Castelo Kreuzenstein da Áustria, um mergulho no passado

Castelo Kreuzenstein - Áustria

 

O Castelo Kreuzenstein foi outro castelo medieval que conhecemos num bate-volta a partir de Viena. Visitar um castelo museu como o Kreuzenstein, é dar um mergulho no passado.

Era nosso último dia na Áustria, tínhamos que ser eficientes para aproveitarmos bem o dia. Pela manhã, fomos conhecer a Ópera de Viena e depois viemos para o Castelo Kreuzenstein que está localizado ao norte de Viena, aproximadamente 30 minutos de carro. Depois do castelo, ainda deu tempo de conhecermos o Palácio Esterházy, que apesar do nome estranho, é um palácio na Áustria mesmo, mas sobre Esterházy conto neste outro post.

Pequena história do Castelo Kreuzenstein

O nome “Grizanstein”, referindo-se ao castelo (do qual surgiu o atual nome Kreuzenstein), foi mencionado pela primeira vez por volta do ano de 1115 e provavelmente é devido a um dos primeiros senhores do castelo, Dietrich von Grizanestaine, da família bávara dos Formbachers. Outras suposições mencionam um senhor da fortaleza chamado “grizzo” ou ainda a Cruz de São Severino. Assim, a origem do nome do castelo não é conhecida, mas pode ser uma das suposições acima.

Castelo Kreuzenstein, Áustria
Castelo Kreuzenstein e o fosso do castelo.

Da família bávara dos Formbachers, o castelo passou para a posse dos Condes de Wasserburg através de casamento. Por meio de Ottokar II da Boêmia, o castelo passou a ser propriedade dos Habsburgos, em 1278.

Até a Guerra dos Trinta Anos, Kreuzenstein nunca tinha sido conquistado, mas nesta Guerra, após os suecos conquistarem a fortaleza, antes de partirem, o marechal sueco Lennart Torstensson explodiu 3 a 4 partes do castelo. 😡😡

De família em família, mudando de mãos diversas vezes, o castelo chega na família von Wilczek.

Castelo Kreuzenstein, Áustria
O Castelo Kreuzenstein na Áustria

As ruínas e a reconstrução

Em 1702 (para nos localizamos no tempo, em 1702 o Brasil ainda era Brasil Colônia) as ruínas de Kreuzenstein chegaram à família von Wilczek, através do casamento da última filha da Casa de Saint-Hilaire com o  Conde Imperial e Marechal de Campo Heinrich Wilhelm von Wilczek. Foi seu descendente, o Conde Johann Nepomuk Graf Wilczek que começou um projeto de reconstrução e restauração do castelo.

Castelo Kreuzenstein, Áustria
Castelo Kreuzenstein. Foto: Mª Eugênia

Johann Nepomuk Wilczek era uma figura significativa na arte e cultura austríaca e um grande patrocinador da ciência e de instituições sem fins lucrativos. Em 1874, começou a reconstruir Kreuzenstein tornando o castelo um museu único de seu tipo da Idade Média, como se apresenta hoje.

O Castelo Kreuzenstein conta com uma vasta coleção de móveis e artefatos medievais, incluindo o mais antigo exemplo de catapulta medieval original e o maior arsenal histórico medieval privado da Áustria. Uma catapulta é uma antiga máquina de guerra que se destinava a lançar sobre o inimigo, pedras, dardos ou outros projéteis de grande tamanho.

Castelo Kreuzenstein, Áustria
O Castelo de Kreuzenstein, Áustria.

Pena que, assim como na Abadia de Melk, também não é permitido fotografar nas dependências internas do castelo, somente na parte externa. Na minha opinião, o turismo perde com isso, mas como não sou dona do castelo, a minha opinião decididamente não vai interferir em nada, hahaha.

Curiosidade: o castelo foi set de filmagens de vários filmes e séries de TV.

A visita guiada ao Castelo Kreuzenstein

Aqui não há a possibilidade de visita livre, é somente visita guiada. Nós chegamos, compramos os ingressos que são vendidos no local e ficamos aguardando  a abertura dos portões para e entrada do nosso grupo. Gente de tudo quanto é canto deste planeta, uma babel de línguas estrangeiras.

Observem na foto abaixo o detalhe da fechadura do portão de entrada do castelo e vejam também o portão de ferro que há ao lado. Clique para ampliar a imagem e ver os detalhes.

Castelo Kreuzenstein, Áustria.
O portão de entrada do castelo. Foto: Mª Eugênia

Como comentei anteriormente, Kreuzenstein é um castelo museu, assim, a visita guiada nos leva a conhecer coleções de antiguidades, desde as armas, passando pela capela, o mobiliário no quarto do príncipe, a sala de caça e também a cozinha e seus utensílios (que eu  adoro). 😊

Aqui se encontra uma das maiores coleções particulares de armas históricas da Áustria, divididas entre espadas, armaduras, capacetes e canhões.

Castelo Kreuzenstein na Áustria
O grupo de turistas na visita guiada ao Castelo Kreuzenstein

Um dos diversos espaços visitados foi o salão do grande cavaleiro de Kreuzenstein que representa o centro da vida social no auge da cavalaria. Entre as obras estão as tapeçarias, a pesada mesa de jantar, as cadeiras do período renascentista e o famoso “armário de Brixen”, que data da época por volta de 1500 (não tenho foto para mostrar).

Observe o grupo de turistas nas arcadas do corredor do castelo.

Castelo Kreuzenstein, Áustria
Castelo Kreuzenstein, Áustria. Foto Mª Eugênia

São vários grupos circulando pelo castelo ao mesmo tempo, a visita é bem organizada. Na foto abaixo é o nosso grupo no mesmo corredor da foto acima, mas com a visão contrária. Gostei muito desta foto feita pela Maria Vitória, onde ela conseguiu captar com muita sensibilidade, o contraste das cores.

Castelo Kreuzenstein, Áustria
Castelo Kreuzenstein, Áustria. Foto: Mª Vitória

Este é o Quarto do Príncipe, observe a pesada mobília da época medieval. Esta foto é do site oficial do Castelo Kreuzenstein. Eu, sinceramente, não consigo imaginar um sono tranquilo num ambiente tão pesado como este!

Castelo Kreuzenstein, Áustria
Quarto do Príncipe em Kreuzenstein. Crédito da foto: Kreuzenstein

A torre de menagem tem 60 metros de altura e é provavelmente o elemento mais imponente do complexo do castelo. Sua forma é baseada nas torres de vigia das fortificações em Perchtoldsdorf (Baixa Áustria) e Freistadt (Alta Áustria). O enorme relógio é do século XV.

Kreuzenstein, Áustria. Torre de menagem.

 

Castelo Kreuzenstein, Áustria
A espetacular torre de menagem. Foto: Mª Eugênia

Para algumas pessoas uma porta é somente um local de passagem, para outras entretanto, é um objeto que conta a história de um tempo, de uma época e de vidas. Em qual grupo você se encaixa? Meu marido é um apaixonado por portas, portões e fechaduras! 🙂

Castelo Kreuzenstein, Áustria
Uma porta do Castelo Kreuzenstein

Como chegar ao Castelo Kreuzenstein

De automóvel
Saindo de Viena, segue pela A22 até a saída Korneuburg West. A partir daí, é só seguir as indicações para Burg Kreuzenstein. Coloca o Kreuzenstein no GPS que não tem erro, bem fácil de chegar.

De transporte público
No site oficial do Castelo Kreuzenstein há a informação que é possível ir de trem ou ônibus até a estação Schnellbahnstation Leobendorf-Kreuzenstein e de lá seguir 40 minutos a pé até o castelo. Considerando que o castelo fica no topo de uma colina, acho que esta opção é para os atletas. 😉
Também há a possibilidade de alugar bicicletas na estação de trem.

Quanto custa e horário de visitação

O ingresso para adultos custa 12,00 € e há descontos para crianças/adolescentes e grupos familiares. Confira os valores atualizados no site oficial do castelo. Coloquei o link no final do post.

O castelo está aberto para visitação de 1º de abril até o dia 31 de outubro, o horário é das 10 h às 16 horas de segunda à sábado. Nos domingos e feriados o horário vai até as 17h.

Funciona só na modalidade de visita guiada, que acontecem (geralmente segundo o site oficial) de hora em hora e o tempo de visitação varia de 45 a 60 minutos.



Booking.com

 

Próximo destino, o Palácio Esterházy

Como a visita guiada é sempre uma visita mais rápida, sobrou um tempo de final de tarde e resolvemos visitar o Palácio Esterházy, mas este é assunto para o próximo post. Veja o Esterházy, aqui.

Palácio de Esterházy - Áustria
Palácio de Esterházy. Foto: Maria Eugênia

Os posts desta viagem

Nossa viagem foi de 18 dias, circulamos pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria.  Escrevi vários posts, porque é impossível colocar um roteiro tão espetacular como este em poucos posts. Abaixo está a relação dos principais posts desta viagem.

Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Eurotrip: nossa viagem pela Áustria, Polônia, Eslováquia e Hungria
Viajando de automóvel pelos países da Europa Central - todas as dicas

Polônia: visitamos Cracóvia, Auschwitz e a Mina de Sal
Eslováquia, porque você tem que conhecer
Budapeste, veja e se inspire num roteiro de 3 dias
Áustria: 8 Castelos, Palácios e Abadias próximos de Viena para conhecer num bate-volta


Tudo sobre Viena
Onde se hospedar em Viena
Roteiro de quatro dias em Viena
Nosso 1º dia em Viena – Palácio de Schönbrunn e Catedral de São Estevão
2º dia: Museu de História Natural, Catacumbas, Peterskirche, Ankeruhr e Stadtpark
3º dia: Igreja da Ordem Teutônica, Palácio Hofburg, Biblioteca Nacional, Votivkirche e Karlskirche
O 4º dia em Viena - Belvedere, Rathaus e Museu da História da Arte
Visita ao Palácio de Schönbrunn em Viena
Nossa visita ao Museu de História Natural de Viena
O Palácio de Hofburg e a história de Sissi, a Imperatriz da Áustria

 

Nós fomos de automóvel, mas se você não tiver alugado um, pode ir de trem (e andar por 40 minutos!) ou contratar um tour bate-volta para conhecer as regiões próximas de Viena, só não deixe de conhecer! A Áustria é toda um cartão postal. ❤️

Se estiver pensando em alugar um carro, no post “Viajando de Automóvel pelos países da Europa Central” dou dicas super úteis para quem quer viajar de automóvel, clique e veja lá.

Dicas

  • Há locais espetaculares para serem explorados nas imediações de Viena, explore, conheça, curta!
  • Seguro Viagem é obrigatório para ir para a Europa, não esqueça disso.
  • Para fazer viagem econômica, se puder, fuja do mês de julho.
  • Alugar apartamento pode ser  mais econômico que ficar em hotel, veja nossas dicas aqui.

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos e as reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Pesquise a Rentcars, você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide e Civitatis

Gostou do blog? 😊 Participamos de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Se você fizer uma reserva através dos nossos links, este blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo. 

Referências

Nossa experiência pessoal
Castelo Kreuzenstein

Gostou do Castelo Kreuzenstein? Se este post foi inspirador e contribuiu no planejamento de sua viagem à Áustria, clique no curtir abaixo e deixe seu joinha pra gente. 😉

Oi, gostou deste post? Deixe sua opinião nos comentários.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: