13 de junho é o dia do turista

13 de junho é o dia do turista. Mas o que é ser turista?

Uma estrada no Paraná
Uma estrada no Paraná

Pesquisando na internet vi que há uma certa dificuldade em se definir o que é ser turista. A definição encontrada em quase todas as referências é  que “Turista é um visitante que se desloca voluntariamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho, sem ter por motivação a obtenção de lucro, pernoitando nesse mesmo lugar. Já um excursionista é um visitante que, embora visite esse mesmo lugar, não pernoita.” fonte: Wikipedia. Com pequenas variações, é assim que o turista é definido.

Fortaleza dos Reis Magos em Natal, RN

Não sei qual é a definição mais correta, mas pra mim, turista é aquele que viaja, que vai conhecer outros lugares, outras culturas, outros hábitos e formas de viver. O turista busca, o diferente, o inusitado, o belo, o feio, busca aquilo que ele não tem no seu lugar de origem.

Nós na pirâmide em São Tomé.
Nós na pirâmide em São Tomé das Letras em Minas Gerais.

O turismo está se tornando acessível a uma parcela cada vez maior da população. O que antes era privilégio de uma elite com maior poder aquisitivo, hoje se popularizou graças à internet que possibilitou a organização de viagens por conta própria e também às operadoras que oferecem viagens de baixo custo e financiadas em longas parcelas. Isso permite que mais e mais pessoas possam viajar e conhecer locais e culturas diferentes, seja isso dentro de seu próprio país ou fora dele. O turismo  agrega cultura e conhecimento e isso é muito bom!

Morretes, Casario e a Igreja Matriz.
Morretes, Paraná. Casario e a Igreja Matriz. Foto: Maria Eugênia

Li um artigo interessante sobre turismo e turista, cujo link coloco aqui para quem quiser pesquisar mais.  O Turista e o Viajante por Brígida Rocha Brito. Por isso amigos, vamos turistar que a vida é curta e o mundo é enorme! Feliz dia do turista para todos os que amam viajar 🙂

Subindo o Vulcão Osorno no Sul do Chile – foto: Maria Vitória.

Fontes
– Ministério do Turismo – BR
– Wikipédia
– O turista e o viajante por Brígida Rocha Brito – PT

Veja também

Deixe uma resposta