Palácio Legislativo - Montevideo Uruguay

Palácio Legislativo de Montevidéu

A visita guiada ao Palácio Legislativo foi o passeio mais bonito que fizemos em Montevidéu. Sede do Parlamento do Uruguai, imponente e grandioso por fora, o Palácio Legislativo é ainda mais imponente e bonito por dentro…

Visitamos o Palácio Legislativo de Montevidéu em fevereiro desse ano, numa viagem “nós por nós mesmos”, sem agência de viagens e sem pacote. As pesquisas do que ver, visitar, onde ficar foi toda por nossa conta.  Foi pesquisando na internet que encontrei o Palácio Legislativo e descobrimos que dava para fazer uma visita guiada ao seu interior. Um show de visita!

Palácio Legislativo de Montevidéu – Salão dos Passos Perdido
Palácio Legislativo de Montevidéu – Salão dos Passos Perdidos – Foto: Maria Eugênia

Para conhecermos o Palácio, ficamos sem almoçar nesse dia! Era uma sexta-feira e havíamos saído de Colonia del Sacramento às 11 horas da manhã (viajando em ônibus convencional) e a visita guiada acontecia só até as 16 horas. Entre sacrificar a visita ou o almoço, a vítima foi o almoço…

O Palácio
Imponente e grandioso por fora, o Palácio Legislativo é muito mais bonito por dentro. Para quem estiver programando uma viagem para o Uruguai, sugiro colocar a visita guiada ao Palácio Legislativo em seu planejamento. As visitas acontecem de 2a à 6a, em espanhol, inglês e português, mas não é necessário que a guia fale em português, o espanhol que eles falam é claro e fácil de entender.

Montevidéu Palácio Legislativo, fachada principal
Palácio Legislativo Montevidéu, fachada principal – Foto: Maria Eugênia

A origem da obra arquitetônica do Palácio Legislativo remonta ao ano de 1904, quando o projeto do arquiteto italiano Victo Meano foi escolhido como o ganhador no concurso para o projeto do Palácio Legislativo de Montevidéu. O falecimento desse arquiteto motivou a contratação de outros dois arquitetos, o uruguaio Jacobo Vázquez Varela e o italiano Victo Banchini, que colocaram a pedra fundamental em 1906 e iniciaram as obras em 1908. Anos depois, o Governo contrata o arquiteto também italiano Cayetano Moretti, concluindo a obra em 1925.

Palácio Legislativo de Montevidéu
Palácio Legislativo de Montevidéu, vista externa – Foto: Maria Eugênia

O Palácio é uma construção no estilo neoclássico, possui 3 andares e um subsolo e ocupa aproximadamente 8 mil metros quadrados. As cariátides (estátuas que se apoiam sobre colunas) ornamentais da torre do edifício, são esculpidas em mármore e tem 3,09 m de altura. Cada uma delas é símbolo de uma atividade do país, representam: A Medicina, A Música, A Matemática, O Comércio, A Física, A Agricultura, A Indústria, O Direito, A Escultura, A Poesia, A Pintura e A Arquitetura.

As cariátides ornamentais da torre do Palácio Legislativo- Foto: Maria Vitória
As cariátides ornamentais da torre do Palácio Legislativo- Foto: Maria Vitória

A visita
A visita começa pelo Salão dos Passos Perdidos que é o ambiente mais importante do Palácio. O Salão é totalmente revestido em mármore e granito uruguaios, extraídos dos departamentos de Maldonado, Canelones e Lavalleja. No centro do Salão estão em exposição e sob custódia do Batalhão Florida, as Atas originais da “Declaração da Independência de 1825” e o livro original da Primeira Constituição da República datado de 18 de julho de 1930. No horário de nossa visita, assistimos à troca da guarda.

De um lado do Salão tem-se a entrada para o Senado e do outro, a entrada para a Câmara dos Deputados. Dois grandes vitrais coroam as entradas das duas casas legislativas. Sobre a entrada do Senado o vitral representa a justiça e sobre a entrada da Câmara dos Deputados representa o trabalho.

Palácio Legislativo - A entrada do Senado
Palácio Legislativo – A entrada do Senado
Palácio Legislativo – A entrada da Câmara dos Deputados
Palácio Legislativo – A entrada da Câmara dos Deputados

Nos arcos dos dois extremos do Salão vemos mosaicos venezianos, um representa As Ciências e o outro representa As Artes, foram desenhados pelo artista italiano Giovanni Buffa em Milão e realizados por uma Cooperativa de Artesanato do Mosaico de Veneza.

Mosaico veneziano representando as As Ciências
Mosaico veneziano representando as As Ciências

Depois do Salão dos Passos Perdidos, a guia leva o grupo para o Vestíbulo de Honra, que é a entrada principal ao Palácio Legislativo. No Vestíbulo encontram-se grandes pinturas realizadas por artistas uruguaios. Os arcos apresentam óleos de Manuel Rosé, um deles é uma original alegoria do “Encontro” entre um centauro índio com o leão hispânico.

Óleo de Manuel Rosé em Palácio Legislativo
Óleo de Manuel Rosé em Palácio Legislativo

Passamos a seguir para a sala do Senado. O Senado do Uruguai é composto por 30 Senadores e é presidido pelo Vice-Presidente da República. A sala do Senado é ricamente decorada em madeira de peroba paraguaia, com poltronas estofadas em couro. Por cima da mesa da Presidência do Senado, encontra-se esculpido o Emblema Nacional.

A sala do Senado
A sala do Senado – Foto: Maria Eugênia

Depois fomos conhecer a sala da Câmara dos Deputados. A Câmara é composta por 99 deputados. Ao lado da Presidência, encontram-se os balcões de honra, lugares destinados a personalidades e convidados especiais. No teto há um grande vitral com o Emblema Nacional.

Vitral com o Emblema Nacional – teto da Câmara dos Deputados
Vitral com o Emblema Nacional – teto da Câmara dos Deputados

O último espaço visitado foi a Biblioteca do Poder Legislativo. Ela é a segunda do país em importância. Tem atualmente 250.000 volumes aproximadamente e no período da manhã está aberta ao público em geral. No centro da sala da biblioteca está a maquete do monumento ao General Artigas e num canto do salão encontra-se uma réplica da Vênus de Milo.

Biblioteca do Palácio Legislativo, Montevidéu, Uruguai
Réplica da Vênus de Milo na biblioteca do Palácio Legislativo em Montevidéu, Uruguai
Acervo da Biblioteca do Palácio Legislativo
Acervo da Biblioteca do Palácio Legislativo – Fotos: Maria Eugênia

#Dicas e opiniões

  • selo_coisa_linda_de_deusA visita guiada ao Palácio Legislativo foi o passeio mais bonito que fizemos em Montevidéu, valeu a pena perder o almoço. 🙂  As visitas acontecem de segunda à sexta-feira, sendo a última às 16 horas (no período de férias).  Informações de horários podem ser encontradas no site do Palácio Legislativo. O acesso ao Palácio, para a visita guiada, é pela Av. Gal Flores. Compra-se o ingresso lá mesmo, na hora, custa 3 USD (se for pago em dólares) ou 70 pesos uruguaios por pessoa, base de fevereiro/2015. Chegue um pouco antes do horário previsto para dar tempo de comprar o ingresso. Foi um dos lugares que mais gostei de conhecer no Uruguai.
  • Como chegar: O ônibus do City Tour passa em frente ao Palácio, uma das opções é descer no ponto do Palácio Legislativo quando o City Tour passar por lá, mas para quem quer fazer a visita guiada, eu acho mais prático pegar um táxi e ir até lá de táxi. Os táxis em Montevidéu não são caros e gasta-se menos tempo de deslocamento. Depois de feita a visita, aí pode-se andar de ônibus de linha, ou táxi para ir a outros lugares.

Veja no mapa a localização do Palácio Legislativo

Se você gostou Palácio Legislativo, também poderá gostar da Casapueblo em Punta Ballena.

Booking.com - Melhor site de reserva de hotéis
Em Montevidéu, hospede-se através do Booking.com – Melhor site de reserva de hotéis

Por onde andamos, posts dessa viagem
O planejamento
Uruguai e Buenos Aires, eu fui
Os hotéis onde ficamos
Colonia del Sacramento
Colonia del Sacramento, a joia do Uruguai
Conhecendo Colonia del Sacramento
Fotos de Colonia del Sacramento
Montevidéu
Palácio Legislativo
Conhecendo Montevidéu em um dia e meio
Punta del Este
Punta del Este – Uruguai
– Casapueblo
Buenos Aires, Argentina
Três dias em Buenos Aires
Tango em Buenos Aires  – Café de los Angelitos
Teatro Colón – visita guiada
Casa Rosada
La Boca – Caminito
Cemitério da Recoleta, um museu a céu aberto
O dia da partida e a abertura do Congresso

Veja também

Deixe uma resposta