrota e a promessa de D. João de Avis
Coimbra
Coimbra e Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Coimbra em fotos
A Universidade de Coimbra
Braga, o Coração do Minho
Fotos do Santuário do Bom Jesus do Monte
Guimarães, Aqui Nasceu Portugal
A Quinta da Aveleda, o passeio e a degustação de vinhos
Guarda, a Serra da Estrela e as Aldeias Históricas de Portugal
A aldeia histórica de Trancoso e muitas emoções nesse dia
A aldeia de Marialva e o Museu do Côa
A aldeia de Castelo Rodrigo e a bronca das meninas
A aldeia de Sortelha em Portugal
A aldeia de Monsanto e a Casa da Tia Piedade
e muito mais…
Foto de capa: Maria Eugênia

As cidades de Portugal são muito bonitas. As que visitamos são muito brancas e floridas. Essa foto é da parte moderna da cidade de Guarda. Uma coisa que encanta, é observar que os muros das casas são todos baixos, como eram  antigamente no Brasil. Peguem o Street View e observem a região fora dos centros históricos, dá ou não dá vontade de viver lá?

Parte moderna da cidade de Guarda.

Parte moderna da cidade de Guarda.

Não teríamos feito essa viagem, passando por onde passamos, andando por onde fomos, se não tivéssemos alugado um carro. Conseguimos ir para lugares incríveis que de outra forma seria muito complicado. Ah! As estradas são ótimas, conto nesse outro post sobre a aventura no Vale do Côa 🙂

Se estiver pensando em alugar um carro, faça um ensaio de locação com a Rentcars.

Pesquiso e reservo a hospedagem com no mínimo dois meses de antecedência, as vezes até mais! Escolho as com melhor custo-benefício para nossa realidade. Para reservar hotéis usamos o booking.com  porque gosto do estilo do site e da facilidade de reservas e cancelamento. 

Booking.com - Melhor site de reserva de hotéis

Booking.com – O melhor site de reserva de hotéis

Referências
Casa Real Portuguesa
Wikipédia

Veja também

Deixe uma resposta