Templo budista em meio a prédios modernos em Bangkok.

Bangkok – a cidade dos contrastes: o famoso BTS

Bangkok tem duas faces: a do tailandês e a do turista. Até o transporte público tem essa diferenciação.

Normalmente quando você é turista você vai usar o barco de turista, tuk-tuk ou o BTS, mas tem muito mais opções que isso.

No caso do BTS ele pode ser bem útil na parte central da cidade. O preço de um bilhete varia entre 15 a 50 baht a viagem, dependendo da distância. Você tem que calcular isso por conta mas tem mapas perto das máquinas automáticas que vendem os tickets. Você pode comprar também um cartão recarregável, um passe turístico ou um passe de múltiplas viagens. É importante você lembrar que as máquinas só aceitam moedas e para trocá-las você fica numa fila infernal onde tem um quiosque com um atendente. E tudo isso sem ar-condicionado! Então, guarde suas moedas sempre que puder.

BTS cruzando a cidade.
BTS cruzando a cidade. Créditos: bangkok.com

O BTS e o metrô cobrem a maior parte da cidade, eu infelizmente não peguei o metrô por estar do outro lado do rio e fazer tudo por barco. Mas o ticket do BTS não vale para o metrô e vice-e-versa. Se você quiser saber mais sobre o sistema de metrô deles, tem bastante informação aqui.

Mapa do BTS e metrô de Bangkok
Mapa do BTS e metrô de Bangkok. Créditos: bangkok.com

Os pontos de BTS ficam suspensos, ou seja, mais escadas para essa viagem. Normalmente você consegue atravessar por passarelas por toda Bangkok. Preste atenção se ao fazer isso você não está pra sair da área que você pode circular com o ticket, ou você perde ele.

E uma coisa que preciso falar logo: cuidado ao atravessar a rua. Eu tinha esquecido como é atravessar no meio dos carros, mas mesmo para um brasileiro aquela zona lá é demais. Eu consegui me virar seguindo os nativos. Umas senhoras conseguiam fazer o trânsito parar para elas não sei como. Depois comecei a encarar os carros e ir decidida para a rua porque lá é na força bruta mesmo. Quem tiver mais cara de mau ganha. MAS SÓ NA FAIXA, PELO AMOR DE DEUS! Se fizer isso no meio dos carros você já era! A alternativa são as passarelas elevadas, que eu tentava evitar porque já existiam degraus demais no meu dia pra adicionar mais esses, mas pra quem não quer ter o stress, é a solução.

Conheça os demais meios de transporte de Bangkok:

BTS   |   Barcos   |   Tuk-tuk   |   Uber   |   Taxi   |   Ônibus

Os dados deste post são de 2016, os valores e regras podem ter mudado.

 

 

Procurando hotel para sua próxima viagem? No booking.com você reserva, cancela e altera suas reservas com muita facilidade e consegue os melhores preços. Acesse e confira.

Booking.com - Melhor site de reserva de hotéis
Booking.com – O melhor site de reserva de hotéis

Veja também

Deixe uma resposta