Concatedral de São Pedro dos Clérigos – a Igreja mais bonita do Recife

Cocatedral de São Pedro dos Clérigos - Recife - PE

 

A Cocatedral de São Pedro dos Clérigos, com suas torres simétricas e uma cúpula imponente, se impõe em sua majestade no meio do Pátio de São Pedro, na região central do Recife. 

Passava longe das 13 horas quando terminamos nosso almoço e fomos conhecer a próxima igreja, a sexta igreja do dia selecionada em nosso roteiro. Foi um uauu! A Igreja de São Pedro dos Clérigos, como ela também é conhecida, se impõe ao centro do bem conservado Pátio de São Pedro, nos levando a imaginar o passado distante.

Construída a partir de 1728, em estilo barroco do início do século XVIII, a igreja teve a conclusão de seu corpo e da parte central da fachada em 1759, porém as duas torres só foram erguidas quase 20 anos depois, em 1782, no ano da consagração da igreja pelo então Bispo de Olinda, D. Thomas da Encarnação Costa Lima.

Porta da Igreja de São Pedro dos Clérigos no Recife - PE
Porta da Igreja de São Pedro dos Clérigos no Recife. 📷Mª Vitória

O adro (pátio da frente da igreja) é cercado com um gradil. A fachada é rica em detalhes trabalhados em pedra e com uma monumental porta em madeira jacarandá. O projeto da igreja foi elaborado por Manuel Ferreira Jácome, mestre pedreiro, arquiteto e engenheiro militar, que viveu no Recife entre o fim do século XVII e início do século XVIII. Manuel Ferreira Jácome era membro da Irmandade de Nossa Senhora do Livramento dos Pardos do Recife, o que sugere que provavelmente era mulato.

Conhecendo o interior da Igreja de São Pedro

Internamente a igreja é ricamente trabalhada em madeira. Possui uma única nave e nos altares laterais estão as imagens de São Vicente Férrer, São Miguel Arcanjo e Sagrada Família, São João Nepomuceno e Nossa Senhora da Conceição e Calvário.

Nave da Igreja de São Pedro dos Clérigos, Recife.
Nave da Igreja de São Pedro – 📷Mª Vitória

O altar-mor é entalhado em madeira-mármore, com painéis decorativos, onde estão as imagens de São Pedro (com vestes pontificais) ladeada por São Paulo e Santo Antônio de Pádua. A imagem de São Pedro foi trazida de Lisboa em 1746 e todas as imagens de santos da igreja são dos séculos XVIII e XIX.

Altar-mor da Cocatedral de São Pedro dos Clérigos - Recife
Altar-mor da Cocatedral de São Pedro. 📷 Mª Eugênia

Outro destaque da Igreja de São Pedro é o teto. Quando a estiver visitando, olhe pra cima e observe o detalhe da pintura do teto. Infelizmente nossa foto não ficou suficientemente nítida para mostrar a visão de perspectiva da pintura.

Pintura do teto da nave da Igreja de São Pedro do Recife.
Pintura do teto da nave da Igreja – 📷Mª Vitória

 

A foto abaixo foi tirada do altar para a entrada da igreja. Observe a riqueza dos detalhes em madeira nas laterais da nave.

Igreja São Pedro dos Clérigos, Recife - PE
Nave da Igreja de São Pedro dos Clérigos. 📷 Mª Vitória

Detalhe do piso.

Igreja São Pedro dos Clérigos, Recife - PE
Detalhe do piso da Igreja de São Pedro. 📷 Mª Vitória

A Igreja de São Pedro estava vazia quando a visitamos. Éramos só nós no seu interior e algum tempo depois chegou uma outra pessoa, provavelmente também turistando no local.

Paga-se uma pequena taxa, mais do que justa, para a visitação. Essa nossa viagem aconteceu no início de 2020, um pouco antes da pandemia explodir no Brasil.

 

Sacristia da Igreja de São Pedro dos Clérigos

Na sacristia há esta bela cômoda dourada do século XIX com a imagem de Cristo crucificado no nicho central e ladeado de imagens do papa São Silvestre, o cardeal-bispo São Galdino, o arcebispo São João Crisóstomo, o papa São Damaso, o cardeal-arcebispo Carlos Borromeu, e o arcebispo-doutor Santo Ambrósio.

Cômoda Dourada da Sacristia - Cocatedral de São Pedro dos Clérigos, Recife - PE
Cômoda Dourada da Sacristia – 📷Mª Vitória

 

Há ainda, este belíssimo lavabo em pedra portuguesa do ano de 1802, que servia para o padre lavar as mãos antes das celebrações religiosas.

No teto (em madeira) da sacristia podemos observar uma pintura representando os 12 apóstolos sob a pomba do Espírito Santo.

 

Pátio de São Pedro

O Pátio de São Pedro surgiu da construção da igreja no início do século XVIII. Possui calçamento de pedras irregulares e conserva em seu entorno um conjunto de casas coloniais com a belíssima Cocatedral de São Pedro ao centro.

É um espaço de manifestações culturais e nele estão instalados o Memorial Luiz Gonzaga e o Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, entre outros.

O Memorial Luiz Gonzaga pertence à Fundação de Cultura Cidade do Recife e tem como objetivo pesquisar, preservar e difundir a memória de Luiz Gonzaga e a cultura nordestina. É possível visitar o Memorial, mas não fizemos essa visita. Está localizado no Pátio de São Pedro, casa 35.

Pátio de São Pedro - Recife
Pátio de São Pedro – Recife. 📷 Mª Vitória

O Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, também situado no Pátio de São Pedro, é o responsável pela organização da tradicional “Noite dos Tambores Silenciosos”. O Núcleo da Cultura Afro-Brasileira fica na casa 34 do Pátio.

O conjunto arquitetônico composto pela Igreja de São Pedro dos Clérigos e Pátio de São Pedro é tombado pelo IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Pátio de São Pedro - Recife
Pátio de São Pedro – Recife. 📷Mª Vitória

Localização: Pátio de São Pedro, R. das Águas Verdes, 64 –  bairro Santo Antônio, Recife

A próxima igreja de nosso roteiro era a Igreja de Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos, aquela da qual Manuel Ferreira Jácome, projetista da Cocatedral de São Pedro, era membro da Irmandade, porém a igreja estava fechada. 🙁

 

Hospedagem no Recife

Ficamos hospedadas num confortável flat na Praia de Boa Viagem.

O Boa Viagem Flat BVF 777 é super bem localizado, fica a uma quadra da avenida beira mar, no trecho entre a Praça de Boa Viagem e o Parque Dona Lindu. Possui sala com cozinha conjugada, um quarto e um banheiro. Como estávamos em três, minhas duas filhas e eu, foi uma ótima escolha, com um bom custo benefício. Como já comentei em outros posts, tanto no Brasil quanto no exterior, tenho dado preferência a flats e/ou apartamentos quando a estadia é mais prolongada.

Boa Viagem Flat BVF 777 - Recife, Pernambuco
Olha a rede!!! Boa Viagem Flat BVF 777 onde nos hospedamos

Você sabia que o  Parque Dona Lindu é um projeto de Oscar Niemeyer? O parque ocupa uma área de 27 mil m², com 60% destinada à área verde.

 

Cidade próximas para empacotar na mesma viagem

Além de Olinda, vizinha do Recife, dá para colocar outras cidades no roteiro, como as praias de Maracaípe, Porto de Galinhas ou outra do município de Ipojuca. Também é possível ir até João Pessoa, a capital da Paraíba, que fica a 120 km de distância do Recife. Já do Recife a Porto de Galinhas são só 60 km, 1 hora de automóvel.

 

Posts desta nossa viagem ao Nordeste

Um passeio por Recife
A Capela Dourada, o Convento e a Igreja de Santo Antônio no Recife
Concatedral de São Pedro dos Clérigos – a Igreja mais bonita do Recife

Procurando hospedagem que cabe em seu bolso? Pesquise no booking.com ou Airbnb.

 

Booking.com - No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

 

Referências

Nossa experiência pessoal
Portal Iphan
Iphan – Bens tombados em Pernambuco
Arquidiocese de Olinda e Recife
Wikipédia
Ipatrimônio
Biblioteca IBGE
Library

Sou uma turista apaixonada pelo patrimônio histórico. Passei poucos dias no Recife, mas ficou a certeza que quero voltar. Se o que escrevemos contribuiu para a sua pesquisa de viagem, clique no curtir abaixo e deixe seu joinha pra nós. 😉

Deixe sua opinião nos comentários.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: