A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu

Palácio Legislativo - Montevideo Uruguay

A visita guiada ao Palácio Legislativo foi o passeio mais bonito que fizemos em Montevidéu. Sede do Parlamento do Uruguai, imponente e grandioso por fora, o Palácio Legislativo é ainda mais imponente e bonito por dentro.

Visitamos o Palácio Legislativo de Montevidéu, em fevereiro, numa viagem “nós por nós mesmos”, sem agência de viagens e sem pacote. As pesquisas do que ver, visitar, onde ficar foi toda por nossa conta. Foi pesquisando na internet que encontrei o Palácio Legislativo e descobrimos que dava para fazer uma visita guiada ao seu interior. Um show de visita!

Palácio Legislativo de Montevidéu – Salão dos Passos Perdido
Palácio Legislativo de Montevidéu – Salão dos Passos Perdidos – Foto: Maria Eugênia

Para conhecermos o Palácio, ficamos sem almoçar nesse dia! Era uma sexta-feira e havíamos saído de Colonia del Sacramento às 11 horas da manhã (viajando em ônibus convencional) e a visita guiada acontecia só até as 16 horas. Entre sacrificar a visita ou o almoço, a vítima foi o almoço…

O Palácio Legislativo

Imponente e grandioso por fora, o Palácio Legislativo é muito mais bonito por dentro. Para quem estiver programando uma viagem para o Uruguai, sugiro colocar a visita guiada ao Palácio Legislativo em seu planejamento. As visitas acontecem de 2a à 6a, em espanhol, inglês e português, mas não é necessário que a guia fale em português, o espanhol que eles falam é claro e fácil de entender.

Montevidéu Palácio Legislativo, fachada principal
Palácio Legislativo Montevidéu, fachada principal – Foto: Maria Eugênia

A origem da obra arquitetônica do Palácio Legislativo remonta ao ano de 1904, quando o projeto do arquiteto italiano Victo Meano foi escolhido como o ganhador no concurso para o projeto do Palácio Legislativo de Montevidéu. O falecimento desse arquiteto motivou a contratação de outros dois arquitetos, o uruguaio Jacobo Vázquez Varela e o italiano Victo Banchini, que colocaram a pedra fundamental em 1906 e iniciaram as obras em 1908. Anos depois, o Governo contrata o arquiteto também italiano Cayetano Moretti, concluindo a obra em 1925.

Palácio Legislativo de Montevidéu
Palácio Legislativo de Montevidéu, vista externa – Foto: Maria Eugênia

O Palácio é uma construção no estilo neoclássico, possui 3 andares e um subsolo e ocupa aproximadamente 8 mil metros quadrados. As cariátides (estátuas que se apoiam sobre colunas) ornamentais da torre do edifício, são esculpidas em mármore e tem 3,09 m de altura. Cada uma delas é símbolo de uma atividade do país, representam: A Medicina, A Música, A Matemática, O Comércio, A Física, A Agricultura, A Indústria, O Direito, A Escultura, A Poesia, A Pintura e A Arquitetura.

As cariátides ornamentais da torre do Palácio Legislativo
As cariátides ornamentais da torre do Palácio Legislativo- Foto: Maria Vitória

A visita guiada

A visita começa pelo Salão dos Passos Perdidos que é o ambiente mais importante do Palácio. O Salão é totalmente revestido em mármore e granito uruguaios, extraídos dos departamentos de Maldonado, Canelones e Lavalleja. No centro do Salão estão em exposição e sob custódia do Batalhão Florida, as Atas originais da “Declaração da Independência de 1825” e o livro original da Primeira Constituição da República datado de 18 de julho de 1930. No horário de nossa visita, assistimos à troca da guarda.

De um lado do Salão tem-se a entrada para o Senado e do outro, a entrada para a Câmara dos Deputados. Dois grandes vitrais coroam as entradas das duas casas legislativas. Sobre a entrada do Senado o vitral representa a justiça e sobre a entrada da Câmara dos Deputados representa o trabalho.

Palácio Legislativo de Montevideo - A entrada do Senado
Palácio Legislativo – A entrada do Senado
Palácio Legislativo de Montevideo – A entrada da Câmara dos Deputados
Palácio Legislativo – A entrada da Câmara dos Deputados

Nos arcos dos dois extremos do Salão vemos mosaicos venezianos, um representa As Ciências e o outro representa As Artes, foram desenhados pelo artista italiano Giovanni Buffa em Milão e realizados por uma Cooperativa de Artesanato do Mosaico de Veneza.

Palácio Legislativo de Montevideo
Mosaico veneziano representando as As Ciências

Depois do Salão dos Passos Perdidos, a guia leva o grupo para o Vestíbulo de Honra, que é a entrada principal ao Palácio Legislativo. No Vestíbulo encontram-se grandes pinturas realizadas por artistas uruguaios. Os arcos apresentam óleos de Manuel Rosé, um deles é uma original alegoria do “Encontro” entre um centauro índio com o leão hispânico.

Palácio Legislativo de Montevideo
Óleo de Manuel Rosé em Palácio Legislativo

Passamos a seguir para a sala do Senado. O Senado do Uruguai é composto por 30 Senadores e é presidido pelo Vice-Presidente da República. A sala do Senado é ricamente decorada em madeira de peroba paraguaia, com poltronas estofadas em couro. Por cima da mesa da Presidência do Senado, encontra-se esculpido o Emblema Nacional.

A sala do Senado. Palácio Legislativo de Montevideo
A sala do Senado – Foto: Maria Eugênia

Depois fomos conhecer a sala da Câmara dos Deputados. A Câmara é composta por 99 deputados. Ao lado da Presidência, encontram-se os balcões de honra, lugares destinados a personalidades e convidados especiais. No teto há um grande vitral com o Emblema Nacional.

Teto da Câmara dos Deputados. Palácio Legislativo de Montevideo
Vitral com o Emblema Nacional – teto da Câmara dos Deputados

O último espaço visitado foi a Biblioteca do Poder Legislativo. Ela é a segunda do país em importância. Tem atualmente 250.000 volumes aproximadamente e no período da manhã está aberta ao público em geral. No centro da sala da biblioteca está a maquete do monumento ao General Artigas e num canto do salão encontra-se uma réplica da Vênus de Milo.

Acervo da Biblioteca do Palácio Legislativo de Montevideo
Acervo da Biblioteca do Palácio Legislativo – Fotos: Maria Eugênia

Horários e preços da visita guiada

selo_coisa_linda_de_deusA visita guiada ao Palácio Legislativo foi o passeio mais bonito que fizemos em Montevidéu, valeu a pena perder o almoço. 🙂  As visitas acontecem de segunda à sexta-feira, sendo a última às 16 horas (no período de férias).  Informações de horários podem ser encontradas no site do Palácio Legislativo. O acesso ao Palácio, para a visita guiada, é pela Av. Gal Flores. Compra-se o ingresso lá mesmo, na hora, custa 3 USD (se for pago em dólares) ou 70 pesos uruguaios por pessoa, base de fevereiro/2015. Chegue um pouco antes do horário previsto para dar tempo de comprar o ingresso. Foi um dos lugares que mais gostei de conhecer no Uruguai.

Como chegar

O ônibus do City Tour passa em frente ao Palácio, uma das opções é descer no ponto do Palácio Legislativo quando o City Tour passar por lá, mas para quem quer fazer a visita guiada, eu acho mais prático pegar um táxi e ir até lá de táxi. Os táxis em Montevidéu não são caros e gasta-se menos tempo de deslocamento. Depois de feita a visita, aí pode-se andar de ônibus de linha, ou táxi para ir a outros lugares.

Veja no mapa a localização do Palácio Legislativo

 

Se você gostou Palácio Legislativo, vai gostar da Casapueblo em Punta Ballena.

Casapueblo, Punta Ballena - Uruguai.
Casapueblo, antiga residência de verão de Carlos Páez Vilaró. Foto: Maria Eugênia

Por onde andamos e os posts dessa nossa viagem

O planejamento
Roteiro de 12 dias pelo Uruguai e Argentina – eu fui
Os hotéis onde ficamos no Uruguai e em Buenos Aires

Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
Conhecendo Colonia del Sacramento
Fotos de Colonia del Sacramento
Mapa de Colonia del Sacramento

Montevidéu
A visita guiada ao Palácio Legislativo de Montevidéu
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio

Punta del Este
Punta del Este - Uruguai
– Casapueblo

Buenos Aires, Argentina
Três dias em Buenos Aires
Tango em Buenos Aires - Café de los Angelitos
A visita guiada ao Teatro Colón em Buenos Aires
Visita guiada ao interior da Casa Rosada
La Boca e o Caminito em Buenos Aires
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
Buenos Aires, o dia da partida e a abertura do Congresso

 



Booking.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: