Lago Todos Los Santos, Sul do Chile

Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué

A região do Lagos Andinos é uma combinação perfeita da natureza, com lagos de cor azul turquesa e os vulcões com os seus picos cobertos de neve completando a paisagem dos sonhos.

As fotos que vemos no Google são estonteantes, daquelas que nos dizem “eu quero ir”, mas é tão lindo como parece? Sim é tão lindo quanto parece, mas lembre que as paisagens paradisíacas estão cheias de turistas, não é essa natureza inteirinha só para mim. 😉

Lago-Todos-Os-Santos-Chile
Lago Todos los Santos, Chile – foto: Gabriel Araujo

O Lago Llanquihue é o que banha as cidades de Puerto Varas, Frutillar e Puerto Octay, sempre com o Osorno, o vulcão mais famoso da região, decorando a paisagem, já o Lago Todos los Santos fica a aproximadamente 60 km de Puerto Varas. Para chegar lá, pega-se a mesma estrada que vai para o vulcão Osorno. Com águas na cor azul turquesa, o lago tem uma paisagem deslumbrante.

Lago Todos Los Santos com o vulcão Osorno.
Lago Todos los Santos com o vulcão Osorno – foto: Gabriel Araujo

Dá para ir de carro ou com as excursões locais. Como visitamos a região no verão optamos por alugar um carro e fazermos os passeios por conta própria, sendo donos de nosso tempo, como comentei em post anterior.

Estrada para o Lago Todos Los Santos e Saltos de Petrohué
A estrada é bem sinalizada.

Como chegar aos Saltos de Petrohué e Lago Todos los Santos
Saindo de Puerto Varas e seguindo pela Ruta 255 no sentido Ensenada, uns 5 km após Ensenada, a Ruta 255 começa a margear o Rio Petrohué, que é de uma cor verde esmeralda, coisa mais linda! Paramos na beira do rio para tirar algumas fotos, mas no verão os tábanos atacam sem dó nem piedade e não nos deixaram em paz para admirar essa beleza toda. A beleza do rio Petrohué compensa a luta com os tábanos!

Rio Petrohué com suas águas cor verde esmeralda, Chile
Rio Petrohué com suas águas cor verde esmeralda – foto: Gabriel Araujo

A estrada é asfaltada até a entrada para os Saltos de Petrohué, depois desse ponto, até o Lago Todos los Santos é estrada da ripio, Estradas de ripio são estradas de terra cascalhadas com seixos, aquelas pedras arredondadas que podem ser pequenas do tamanho de bolinhas de gude ou maiores, chegando a ser do tamanho de bolas de tênis ou até um pouco mais. É difícil dirigir nessas estradas, principalmente quando o carro é baixo, que era o nosso caso. As pedras maltratam o carro e as vezes o carro derrapa, além de “voar pedras” quando se dirige numa velocidade maior, todo cuidado é pouco.

Saltos de Petrohué, sul do Chile.
Entrada para os Saltos de Petrohué, infraestrutura turística.

Saltos de Petrohué, entrada do parque.

A entrada para os Saltos de Petrohué, fica ao lado direito da estrada, a aproximadamente 10 km de Ensenada na Ruta 255. O local tem uma boa infraestrutura de apoio ao turista com estacionamento (pago, 1.000 pesos o período), lanchonetes, lojas de souvenir e sanitários. O passeio é feito a pé por trilhas que não apresentam dificuldade no percurso. Logo na entrada, ganhei de uma menininha que estava terminando seu passeio, uma varinha “espanta tábanos”, que era um pequeno galho de árvore para ir sacudindo no caminho, achei super querido o gesto da menininha.

Mapa das trilhas nos Saltos de petrohué
Mapa das trilhas nos Saltos de Petrohué. Clique na imagem para ampliar.

O chão das trilhas estava coberto com algo que parecia uma areia acinzentada, que na verdade eram as cinzas expelidas pelo vulcão Calbuco nas erupções de abril de 2015. O Calbuco despertou depois de 54 anos adormecido e fez uma bela sujeira na região. O vulcão lançou mais de 210 milhões de metros cúbicos de cinzas em suas 3 erupções, sendo que cada metro cúbico equivale a aproximadamente uma tonelada de material vulcânico.

A cor verde esmeralda das águas do rio Petrohué é, segundo o que li, devido à quantidade de cobre em suspensão nas águas do rio.

Saltos Petrohué com suas águas verde esmeralda.
Saltos Petrohué com suas águas verde esmeralda – foto: Gabriel Araujo
Saltos Petrohué com suas águas verde esmeralda.
Saltos Petrohué com suas águas verde esmeralda – foto: Gabriel Araujo
Saltos Petrohué.
Saltos Petrohué e os turistas.

Saindo da área dos saltos e seguindo aproximadamente 6 km adiante, pela mesma Ruta 255, chega-se ao lago Todos los Santos, esse trecho desde a entrada para os saltos até o Lago Todos los Santos é sem asfalto, a estrada é de ripio (em janeiro de 2016). Desse ponto do Lago partem cruzeiros que atravessam o lago e vão até a localidade de Peulla que fica muito próxima ao vulcão Tronador e da divisa com a Argentina.

Lago Todos Los Santos, sul do Chile
Passeio de barco pelo Lago Todos Los Santos, sul do Chile

Na região há pequenos barcos que oferecem passeios pelo lago, com 1 hora de duração, num custo bem acessível. Os turistas são disputados pelos barqueiros. Nós chegamos no Lago Todos los Santos já no final da tarde, fomos abordados por um barqueiro que nos propôs o passeio por um preço super competitivo para nosso grupo de quatro pessoas e como já era final de tarde, o passeio foi exclusivo 🙂

Nosso barco de passeio no Lago Todos Los Santos
Nosso barco de passeio no Lago Todos Los Santos

Para os passeios é obrigatório o uso de coletes salva-vidas.

Passeio pelo Lago Todos los Santos.
Passeio pelo Lago Todos los Santos.

No barco estávamos só nós quatro e os tábanos, é claro!

Nosso amigo tábano
Nosso amigo tábano

O vulcão Pontiagudo visto do Lago Todos los Santos.
Gostei muito desse vulcão, um pouco difícil de localizar, não tão famoso como seus vizinhos, mas cheio de charme.

Vulcão Pontiagudo visto do Lago Lago Todos los Santos, Chile
Vulcão Pontiagudo visto do Lago Todos los Santos

O que posso dizer?
Os dois lugares são lindos, faça o passeio, apesar da chatice dos tábanos no verão. Vista-se com roupas claras, cores pastéis e seja feliz! ❤ ❤

Se você gostou do Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué também poderá gostar das Pinguineras de Chiloé.

Posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
e muito mais…

* Foto de capa: de Gabriel Araujo

Booking.com - Melhor site de reserva de hotéis
Booking.com – Melhor site de reserva de hotéis. Fácil de reservar e fácil de cancelar.

Veja também

Deixe uma resposta