A Capela Dourada, o Convento e a Igreja de Santo Antônio no Recife

Capela Dourada, Recife - Pernambuco

 

A Capela Dourada, cujo nome oficial é Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis, é um dos ícones do acervo histórico religioso do Recife. Tombada como patrimônio histórico pelo  Instituto do Patrimônio Histórico e Geográfico Artístico Nacional (IPHAN), é hoje um Monumento Nacional.

A Capela Dourada foi a primeira visita que fizemos no nosso dia de turismo pelo Recife Sagrado. Ela pertence ao Conjunto Franciscano juntamente com o Convento, a Igreja de Santo Antônio e o museu Franciscano de Arte Sacra, porém as visitas são separadas. Museu de Arte Sacra e Capela Dourada é uma visita, Igreja e Convento de Santo Antônio outra visita.

Um pouco sobre a historia da Capela Dourada

A pedra inaugural da construção da capela foi lançada em 1696, mas ela foi considerada inteiramente concluída somente em 1724, vinte e oito anos após o lançamento da pedra inaugural. Para a construção de uma capela com toda essa riqueza de detalhes, até que não é muito tempo!

A Capela Dourada. Foto: Mª Eugênia.

O tombamento como Monumento Nacional aconteceu em 1938 e segundo os dados do IPHAN, é um dos processos de tombamento mais antigos do Estado de Pernambuco, para ser mais precisa, é o processo de tombamento nº 6 da relação de bens tombados em Pernambuco. Desde então, a Capela Dourada é considerada um Monumento Nacional.

Ela é toda entalhada em madeira de cedro, em estilo barroco, recoberta em gesso e lâminas de ouro. A capela-mor foi entalhada em 1698 por Antônio Martins Santiago e dourada por Manuel de Jesus Pinto em 1799, tem no seu nicho central um grande crucifixo ladeado pelas imagens de São Cosme e Damião.

Capela Dourada, Recife - Pernambuco.
O crucifixo do altar-mor. Foto: Mª Eugênia.

As imagens de São Cosme e Damião, assim como todas as outras imagens existentes na Capela Dourada vieram de Portugal no ano de 1742, sendo a única exceção a imagem de Nossa Senhora Padroeira dos Noviços, que foi esculpida em madeira de cedro, pelo mestre santeiro pernambucano Manuel da Silva Amorim.

O teto é dividido em segmentos retangulares e em cada um destes segmentos há painéis pintados a óleo com cenas diversas.

Capela Dourada, Recife - Pernambuco
Pinturas do teto da Capela Dourada. Foto: Mª Eugênia.

Nas paredes laterais há dois longos painéis mostrando os mártires franciscanos. Segundo o site oficial da Capela Dourada, os frades franciscanos percorriam caminhos da Europa para outros continentes para pregar o evangelho. Um dia, cinco frades franciscanos, passaram por Coimbra com destino ao Marrocos onde pretendiam evangelizar os muçulmanos. No Marrocos, foram feitos prisioneiros pelo rei e condenados à morte por degola, isso aconteceu em 1220. Os restos mortais desses franciscanos assassinados foram transportados para a Europa e foram colocados na Igreja do Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, a mesma igreja onde estão os restos mortais dos dois primeiro reis de Portugal, D. Afonso Henriques e D. Sancho I.

Capela Dourada, Recife - Pernambuco
Painel na parede da Capela Dourada. Foto: Mª Vitória.

Observem que  embora a motivação do pintor tenha sido provavelmente o sacrifício dos cinco franciscanos no Marrocos, a quantidade de franciscanos sacrificados, reproduzida nas pinturas das paredes laterais da capela, não tem muita coisa a ver com a história. 😉

Capela Dourada, Recife - Pernambuco.
Painel na parede da Capela Dourada. Foto: Mª Vitória.

Sacristia da Capela Dourada

Após visitarmos  a capela, passamos para sacristia. O mobiliário da sacristia é do ano de 1762, esculpido em jacarandá. Há uma mesa de mármore e um lavabo importados de Estremoz, cidade portuguesa da região do Alentejo.

Capela Dourada, Recife - Pernambuco
A Sacristia da Capela Dourada. Foto: Mª Eugênia

Museu Franciscano de Arte Sacra

A visita ao conjunto Capela Dourada e Museu Franciscano começa pelo museu. Ele foi fundado em 1974 e integra o Complexo Franciscano.

O seu acervo não é grande, porém abriga importantes peças da arte sacra do Recife, entre elas a primeira imagem do Sagrado Coração de Jesus de Pernambuco, uma peça de 1742 trazida para Pernambuco pelo missionário jesuíta Padre Gabriel Malagrida.

Museu Franciscano de Arte Sacra, Recife
Sagrado Coração de Jesus de Pernambuco. Foto: Mª Eugênia.

O museu conta com outras peças interessantes, como a Escultura Monumental de São Francisco em êxtase do  Século XVIII, trabalhada em madeira e foleada a ouro além de várias peças do ritual litúrgico.

 

Depois de conhecermos as salas de exposição do museu, o guia nos leva ao pátio da igreja onde há outras peças expostas como este oratório, o antigo baú e em seguida vamos à Capela Dourada que falei no início deste post.

 

Endereço da Capela Dourada e como chegar

Endereço: Rua do Imperador Pedro II, S/N , bairro Santo Antônio. Fica pertinho da Praça da República. A entrada é pelo Museu.

Para quem está turistando no Recife, na minha opinião o melhor é usar o Uber para os deslocamentos. O trajeto desde nosso Flat em Boa Viagem até a Capela Dourada no centro histórico do Recife ficou por um pouco menos de vinte reais. Porta a porta, com conforto e segurança. 🙂

Não conheço a rede de transporte público da  cidade, quando precisamos efetuar deslocamentos, usamos o aplicativo.

Capela Dourada, Recife - Pernambuco
Pátio da Capela Dourada. Foto: Mª Vitória

Qual o melhor horário de visitação?

O Museu de Arte Sacra (e a visitação à capela)  está aberto de segunda à sexta, das 08:00 às 11:30 e das 14:00 às 17:00. Aos sábados, das 08:00 às 11:30.

A duração da visita guiada é de aproximadamente 40 minutos, então chegue num horário compatível com o tempo de visitação.

No domingo à tarde, quando estávamos conhecendo o centro antigo do Recife, pensamos em passar na frente da capela para ver onde era, mas a quantidade de moradores de rua aglomerados na região era tanta, que sinceramente ficamos com receio. Triste ver esta situação dos moradores de rua e do patrimônio cultural da cidade. Na segunda-feira pela manhã estava tranquilo.

Recomendo que se faça a visita no período da manhã. Há uma pequena taxa de visitação cobrada para esta visita, mas nada que vá impactar no orçamento de alguém que está turistando.

Esta é a fachada da Igreja onde está a Capela Dourada. No final da tarde, a calçada em frente à igreja fica “meio congestionada” por carrinheiros e moradores de rua. A entrada para a Capela é pelo Museu, que é anexo à Igreja (à esquerda).

Capela Dourada - Recife
A fachada da igreja e a triste realidade brasileira

Convento e Igreja de Santo Antônio

O Convento e a Igreja de Santo Antônio, que junto com a Capela Dourada pertencem ao Conjunto Franciscano, tem uma história muito rica. Ele é o sétimo convento franciscano erguido em nosso país, sendo o Convento de São Francisco da cidade de Olinda o mais antigo do Brasil. Assim como a Capela Dourada, foi tombado ao Patrimônio Histórico Nacional em 1938, tendo o terceiro mais antigo registro de tombamento ao patrimônio histórico do estado de Pernambuco. É também uma das construções mais antigas ainda existentes na cidade do Recife.

Convento e Igreja de Santo Antônio, Recife - Pernambuco
Convento e Igreja de Santo Antônio. Foto: Mª Eugênia

Retalhos da história do Convento e Igreja

Em 28 de outubro de 1606, os frades franciscanos de Olinda resolveram construir um convento para atender a população da região de Arrecife (hoje o Recife) para tal, aceitaram a doação de terras feita por Marco Sodré um rico senhor de engenho, para a construção do convento. Mas o convento não começou assim, já com essa beleza do atual complexo. No início foi construído um pequeno oratório, a casa dos frades e havia um hospital em anexo.

Convento de Santo Antônio, Recife - Pernambuco
O claustro do Convento de Santo Antônio. Foto: Mª Vitória

No período da ocupação holandesa o edifício do Convento foi transformado em fortaleza, recebendo muralhas, baluartes, canhões e outros apetrechos militares ganhando o nome de Forte Ernestus. Nesta época, a igreja passou a servir como paiol e como cemitério, o chamado “cemitério dos infamantes” ou “da vergonha”. Aqui foram sepultados indigentes, escravos e mártires de revoluções. Na igreja também foi sepultado um dos heróis da Insurreição Pernambucana, Henrique Dias.

Henrique Dias foi um militar da época do Brasil Colonial, filho de escravos africanos libertos. Foi um dos heróis da Batalha dos Guararapes. (Wikipédia)

 

A partir de 1640, o local deixa de servir como forte e volta ser utilizado como templo, só que desta vez voltado para a igreja anglicana. Foi nesta época que o Convento de Santo Antônio ganhou a torre com o relógio. Em 1654, com a saída dos holandeses, o convento voltou a ser ocupado pelos franciscanos que realizaram reparos e ampliações.

Convento Santo Antônio, Recife - Pernambuco
A torre do relógio do Convento Santo Antônio. Foto: Mª Vitória

O convento possui um dos maiores acervos azulejares do período colonial brasileiro. Os azulejos do andar térreo do claustro foram restaurados no ano de 2008 com o apoio do BNDES. Infelizmente para o patrimônio histórico, nem todos os azulejos do complexo foram restaurados. Espero que o BNDES ou algum banco comercial faça novas ações como esta. Eu sonho em ver o Brasil valorizando e preservando cada vez mais o seu patrimônio histórico nacional. ❤️

Convento Santo Antônio, Recife - Pernambuco
O corredor do claustro e a decoração com os azulejos (restaurados). Foto: Mª Eugênia.

Ao visitarem o convento, observem no pátio do claustro, os painéis retangulares de azulejos que estão na parte externa do corredor superior, dá para observar na foto da torre. Estes azulejos são de origem holandesa, produzidos entre 1630 e 1650 em Delft (Holanda). Acredita-se que devem ter sido aproveitados de outras construções holandesas da região. Cada conjunto de azulejos possui um tema diferente, como motivos florais, peixes, figuras humanas, etc. Esta preciosidade histórica passou mais de meio século recoberta e só foi revelada no século XX, nas reformas realizadas no convento.

Convento Santo Antônio, Recife - Pernambuco
Os azulejos holandeses do convento. Foto: Mª Vitória

Igreja de Santo Antônio

A atual Igreja de Santo Antônio é a sucessora do primitivo oratório erguido junto com o convento no século XVII. A igreja é construída em nave única e chama a atenção do visitante o altar principal com o grande crucifixo. Próximo do altar principal há uma monumental cúpula revestida de azulejos de padrões mouriscos em três cores, datados de 1780.

Igreja Santo Antônio, Recife - Pernambuco.
O altar da Igreja Santo Antônio. Foto: Mª Vitória

Nas paredes laterais há uma série de azulejos portugueses importados entre os anos 1720-1750, representando cenas da vida de Santo Antônio. No teto observem a pintura com moldura oval, onde se vê Santo Antônio com o Menino Jesus. No piso são formados mosaicos de ladrilhos lisos e coloridos.

Igreja de Santo Antônio, Recife - Pernambuco.
Nave da Igreja de Santo Antônio. Foto: Mª Eugênia

A Igreja de Santo Antônio e a Capela Dourada são separadas por uma grande grade de ferro. De um ambiente dá para ver o outro.

Igreja Santo Antônio, Recife - Pernambuco.
do outro lado da grade, a Capela Dourada. Foto: Mª Vitória.

Na sacristia há objetos de culto, mobiliário setecentista com ornamentação de prata, além de lavatórios e pinturas a óleo.

Igreja Santo Antônio, Recife - Pernambuco
A sacristia a Igreja Santo Antônio. Foto: Mª Vitória

Visita ao Convento e Igreja de Santo Antônio

Sinceramente não lembro qual é a entrada para o Convento, inclusive enviei e-mail para a Associação Franciscana, para poder informar aqui no blog, mas infelizmente não tive resposta. De qualquer forma, é só perguntar na entrada do Museu e Capela Dourada que eles informam. Se não é a mesma entrada, é ao lado.

A visita nesta parte do complexo não é visita guiada, podendo andar sem restrições com o devido respeito ao patrimônio histórico. Fizemos a visita no final da tarde, por questão de nosso horário.

Terminei o dia exausta de tanto andar no centro antigo do Recife, daqui pedimos o Uber e voltamos para o nosso Flat na praia de Boa Viagem.

Outras Igrejas barrocas do Recife Antigo

Além da Capela Dourada e do Convento e Igreja de Santo Antônio, fomos a outras sete igrejas do Recife Antigo, mas estas ficam para um outro post.

Cocatedral São Pedro dos Cléricos, Recife - Pernambuco
Cocatedral São Pedro dos Cléricos. Foto: Mª Vitória

Onde nos hospedamos em Boa Viagem

O Boa Viagem Flat BVF 777, onde nos hospedamos, é um confortável flat na Praia de Boa Viagem, a uma quadra da avenida beira mar, localizado no trecho entre a Praça de Boa Viagem e o Parque Dona Lindu. O flat tem uma sala com cozinha conjugada, um quarto e um banheiro. Como estávamos em três, minhas duas filhas e eu, foi uma ótima escolha e com um bom custo benefício. Como já comentei em outros posts, tanto no Brasil quanto no exterior, tenho dado preferência a flats e/ou apartamentos quando a estadia é mais prolongada.

Boa Viagem Flat BVF 777 - Recife, Pernambuco
Olha a rede!!! Boa Viagem Flat BVF 777 onde nos hospedamos
Boa Viagem Flat BVF 777 - Recife, Pernambuco
Cozinha compacta e espaço para refeição no Boa Viagem Flat BVF 777

Cidades próximas que empacotamos na mesma viagem

Além de Olinda que é vizinha do Recife, colocamos em nosso roteiro as praias de  Maracaípe, Porto de Galinhas  e também João Pessoa, a capital da Paraíba, que fica a 120 km de distância do Recife. Do Recife a Porto de Galinhas dá 60 km, 1 hora de automóvel. E se quiser saber mais sobre o Recife, leia o post  Conhecendo o Recife, suas belezas, história e cultura.

Maracaípe- Pernambuco
Passeio de Jangada em Maracaípe. Foto: Mª Vitória

Referências

Nossa experiência pessoal
Prefeitura do Recife
Venerável Ordem III de São Francisco
Portal Iphan
Iphan – Bens tombados em Pernambuco
BNDES
Fundação Joaquim Nabuco
Histórias, Fotografias e Significado das Igrejas mais bonitas do Brasil
Wikipédia

Este é o relato de uma turista que se encantou com o Recife. Se o que escrevemos contribuiu para a sua pesquisa de viagem, deixe um joinha pra gente clicando no curtir logo abaixo. 😉

 

Deixe sua opinião nos comentários.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: