Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi

Quem fizer o passeio nas pinguineras de Puñhuil poderá aproveitar o dia e conhecer o Forte Santo Antonio na cidade de Ancud e o Castillo San Miguel de Agüi na península de Lacuy na ilha de Chiloé.

O Forte Santo Antonio (Fuerte San Antonio em espanhol) é um local histórico, fica na parte mais alta da cidade de Ancud, no norte da ilha de Chiloé no Chile. Construído em 1767, é uma fortificação militar que data do tempo da colônia espanhola e é uma das principais atrações turísticas da cidade. Como outras fortificações de Ancud, San Antonio teve um papel importante na defesa da cidade durante a guerra de independência.

Hoje o Forte Santo Antonio é um parque histórico e arqueológico aberto para visitação pública. Em 1926 ao celebrar-se os 10 anos da anexação do arquipélago de Chiloé ao Chile, instalou-se nesse local um obelisco com as representações dos governadores Jose Santiago Aldunate e Antonio de Quintanilla, primeiro governador chileno e último governador espanhol, respectivamente. Atualmente o forte possui sete canhões que apontam para a baía de Ancud.

Fuerte-San-Antonio-Chiloe-obelisco
Forte de Santo Antonio, Ancud, ilha de Chiloé.

É um passeio rápido de se fazer e tem pouco ou quase nenhum movimento de turistas. O local é de interesse histórico, tem-se uma bonita vista da baia de Ancud e a entrada é gratuita.

Como chegar vindo das pinguineras de Puñihuil


Castillo San Miguel de Agüi
O Castelo San Miguel de Agüi é uma fortaleza militar espanhola, situada no noroeste da Península de Lacuy a 35 km da cidade de Ancud na ilha de Chiloé. Foi construído a partir de 1779 em um local íngreme a 33 metros de altura. É o mais famoso forte da parte norte da ilha de Chiloé. Hoje mantém grande parte das estruturas originais com artilharia de 1900. Possui 11 canhões, um paiol de pólvora e calabouços.

Quando viajamos havia poucas informações na internet sobre o Castillo San Miguel de Agüi. Encontrei uma enorme dificuldade para localizar o forte e como chegar. Eu tinha um planejamento prévio de como chegar e enquanto esperava o barco para o passeio nas pinguineras vi esse mapa que fotografei. Perguntei sobre as condições da estrada e o chileno, para quem pedi a explicação, me disse que a estrada era de rípio mas estava em boas condições.

Castillo-San-Miguel-Agui-rota
Como chegar ao Castillo San Miguel de Agüi – clique para ampliar

Após sairmos das pinguineras de Puñihuil pegamos o carro e fomos tentar achar o San Miguel de Agüi. A estrada era boa e asfaltada até um determinado trecho, quando então começava a estrada de rípio com as famosas curvas subidas e descidas acentuadas típicas da topologia da ilha. Eu ainda estava muito traumatizada com as estradas de rípio da região de Pucón, onde a roda do nosso carro entalou nos malditos seixos e fui para o barranco, então, fiquei com medo de seguir adiante. Era nosso último dia de viagem e eu sinceramente fiquei com medo. Fiz o retorno e voltamos para Ancud para conhecermos o Forte Santo Antonio e depois pegarmos a balsa de retorno. Terminamos o dia comendo um belo ceviche misto de camarão e salmão no restaurante Caffe EL Barista em Puerto Varas. No dia seguinte pegávamos o avião de volta para o Brasil.

Restaurante Caffe EL Barista em Puerto Varas.
Ceviche misto de camarão e salmão do restaurante Caffe EL Barista.

* As estradas de rípio são estradas não asfaltadas e com um revestimento de pedras arredondadas como se fossem seixos.

Como chegar ao Castillo San Miguel de Agüi a partir de Puñihuil
A estrada era asfaltada até a região onde há a interseção com a estrada que vai para o farol. Depois, tanto a estrada para o farol quanto a que leva a San Miguel de Agüi são estradas de rípio.  O Google Street View não mapeou essas estradas, embora tenha mapeado o Castelo.

Chegando na entrada do  forte estaciona o carro por ali  e anda-se uns 300 m por uma trilha para chegar ao destino final.

Não consegui chegar lá… se alguém for, comenta por favor aqui no blog sobre as condições das estradas e o que achou do passeio 🙂

Fontes de pesquisa
El Almud
Wikipedia

Posts dessa viagem
Fui pro Chile
Puerto Varas ou Puerto Montt, onde ficar?
– Lagos Andinos, a nossa viagem
Subindo o  Vulcão Osorno
– Lago Todos los Santos e Saltos de Petrohué
– Frutillar, a cidade da música
Lagos Andinos, os hotéis
– Tábanos, bichinhos do djanho!
– As pinguineras de Chiloé
– Fuerte San Antonio e o Castillo San Miguel de Agüi
e muito mais…

* Foto de capa: de Di Xavier

Veja também

Deixe uma resposta