A aldeia Vlkolínec na Eslováquia, onde o tempo parou no passado

Vlkolínec, Eslováquia

Vlkolínec é uma das dez aldeias da Eslováquia que receberam o status de reservas de arquitetura folclórica.

Vlkolínec é uma aldeia histórica da Eslováquia que preserva as características tradicionais de uma aldeia da Europa Central. Em 1993, Vlkolínec foi tombada como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. A aldeia está sob a administração da cidade de Ružomberok (cidade onde estávamos hospedados).

A aldeia Vlkolínec, Eslováquia.
A aldeia Vlkolínec e suas casas típicas. Foto: Maria Vitória

Dizem que o nome Vlkolínec é derivado da ocorrência de lobos nesta região, uma vez que vlk em eslovaco significa lobo. Mas, a escultura que demos de cara assim que chegamos na aldeia foi a de um urso. Ou vocês acham que isso é um lobo? 😉

Aldeia de Vlkolínec, Eslováquia.
A aldeia de Vlkolínec, Eslováquia.

A visita à aldeia Vlkolínec

Saímos do Castelo de Orava pouco depois das 14 horas, colocamos o endereço da aldeia de Vlkolínec no GPS e seguimos direto para cá. Chegamos, estacionamos o carro próximo da Igreja local e percorremos as poucas quadras a pé, nos encantando com cada casa e cada detalhe. Era como se tivéssemos mergulhado no passado e entrado num dos contos dos Irmãos Grimm.

Aldeia de Vlkolínec, Eslováquia
Aldeia de Vlkolínec. Foto: Maria Eugênia

 

Aldeia de Vlkolínec, Eslováquia.
Olha a bruxa! Aldeia de Vlkolínec.

A aldeia possui 55 casas de troncos, cada uma delas composta de dois ou três quartos, algumas em cor de madeira, outras muito coloridas enfileiradas ao longo da rua principal.

 Vlkolínec, Eslováquia
As casas em madeira ao longo da rua principal de Vlkolínec.

No passado, os habitantes de Vlkolínec lidavam com a agricultura, pastoreio, extração de madeira e apicultura. Trabalhar com a madeira era uma atividade típica dos homens, que construíam suas próprias casas. Atualmente, a aldeia de Vlkolínec ainda é viva, com uma população de 19 pessoas que residem em 6 casas do total de 55 casas. As outras habitações em Vlkolínec são usadas por pessoas da Eslováquia como casas de lazer.

Vlkolínec, Eslováquia
Casa típica de Vlkolínec.

Essa casa azul (foto abaixo), com uma só janela na frente, é a Casa da Unesco. Ela está bem no meio da área de conservação da arquitetura popular em Vlkolínec. Está aberta ao público desde 2018 e está disponível para os visitantes durante o ano todo. A principal atividade da Casa da UNESCO é promover e divulgar informações sobre Vlkolínec, seus arredores e outros locais da UNESCO na Eslováquia. Não chegamos a conhecer porque quando estávamos lá, não havia nenhuma indicação que era a Casa da Unesco e que poderíamos entrar.

Vlkolínec, Eslováquia. Casa da Unesco
A Casa da Unesco em Vlkolínec. Foto: Maria Eugênia

No começo da rua principal, praticamente a única rua da aldeia, encontra-se a antiga torre sineira, construída em 1770. As paredes externas são rústicas e construídas com telhas de madeira. Originalmente a torre do sino era usada para a marcação do tempo, tocava o sino três vezes ao dia: de manhã, no almoço e à noite e também tocava para anunciar quando alguém morria.

Antiga torre sineira de Vlkolínec, Eslováquia.
Antiga torre sineira de Vlkolínec. Foto: Maria Eugênia

A vila conta com um pequeno museu que não chegamos a conhecer. Como tudo é escrito em eslovaco, ficava um pouco difícil sabermos se podíamos entrar ou não em alguns lugares. Em Bratislava, a capital da Eslováquia, muita gente fala inglês, mas aqui ficava difícil saber. Tudo bem que a palavra múzeum (em eslovaco) é fácil de entender né? 😉

Vlkolínec, Eslováquia
O museu da aldeia de Vlkolínec. Foto: Maria Eugênia

Que tal ter uma casa de lazer aqui?

Vlkolínec, Eslováquia
As casas típicas em madeira ao longo da rua principal de Vlkolínec. Foto:Maria Vitória

As esculturas em madeira.

 Vlkolínec, Eslováquia
A aldeia de Vlkolínec e as esculturas em madeira. Foto: Maria Vitória
Onde fica a aldeia de Vlkolínec?

Vlkolínec está localizada nos Cárpatos Ocidentais nas montanhas Veľká Fatra, a 6 km de Ružomberok (20 minutos) e a 262 km de Bratislava, aproximadamente 3 horas de automóvel.

Situa-se a uma distância de 172 km da Cracóvia (Polônia), algo em torno de 2 horas e 40 minutos de automóvel.

Se vocês observarem no mapa abaixo, verão que para quem está viajando de automóvel, Vlkolínec está no caminho entre a Cracóvia e Bratislava, ou entre a Cracóvia e Budapeste.

 

A aldeia de Čičmany

Outra vila interessante que encontramos em nossas pesquisas, quando estávamos planejando a viagem, foi a aldeia de Čičmany. A aldeia é famosa por suas casas de troncos com a típica ornamentação branca em padrão geométrico. Maior que Vlkolínec, a área preservada conta com 136 casas, mas a vila em si é maior que isso.

Não chegamos a visitar Čičmany porque ficava muito fora de nossa rota, mas entre as duas, eu acho Vlkolínec mais interessante, porque ela não é o “centrinho preservado”, toda ela é a vila. 🙂

 

Há outras aldeias típicas na Eslováquia que não chegamos a pesquisar. A pesquisa foi difícil de ser feita, há algum material em inglês, porém, a maior parte do material disponível na internet está em eslovaco. Agora já temos aqui no Conheci e Curti, informações também em português do Brasil. 🙂

E aí, deu vontade de conhecer Vlkolínec? Deixe uma mensagem aqui pra gente!

 

 Vlkolínec, Eslováquia
A aldeia de Vlkolínec e as esculturas em madeira. Foto: Maria Vitória

Para planejar sua viagem

Booking.com - Hotel, hostel ou apartamento? No booking é fácil reservar e fácil de cancelar. Aproveite os descontos exclusivos em hotéis e reservas com cancelamento grátis. Observe as regras de cancelamento de cada hospedagem.

Airbnb - Se viajar mais como local do que como turista é o seu estilo, no Airbnb você encontra casas, apartamentos e até quartos na casa de alguém.

Flixbus - A Flixbus é uma empresa de ônibus que atua em grande parte da Europa. São 1.700 destinos em 28 países.

Aluguel de automóvel - Pensando em alugar um carro? Na Rentcars você paga em reais e sem IOF nas reservas internacionais feitas no Brasil.

Seguros Promo - Você escolhe a seguradora entre as mais famosas do mercado.

Reservas on-line de passeios, ingressos e outras atividades turísticas
No Brasil - TourOn
No exterior - GetYourGuide

Gostou do blog? 😊 O Conheci e Curti participa de programas de afiliados de empresas do setor de viagens e turismo. Isso significa que se você fizer alguma reserva através dos links aqui no blog você nos ajuda com uma pequena comissão. Você não paga nada mais por isso e nos ajuda a continuar produzindo conteúdo para o Conheci e Curti!

Referências

Vlkolinec
kultura ruzomberok

Foto de capa: Maria Eugênia

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: