Malmö na Suécia, o que conhecer?

Malmö, Suécia

Depois de uma viagem num trem lotado partindo de Copenhague, chegamos em Malmö quando já estava escuro.

Chegamos em Malmö às 19h30. No inverno os dias são curtos e a partir de cinco horas da tarde já é noite. Como você imaginaria uma viagem de trem entre a rica Dinamarca e a elegante Suécia? Eu imaginava algo confortável. Nada! Trem lotado de gente, de malas e bicicletas. Pessoas viajando em pé, se equilibrando no maior desconforto.  Eu viajei sentada porque minha filha pediu para um senhor que colocou suas malas “sentadas” num banco que as retirasse para que eu pudesse sentar. O cara quase nos fuzilou com os olhos, mas os demais passageiros fizeram “aquele olhar” de pura pressão e a “mala dele” cedeu o banco para mim.  Minha filha viajou um pouco em pé e um pouco sentada sobre sua mala, uma hora de viagem. Até gostei da experiência para deixar o complexo de vira-latas de lado. 😉

A cidade de Malmö no inverno. Suécia
A cidade de Malmö no inverno. Foto: Maria Eugênia

O Best Western, onde nos hospedamos

Nosso hotel era super central e tinha um café da manhã que era uauu! Reservamos o Best Western, conseguimos um bom preço e pela excelente localização, dava para fazer tudo a pé, muito show! Quando chegamos no quarto do hotel nos deparamos com esse fofos cachorrinhos de pelúcia. 💜 Cada quarto ter um conjunto deles, quem quiser levar de recordação pode comprá-los e levar para casa.

Fizemos o check-in, largamos as malas no quarto e partimos procurar um restaurante antes que fechassem e ficássemos sem jantar.

Hotel Best Western, Malmö
Olhei o detalhe dos cachorrinhos de pelúcia. Hotel Best Western, Malmö.

Essa é a fachada do Best Western. Peguei emprestado a foto do booking, para mostrar para vocês.

Hotel Best Western em Malmö. Suécia.
Hotel Best Western em Malmö. Suécia. Foto do booking.com

Onde jantamos

A Suécia é um país caro para o padrão brasileiro (ou para o meu padrão de viagem) e estávamos na área turística da cidade. Rodamos a praça Lilla Torg olhando os cardápios e o mais em conta que achamos foi um risoto com camarão no Piccolo Mondo. Entramos, era um luxo! Eu com minhas roupas da viagem de trem me senti super mal vestida para o ambiente do restaurante. As mulheres, naquele frio congelante, usavam blusa de tecido fino ou de renda!

Malmö, Suécia.
Eu pagando mico de falta de elegância. hahaha

Um pergunta muito recorrente no Brasil é “como se vestir no inverno europeu”? Vou dar para vocês a dica da Maria Eugênia, que está morando na Alemanha. Não se vista em camadas, isso não vai dar certo. Os ambientes na Europa são climatizados, então saímos de um ambiente externo congelante e entramos num climatizado, quem se vestir em camadas, ou vai pagar mico tirando um monte de roupa ou vai passar calor. Na entrada dos café, restaurantes e museus sempre há um local apropriado para deixar os casacos, gorro e cachecol.  Ah! comprar um bom casaco lá também faz toda a diferença. 😉

Malmö - Suécia
Observem o tecido da blusa dessa Sra no canto direito da foto.

Pagamos 355 SEK (Coroa Sueca) aproximadamente 35€ por um jantar para duas pessoas, com um suco de frutas e uma água tônica. Alguém pode dizer ah! mas era risoto com camarão! Sim, e foi o prato mais barato (14€) que encontramos, naquele horário, nos restaurantes da praça Lilla Torg.

Restaurante Piccolo Mondo na praça Lilla Torg. Malmö, Suécia.
Restaurante Piccolo Mondo na praça Lilla Torg. Malmö, Suécia.

Após nosso elegante jantar circulamos pela região da Lilla Torg e fomos para o hotel.  A sensação de segurança não tem preço. No dia seguinte, após um espetacular café da manhã no Best Western com direito a waffles com nata, fomos conhecer a cidade sem muito planejamento.

Centro Histórico de Malmö, Suécia.
Centro Histórico de Malmö, Suécia.

A cidade de Malmö

Malmö é a terceira maior cidade da Suécia. Foi fundada na 1ª metade do século XIV sob o domínio da coroa dinamarquesa. Só em 1658 é que passou a pertencer à Suécia e mesmo assim passaram-se quase 200 anos para que a integração desse resultado. A cidade teve uma grande expansão econômica e industrial até o início dos anos 70.

A cidade de Malmö na Suécia.
A cidade de Malmö na Suécia.

Com a forte recessão que atingiu a Suécia a partir dessa data, Malmö perdeu boa parte de seu parque industrial, gerando um forte desemprego na região e a cidade entrou em declínio. Reergueu-se a partir do ano 2000 com a ligação com a Dinamarca pela inauguração da ponte Öresund e a inauguração da Universidade de Malmö (Malmö Högskola).

A cidade de Malmö.
A cidade de Malmö. Foto: Maria Eugência.

O que conhecemos em Malmö

Por estarmos hospedadas na região central, conhecemos os principais pontos turísticos do centro de Malmö, andando a pé e no frio de dezembro. 🙂

(Praça) Lilla Torg

A Lilla Torg é uma charmosa praça rodeada de restaurantes e cafés. No verão transforma-se em um grande local de refeições ao ar livre, mas no inverno poucas pessoas se arriscam a ficar nas mesas externas dos restaurantes.

Foi na Lilla Torg que fizemos nosso jantar elegante na noite que chegamos.
Torg significa praça em sueco.

A praça Lilla Torg enfeitada para o Natal, Malmö - Suécia
A (praça) Lilla Torg enfeitada para o Natal. Malmö, Suécia.

(Praça) Gustav Adolf Torg

A Gustav Torg fica próxima da Lilla Torg. Nosso hotel tinha duas entradas, uma delas era pela Gustav Torg mas só fomos descobrir isso quando já estávamos indo embora.  🙂

Praça Gustav Torg, Malmö. Suécia,
A (praça) Gustav Torg

Gamla Kyrkogarden (antigo cemitério)

O antigo cemitério da cidade está mais para um parque do que para um cemitério. Fica ao lado da praça Gustav Torg, foi inaugurado em 1822. Atravessando esse cemitério-parque, chegamos ao Slottsträdgården (Jardim do Castelo) e ao Moinho que está dentro do parque do castelo.

Gamla Kyrkogarden - antigo cemitério, Malmö - Suécia.
Gamla Kyrkogarden – antigo cemitério, Malmö. Foto: Maria Eugênia

Slottsträdgården (Jardim do Castelo)

Na primavera/verão o Slottsträdgården  é uma exuberância de flores, como visitamos em dezembro não conseguimos ver o jardim florido, tinha sim uma bela lama. 🙂

A ideia do jardim do castelo surgiu em 1994 com um grupo de agricultores de Malmö. Eles sugeriram a criação de uma horta orgânica comunitária e um jardim. A ideia tomou corpo e em 1998 o jardim foi oficialmente inaugurado sendo administrado pelo grupo de amigos. Em 2003 a prefeitura de Malmö assumiu a manutenção do mesmo.

O parque do castelo, em Malmö, Suécia.
O parque do castelo, em Malmö. Foto: Maria Eugênia.

Castelo de Malmö – Malmöhus

É o mais antigo castelo renascentista que ainda existe na Suécia. O primeiro castelo foi construído em 1434 pelo rei Erik da Pomerânia, rei da Dinamarca, Noruega e Suécia, que na época um reino unificado. A localização estratégica era de grande importância para a proteção da cidade. Mas foi na década de 1530 que Malmöhus adquiriu sua aparência atual quando o rei Christian III determinou a construção de uma fortaleza moderna (para a época) que serviria como fortaleza e também como residência do governador do condado.

O castelo de Malmö, Suécia.
O castelo de Malmö. Foto: Maria Eugênia.

Em 1658 Malmöhus deixa de ser uma residência real e se transforma em uma fortaleza contra Copenhague que aqui era uma capital inimiga. Mais tarde, entre os anos de 1828 a 1909, o castelo foi usado como uma prisão. O pátio era  usado para a execução de prisioneiros condenados. 🙁

O castelo de Malmö.
O castelo de Malmö.

Malmöhus foi restaurado na sua versão do século XVI e hoje abriga um museu. O castelo faz parte do património cultural da Suécia. Não visitamos o museu, nosso tempo em Malmö era curto e não daria tempo para ver as demais atrações da cidade.

Horário de visitação: diariamente das 10h às 17h. Mais informações aqui.

Os canais da cidade

Malmö tem um vasto sistema de canais e pontes. Dá para fazer passeios de barco pelos canais, ou simplesmente andar ao longo dos mesmos apreciando a arquitetura local.

Os canais de Malmö, Suécia.
Os canais de Malmö. Foto: Maria Eugênia.
Em Malmö, Suécia.
O Sol apareceu nesse dia!! 🙂 Em Malmö, Suécia.

Igreja de São Pedro – S:t Petri kyrka

S:t Petri kyrka é uma igreja evangélica luterana. Construída no século XIV, em estilo gótico, a Igreja localiza-se no centro antigo da cidade de Malmö. Destacam-se as pinturas medievais e o imponente retábulo de madeira de 1611.

St Petri kyrka , a Igreja de São Pedro em Malmö, Suécia.
St Petri kyrka , a Igreja de São Pedro em Malmö. Foto: Maria Eugênia.

Igreja de São João – S:t Johannes kyrka

A construção da Igreja de São João iniciou em 1903, mas foi inaugurada só em 1907. Projetada no estilo Art Nouveau, a igreja distingue-se das construídas na mesma época que seguiram no estilo gótico. A igreja foi erguida em tijolo vermelho sobre uma base de granito.

Igreja de São João - S:t Johannes kyrka em Malmö, Suécia
Igreja de São João – S:t Johannes kyrka em Malmö

Fomos visitar a Igreja no final do dia. Muitas pessoas, elegantemente vestidas estavam entrando. Entramos para conhecer a Igreja e vimos que estava para começar uma apresentação, ficamos para assistir. Foi um espetáculo lindo! Após terminado o espetáculo, no lado de fora da Igreja os participantes ofereceram glühwein para a plateia. Muito feliz!
Adorei conhecer Malmö.

Interior da Igreja de São João, Malmö, Suécia
Interior da Igreja de São João, Malmö.Foto:Maria Eugênia

Turning Torso

O Turning Torso é um edifício residencial de arquitetura arrojada, projetado pelo arquiteto e engenheiro espanhol Santiago Calatrava. A torre tem 54 andares e 190 metros de altura. O edifício faz um giro, uma torção de 90 graus, desde a planta térrea até à cobertura e tornou-se o novo símbolo de Malmö. Fica em Western Harbour, um bairro novo e elegante situado junto ao mar e construído na região do antigo porto.

Aprendi que: É do arquiteto Santiago Calatrava o projeto do Museu do Amanhã no Rio de Janeiro e a  Puente de la Mujer em Puerto Madero, Buenos Aires.

Não fomos até o Turning Torso porque ficava fora de mão no nosso roteiro a pé. Foi uma pena, a região é muito bonita. 🙁

Andamos praticamente 6 km nesse dia. Abaixo o caminho que fizemos. O dia terminou com o espetáculo e o glühwein na Igreja de São João e no dia seguinte pegamos o ônibus da Flixbus com destino a Copenhague.

#Dica
Muitas pessoas fazem um bate-volta da Dinamarca para Malmö. Nós escolhemos pernoitar em Malmö porque a hospedagem aqui era mais barata do que em Copenhague e valeu a escolha. Minha sugestão é que ao se hospedar em Malmö, escolha um hotel no centro da cidade, é mais prático e dá para conhecer tudo a pé. Veja uma relação dos hotéis da cidade e veja escolha o mais compatível com seu orçamento.

A Orquestra Otimista. Escultura de Yngve Lundell criada em 1985. Malmö, Suécia.
A Orquestra Otimista. Escultura de Yngve Lundell criada em 1985. Malmö. Foto: Maria Eugênia.
As cidades que conhecemos nessa viagem

BremenHamburgoLübeck na Alemanha
Malmö na Suécia
Copenhague na Dinamarca
Veja o roteiro e dicas de viagem
Conheça as lendas da cidade de Lübeck  

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Na Rentcars você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide e Civitatis

Gostou do blog? 😊 O Conheci e Curti participa de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Conheci e Curti!

Malmö e suas estátuas.
Malmö e suas estátuas.

Se você gostou do post, deixe seu joinha clicando no curtir abaixo. 😉

Referências
Cidade de Malmö
Wikipédia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: